quinta-feira, 2 de outubro de 2014

Análise: TOC Weekly Shonen Jump #45 (Ano 2014).


A máquina de fazer capítulos.

Para respeitar a tradição a Shonen Jump entregou a anual capa para Osamu Akimoto, criador de Kochikame, também conhecido como a "máquina de fazer capítulos" pelo fato dele ter lançado seu mangá em 1976, e o seu mangá nunca deixou de estar ausente em nenhum das edições. Com uma capa bem simples, mas divertida de Kochikame, comecemos mais uma análise do TOC:

ISSUE 45:

Kochikame (Cover & Lead Color Page)
01 - One Piece
02 - Boku no Hero Academia
03 - Ansatsu Kyoshitsu
04 - Shokugeki no Souma
Sporting Salt (Capítulo 03)
Gintama (Color Page)
05 - Hinomaru Zumou
06 - World Trigger
Saikyo Jump 4 Pack (Color Page)
07 - Naruto
08 - Haikyuu!!
Hi-Fi Cluster (Capítulo 04)
Nisekoi (Color Page)
09 - Toriko
Juudouzu (Capítulo 05)
10 - Isobe Isobee Monogatari
11 - Bleach
12 - PSI Kusuo Saiki
13 - Yoakemono
14 - Mitsukubi Condor

Ausente: Hunter x Hunter.

ISSUE 46:

Cover & Lead Color Page: Naruto
Color Page: Boku no Hero Academia, Shokugeki no Souma e Moromono no Jijou (Mini-Série vinda da Jump NEXT!)
Ausente: Hunter x Hunter

AVISO IMPORTANTE: Próxima semana a TOC sairá na Quarta-Feira (08), pois por causa de um Feriado a Shonen Jump será lançada mais cedo!
Kochikame, Lead Color Page.

Se a Shonen Jump manteve a tradição de dar uma capa a Kochikame, eu irei manter a tradição de comentar primeiro os mangás não ranqueados - Nesta Edição além da capa para Kochikame, também tivemos uma páginas coloridas para Gintama, Nisekoi e vários capítulos especiais vindo da Saikyo Jump 4 Pack, uma revista mensal de mangás infantis. Achei interessante como a Shonen Jump colocou Gintama lá em cima, demonstrando que o mangá continua tendo um grande apoio por parte dos editores.

Já Nisekoi foi ranqueado bem embaixo, principalmente se levarmos em conta que o mangá tem vendas bem grandinhas e esta no seu auge de popularidade. Inclusive nesta edição foi revelado que o anime ganhará uma segunda temporada para a alegria de todos os fãs... Isso deve aumentar um pouco mais a vida do mangá na revista. Com uma segunda temporada, Nisekoi agora tem chances claras de chegar até 2016 vivo na Shonen Jump.

Falando sobre os novatos, o mais bem ranqueado foi Sporting Salt, mas é normal levando em conta que ele está no seu terceiro capítulo. O primeiro capítulo de SS não foi bem aceito, aliás, foi odiado por muitos leitores japoneses, na 2ch o mangá estreou com uma média abaixo de 2.00, o que é bem baixa para um primeiro capítulo, sendo assim o novato mais pior ranqueado desta leva. Parece que o segundo capítulo foi mais bem aceito, por isso podemos ter uma esperança de melhoras. Hi-Fi Cluster e Juudouzu também não tiveram uma aceitação tão boa para dizermos que vai sobreviver, a tendencia é ver os três novatos dançando daqui à 2 ou 3 levas.

Nisekoi, Color Page.

Em primeiro lugar no TOC temos One Piece, o mangá dá sua ultima "apunhalada" em Ansatsu Kyoushitsu, e praticamente se garante como o mangá com mais primeiros lugares no ano de 2014, se mantendo soberano. Ano que vem teremos o anime de Ansatsu, que pode dar um grande UP em suas vendas e também popularidade na revista, fazendo-o ter chances reais de superar One Piece em primeiros lugares no final do ano de 2015. Vamos ver como será essa briga de titãs no ano que vem.

No meio dos titãs tem Boku no Hero Academia, que ainda não se tornou um titã, mas esta caminhando para se tornar um. O mangá é o melhor novato ranqueado desde a estréia de Ansatsu Kyoushitsu, e é questão de tempo até conseguir um outro primeiro lugar. Para selar o seu sucesso só precisamos ver quanto irá vender o seu primeiro volume em Novembro. 

Terceiro lugar para Ansatsu Kyoushitsu, nosso Assassination Classroom - Sempre faço questão de lembrar como os ocidentais eram haters deste mangá, muitos dizendo que seria um sucesso "momentâneo" e tudo mais... Ansatsu quebrou a cara da maioria dessas pessoas, e atualmente o segundo mangá mais importante da Jump atual.

Shokugeki no Souma ficou em quarto, o mangá já está preste a completar 2 anos de vida (Completará na edição número 52, onde inclusive deve ganhar uma capa). Acredito que se o anime não for anunciado juntamente ao aniversário de 2 anos, será anunciado será anunciado final de Fevereiro para Março, quando a poeira ao redor do anime de Ansatsu já tiver baixado um pouco... Vamos ver, de certo a Jump já está negociando o mangá com vários estúdios, se já não tiver assinado com algum e só está esperando o momento certo para anunciar.

Quinto lugar para Hinomaru Zumou que sofre um pouco com a concorrência de Boku no Hero Academia... Todo mundo estava com os olhares voltados para Zumou quando ele estreou em primeiro lugar, mas aos poucos o sucesso de Boku no Hero Academia vêem roubando o spotlight que havia sobre Zumou. Mesmo assim o rendimento do mangá de sumô na revista é admirável, ao meu ver, o mangá terá vida longa na revista.

A primeira grande surpresa deste TOC foi claramente o sexto lugar de World Trigger, para a maioria dos fãs WT está em seu auge, tendo uma guerra interplanetária épica - E devo concordar, ao meu ver a guerra esta de altíssima qualidade, cheia de reviravoltas e muito interessante, o problema é que os japoneses não estavam vendo essa mesma qualidade que os ocidentais (Sinceramente, tenho uma leve impressão que World Trigger, como também era Psyren, é um mangá que agrada mais os ocidentais que de fato os orientais). Pelo menos este sexto lugar é uma prova que o mangá continua sendo lido, e mesmo que muitas vezes os japas não estão disposto a votar no mangá, quando o capítulo é muito bom na visão deles, é votado. Lembrando, anime estreia neste domingo, não percam! 

World Trigger, Poster do Anime e do Volume 8.

Segunda surpresa (Nessa edições as surpresas estão vindo uma atrás da outra), foi a sétima colocações de Naruto. Nunca vi o mangá variar tanto de posição assim, chega a ser assustador o modo em que o mangá vêem tendo esse "sobe e desce". Sinceramente? Acredito que isso esteja acontecendo por dois motivos, o primeiro o fato de Kishimoto, autor de Naruto, estar entregando capítulos muito instável, logo após de um muito bom, tempos um extremamente chato e inútil, causando essa variação. E para piorar temos um bônus da chegada de um novo B-Shounen que esta roubando os votos, que é Boku no Hero Academia. Por isso que tanto Naruto quanto Toriko vem tendo posições tão baixas atualmente (E para piorar, nesta edição acredito que até World Trigger roubou uns votos desses mangás). Por sorte Naruto esta já no final, e não sente tanto assim o impacto destas ruins posições... Já Toriko...

Terceira surpresa de sequência, foi a "ruim" posição de Haikyuu!!. Tudo bem que antes do seu anime explodir era normal ver o mangá nestas posições, mas atualmente é bem, mas bem estranho... Deste modo, mesmo que acho que é bem temporário essa posição e já já volta ao topo, considero este oitavo lugar um mal resultado para Haikyuu!!

Fim das surpresas, temos um nono lugar para Toriko - É triste dizer que ver Toriko na porta do bottom é não é uma surpresa, a algumas edições atrás acreditei profundamente que o mangá estava se "recuperando", voltando a conseguir boas posições como conseguia, a por exemplo, dois anos atrás, mas percebi que era só uma ilusão momentânea... O problema de Toriko é que ele foi totalmente esquecido pela Shonen Jump, a revista não está mais apoiando o mangá, este ano até Bleach teve mais páginas coloridas que Toriko, é triste de ver isso. Com a chegada de Boku no Hero Academia (Sim, este mangá está mudando toda a situação da revista) e com um possível sucesso de World Trigger (Improvável, mas acredito que é possível), a Shonen Jump pode, infelizmente, largar de vez a mão de Toriko, jogando-o no limbo do esquecimento. 

Décimo lugar para Isobe Isobee Monogatari, tenho que fazer um desabafo, que já fiz a várias edições atrás, acho estúpido esse preconceito que os americanos tem pelo mangá, na edição 47 deste ano o mangá completará 1 ano, e eles não traduziram nem o primeiro capítulo que tem mais ou menos 35 páginas. Podiam fazer um pequeno deste, traduzir o primeiro capítulo ver a recepção do mesmo, ver se é vantajoso traduzir os demais capítulos, mas nem isso estão fazendo. De qualquer modo, falando sobre a posição no TOC, digo e repito, Isobe Isobee tem uma cadeira "prateada" na revista, tendo um grande apoio dos editores e baixas oportunidade de ser cancelado, inclusive sempre fecha a revista. Então para quem gosta do mangá, como eu, relaxa que não será cancelado tão cedo.

Bleach ficou com o décimo primeiro lugar, é... Fazer o que né? Vamos começar a recontagem de quanto tempo Bleach consegue ficar no Bottom, o record anterior foi do mesmo, mais ou menos 30 edições diretas no bottom, sem conseguir sair. Será que desta vez consegue bater este seu próprio record? Acredito que não e torço também para que não bata, mas vamos ver.

E chegamos na última grande surpresa desta edição, e talvez a maior delas, na décima segunda posição, antepenúltimo lugar temos PSI Kusuo Saiki, é super, mas super estranho ver o mangá pegando uma posição assim tão baixa, podemos dizer até aterrorizante. Provavelmente o capítulo em questão deve ter sido MUITO sem graça para os japoneses decidirem não votar no mangá. De qualquer modo em breve o mangá deve voltar as suas posições intermediárias. Sobre um anime para PSI Kusuo Saiki, por ser um gag manga tradicional, como é Isobe e Kochikame, deve demorar ainda um pouco para ganhar anime... Só espero que não se torne um Kochikame da vida que foi ganhar anime só em 1996, sendo que o mangá foi lançado em 1976, 20 anos depois.

As últimas duas posições ficaram com Yoakemono e Mitsukubi Condor, nessa altura do campeonato, é quase impossível um desses mangás se salvarem... Não vejo nenhum dos novatos sendo cancelados com menos de 12 capítulos, no máximo Sporting Salt, mas é improvável, e também não vejo Naruto acabando daqui a 7 ou 8 capítulos, principalmente levando o ritmo lento que Kishimoto esta levando essa luta contra Sasuke... Então, podemos já começar a preparar as lápides desses dois mangás, infelizmente.

Saikyo Jump 4 Pack, Color Page.

Em breve criarei um dicionário para as TOCs, assim quem não conhece bem poderá sempre recorrer aquele dicionário e entender melhor como funciona a revista.

Moromono no Jijou: Bem, quem leu minha análise da Jump NEXT Vol.03 percebeu que eu disse que as chances do mangá ser "serializado" era altíssima, aliás, eu coloquei praticamente como certo. Bem, devo dizer que fiquei surpreso mesmo assim pela rapidez que trouxeram o mangá a revista, eu já sabia que o One Shot foi bem aceito, mas não imaginava que foi TÃO BEM aceito. Provavelmente a Shonen Jump o lançará inicialmente como mini-série, se fizer muito sucesso pode virar até uma série mesmo. Veremos. 

Cadeiras de Ouro: Mangás de Cadeira de Ouro são mangás que são mais ranqueados na revista, por serem de extrema importância - Entre eles temos Kochikame e Hunter x Hunter... Por mais que os dois mangás são colocados no cartãozinho de votos, por isso você pode votar neles, eles não são ranqueados. Significa, votar neles é jogar voto fora.

Cadeiras de Prata: Não, primeiramente não existe cadeira de bronze - Os mangás de cadeira de prata são mangás que são extremamente importante para a revista, e mesmo com posições baixas, não são cancelados. Entre eles temos Bleach, Gintama e Isobe Isobee Monogatari, Bleach por vender muito bem e Isobe por ter entrando na revista justamente com o proposito de ser um mangá para descontrair, sem obrigação de pegar votos, já Gintama é pela sua grande importância na revista. One Piece por ter boas posições, não entra nesse ranking, mas acredito que caso tenha um queda de posição, se tornaria uma cadeira de prata (E se deixasse de ser ranqueado, cadeira de ouro). Os mangás de prata podem ser cancelado ou transferido, mas é bem difícil de acontecer.

Colocações Fantasmas: Um grande exemplo de colocação fantasma é de Kuroko no Basket, por já ter terminado o mangá não é mais ranqueado, mas como o TOC é referente a uma época que o mangá ainda estava na revista, significa que Kuroko no Basket esta sim presente na TOC, e influenciando nas posições, mas esta presente como um "membro fantasma", pois não podemos ver sua posição. O mesmo vale para mangás de página colorida ou mangás ausentes, que não tem suas verdadeiros posições mostradas, mas influenciaram as posições do TOC.

Haikyuu!! poster do Volume 13.

2ch Ratings

Chegamos a análise do 2ch Ratings, relembrando que a votação do 2ch é diferente da Shonen Jump, onde cada leitor vota em seus 3 mangás favoritos, na 2ch, famoso fórum japonês, os leitores devem dar uma nota de 0 à 5 em cada mangá da revista... Após isso, é somado o total de votos, e temos o mangá mais bem "aceito" da Edição.

Edição 43, Cover Sporting Salt (Estréia)
Color Page: Hi-Fi Cluster, Haikyuu!! & PSI Kusuo Saiki

#Posição - Nome do Mangá (Total de Pontos) Média de Votos

#01 - Boku no Hero Academia (193) 3.86
#02 - Hinomaru Zumou (170) 3.40
#03 - Shokugeki no Souma (144) 2.88
#04 - PSI Kusuo Saiki (142) 2.84
#05 - Isobe Isobee Monogatari (141) 2.82
#06 - Juudouzu (136) 2.72 Terceiro Capítulo
#06 - Gintama (136) 2.72
#08 - Haikyuu!! (120) 2.40
#09 - One Piece (115) 2.30
#10 - Ansatsu Kyoushitsu (111) 2.22
#11 - Hi-Fi Cluster (103) 2.06 Segundo Capítulo
#12 - Sporting Salt (99) 1.98 Primeiro Capítulo
#13 - Hontoni wa Nakkatashi (98) 1.96 One Shot
#14 - Mitsukubi Condor (93) 1.86
#15 - Bleach (92) 1.84
#16 - Yoakemono (87) 1.74
#17 - Nisekoi (71) 1.42
#18 - Toriko (67) 1.34
#19 - Kochikame (58) 1.16

FINAAAALMENTE!!! É tetra, é tetra!!! Hinomaru Zumou finalmente saiu do primeiro lugar na 2ch, o impossível aconteceu! O mangá estava virando praticamente o One Piece da 2ch, não saia nunca do primeiro lugar. Quem desbancou foi Boku no Hero Academia, outro mangá que só fica no topo na classificação. Mas no final dos dois ainda estão bem distante do restante, por isso devem continuar por um longo tempo nas primeiras posições, brigando entre sí.

Da quarta posição até a sétima tivemos só mangá de comédias, parece que nesta edição a 2ch estava de bastante bom humor e abraçou de uma vez por toda os mangás de comédia, inclusive Gintama que antes só pegava posições bem ruins, e agora só fica entre os 10 primeiros. Não acredito que essa melhora será refletida no TOC, pois os japoneses não estão muito dispostos a votar semana atrás de semanas em Gintama, mas quem sabe um capitulo podemos ver dando uma bela subida.

Sobre os novatos, Sporting Salt teve uma péssima estréia, já Hi-Fi Cluster piorou bastante sua posição em relação da estréia, o único que deu uma melhora foi Juudouzu, conseguindo uma boa posição, mas semana passada foi muito mal ranqueado - Levando em conta a 2ch acredito que Sporting Salt e Hi-Fi Cluster ficarão nas últimas posições, enquanto Juudouzu ficará escapando do bottom ás vezes, e até conseguindo bons picos de posição, como mais ou menos foi com o mangá anterior do criador, Retsu! Date-Senpai.

Este foi o TOC pessoal, lembrando que próxima semana o TOC sairá na quarta-feira, no mesmo dia que em o site completará 1 ano (da sua nova era), por isso será um presente de aniversário da Shonen Jump para o Analyse It ahaha. Tomará que seja um TOC muito louco com Bleach em primeiro, Condorzinho no TOP 5, One Piece em sexto (Só pelo shock mesmo) e Nisekoi em último (O autor está merecendo uma posição dessas para dar uma acordada e dar um rumo ao mangá).

Gintama, Double Color Page.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

onload='emoticon()'