sábado, 26 de janeiro de 2013

Análise: TOC Shonen Jump #09 (Ano 2013).



A Guilhotina da Jump finalmente chegou, e dois mangás tiveram o seu fim decretado! Dois novos mangás estrearam, e por causa disto, nesta análise, não só daremos a informações sobre as posições (E suas respectivas analises), também diremos informações sobre este dois novos mangás!


Nesta revista, os encarregados pelas páginas coloridas foram: Toriko (Que também foi capa), e a dupla de mangás: Haikyuu e Nisekoi! Hunter x Hunter continuou no seu tão odiado hiatus, por isso... Bem, vamos a classificação:


  1. Naruto (Capítulo 610)
  2. One Piece (Capítulo 689)
  3. Shokugeki no Soma (Capítulo de Estréia)
  4. PSI Kusuo Saiki (Capítulo 28)
  5. Kuroko no Basket (Capítulo 191)
  6. Assassination Classroom (Capítulo 28)
  7. Rookie Policewoman Kiruko-San (Capítulo 02)
  8. Sket Dance (Capítulo 252)
  9. Hungry Joker (Capítulo 03)
  10. Beelzebub (Capítulo 182)
  11. Cross Manage (Capítulo 11)
  12. Bleach (Capítulo 517)
  13. Gintama (Capítulo 424)
  14. Medaka Box (Capítulo 172)
  15. Retsu! Date Senpai (Capítulo 12 - Termina semana que vem)
  16. Kuroganee (Capítulo 61 - Cancelada, FIM).

Zona Segura:

- Nas primeiras posições, tivemos uma grata surpresa: Naruto voltou a dar seus saltos habituais, a aparição do Juubi (Capítulo 610) agradou ao japoneses e a saga de Kishimoto voltou a liderança. Em sí o capítulo de One Piece não foi um dos mais fortes, porém isto não tira de nenhum modo o merito de Naruto, em voltar a primeira colocação.

Porém, quem surpreendeu de fato foi Shokugeki no Soma, mangá culinário (Que talvez poderá começar a ser analisado aqui no site, por Vinícius Couto) estreou em uma ótima posição. A melhor posição de estreia entre os novos mangás (Hungry Joker em décimo primeiro, e Kiruko-San em décimo terceiro) - Este pode ser o novo mangá de sucesso da revista, porém, devemos ter cuidado, porque alguns mangás estream bem, mas caem logo após!

Em quarto tivemos o gag mangá PSI! Que vêm conseguindo a um bom tempo boas posições... E fechamo o TOP 5 com Kurono no Basket, outro mangá que está sendo uma febre no japão, bem merecidamente. Inclusive vendeu horrores o seu último volume.

Zona Intermediaria

Você deve estar se perguntando: "Assassination Classroom teve páginas coloridas? Porque não vi você citar ele na "Zona Segura" - É meu amigo, AssClass não teve páginas coloridas, e muito menos está na zona segura. *Booom*.

Por incrível que pareça, pela primeira vez da história deste mangá, ele não ficou no TOP 5, se amargurando com o terrível sexto lugar. Para qualquer outro mangá está posição seria ótima, mas para um mangá de extremo sucesso, onde o segundo volume vendeu 800 mil cópias, é horrível.

Porém, o sucesso de Assassination Classroom não foi abalado, é só uma posição ruim, provavelmente voltará imediatamente ao TOP 5 - Aliás, o sucesso de estreia de AC só é comparado ao de Slum Dunk... Nem One Piece conseguiu vender tanto em tão pouco tempo!

Em sétimo tivemos outra grande surpresa, Kiruko-San... A minha estreia predileta conseguiu um enorme salto entre o  primeiro volume e segundo. Um salto surpreendente, já que semana passada estava em décimo terceiro, mas também merecido!

Em oitavo tivemos, merecidamente, Sket Dance! Logo após tivemos Hungry Joker que vai fazendo sua leve escalada no TOP, e vai ganhando uma posição por semana! Será que deste jeito consegue chegar ao TOP 5? Hahaha, difícil, mas não impossível! 

Em décimo tivemos Beelzebub e última posição da Zona intermediaria. Houve uma melhora comparada a semana anterior, mas, Beelzebub continua com um desempenho pífio, e não recupera de nenhum modo sua antiga popularidade!

Zona de Risco (Perigo):

E aqui chegamos a Zona de Risco, aquela que todos os mangás temem! Quem estréia esta Zona é Cross Manage, que conseguiu uma ótima posição! Este mangá está tendo um aumento de popularidade e aos poucos vai conseguindo se manter na Jump (Acabou de fugir de um cancelamento!)

Em décimo segundo temos Bleach, que conseguiu voltar ao Bottom depois de tanto tempo. Uma pena, o mangá está em uma saga onde a qualidade só aumenta, mas é um fato que "Alvejante" não está mais com a popularidade de antes. Gintama foi outro que retornou ao Bottom, mas creio que em breve sairá, junto com Bleach! Posições temporárias!

Em décimo quarto temos Medaka Box, que fica com a terrível última posição entre os mangás válidos... Mas por sorte, MB está em sua saga final, assim não sentirá muito o peso do cancelamento! - Logo após ele teve dois mangás cancelados: Retsu! Date Senpai, e Kurogane (Para minha tristeza). Mas Kuro até que terá mais 40 páginas extras no seu volume... Já Retsu, terminou mesmo... Vendeu tão mal o primeiro volume que a Jump simplesmente ignorou a sua existência.

Mangás Estreantes:

Dois mangás farão sua estreia na Jump, eles são: Koi Suru Edison e World Trigger. O primeiro mangá de nome estranho, é um gag mangá... que lógico, veio para fazer os japoneses rirem muito. Não parece fazer o estilo de nós ocidentais, mas no japão consegue pegar bem o público.

O autor de Koi Suru Edison também já criou o mangá Meruhen Ouji Grimm, nada de sucesso estrondoso, mas pelo menos não é estreante. Koi Suru Edison estreará no lugar de Kurogane já na próxima revista, com direito a capa e página colorida (Como de tradição)

Enquanto isto, World Trigger, que estreará no lugar de Retsu! Date Senpai (Tomará que veja com um bom alho para afastar o flop também) é um shounen sobrenatural. A revista está a procura de algum Shonen novo que faça sucesso, já que Hungry Joker foi quase um fracasso.

World Trigger pode ser uma boa aposta para Jump, veremos... O autor é o mesmo do mangá Kashikoi Inu Ririentaru - Para o desesperado já aviso, farei a análise de primeira impressões dos dois mangás... Mas difícil farei analises semanais deles.

Até o próximo TOC. Esta semana não tivemos a classificação dos possíveis eliminados, pois a classificação será zerada após estes cancelados, e só voltará no TOC #10! 

4 comentários:

  1. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  3. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir

onload='emoticon()'