quarta-feira, 6 de março de 2013

Análise: TOC Weekly Shonen Jump #15 (Ano 2013).



MELHOR. TOC. DO. ANO.


Inicialmente gostaria de pedir desculpas por semana passada não ter analise do TOC, mas agora voltamos com mais um TOC bombástico! Ansatsu Kyoshitsu, Nisekoi, Haikyuu! e Medaka Box não foram ranqueados por terem páginas coloridas. Inclusive, AC foi capa da revista (E que Capa fantástica).

Agora vamos a tradicional classifica

  1. Naruto 616
  2. One Piece 694
  3. Sket Dance 265
  4. PSI Kusuo Saiki 035
  5. Toriko 218
  6. Kuroko no Basket 197
  7. Shokugeki no Soma 007
  8. Bleach 522
  9. Gintama 429
  10. Beelzebub 188
  11. Hungry Joker 009
  12. Cross Manage 017
  13. Shimai Fukei Kiruko-san 008
(Clique no link para ver o capítulo ranqueado).

Começamos este TOC com a surpreendente primeira colocação de Naruto. Conseguindo mais uma vez alcançar o primeiro lugar. Para muitos a presença de Sasuke no capítulo que fez a diferença (Os japoneses amam Sasuke). Para outros foi a concretização do romance entre Naruto e Hinata que fez esta ótima posição.

Ao meu ver foram os dois fatos unidos. Em segundo lugar tivemos One Piece... Conseguindo como sempre boas posições, mesmo que este ano o mangá estava com cada vez menos primeiro lugares, conquistando várias segundas posições. 

Em terceiro lugar tivemos a surpresa do dia! Sket Dance, o meu mangá preferido voltou ao TOP 5! Provando que de fato é um dos mangás mais consagrados da revista e não deve ser cancelado tão cedo! (Pode ser que dure até quando o autor quiser).

PSI, que pegou o quarto lugar, pode aprender muito com Sket Dance, já que aposta em uma comédia sem battle shounens, como SD. A popularidade de PSI é admirável, porém ainda devemos ver se será duradoura.

Encerrando a Zona segura tivemos Toriko. Novamente pegou uma posição ruim para o seu cacique. Deste modo está praticamente decretado que os japoneses não se interessaram tantos assim pela guerra. Parece que esta saga está agradando mais o público ocidental.

Na abertura da Zona intermediaria tivemos Kuroko no Basket, sendo expulso do TOP 5 por PSI e Sket Dance - Tendo que se amargurar com o terrível sexto lugar. Em sétimo tivemos Shokugeki no Souma, que ganhará três edições seguidas de página colorida.

Parece que a Jump, decidiu de fato apostar no novo mangá culinário (Após reparar que ele caiu na graça do povo). Nenhuma página colorida para Hungry Joker e Rookie Policewoman foi anunciado, levando-nos a crer que os mangás serão cancelados mesmo.

E em oitavo e último, escapando por um triz do Bottom 5, temos Bleach - Que nem nesta saga que esta sendo altamente elogiada consegue agradar os japoneses... O caso está feio mesmo!

Quem abre o Bottom 5, infelizmente, é Gintama. O Quarteto: Sket Dance, Bleach, Gintama e Beelzebub estão passando por grandes dificuldades, os novos mangás estão roubando o lugar deles na revista. Neste TOC, Sket Dance provou que ainda tem chances de se manter vivo e agradar o público, porém os demais mangás não.

Assim Gintama consegue mais um Bottom 5 para sua lista... Está na hora do autor acordar e nos mostrar algo de fato marcante, que volte a chamar atenção. Mas a questão está braba mesmo para: Beelzebub, dos 4 grandes, é o mais novo e o menos consagrado.

Por mais que a chance deles serem cancelados é baixa, a Jump vai lentamente notando que o público está preferindo os novos mangás, que roubam os votos destes antigos - Lentamente, vamos vendo que a nova geração está chegando.

Acredito que o único dos 4 grandes que possa ser cancelado é Beelzebub, de resto... Todos estão tão consagrados que só um desastre para cancela-lo. 

Em décimo primeiro tivemos Hungry Joker, que pegou mais uma outra ruim posição. Ganhando rapidamente para o seu funeral... Junto com Cross Manage e Kiruko-San.

Inclusive Kiruko-San pegou outra lanterna... O mangá está sendo um total fracasso! Inclusive a sua edição 02 foi adiantada... Normalmente quando façam isto é porque o mangá será cancelado (Querem se livrar logo dos volumes, adiantando o mês da venda). 

Este foi o TOC... É esperado de fato que Kiruko-San, Cross Manage e Hungry Joker sejam cancelados - Medaka Box deve se manter na revista. Chegou a ser cogitado que este capítulo seria o seu final, mas na verdade Nisio Isin trollou todos e não terminou o mangá.

Sket Dance mostrou que ainda pode sobreviver nesta revista dominada por novatos. E a posição de Toriko confirmou que ele precisa agradar um pouco mais os japoneses nesta guerra!

8 comentários:

  1. Gostei do TOC. HJ, Kiruko e Cross Manage já estão cancelados, nem deus salva.

    Surpreso por Sket Dance, a mais de 1 ano que não vejo posições tão boas para o mangá!

    Medaka Box começou uma nova saga, mas será cancelado na proxima onda de cancelamento. TENHO DITO!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ainda temos que ver como irá a nova saga de Medaka Box... Vendo isto, posso opinar sobre ela ser cancelada ou não!

      Excluir
  2. Essa pergunta vai para o Leonardo....leonardo eu reparei que nem sempre o que agrada muito a gente no mundo dos mangas aqui no brasil e no ocidente...não é o que agrada os japoneses...os japoneses pareçe que são dificl de ser agradados...como bleach mesmo que esta com uma ótima saga...e no japão não esta sendo tão aclamada....

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, os gostos japoneses são bem diferente dos Ocidentais, não vemos isto principalmente nas comédias (Especialmente Sket Dance e Ansatsu Kyoshitsu).

      Nos Shounens, vemos isto mais em detalhes, como a paixão por Sasuke dos Japoneses e como você citou, a não aceitação de uma saga relativamente boa (A de Bleach).

      Por isso, quando você começa a acompanhar o TOC, logo sente um estranhamento - Pois, muito do que você ouve no fórum brasileiro não é representado no TOC.

      Por exemplo, as críticas ao Juubi - No Japão o Juubi foi amado.

      Os elogios a Guerra de Toriko - No Japão, a guerra não é tão bem aceita.

      Criticas ao humor de Ansatsu Kyoshitsu - No Japão, o mangá é considerado uma das melhores comédias da atualidade (E eu concordo com os japoneses).

      Deste modo, vemos no Japão uma opinião diversa do Ocidente - É uma questão de cultura e visão diversa dos mangás, algo que devemos nos acostumar (E não se revoltar como alguns fazem).

      Excluir
  3. Entendi..obrigado por responde,tem que tentar acostumar ne..

    ResponderExcluir
  4. Hungry Joker não pode ser cancelado pow ¬¬

    ResponderExcluir
  5. O que me surpreendeu foi toriko ter caído para 5º mas eu acho que ele se da melhor quando começa e termina um arco

    Bom Hungry Joker como sempre está em uma péssima colocação acho que logo logo vai ser cancelado

    ASS:XDGAN

    ResponderExcluir
  6. Exatamente no TOC #15 do ano passado, Gintama estava em 1°. Não será cancelado tão facilmente. A jump não irá cancelar Medaka, o Nisio vai acabar quando quiser.

    ResponderExcluir

onload='emoticon()'