quarta-feira, 21 de maio de 2014

Análise: TOC Weekly Shonen Jump #26 (Ano 2014)


Entre "Haritês" e "Hikakês", os mangás da Jump brigam por boas posições desesperadamente, trazendo assim alguns TOCs bem bizarros. 

Aproveitando a estreia do mangá de sumo, Hinomaru Zumou, esta análise estará repleta de palavras típicas do esporte - Assim, vocês já vão se familiarizando com este esporte TÃO LONGE da nossa realidade (Sim, passei a semana toda pesquisando o glossário do Sumô só para fazer essa matéria assim). Agora vamos ao nosso Dôhyo (A "arena" de combate do esporte") para analisarmos os rankings dos nossos Sumotori (Coletivo de competidores de Sumo).

Weekly Shônen Jump #26

Hinomaru Zumou (Lead CP/Cover/New Serie)
01 - Shokugeki no Soma
02 - One Piece
Isobe Isobee Monogatari (Center Color)
03 - Kuroko no Basket
04 - Ansatsu Kyoushitsu
05 - PSI Kusuo Saiki
06 - Naruto
07 - Nisekoi
08 - World Trigger
Bleach (Center color)
09 - Haikyuu
10 - Toriko
Illegal Rare (Center color)
11 - Soul Catcher(S)
12 - Gintama
00 - Kochikame
13 - Stealth Symphony
14 - iShoujo

Issue #27
Lead Color/Cover Toriko
Center Color Hunter x Hunter, Hinomaru Zumou (25 pages), World Trigger (Huge Announcement)


Antes de comentar sobre as posições válidas, irei falar um pouco sobre os mangás qeu receberam páginas coloridas: É notável como a Jump dá mais importância para Isobe do que para Bleach, sendo que colocou o mangá de comédia lá em cima (Posição altíssima, digna de quando One Piece recebe página colorida), e colocou Bleach lá em baixo. Reparem na crátera monstruosa de diferença entre a posição de Isobe e Bleach. E quanto Bleach esta próximo de Illegal Rare, isso prova que a posição de Bleach poderia SIM estar mais alta, mas por não acreditar que o mangá mereça tanto assim, os editores colocaram ele bem em baixo. 

É importante declarar, para quem não sabe, Kochikame nunca é ranqueado por ser um mangá de cadeira de ouro na revista. O que isso significa? Esta a tanto tempo na revista (38 anos) que os editores tem tanto respeito pelo mangá que simplesmente não vão cancela-lo de nenhum modo. Porém, suas posições são importantes, qualquer mangá que fica abaixo de Kochikame é significa que recebeu muito POUCOS votos e esta em uma situação desesperadora. 

Agora vamos as posições, o yushô (Vencedor de um torneio sumô) foi o mangá Shokugeki no Souma! Depois de muito tempo a série, que tem apenas 1 ano, voltar ao topo da revista. SnS é um sucesso claro e quando tiver anime irá estourar mundialmente, principalmente se o anime for feito por um estúdio de qualidade (Acredite, tem muitos estúdios brigando para poder animar SnS). Os próximos capítulos tem total condição de conseguir outros primeiros lugares, por isso fiquem atentos para Souma dominando a revista!

O Junyusho (Segundo lugar) ficou com One Piece... Podemos dizer que ele recebeu um Hikakê do Souma (Golpe de pé), derrubando- no chão e roubando o seu primeiro lugar. Porém, One Piece é um Anideshi (Sumô veterano) e tenderá a pegar de volta a sua primeira colocação, enquanto Souma tem tudo para perder, mesmo que, pela qualidade dos seus golpes (capítulos) pode sim continuar no topo da classificação.

A terceira colocação ficou com Kuroko no Basket, não tem nenhuma surpresa vê-lo de volta ao TOP 03, como não será nenhuma surpresa se na próxima semana vê-lo fora do TOP 05... O mangá varia muito as posições, tem vários fãs, mas eles não são muito fieis quando o assunto é votar no mangá, fazendo que ele varie muito as posições (Podemos considerar a fã base do KnB uma das mais coerentes, pois quando o capítulo é ruim, eles simplesmente não votam no mangá). 

Após um Rensho (Vitórias consecutivas), Ansatsu Kyoushitsu fica em quarto lugar - Acredito que em toda sua história, o mangá só tenha ficado abaixo da terceira colocação, 3 vezes... Isso mesmo, em praticamente 2 anos de mangá, uma participação de mais ou menos 85 TOCs, AK só ficou 3 vezes abaixo da terceira colocação. Porém, esta posição não é desesperadora, ás vezes uma parte dos leitores esquece de votar no mangá, por achar que outras pessoas votarão e tem essa leve queda de posições. Provavelmente, muitos leitores de Naruto e Ansatsu Kyoushitsu nesta votação (Referente a Issue 18) votaram, em grande parte, em Shokugeki no Souma e a outra parte votou no Kuroko no Basket, fazendo que estes dois mangás tivessem quedas em vendas.

Em quinto lugar tivemos PSI Kusuo Saiki, mostrando que é um mangá fortíssimo - Mas como é um gag mangá tradicional deve ganhar uma versão de anime no minimo daqui a 2 anos... Devem não seguir a ordem cronológica do mangá, embaralhando todos os capítulos e fazendo no MINÍMO dois casos por episódio. Não significa que estragarão o anime, fizeram isso com Sket Dance e o anime continuou ótimo. Porém, ainda tem tempo, vamos esperar.

Naruto continua sua Renpai (Sequência de derrota), por mais que o mangá também seja um Anideshi (Sumô veterano) como One Piece, começa a mostrar que esta desgastado e sofre para conseguir vencer toda essa nova leva - Mas pela primeira vez tenho que concordar com os japoneses, este foi o capítulo onde Naruto tem seu encontro astral super ridiculo com o Rikudou Sennin, onde pimparam Naruto (Isso não é termo de sumô, significa exaltar desmerecidamente)... Acho a posição merecida, mesmo que a maioria do público brasileiro gostou do capítulo.

Em sétimo temos Nisekoi, nada a declarar. Em oitavo temos World Trigger, se este capítulo não pegasse uma boa posição, eu simplesmente iria enterrar o mangá e deixar ele como cancelado - Porque este foi um dos MELHORES capítulos que World Trigger já teve, foi o seu Kati-Kôshi (Após vencer uma sequência de batalha, a última vitória que lhe dá o direito de subir de ranking se chama Kati-Kôshi, neste caso utilizei para dizer que após uma sequência de bons capítulos, este foi aquele que jogou World Trigger em outro patamar). É lógico que dificilmente World Trigger conseguirá um TOP 5 de novo, por isso, podemos considerar a oitava posição como de fato, um TOP 5 para ele.

Isobe Isobee Color Page

Haikyuu! teve uma leve queda, ficando em nono... Essa posição é preocupante porque a Issue em questão o mangá foi capa e Lead Color, tendo direito a uma página dupla colorida e também uma página única colorida. Isso demonstra que o capítulo não foi bem aceito, mesmo tendo vários artificios extras para dar um hype. De qualquer modo em breve Haikyuu! deve dar uma subida de posições.

Abrindo o Bottom com a décima posição, recebendo um Haritê na cara (Golpe de mão, que normalmente vão no rosto do adversário) foi Toriko. O mangá pegou novamente um bottom, e esta sentindo a consequência da baixa publicidade da Jump - Um mangá que sempre necessitou do apoio da revista para conseguir sobreviver, quando perde ela começa a ter uma preocupante queda de popularidade. Vendo isso, a Jump vai lhe dar uma capa na próxima edição, que também servirá de comemoração do aniversário de 6 anos do mangá. É uma pena ver Toriko não conseguindo sobreviver sem o apoio da revista, pois o mangá é muito bom.

Logo após temos Soul Catcher (S) que deveria ficar fora do Bottom, mas as suas almofadas: Illegal Rare e Bleach receberam página colorida. Toriko também entrou no bottom por causa destas duas almofadas recebem CP, mas que houvesse estes dois mangás, a posição de Toriko (Que iria ser a oitava) seria muito ruim. Soul Catcher (S) deve sobreviver e se continuar com este bom desempenho, conseguirá ter uma versão de animes.

Isso deveria ser um Kinjite (Golpe proibido)... Gintama não MERECE essa posição (Décimo segundo), após várias Issues conseguindo boas posições, o mangá recebe uma voadora na cara e cai para antepenúltima posição. Não é que Gintama corra risco, principalmente porque nos próximos capítulos deve voltar a suas posições habituais, porém é triste ver um mangá tão bem ser tão negligenciado pelos japoneses.

Agora vamos a uma análise bem interessante que envolve: Stealth Symphony, iShoujo e Bleach - Acredito que a página colorida de Bleach foi estratégica, o mangá deve ter pego uma posição muito ruim, a penúltima ou a última posição... Para esconder esta posição péssima, deram uma página colorida ao mangá (E assim também tentar dar um pimp nele, já que Bleach esta precisando urgentemente).

Stealth Symphony teve um capítulo bem eletrizante, após uma sequência enorme de vários chatos... O próximo capítulo, o número 07, é considerado o divisor de águas da série e é possível sim que Stealth Symphony tenha outra melhora, podendo jogar até Illegal Rare em uma situação perigosa. Analisemos a página colorida que Illegal Rare teve no capítulo 08, pode ser uma resposta a melhora de posição de Stealth Symphony no capítulo 07... A Jump não quer que IR seja cancelado, prefere que SS seja do que IR, isso é um fato.

De qualquer modo, deixando estas duas teorias de lado sobre uma possível melhora de SS, que faria que ele recuperasse ao menos duas posições (Roubaria a de Illegal Rare e Bleach), vamos analisar ESTE TOC - Como já dito o capítulo de SS foi bem eletrizante e ele conseguiu superar iShoujo: Isto foi o seu Kimaritê no mangá harem (Golpe decisivo)... iShoujo agora tem mais chances de ser cancelado, caso estreie um mangá na Issue 28 do que Stealth Symphony. 

De qualquer modo, caso nenhum outro mangá estreie, tudo indica que a leva que virá depois dessa que esta estreando agora, terá 3 mangás - Stealth Symphony e iShoujo já estão confirmados, pode ir junto: Illegal Rare (O que a Jump esta querendo evitar de qualquer modo), Kuroko no Basket (Caso este jogo seja o final) ou Naruto (Caso essa luta final acaba nas próximas semanas). Veremos quais destes darão adeus. Caso a Jump não queira cancelar IR, e os outros dois não forem encerrados naturalmente é bem capaz só estrear dois mangás.

Também há a possibilidade desse mangá de sumô ser muito mal recebido e assim ser cancelado com apenas 12 capítulos (Lembrando que a cada 12/14 semanas tem uma leva nova): Assim os cancelados serem Stealh Symphony, Zumou e iShoujo.

Aqui terminamos o nosso Banzuke (Ranking de lutadores de Sumô publicado a cada dois meses, mas no nosso caso é semanal) e vamos as informações da próxima Issue:

                           Illegal Rare Color Page.                              Bleach Color Page.

Próxima Issue e Informações Extras:

Na próxima Issue teremos uma capa e página colorida de abertura para Toriko, o motivo já foi explicado: Recuperar sua popularidade e comemorar os 6 anos de revista do mangá. Enquanto isso World Trigger também terá página colorida, juntamente com um "grandiosa notícia" - Muitos dizem que poderá ser um anime do mangá, o que para mim seria uma má noticia:

A Jump lógico que aumentar as vendas medíocres que WT, mas dar tão cedo uma versão de anime a um mangá, significa que a revista não analisou bem as proposta dos estúdios, aceitando desesperadamente a primeira proposta que chegou, simplesmente como uma manobra desesperada de aumentar a popularidade do mangá... Isso pode estragar de vez as chances de WT se tornar um hit.

Porém acredito que essa notícia seja relacionado a uma Light Novel do mangá ou mesmo um OVA dos seus One-Shots. Digo isso porque é Souma e Ansatsu foram lançado antes e não ganharam anime ainda, seria estranho WT com apenas 1 ano de revista já ter anime (No caso, o motivo seria o que expliquei acima caso for anunciado um anime). Vamos esperar até semana que vem para saber qual é essa notícia.

Zouma vai ganhar página colorida, é normal, todos os segundos capítulos de nova série ganham página colorida - E temos a volta de Hunter x Hunter, uma outra ótima noticia! Estou ansioso pela volta do mangá, é normal ele não ter ganho capa, já que na sua volta do hiatus em 2011 também não ganhou capa (Só ganhou no anuncio do seu anime).

Não deve mudar muita coisa na revista a voltar do HxH, ele deve continuar no fundo da revista - Há suspeita que o mangá NÃO É RANQUEADO, recebe votos, mas não é ranqueado (O mesmo caso de Kochikame), porém irei considerar todos os ranks de HxH, pois isso é só uma teoria, muito válida e bem provável, mas continua sendo somente uma teoria, nada confirmado. 

É isso aí, lembrando que assim que sair o capítulo em inglês ou espanhol de Hinomaru Zumou irei fazer as primeiras impressões aqui no blog, como é de tradição. E nas próximas semanas o blog passará por uma mudança de logo e visual, fiquem atentos essas novidades. Espero que vocês tenham gostado desse dohyouiri (Cerimonia de ingresso a zona de combatimento do Sumô) onde utilizei um glossário do esporte japonês! Só farei isso essa semana mesmo!

PS: Não se esqueçam de conferir o TOC da Weekly Young Jump. Atualizei o post ontem de madrugada com o TOC da Edição 25 que saiu um dia depois de eu publicar o da edição 24, haha. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

onload='emoticon()'