sábado, 4 de outubro de 2014

Análise: TOC Monthly Jump Square #11/Novembro (Ano 2014).


Happy Birthday, Prince!

Uma edição ambigua - Ao mesmo tempo que Prince of Tennis renova seu voto com a Jump SQ, outros mangás se despedem, podendo nunca mais retornar. E assim continua "a vida" das magazines japoneses, enquanto alguns se renovam, outros de vão. Desculpe Prince, mas desta vez não poderei comemorar ao máximo seus 6 anos de união com a Jump SQ, pois dois grandes mangás nos abandonaram. Vamos ao TOC:

Jump SQ Issue 11 (Novembro) :

Hotel Helheim (Lead Color Page & Nova Série)
01 - To Love-Ru Darkness
02 - Owari no Seraph
03 - Parman no Jounetsuteki na Hibi
04 - New Prince of Tennis (Cover)
Prince of Afterschool
05 - Ao no Exorcist
06 - Gakumon!
07 - 7th Garden
08 - Boku no Manga
09 - Nightmare Funk
Sousei no Onmyouji (Color Page)
10 - Mu and I
11 - Shinai Naru Koroshiya-sama
Gag Manga Biyori (Color Page)
12 - Kono Oto Tomare!
13 - Iiyone! Yonezawa Sensei
14 - Teiichi no Kuni
Claymore (Color Page, FIM)
15 - Embalming 
16 - Te to Kuchi
17 - Talento Funsouki Koppy
18 - Gamma (FIM)

Ausente: Tegami Bachi.

Jump SQ Issue 12 (Dezembro):

Cover: RKD-EK9 (One Shot by Nisio Isin and Obata Takeshi), Nanimade Nara Koroseru? (One Shot by Nisio Isin and Ikeda Akihisa)
Lead Color Page: Sousei no Onmyouji
Color Page: Kono Oto Tomare!, Nightmare Funk, Hotel Helheim, RKD-EK9, Nanimade Nara Koroseru?
Capítulo Especial: Haikyuu!!

Lembrando que a Jump Square é ranqueada por votos, porém não é certo de quantas edições atrás são referidos o TOC, tudo indica que são 2 edições, por isso o TOC desta semana é da edição número 09 - Esta dedução leva em conta que as magazines levam em média 5 ou 6 semanas para contar os votos recebidos. 

Nesta edição tivemos a estréia da comédia de humor negro, Hotel Helheim - O mangá parece bem interessante, e pode ser um grande concorrente para Gakumon!, novo queridinho de comédias da Jump SQ. Por mais que Gakumon tenha uma comédia bem mais light, também aposta em várias piadas de humor negro ao longo dos seus capítulos.

Quem também ganhou página colorida foi Sousei no Onmyouji que vem ganhando tanta página colorida que está até difícil saber seu real desempenho. (A Jump SQ, justamente, esta apostando alto no mangá). Mas acredito que a página colorida mais dolorosa da edição, é sem sombra de dúvida a de Claymore, o mangá após vários anos de publicação diz adeus.

O mangá não teve caminho fácil, sendo na Monthly Shonen Jump em 2001, já havia pego a revista em uma grande crise interna e de público, mas mesmo assim conseguiu se sobressair e fazer sucesso. Só que com o cancelamento da revista em 2007, teve que passar alguns meses desconfortáveis na Weekly Shonen Jump, onde por alguns capítulos teve que controlar o seu conteúdo para que não soasse muito pesado para a revista semanal. No final do mesmo ano, com a criação da Jump SQ ganhou casa definitiva. Nessa edição, teoricamente Claymore estaria comemorando 7 anos de revista, mas não vamos parabenizar o autor, Yagi, por 7 anos de Jump SQ, e sim vamo agradecer por nos entregar essa maravilhosa série... Obrigado Norihiro Yagi e Sentirei saudades Teresa!

Indo a TOC, tivemos o primeiro lugar de TO Love-Ru Darkness, sem duvidas um dos melhores Ecchi da história. Acredito que atualmente o mangá seja o maior pilar da revista, principalmente porque aos poucos Ao No Exorcist esta perdendo espaço para outros mangás como Sousei no Onmyouji e Owari no Seraph - Seria um baque enorme para jump SQ perde o To Love Ru nas próximas edições.

No segundo lugar temos Owari no Seraph, o mangá na edição passada teve seu anime anunciado e daqui em diante deve ter muita atenção da revista - Já foi revelado o estúdio responsável pelo seu anime, e é o mesmo que Shingeki no Kyojin, a WIT Studio, por isso podemos esperar boa coisa vindo por aí! 2015 pode se tornar o ano de Owari no Seraph, ficaremos no aguardo.

Pulando diretamente para o quinto lugar temos Ao no Exorcist, o mangá vem tendo sérias quedas de vendas e também de popularidade dentro da revista, não considero que caíra o bastante ao ponto do mangá seja cancelado, mas para um mangá que já foi considerado pilar absoluta da revista, são péssimas notícias - Isso esta acontecendo pelo fato da autora ter enrolado por muitos capítulos, o que pode até acontecer tranquilamente em um mangá semanal, mas em um mensal não. Atualmente a autora voltou a dar um bom rumo a Ao no Exorcist, mas o dano já foi feito.

Abrindo a zona intermediaria temos Gakumon!, por ser um mangá de comédia é muito ignorado pelo público ocidental (Que não se simpatiza de nenhum jeito com as comédias japonesas), mas no Japão está fazendo um sucesso relativamente alto para um mangá do gênero - Com a nova concorrência que é Hotel Helheim a situação pode ficar mais feia para Gakumon, mas acredito que os dois mangás conseguiram coexistir sem nenhum problema.

Em sétimo temos o 7th Garden... parece até piada, mas não é. Este é o primeiro ranking do mangá que parece que foi bem aceito, o que é bom, já que os japoneses tinham colocado um hype enorme sobre o mesmo, e todo mundo sabe como os hypes são perigosos (vide Stealth Symphony e Hungry Joker) - Se o autor não fizer nenhuma besteira tem um ótimo futuro pela frente, não vejo 7th Garden se tornando um pilar da revista, mas o vejo sobrevivendo por muito tempo no meio da tabela.

Nightmare Funk conseguiu um nono lugar, porém diferente de 7th Garden já temo pelo futuro de Nightmare. Diferente da Shonen Jump que quando o mangá estreia mal, fica mal até o final, na Jump Square a grande maioria estreia com boas posições, e lentamente vai caindo, mais ou menos o que aconteceu com Second Brain, já cancelado. Tenho medo do mesmo acontecer com Nightmare Funk, principalmente por ele ser um mangá que não combina muito bem com o resto da magazine.

Outro que esta sofrendo "mal da SQ" é Mu and I (Décimo colocado), estreou bem, mas lentamente já está caindo de posições, se continuar neste ritmo em poucas edições chega no fundo da tabela e será cancelado, infelizmente. Vamos ver se o autor conseguirá se recuperar, estou torcendo. Mesmo que, serei sincero nunca vi um grande futuro para o mangá.

A grande surpresa desta edição foi na verdade a péssima posição de Kono Oto Tomare!, provavelmente teve um capítulo tão sem graça que nem os fãs votaram. De qualquer modo a Jump SQ já respondeu a baixa posição dando uma página colorida ao mangá, é como eles dissessem: "Não se preocupem fãs, Tomare! ainda vai durar muito tempo na revista, tome essa página colorida como comprovação".

Também nesta edição tivemos a volta de Embalming, mas pelo que tudo indica essas posições são colocadas pelo editores (Como não tenho certeza, deixei ranqueado). O autor tinha dado uma pausa para escrever o especial de dois capítulos de Rurouni Kenshin - Pelo que o autor declarou esta será o arco final de Embalming, por isso podem esperar um arco muito emocionante e elétrico. 

Penúltimo lugar para Te To Kuchi, o autor deve ser irmão do editor chefe da Jump SQ, porque nunca vi um mangá pegar tantas posições ruins, continuar vivo na revista e ainda por cima GANHAR PÁGINA COLORIDA, como ganhou na semana passada - É impossível, nem tenho mais coragem de dizer que o mangá será cancelado, mesmo vendo essas posições péssimas (Lembrando que a Jump SQ tem sim votação, cada leitor vota nos três mangás preferidos da edição). 

Quem dançou nesta edição, surpreendentemente foi Gamma - O mangá veio como uma mini-série, mas pelo seu sucesso teve sua vida alongada, e agora terminou. Muitos dirão que foi fim natural, mas se analisarmos o fato do autor ter alongado a vida do mangá, e ele ter sido terminado quando estava pegando posições péssimas, percebemos que de fato, Gamma foi cancelado. Devemos dizer a adeus ao "One Punch-Man" da Jump Square.

Na próxima edição teremos dois One Shots de Nishio Isin, que inclusive esta lançando One Shot em tudo que é qualquer canto, estou até assustado (Deve estar desesperado procurando o que fazer agora que terminou Monogatari). Estou curioso para saber como são, devem ser muito bons ao ponto de ganhar capa da revista, sinceramente. É isso aí pessoal, amanhã análise da Jump NEXT! Vol.04, não percam!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

onload='emoticon()'