terça-feira, 20 de maio de 2014

Análise: TOC Weekly Young Jump #24 e #25 (Ano 2014).


A situação esta mais preta do que eu imaginava. 

Este TOC não teve muitas grandes surpresas de fato, mas serviu para nós leitores confirmarmos a situação de alguns mangás, entre eles o nosso querido Nejimaki Kagyuu! Ficou claro que outros mangás também não estão em situação muito segura, já outros praticamente garantiram que estão por cima.

*A capa desta matéria é a página colorida do mangá Rikudou.

Young Jump Issue 24
Terra Formars (Lead Color Page)
01 - Kingdom
02 - Youkai Shoujo
03 - Kamen Teacher Black
04 - Tokyo Ghoul
05 - Gokukoku no Brynhildr
06 - All You Need is Kill
07 - Gunjou Senki
08 - Cyclops Shoujo Saipuuuu
09 - Liar Game
Rikudou (Color Page)
10 - Himouto! Umaru-chan
11 - Kenkouki
12 - Hamatora
Ato Ippon no Otoko (Color Page, Oneshot)
13 - Mogusa-san
14 - Boku Girl
15 - Minamoto-kun Monogatari
16 - Kakuriyo Monogatari
17 - Usogui
18 - Yokohama-sen Doppelgänger
19 - Barcelona no Taiyou
20 - 81 Diver
21 - Nejimaki Kagyuuu
22 - Innocent

#26 (29/05) :
Gunjô Senki (Lead Color) = No sure
All You Need is Kill (23p, Color, End)
Yokohamasen Doppelganger, Kenkôki (Color)

Em primeiro temos Kingdom - Não tem dúvidas que Kingdom é o mangá preferido dos editores, mesmo não sendo o mais popular da revista atualmente (É claramente Terra Formars o mais popular) - Talvez seria bom os editores diversificarem mais os primeiros lugares da revista, mas não dá para dizer que Kingdom não merece estas posições... O mangá é fantástico e esta em uma saga fantástica.

Em segundo temos Youkai Shoujo, na semana passada eu disse que as posições eram os editores empurrando um mangá ecchi, mas vou me corrigir - É impossível os editores estarem colocando um mangá em posição tão altas, simplesmente por quererem fazê-lo popular. De fato, Youkai Shoujo é um novo sucesso e vem conquistando bastante o público japonês. A tendência é essas boas posições se repetirem pelas próximas semanas.

Após ficar ausente, Kamen Teacher Black volta com a terceira colocação... Kamen é daqueles mangás que conseguem constantemente boas posições, tem o apoio do público japonês e também dos editores, mas mesmo assim não consegue de destacar na revista - O motivo? O mesmo de muitos mangás, tem vários simpatizantes, mas pouquíssimos fãs... Em uma revista onde a classificação é feita pelos editores, mangás com boa recepção, mas poucos fãs tem muita chance de sobreviver (Na Jump, mangás como estes seriam cancelados em no máximo 2 anos).

Em quinto temos Tokyo Ghoul - Faltam um pouco menos de 2 meses para o lançamento do anime, mas por incrível que pareça a Young Jump esta dando mais publicidade para Terra Formars que estréia em Outubro que para Tokyo Ghoul. Um grande erro, porém não deve comprometer muito o desempenho do anime, já que o nome do estúdio, Pierrot, fará a maioria dos japoneses verem ao menos o primeiro capítulo.

Quem teve uma clara melhora de posição foi Gokukoku no Brynhildr, ficando em quinto lugar e fechando o TOP 05. É interessante ver como um mangá tão diferente vem conquistou seu lugar na revista, Gokukoku é uma grande SURUBA tem harem, tem magia, tem mistério, tem ecchi, tem ficção cientifica, tem romance... Tem de tudo e vem dando muito certo, pois o autor conseguiu unir tudo isso, sem deixar o mangá bizarro e mal feito! É uma obra bem interessante e com vários mistérios que estão sendo resolvidos ao longo do mangá.

Abrindo as posições intermediárias temos All You Need Is KIll, por mais que o mangá não seja fantástico, ele conseguiu conquistar vários fãs (Mais pelo efeito death note que pela sua qualidade), ao meu ver a Young Jump deveria ter mais respeito pela obra e dar a LEAD COLOR no seu último capítulo, assim o mangá será encerrado no topo da revista, com várias belas páginas coloridas. Mas não, simplesmente dão algumas páginas extras e uma página colorida? Para mim isso é uma falta de respeito aos vários fãs que o mangá conquistou.

Terra Formars: Color Page.

Gunjou Senki ficou em sétimo lugar, outro mangá que conseguiu ter uma significativa subida, indo do décimo primeiro lugar para o sétimo. Desculpa aos que gostam do mangá, mas Gunjou ao meu ver é mais show off com violência do que de fato história - O mangá não é ruim, mas não merece essas posições tão altas, os editores exageram no hype sobre ele. Em oitavo temos Cyclops, o mangá vinha pegando péssimas posiões, mas nas últimas duas issues deu um bom UP, comprovando que os editores não pretendem cancelar o mangá tão cedo!
Liar Game teve uma leve queda, mas nada para se preocupar, continuou na sua média de posições. O mesmo vale para Himouto! que conquistou a décima posição, completando assim o TOP 10. O décimo primeiro lugar ficou com Kenkouki. Só um adendo sobre este mangá, ele é um novato e vem pegando posições intermediarias, é bem capaz que daqui a alguns issues dê uma gigantesca despencada. Fiquem atentos!

Em décimo segundo temos o mangá mensal, se não me engano, Hamatora que finalmente teve um novo capítulo - Normalmente colocam estes mangás de período atípico nas últimas colocações, a posição de Hamatora só demonstra o profundo respeito que os editores tem pelo mangá. Mogusa-san após a página colorida na edição passada, conquistou um décimo terceiro lugar, demonstrando que por mais que não esteja entre os TOPs, ainda conseguirá sobreviver por muito tempo.

Encerramento os mangás fora de risco temos Boku Girl que conquistou outra boa posição, a décima quarta colocação - Já se tornou comum vê-lo nessa posições intermediárias, sem chamar muita atenção. O problema de BG é que ele é um mangá 8 ou 80, a pessoa ama ou odeia. No meu caso, eu amo, mas tem muitas pessoas que odeiam. Para não aumentar sua rejeição, a Young Jump prefere deixa-lo nas posições intermediárias (Lembrando que se um mangá odiado tiver muito destaque, a tendência é número de hater deles se multiplicar ou pelo menos aqueles que odeiam, odiar mais ainda). 

A partir daqui todos, entramos na zona de risco - Minamoto-kun Monogatari volta da sua rápida pausa e consegue uma boa posição - O mangá não corre risco, mas é bem claro que não tem muito o apoio dos editores, assim, caso eles vêem que sua popularidade esta caindo, pode muito bem ser cancelado, infelizmente.

O já cancelado Kakuriyo Monogatari ficou com a décima sexta posição... É estranho vê-lo sendo colocado em posição "tão altas" mesmo já estando cancelados, isso mostra como a Young Jump respeita seus mangás e quer dar o máximo de destaque possível para ele, mesmo sabendo que ele será cancelado em poucas issues. É uma ação bem respeitável. 

Usogui é um veterano, e não deve ser cancelado - Mas suas posições não são boas também, a Young Jump tenderá a mante-lo sempre nessas posições... É um jeito de manter um veterano que não esta com tanta popularidade, mas ao mesmo tempo não dar rédea para ele ser cancelado, já que não pegou posição TÃO RUINS assim.

A situação está feia para dois mangás: Yokohama-sen, que ficou em décimo sétimo e Barcelona no Taiyou que ficou em décimo oitavo. Os próximos cancelados devem ser All You Need Is Kill e Kakuriyo, por isso, teoricamente eles não devem ser preocupar com um cancelamento nos próximos meses.

Mas estes dois mangás são os próximos da fila, sendo os favoritos para serem cancelados no mês de Agosto ou Setembro (Quando chegará a leva após a de mês de Junho)... Dificilmente esses mangás irão se salvar... O único que tem esperanças para melhorar e sobreviver é Barcelona caso a copa do mundo faça um efeito positivo no mangá e ele tenha um aumento de popularidade.

Em vigésimo temos 81 Diver, o mangá é super veterano, mas suas posições são preocupantes...  Existe vários outros mangás na fila que podem ser cancelados antes, mas devemos ficar atentos - 81 Diver não vende mais tão bem e também não está pegando posições maravilhosas, tem chances sim de ser cancelado.

Por último temos Nejimaki Kagyuu! Então, a situação do mangá esta péssima, os editores simplesmente desistiram dele, e só deixaram para que o autor se vire para reconquistar a sua popularidade (O que é bem dificil para um mangá que já tem mais de 10 volumes)... Vamos torcer para que consiga, mas tudo indica que em no máximo 6 meses, se o desempenho continuar assim, Nejimaki Kagyuu! será cancelado - Talvez se vá juntamente a Yokohama-sen e Barcelona no Taiyou.

Lembrando, Innocent sempre fica na última posição, por isso nem contamos. 

Ato Ippon no Otoko color page.

Weekly Young Jump Issue #25 (Atualizado 20.05)


Para me trollar, lançaram 1 dia depois do TOC da Issue 24, também a da Issue 25, por isso irei postar o TOC e fazer somente um rápido comentário:

Youkai Shoujo (Lead Color Page)
01 - Terra Formars
02 - Tokyo Ghoul
03 - Kingdom
04 - Gokukoku no Brynhildr
05 - Minamoto-kun Monogatari
06 - Kamen Teacher Black
Usogui (Color Page)
07 - Mogusa-san
08 - All You Need is Kill
09 - Rikudou!
Zetman (Color Page)
10 - Kenkouki
11 - Yokohama-sen Doppelgänger
12 - Barcelona no Taiyou
13 - Cyclops Shoujo Saipuuuu
14 - Gunjou Senki
15 - Himouto! Umaru-chan
16 - 81 Diver
17 - Boku Girl
18 - Nejimaki Kagyuu
19 - Kakuriyo Monogatari
20 - Innocent

Nesta issue tivemos os três primeiros lugares com os pilares: Terra Formars, Tokyo Ghoul e Kingdom (Mesmo que as posições não correspondem diretamente a preferência dos editores) - Logo após temos a confirmação da grande popularidade do Gokukoku. A Lead Color Page de Youkai Shoujo também é uma surpresa, pois é um mangá novato que vai conseguindo seu lugar na revista.

Só foi eu reclamar das posições de Gunjou Senki que a Young Jump me fez o favor de jogar o mangá lá para baixo, nas suas posições merecidas (Ele mesmo assim não merece ser cancelado). Foi uma grata surpresa vê-lo em décimo quarto.

Outras surpresas são a subidas de posição de Yokohama-Sen e Barcelona, isso só deixa a situação mais feia para Nejimaki Kagyuu! que continua lá em baixo... O mangá esta com seus dias contados, infelizmente e não vejo jeito de escapar de um cancelamento em breve. As vendas não ajudam, a popularidade também não e os editores parecem que já chutaram a barriga em relação a ele.

E para encerrar, sobre os veteranos 81 Diver e Boku Girl, sem preocupação - Em breve devem ganhar página colorida como uma confirmação do apoio dos editores (Como Usogui acabou de ganhar). A verdade é que eles não estão em uma situação muito boa, mas vende melhor que muitos mangás que conquistam posições no TOC melhor, fazendo que os editores tenham preferencia em cancelar Yokohama-Sen ou Barcelona, do que 81 Diver, Boku Girl ou Usogui.

Já Kakuriyo já está cancelado, sem mais! Este foi um rápido comentário do TOC. Na próxima semana trago as páginas coloridas dessa Issue (Que devem sair só lá para Domingo ou Segunda-feira). 

Informações Extras (Terra Formars):

Terra Formars teve várias novas informações divulgadas, uma delas é o character designer para o seu primeiro OVA que deverá ser lançado antes do anime, para quem quiser ver aqui está o link: http://terraformars.tv/bugs2/contents/character/chara01.html

Gostei bastante do design de todos os personagens e me deixou mais ansioso ainda para o anime - Acredito profundamente que ele será bem feito e poderá dar um bom boost de vendas nos volumes individuais do mangá! É a dominação mundial de Terra Formars!

PS: O site nas próximas semanas vai passar por uma remodelagem de template e também mudará o seu logo. Continuarei a postar, logicamente, mas pode haver alguns bugs ou demora no carregamento da página por causa dessa mudança. Em no máximo 2 semanas teremos um blog totalmente novo em termo de visual!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

onload='emoticon()'