quarta-feira, 7 de maio de 2014

Análise: TOC Weekly Shonen Jump #24 (Ano 2014)


Parabéns a Soul Catcher (S) por 1 ano de publicação.

Outra TOC histórica vem aí, o mangá mais épico de todos os tempos, líder de vendas, pilar da Weekly Shonen Jump, sucesso entre todos os sexos possíveis e mangá mais popular do japão completou 1 ano de revista, parabéns Soul Catcher (S) /IronicModeOff.

Mas sendo sincero, gosto muito de Soul Catcher (S), não é por nada que tenho os volumes em japonês do mangá e fico feliz em vê-lo completando 1 ano de revista. Vamos torcer para que o mangá continue sobrevivendo, semana após semana! Sem mais delongas, vamos ao TOC que foi muito interessante. 

#24 :
00 - Ansatsu Kyoushitsu (Página Colorida de Abertura)
01 - Kuroko no Basket
02 - One Piece
03 - Naruto
04 - Shokugeki no Souma
05 - Haikyuu!!
00 - Kamidori (Oneshot, Página Colorida)
06 - Gintama
00 - Nisekoi (Capa, Página Colorida)
07 - Isobe Isobee Monogatari
08 - Toriko
09 - PSI Kusuo Saiki
00 - Soul Catcher(s) (Página Colorida, 1 ano de publicação.)
10 - Illegal Rare
11 - Bleach
00 - Kochikame (Nunca é Ranqueado)
12 - iShoujo
13 - World Trigger
14 - Stealth Symphony
15 - Tokyo Wonder Boys (Fim, Volume único será lançado em Julho).

#25 :
Haikyuu!! (Cover, Lead Color)
Nisekoi, Shokugeki no Souma (Color)
Hi-fi Cluster (Oneshot, Color)


Devo comentar que gostei muito da capa de Nisekoi, ela foi bem clichê, porém bonita - A Jump vem adotando cada vez a estratégia que é utilizada na Sunday, Jump Square e várias outras magazines... Deixa a capa para um determinado mangá, como por exemplo Nisekoi, mas não dar a ele a página colorida de abertura. 

Indo logo ao TOC, Kuroko no Basket conquistou outro primeiro lugar - Estes primeiros lugares do mangá do basquete são por dois claros motivos, o hype que a segunda temporada do anime vem dando ao mangá e também o fato dele estar em um jogo decisivo e tenso, podendo ser o climax do mangá. Os ocidentais não vem gostando deste super jogão, por motivos óbvios, o autor esta apostando muito no protagonismo da equipe da Seirin, porém, a maioria dos orientais vem amando este jogo.

Em segundo tivemos One Piece, que teve seu último primeiro lugar na Issue 18, 6 edições atrás - A causa disto são as irritantes pausas do mangá, que vem se tornando quinzenal praticamente, e também o fato da saga de Dressrosa ter esfriado bastante nos últimos capítulos (Só veio esquentar nos últimos dois que ainda não foram ranqueados). 

Em terceiro temos Naruto, o capítulo tinha todas as condições de pegar o primeiro lugar, já que o capítulo ranqueados foi simplesmente eletrizante (Gai vs Madara, capítulo 669), porém a posição de Naruto não está ruim, podemos considera-la boa e a altura da popularidade do seu mangá. Logo após, em quarto temos Shokugeki no Souma que simplesmente confirma que é um mangá de TOP 05.

Em quinto, fechando o TOP 5 temos Haikyuu! - Ainda faltam 3 semanas para vermos a consequência do anime de Haikyuu nos TOCs, porém devo assumir que estou bem esperançoso que o mangá conquistará altíssimas posições, como terceiro e segundos lugares... O que me deixa tão esperançoso é o fato de que o mangá, antes mesmo do anime estrear o mangá vem em uma crescente de posições: Issue 21, pegou a sétima posição, Issue 22/23 pegou a sexta posição e na issue 24 conquistou a quinta colocação.

Em sexto temos Gintama - Vocês não sabem quanto estou feliz em ver Gintama renascendo das cinzas e conquistando esta ótima posição - Semana passada ele já conseguiu escapar do Bottom 5, e esta semana quase ficou entre os cinco primeiros... Finalmente os japoneses vem dando a importância merecida a este mangá fantástico.

Isobe Isobee Monogatari conquista a sétima posição, estou curioso em ver hoje como foi as vendas do seu segundo volume no Ranking Oricon (Que terá sua análise completa postada nesta sexta-feira). O fato é que somente PSI e Isobe tem uma perspectiva de vida longa, os demais novos gag mangás deveram acabar em pouco tempo.

Nisekoi não deve durar muito tempo, sua formula em algum momento se tornará cansativa (Ao meu ver já está bem cansativa, mas os japoneses continuam gostando) e Ansatsu Kyoushitsu é um mangá com data para terminar, o autor  é um veterano no mundo dos mangás e já tem outros sucessos nas costas como Neuro (26 volumes), por isso tem bem claro o começo, meio e fim de Ansatsu Kyoushitsu e não deve prolonga-lo por muito tempo.

A primeira surpresa do ranking vem por conta da péssima posição de Toriko, engraçado que esta ruins posições do mangá vem juntamente com a diminuição da propaganda dada pela Jump - Demonstrando como Toriko era "escravo" do hype criado pela própria empresa (Esta bem claro que a Jump agora esta focando em Haikyuu e Nisekoi que tem potencial para vender muito mais que Toriko). O problema é que Toriko pode ser considerado um mangá oitentista, com aquelas shounens com personagem super músculos e muito sangue como do clássico Hokuto no Ken, que serviram contra ponto ao personagens afeminados e perfeito para o público fujoshi de Saint Saiya, Cavaleiro dos Zodíacos. 

Porém, temos que deixar claro que este traço antigo de mangá, que eu acho simplesmente fantástico não agrada a grande maioria que gosta mais de traços limpos e menos sangrentos... Assim o apelo comercial de Toriko é diminuído, não pela qualidade do seu mangá que é FANTÁSTICA, mas sim pelo seu traço que repele muitos leitores. Toriko não merece estas posições, mas se a Jump continuar esquecendo-o deste modo, não dando uma devida publicidade, o meio do TOC poderá se tornar a sua posição habitual.

PSI Kusuo Saiki conquistou o nono lugar, consequência de um capítulo sem graça, é só o autor apostar em um capítulo bom que irá subir. Em décimo, fechando as posições intermediárias no TOC temos Illegal Rare.. Conseguiu escapar do bottom 5, isto já é uma boa noticia, mas devemos ser sinceros, a posição continua bem mediocre, provando que toda a nova safra foi um grande fracassado.

Abrindo o bottom temos Bleach, que mesmo tendo 4 fucking almofadas (iShoujo, Stealth Symphony, Illegal Rare e Tokyo Wonder Boys) não consegue fugir do bottom - O esta em uma situação precária, e ganha votos de poucas pessoas... O problema é que essas posições devem espantar o seu público, que ficará cada vez mais desanimado em ler o mangá (E as merda que Kubo continua fazendo também deve causar o mesmo efeito) - Assim isto pode influenciar na venda dos seus volumes. Dificilmente Bleach será cancelado, mas também dificilmente voltará a ser um mangá do topo.

iShoujo conquista a décima segunda posição, provando a todos nós que não deve sobreviver muito tempo na revista, mesmo com sua clara melhora em qualidade, o público japonês não conseguiu se apaixonar pelo seu ecchi. Stealth Symphony também deve ser cancelado em breve, sobreviverá por um pouco mais de tempo pelo fato de ter o Narita como autor por trás.

A péssima surpresa da edição foi a décima terceira posição de World Trigger acima somente de Stealth Symphony e Tokyo Wonder Boys - O capítulo ranqueando é eletrizante e deveria agradar muito o público japonês, porém isso não aconteceu. Isto joga o mangá em uma situação complicada, pois esta saga da invasão alienígena deveria dar um UP no mangá, e não dar-lo posição piores... Se continuar assim, World Trigger não conseguirá completar 2 anos de revista. 

E em último, cancelado com apenas 10 capítulos, temos o grande fracasso: Tokyo Wonder Boys. O mangá conseguiu ser pior que Mutou Black que foi cancelado com apenas 12 capítulos - O mangá deveria estar recebendo muito poucos votos para a Jump decidir cancela-lo tão cedo. A prova é que eles poderiam, tranquilamente, arrasta-lo por mais 3 semanas, até a estréia da nova safra que devem vim acompanhada por Hunter x Hunter (Provavelmente só será um mangá novo vindo junto com HXH), mas para evitar que gastem mais papel com um segundo volume individual, preferiram cancela-lo já, assim podendo só lançar em Julho, um único volume do mangá. 

O único mangá da nova safra que parece ter chances de sobreviver por 1 ano é Illegal Rare, e tenho que assumir que isso será bem dificil o mangá conseguir sobreviver a 4 ou 5 rodadas de cancelamento. Na próxima Issue teremos a merecida capa a Haikyuu, mais página colorida para Nisekoi e uma página colorida a Shokugeki no Souma!

Kamidori (One-Shot)                                                               Nisekoi Color Page.

Informação Extra

Em um gigantesco evento Doujinshi foi realizado uma pesquisa de opinião, onde as garotas japonesas diziam qual era seu mangá favorito da revista Weekly Shonen Jump, o ranking ficou assim:

01 - 2490 Kuroko no Basuke
02 - 558 Gintama
03 - 553 Haikyuu!!
04 - 324 Naruto
05 - 315 One Piece
06 - 114 BLEACH
07 - 77 Soul Catcher(s)
08 - 70 World Trigger
09 - 64 Ansatsu Kyoushitsu
10 - 47 Toriko
11 - 39 Hunter x Hunter
12 - 07 Shokugeki no Soma
13 - 01 Nisekoi 
*Relembrando, esta é uma pesquisa para descobrir qual é o mangá favorito das garotas.

Logicamente os novos mangás não levaram votos, mas acho bem interessante ver como Kuroko no Basket é popular com as garotas, juntamente com Gintama (A grande surpresa) e Haikyuu! Como era esperado, Naruto agrada mais o público feminino que One Piece, que é um mangá mais para garotos (Podemos dizer, como Dragon Ball agrada mais o público masculino e Cavaleiro do Zodiaco mais o feminino).

A grande surpresa foi a grande popularidade de Soul Catcher (S), provando que quando chegar o anime deve atrair não só o público fujoshi, mas o público feminino em geral. Toriko provando a minha teoria sobre o seu traço atrair mais o público masculino oitentista. E Nisekoi e Souma, logicamente pelo seus apelos Ecchi quase não tendo apoio do público feminino leitor da Weekly Shonen Jump.

PS: World Trigger também é uma grata surpresa. 

Este foi a análise do TOC, espero que vocês tenham gostado - Sexta-Feira tem a análise do ranking Oricon, em um post individual, nesta semana teremos o lançamento de várias mangás da Jump, entre eles Naruto e Bleach.

                          Pagina Colorida de aniversário de 1 ano de publicação de Soul Catcher (S).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

onload='emoticon()'