quinta-feira, 18 de setembro de 2014

Análise: TOC Weekly Shonen Jump #43 (Ano 2014).


My Fucking Hero Academia

Quando Boku no Hero Academia foi lançado muitas pessoas não colocavam muita fé no mangá, inclusive eu, que disse claro e fundo, que o mangá parecia mais uma tentativa da Shonen Jump em queimar de uma vez por todas o autor - Mesmo assim, por algum motivo desconhecido, escolhi o mangá para se tornar icone do site dias após seu lançamento. Imediatamente, tive uma ligação sentimental a Boku no Hero, e passei a sinceramente, torcer por ele... Por isso não tem nada mais gratificante que ver esta TOC.

ISSUE 43 ToC:

Sporting Salt (Cover & Lead CP, Nova Série de Yuuto Kubota)
01 - Boku no Hero Academia
02 - One Piece
Hi-Fi Cluster (Color Page)
03 - Ansatsu Kyoushitsu
04 - Toriko
Haikyuu!! (Color Page)
Juudouzu (Capítulo 03)
05 - Shokugeki no Souma
PSI Kusuo Saiki (Color Page)
06 - Hinomaru Zumou
07 - Bleach
08 - Nisekoi
09 - Gintama
10 - Yoakemono
11 - Isobe Isobee Monogatari 

Hontoni wa Nakattashi Betsuni Kowaku mo nai Hanashi (One Shot)
Kochikame

12 - Mitsukubi Condor

Ausentes: Naruto, World Trigger, Hunter x Hunter 

Prévia #44
Cover & Lead CP: World Trigger
Color Page: Sporting Salt, Nisekoi, Terra Formars

Gentle-Kun de Koyama Yujiro (One Shot)
Ausentes: Hunter x Hunter e ONE PIECE


Porém, devemos manter a tradição, e antes de comentar sobre o TOC, devo falar sobre os mangás não ranqueados: Comecemos com Sporting Salt, devemos assumir que este é o mangá mais "underdog" da safra pelo simples fato do seu One Shot ter sido odiado pela grande maioria, mas dá para ver já pela capa, que talvez o Sporting Salt que veremos na Shonen Jump é totalmente diferente daquele que vimos a vários edições passadas. Podemos ser surpreendidos. 

PSI Kusuo Saiki e Haikyuu!! ganharam página colorida, PSI será uma garantia de uma página colorida bem divertida, que poderá nos entregar uma bela risada, já Haikyuu!! é uma garantia de uma página colorida MUITO BONITA e bem artista. Estou ansioso para ver a página colorida deste dois mangás.

Da parte dos novatos, tivemos Hi-Fi Cluster ganhando página colorida - Sobre a aceitação do mangá, vi bastante críticas negativas ao mangá pelo fato de ter POUQUÍSSIMAS mudanças em relação ao One Shot, fazendo-os ter uma sensação de déjà vu por todo o capítulo. Os defeitos foram mantidos, os traços foram simplificados e embranquecidos, deste modo a recepção não foi boa. Porém, quem gostou do One Shot, gostou do primeiro capítulo. Isso é uma boa notícia. Juudouzu continua tendo uma recepção relativamente boa, inclusive foi mais bem aceito que Hi-Fi Cluster, levando-me a crer que na briga pelos votos, Juudouzu tem uma pequena vantagem. Vamos ao TOC:

BOKU NO HERO ACADEMIA em primeiro lugar! Ao meu ver, Boku no Hero é a prova concreta que tu nunca pode desistir. Kouhei Horikoshi, criador de Hero, já tinha em seu passado dois fracassos, entre eles o tão hypado Sensei no Bulge. Logicamente, após fracassar duas vezes seguidas na revista, um terceiro fracasso iria significa o fim da sua carreira como mangaká... Foi aí que ele preferiu voltar ao passado, resgatar um One Shot esquecido por deus e mundo, lançado há 6 anos atrás, em 2008. E foi voltando as suas origens, que ele conseguiu finalmente se achar como mangaká e lançar Boku no Hero Academia. Kouhei Horikoshi é a prova concreta que tu nunca deve exisitr. Estou eufórico pelo seu primeiro lugar, porque é mais do que merecido, um autor que lutou tanto pelos seus sonhos.

Hi-Fi Cluster, Color Page.

Segundo lugar para One Piece e terceiro lugar para Ansatsu Kyoushitsu, nenhuma surpresa, já que este dois mangás ficam sempre nessas posições, surpreendente seria vê-los abaixo da terceira colocação.

Quarto lugar para Toriko que aos poucos vai recuperando o gosto dos japoneses, no começo deste novo arco o mangá foi bombardeado de críticas, principalmente nos fóruns japoneses, mas aos poucos ele conseguindo se consertar dos erros, e vai reconquistando aos poucos o seu público, não acredito que Toriko chegou ao nível de disputar pelo primeiro lugar novamente, mas pelo menos ele já esta no nível de ficar constantemente nas cinco primeiras colocações.

Shokugeki no Souma pega o quinto lugar, o mangá por mais que há várias edições não pega o primeiro lugar, continua se mantendo entre os cinco primeiros - A revista esta muito concorrida, tivemos mais dois novatos de sucesso, Boku no Hero Academia e Hinomaru Zumou, é normal que o público fique eufórico e prefira apoiar os novatos, que tem uma situação mais instável na revista, que um mangá com situação estável como Shokugeki no Souma. Não é uma queda de popularidade, acredito que seja só mesmo uma preferencia de apoio do público japonês.

Sexto lugar para Hinomaru Zumou, tenho que fazer um adendo sobre as vendas baixíssimas que o mangá teve - Somente 19 mil unidades na primeira semana, achei estranho, inexplicável, já que o mangá vem tendo um grande apoio do público leitor da Shonen Jump - Enquanto mangás como Soul Catcher (S) e World Trigger com posições piores, conseguiram vender 14/15 mil unidades na primeira semana, Hinomaru Zumou com posição ótimas, tendo um primeiro lugar no seu primeiro capítulo, vende só 5 mil unidades a mais? Ao meu ver teve algum erro de publicidade em relação ao volume vindo da Jump, ou os japoneses gostaram do mangá, mas não se simpatizaram o bastante ao ponto de compra-lo. É estranho. Caso você não tenha ainda lido, postei ontem as minhas primeiras impressões do capítulo de Zumou, veja aqui

Haikyuu!!, Color Page.

Mas vamos esquecer este triste fato, ao menos Zumou continua tendo um bom rendimento no TOC e deve sobreviver na revista por um bom tempo - Aliás... Vamos comemorar uma outra boa notícia: BLEACH SAIU DO BOTTOM! Finalmente, Kubo teve o prazer de ver o seu querido mangá sair das últimas 5 posições, isso não acontecia desde 12 de Fevereiro deste ano, lá na Edição número 12, quando estreou iShoujo. Isso demonstra que Bleach, por mais esquecido que esteja, ainda tem capacidade de conquistar boas posições. Espero que esta posições se repitam nas próximas semanas, e não seja só um acaso.

Em oitavo temos Nisekoi, e nono temos Gintama - Posições normais para os mangás, por isso não tenho muita a comentar, aliás, Nisekoi vai ganhar outra página colorida na próxima semana, a Shonen Jump esta fazendo tudo para que o mangá consiga se manter vivo na revista, não vou reclamar porque acho as páginas coloridas do mangá bem bonitas.

Décimo lugar para Yoakemono, deu uma melhoradinha superando Isobe Isobee Monogatari, mas nada demais, acredito que próxima semana já volte para o fundão. Isobe Isobee que esta em uma má fase, acredito que quando começar a ser ranqueada a saga da Excalibur budista a situação irá mudar, já que ela é muito engraçada. E mesmo que não se recupere, não acho que o pessoal precise se preocupar, o mangá esta em uma situação privilegiada na revista, igual como Jaguar estava - Pode ser cancelado? Pode, mas somente se de fato a Shonen Jump não tiver quem cancelar, e atualmente ela tem mangás de sobrar para cancelar (Yoakemono, Condor, e ainda por cima tem Naruto que deve acabar em breve).

PSI Kusuo Saiki, Color Page.

Último lugar ficou Mitsukubi Condor, olha, se for para ter uma melhora de posições por parte de Condor será a partir do próximo capítulo, quando de fato as coisas na série começam a engrenar, mas vou ser realista, é quase impossível o mangá se salvar do cancelamento, a grande maioria do público já deve ter dropado o mangá, já que os primeiros três capítulos são extremamente ruins.

Próxima semana teremos capa para World Trigger, finalmente a Shonen Jump decide dar um apoio ao mangá, parecia que tinha esquecido da sua existência. Também teremos um One Shot de Terra Formars, o objetivo deste One Shot é simples e claro, fazer publicidade do anime que esta a vir, mais ou menos como fizeram com Tokyo Ghoul.


 Anuncio de Ova de Nisekoi Saindo no Volume 16 em 2015 e Atores do Filme de Bakuman.            
2ch Ratings


Chegamos a análise do 2ch Ratings, relembrando que a votação do 2ch é diferente da Shonen Jump, onde cada leitor vota em seus 3 mangás favoritos, na 2ch, famoso fórum japonês, os leitores devem dar uma nota de 0 à 5 em cada mangá da revista... Após isso, é somado o total de votos, e temos o mangá mais bem "aceito" da Edição.

Edição 41, Cover Juudouzu (Estréia)
Color Page: Hinomaru Zumou & Boku no Hero Academia

#Posição - Nome do Mangá (Total de Pontos) Média de Votos

#01 - Hinomaru Zumou (137) 3.43
#02 - Boku no Hero Academia (134) 3.35
#03 - Juudouzu (122) 3.05 PRIMEIRO CAPÍTULO
#04 - Naruto (116) 2.90
#05 - Shokugeki no Souma (111) 2.78
#06 - PSI Kusuo Saiki (109) 2.73
#07 - Ansatsu Kyoushitsu (100) 2.50
#08 - Haikyuu!! (99) 2.48
#08 - World Trigger (99) 2.48
#10 - Gintama (98) 2.45
#11 - Yoakemono (87) 2.18 Não é que está até melhorando?
#12 - One Piece (86) 2.15
#12 - Illegal Rare (86) 2.15 FIM
#14 - Shounen Nandendeyanen (83) 2.08 One Shot
#15 - Isobe Isobee Monogatari (81) 2.03
#15 - Kochikame (81) 2.03
#17 - Mitsukubi Condor (76) 1.90
#18 - Bleach (73) 1.83
#19 - Toriko (56) 1.40
#20 - Nisekoi (51) 1.28

Então Boku no Hero e Hinomaru Zumou continua os lideres absolutos dessa parada toda, sem grandes preocupações. Juudouzu deve até uma boa recepção, mas  devemos quanto será a queda no capítulo 02, já que normalmente o primeiro capítulo é bem ranqueado.

Gintama continua pegando boas posições, depois de várias edições lá nas últimas, já Bleach teve uma grandíssima queda - Uma pena, porque estava até conquistando boas posições na 2ch ultimamente. Outra ruim notícia foi a queda de Isobe Isobee Monogatari, espero que melhore já na próxima semana. Toriko e Nisekoi continuam lá em baixo.

Sobre o One Shot da rodada foi até bem aceito, levando em conta que esses One Shot são feitos para tapar buraco (O buraco de Hunter x Hunter) e não tem nenhum objetivo claro na revista... Normalmente são bem ruinzinhos e ficam nas três últimas posições, com uma média abaixo de 1.60. 

PS: Não se esqueçam de participar da promoção do Analyse It, onde será sorteada a Weekly Shonen Jump #37/38 e também a Jump Next Vol.03. Deixarei abaixo o link da inscrição para o sorteio, lembrando que o sorteio foi aberto hoje, quarta-feira (17), e será fechado no Sabado (20) deste mês.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

onload='emoticon()'