quarta-feira, 8 de outubro de 2014

Análise: TOC Weekly Shonen Jump #46 (Ano 2014).


5 semanas para o fim de uma era.

O adeus. Após vários capítulos desta "saga final", finalmente foi anunciado que faltam somente 5 capítulos para que o mangá de Naruto seja encerrado, pelo menos na Weekly Shonen Jump - Era esperado este final, mas não deixa de ser estranho ver um mangá que acompanho semanalmente a mais ou menos 8 anos, terminando. Sem mais delongas e sentimentalismo, vamos ao TOC:

Jump #46 (11/10):
Naruto (Cover & Lead Color Page)

01 - One Piece
02 - Hinomaru Zumou
03 - Ansatsu Kyoushitsu
04 - Haikyuu!!
Boku no Hero Academia (Color Page)
05 - Toriko
Juudouzu (Capítulo 06)
Shokugeki no Souma (Color Page, 23 pg.)
06 - Nisekoi
Hi-Fi Cluster (Capítulo 05)
Sporting Salt (Capítulo 04)
07 - Gintama
08 - PSI Kusuo Saiki
Moromono no Jiyo (Color Page, Mini Serie, 21 pg. by Shun Numa)
Kochikame
09 - World Trigger
10 - Isobe Isobee Monogatari
11 - Bleach
12 - Mitsukubi Condor
13 - Yoakemono
Hunter x Hunter (Ausente)

#47:
Cover & Lead CP: One Piece
Color Page: Assassination Classroom, Bleach, Boku no Hero Academia


Naruto, Lead Color Page.

Para quem não sabe, nesta edição foi anunciada que o mangá de Naruto será encerrado na Edição número 50, por isso teremos somente mais 5 capítulos - Isso não significa que a história de Naruto será fechada completamente, não mesmo, pois já foi anunciado para dezembro o último filme da saga que abrirá uma "nova era de Naruto", provavelmente esta nova era só existirá nas telonas e nas telinhas, e nunca será passada ao quadrinhos, ou menos que Kishimoto decida continuar Naruto na Jump Square, o que acho improvável, mas possível.

O fim do mangá causará uma mudança enorme na revista - Primeiramente na área dos cancelamentos, era dado praticamente como certo o fim de Mitsukubi Condor e Yoakemono, agora com o fim de Naruto, ao menos que os editores decidam estrear mais 3 novos mangás (Nunca vi três levas consecutivas com 3 mangás, mas pode acontecer), Condor ou Yoakemono poderão se salvar no tão temido cancelamento, mas só um dos dois.

Outra mudança enorme será na distribuição de votos, se Kuroko no Basket já causou um impacto neste sentido, o de Naruto deve ser muito maior - Para onde seus votos serão distribuídos? Bleach poderá se beneficiar com a saída do mangá, podendo ganhar mais votos por ter um concorrendo a menos na área. Mas acredito que o maior beneficiado será Boku no Hero Academia, o novo B-Shounen ascendente. O seu maior problema, é que Boku ainda é muito infantil, já Naruto é bem mais maduro (O normal para B-Shounen começarem bem infantis e depois irem amadurecendo aos poucos), podendo fazer que uma parcela do público não vote. Acredito que a próxima leva teremos no minimo dois B-Shounen estreando para conseguir arrebatar o público de Naruto.

Em questão das páginas coloridas, tivemos uma para Shokugeki no Souma que também ganhou páginas extras, de certeza sua página colorida será muito bonita, Souma nunca decepciona nesse sentido. Também tivemos Color Page para Boku no Hero, que deve ganhar mais CPs nas próximas duas edições, mostrando como os editores da Jump estão jogando todas suas cartas no mangá. E por último, tivemos uma página colorida para a nova mini série, vinda da Jump NEXT! Vol 03, Moromono no Jiyo. Espero que faça tanto sucesso que se torne série, ao menos o One Shot é muito bom (E deve ter sido o mais bem aceito do Volume).

Naruto, Color Page.

Sobre os novatos, Juudouzu foi até bem ranqueado, levando a crer que ao menos o primeiro capítulo teve uma boa posição, deixando os editores animados. As outras séries também tiveram uma boa posição no final das contas, por isso levando em conta as posições, nenhuma delas parece que foi muito rejeitada pelo público. Para Sporting Salt já é uma grande vitória, já que o pessoal estava com as pedras na mão prontos para jogarem no mangaká, caso o mangá fosse "ruim". 

Chegando ao TOC, temos em primeiro lugar One Piece. Estou percebendo um detalhe, nessas últimas semanas Ansatsu perdeu um pouco de força, não conseguindo mais disputar com One Piece do mesmo modo que disputava meses atrás, deste modo One Piece vêem conquistando mais primeiros lugares com facilidade. Mas não é nada desesperado, em Janeiro irá estrear o anime do mangá, por isso é bem provável que ele receba outro boost, um tão grande que pode fazer o mangá superar OP em primeiros lugares. Para mim, 2015 será o ano de Ansatsu Kyoshitsu.

Em segundo lugar temos Hinomaru Zumou, o mangá continua muito bem na revista, conquistando várias ótimas posições. Ao meu ver, para aumentar as venda dos próximos volumes, já que o primeiro foi bem baixo, seria ideal a Shonen Jump dar mais páginas coloridas para Zumou, como esta fazendo com Boku no Hero. Creio eu, que o problema de Zumou é a falta de publicidade interna e esterna, sendo assim um mangá muito bem votado, mas que vende muito mal. Esta é a única explicação que vêem a minha cabeça ao fato de Zumou pegar posições tão altas e vender tão pouco (Menos que Illegal Rare).

Em terceiro lugar temos Ansatsu Kyoushitsu, falando sobre o anime, será produzido pela Lerche, a mesma de Re: Hamatora e Danganronpa... Pelo que eu conheço do estúdio, eles tendem a apresentar um primeiro capítulo muito bem animado, mas depois ter uma leve queda de qualidade, não chega a ficar ruim, como World Trigger, mas não fica uma maravilha aos olhos. Por isso, esperem uma animação competente, bem feita, mas nada de extremamente fantástico. Outro detalhe é que o estúdio nunca fez um anima "Two-Cours", por isso, que dure 22 episódios, o anime que mais durou deles foi Danganronpa, 13 episódios. Acredito que Ansatsu Kyoushitsu será "Two Cours", por isso teremos ver como o estúdio se adaptará a este novo desafio. Boa sorte Lerche, curti demais Danganronpa, por isso estou super ansioso pelo anime de Ansatsu.

Boku no Hero Academia, Color Page.

Quarto lugar para Haikyuu!! que depois de uma ruim posição, pegou uma posição muito boa. O Boost que o mangá levou foi espetacular, o mangá conseguiu vender nesta semana mais que Ansatsu Kyoushitsu, concretizando de uma vez por toda o grande sucesso que foi o anime. Para melhorar, o anime de Haikyuu!!, depois de Love Live, foi o anime mais vendido da sua temporada, vendeu inclusive mais que Mahouka, JoJo Season 02 e No Game No Life, animes que tinham um hype bem maior. É meus amigos, Kuroko no Basket pode ter indo embora, mas com Haikyuu!! na parada, a Shonen Jump não sentirá saudades.

Quinto lugar para Toriko, sem anime, sem capa, sem página colorida, sem o mínimo de publicidade, o mangá está indo até bem. Mas não vejo Toriko sobrevivendo por mais muito tempo, esta pegando de forma mais constante posições ruins, indo cada vez mais ao bottom... 2015 será um ano muito difícil para Toriko, onde o autor terá que por sí só reerguer a série, sem ajuda da Shonen Jump que decidiu não publicizar mais o mangá. Será um grande desafio para Shimabukuro, mas ele já demonstrou que consegue fazer ótimos capítulos, e pode conseguir sobreviver.

Em sexto tivemos Nisekoi que deu uma bela subida. Olha, um mangá que adotou a mesma estratégia de Nisekoi dos Fillers infinitos foi Beelzebub - E todo mundo sabe como foi o final trágico do mangá, sendo cancelado sem o autor poder fechar várias pontas abertas, já que o pessoal dropou em massa a obra, fazendo as vendas caírem rapidamente (E também as posições no TOC). O mesmo pdoe acontecer com Nisekoi, quando o público perceber a enrolação, é bem capaz que aconteça um abandono em massa, fazendo as vendas caíram de forma bruscas. A segunda temporada do anime esta vindo aí para ajudar o mangá a sobreviver por mais tempo, mas não acho que o mangá passa de 2016, sinceramente.

Sétimo lugar para Gintama e oitavo Lugar para PSI Kusuo Saiki - Percebo que os mangás de comédia nessas últimas edições tiveram um desempenho um pouco fraco. Tanto Isobe, Gintama e PSI não estão conseguindo boas posições, não acredito que seja porque o público esta dropando as comédias, acredito que seja mesmo pelo fato de não estarem tão engraçados, por isso um acaso explicável todos estarem tão baixo... Em breve Isobe e PSI devem dar seus tradicionais "picos", já Gintama se estabeleceu no fundão e ali provavelmente deve ficar.

Shokugeki no Souma, Color Page.

World Trigger ficou na nona colocação, e é o primeiro mangá do bottom desta vez - Estreou o anime neste Domingo, para quem ainda não viu, recomendo assistir, já tem legendado em português. Olha, a qualidade da animação está horrível, mas isso já era esperado, chegou a incomodar muito a qualidade da animação, várias cenas dava a impressão que tinha "frames" faltando no mangá. Alguns momento a direção foi bem falha, colocando transições de cenas ruins e algumas músicas de trilha sonora que não combinaram com a cena. Mas a adaptação pelo menos foi muito fiel a obra original, respeitou o ritmo da mesma e também nos entregou uma música de abertura muito boa.

Acredito que World Trigger será uma anime focado mais para o público infantil, o que já era esperado vindo da Toei, um estúdio tradicionalmente feito para a família. O público hardcore do mundo dos animes e o público adulto em geral, mas que não acompanha intensamente os animes, não deve curtir muito o anime de World Trigger, pelo seu estilo de humor e principalmente pela sua animação de péssima qualidade. Vamos ver como se sairá as vendas dos volumes pós anime.

Décimo  lugar para Isobe Isobee Monogatari, esse aí eu não vejo ganhando um anime tão cedo, tem tudo para ser um Jaguar da vida, que termina sem ter anime. Decimo primeiro lugar temos Bleach, já é esperado Bleach conquistar baixas posições, então não é uma surpresa... Quem sabe como fim de Naruto a situação não mude.

E os dois últimos lugares ficaram com Yoakemono e Condor que ficam trocando de posições. Um dos dois podem se salvar com o fim de Naruto, eu apostaria em Yoakemono, mas ao meu ver é 50% de chance para um, e 50% de chance para outros, vai depender de quem os editores decidam salvar. Ao menos que os editores decidam simplesmente estrear 3 mangás, assim se livrando dessas duas almofadas (Gosto de Condor e Yoakemono, mas sejamos realistas, não servirá de nula ser salvo agora, continuará nas últimas posições de qualquer modo).

Moromono no Jiyo, Color Page.

2ch Ratings

Chegamos a análise do 2ch Ratings, relembrando que a votação do 2ch é diferente da Shonen Jump, onde cada leitor vota em seus 3 mangás favoritos, na 2ch, famoso fórum japonês, os leitores devem dar uma nota de 0 à 5 em cada mangá da revista... Após isso, é somado o total de votos, e temos o mangá mais bem "aceito" da Edição.

Edição 44, Cover World Trigger 
Color Page: Sporting Salt, Nisekoi & Terra Formars.
Ausentes: Hunter x Hunter & One Piece

#Posição - Nome do Mangá (Total de Pontos) Média de Votos

#01 - Boku no Hero Academia (143) 3.67
#02 - Hinomaru Zumou (134) 3.44
#03 - Gintama (128) 3.28
#04 - World Trigger (113) 2.90
#05 - Isobe Isobee Monogatari (106) 2.72
#06 - Terra Formars (104) 2.67 Capítulo Especial
#07 - PSI Kusuo Saiki (101) 2.59
#08 - Mitsukubi Condor (97) 2.49
#09 - Haikyuu!! (95) 2.44
#10 - Juudouzu (93) 2.38
#11 - Shokugeki no Souma (92) 2.36
#12 - Kochikame (89) 2.28
#13 - Naruto (83) 2.13
#14 - Yoakemono (82) 2.10
#15 - Bleach (74) 1.90
#16 - Ansatsu Kyoushitsu (65) 1.67
#17 - Sporting Salt (64) 1.64 Segundo Capítulo
#18 - Hi-Fi Cluster (58) 1.49
#19 - Nisekoi (49) 1.26
#20 - Toriko (43) 1.10
#21 - Gentle-Kun (33) 0.85 One Shot

Mais uma classificação da 2ch, Boku no Hero Academia consegue manter seu primeiro lugar, mas a grande surpresa desta edição foi de fato a grande melhora de Gintama, que vai conquistando o coração frio da 2ch, que já haviam colocado o mangá nas últimas posições. Acho difícil essa melhora se refletir também na TOC, mas estou torcendo para que isso aconteça.

A maior surpresa foi a melhora de Mitsukubi Condor, a 2ch gostou muito desse capítulo, assim a maioria dando notas altíssimas. É outro caso que será dificil que a melhora também aconteça na TOC, mas não custa nada sonhar né?

E sobre os novatos, bem, Juudouzu foi de fato o mais bem aceito, acho que poderá se tornar um Soul Catcher (S) da vida no máximo. Já os demais mangás, Hi-Fi Cluster e Sporting Salt, e tudo indica que essas ruins posições serão refletidas no TOC.

Aniversário de 1 ano do Analyse It

Não podia ser momento mais perfeito para o Analyse It completa 1 ano... Em 8 de Outubro de 2013, decidi renascer um antigo projeto que eu tinha, um blog de análise de mangás. Juntamente com um amigos, escrevemos por tempo análises de Naruto, One Piece, Toriko, Bleach e Fairy Tail. Além da análise do TOC escrita por mim, e outras matérias. Mas infelizmente fomos desanimando, ao ponto de largar o site, isso no começo de 2013 (Tínhamos começa o projeto em Outubro de 2013, e duramos até Março de 2013, pouco tempo).

Mas no dia 8 de Outubro, eu li um capítulo de Naruto e fiquei revoltado, e decidi renascer o blog, sozinho, para escrever uma opinião sobre o mangá Naruto, não deu outro, escrevendo aquela análise, lembrei porque eu tinha criado o Analyse It - Eu criei o Analyse It porque, acima de tudo, eu gosto de escrever sobre o mundo dos mangás.

Deste modo, decidi sozinho continuar esse projeto. Sim, abandonei as minhas reviews semanais de Naruto, mas não larguei mais o site, pois simplesmente, ele agora faz parte de mim, e agradeço a todos os leitores por me apoiarem nessa empreitada fantástica. Gostaria também a agradecer a todos meus amigos que não são mais escritores, mas continuam me apoiando e dando ideia para o Analyse It. Pretendo um dia abrir vagas para outros redatores, mas isso, deixamos para o futuro.

Promoção, Sorteio de uma Shonen Jump.

E como prometido, em comemoração a 1 ano dessa nova era do Analyse It, teremos DOIS EVENTOS - O primeiro é o habitual, mas tão especial sorteio da Shonen Jump. Se o Analyse It ressurgiu por causa de Naruto, nada melhor que sortear ESTA edição, número 46 da Weekly Shonen Jump, que tem como capa, claramente, Naruto. O sorteio será no mesmo esquema que o anterior, por isso através do Sorteie-me do Facebook, e será aberto neste sábado (E será fechado dia 18 de Outubro, por isso vocês tem 1 semana para participar).

Stories Magazine.

Mas a outra surpresa, é bem mais emocionante - Guardei este projeto para este momento. O projeto é: Uma Magazine Digital de Histórias, chamada de Stories Magazine.

Calma... Calma, não é uma Magazine de mangás, e sim uma Magazine GRÁTIS onde será publicado quinzenalmente várias histórias escritas por pessoas diversas, como fossem uma Weekly Shonen Jump, porém com histórias escritas. Na mesma revista também teria outras análises minhas sobre vários mangás, e dicas de mangás que tu poderão ler, mas isso seria secundário perante as histórias quinzenais e os contos.

A revista além disso seguiria o mesmo estilo da Weekly Shonen Jump, por isso terá um TOC para o pessoal votar, e a ordem das histórias da revista será escolhida através do TOC. Os menos votados, serão cancelados, mas daremos a possibilidade do autor continuar através de Fóruns, assim o leitor poderá continuar lendo a história, mesmo não estando mais na revista (Linkaremos os fóruns e tudo mais). E por fim, com o cancelamento dessas séries, estrearemos novas... Infelizmente cancelar algumas histórias é um mal necessário.

 Mas para esse projeto dar certo, precisarei da ajuda de vocês! Primeiramente, postarei abaixo um questionário para vocês responderem, para eu ver se vale a pena ou não criar a Magazine. E depois, também preciso que vocês mandem a suas histórias, isso mesmo, vocês poderão participar da Magazine.

É simples, você tem que mandar no máximo os 3 primeiros capítulos da sua história (Caso for um conto, todo o conto), eu irei ler, e te darei a resposta do que achei. Caso eu tenha gostado muito, poderá participar da nossa Magazine. O ideal seriam entre 8 à 12 histórias na revista, por isso tem vagas de sobra. Mandem suas histórias para o email abaixo:

analyseitblog@gmail.com

E irei dar em no máximo 2 dias, o meu Feedback sobre a história. Mas também, não se esqueçam de responder o questionário abaixo:

Questionário sobre a Magazine.

Atualização 01: Ranking Oricon postado na área dos comentários, já que o Post já havia ficado muito grande, e o Ranking é gigantesco.

Atualização 02: SEQUENCIA DE KUROKO NO BASKET ANUNCIADA - Isso mesmo, KnB vai ganhar uma sequência, mas agora na Jump NEXT!, por isso será Bimensal os capítulos. Uma boa notícia para os fãs do Mangá. O primeiro capítulo sairá no Volume 6, Dezembro.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

onload='emoticon()'