terça-feira, 7 de outubro de 2014

Análise detalhada da Jump NEXT! Vol.04 (Ano 2014).


Onde os mortos renascem.

*O link de download desta edição da Jump NEXT, para quem quiser baixar estará na área de comentários. No mesmo link vocês também poderão baixar a raw das três edições anteriores da revista.

Para quem ainda não sabe, a Jump NEXT! é um spin-off da Weekly Shonen Jump que serve para abrigar alguns mangás que foram cancelados da Shonen Jump, mas principalmente serve para divulgar novos mangás, através de One Shots, que um dia podem se tornar uma série na Shonen Jump. Exemplo de mangás que saíram primeiro como One Shot na Jump NEXT! são: Stealth Symphony, Tokyo Wonder Boys, Hinomaru Zumou, iShoujo e o caso mais atual que foi um One Shot lançado na edição passada, que inclusive foi coberta pelo Analyse It, Momorono no Jijou.

Esta edição seguiremos o mesmo estilo das duas análises anteriores - Comentarei inicialmente as três séries da revista, por isso Soul Catcher (S), Mamono Kanteishi e Beelzebub, respectivamente. E depois comentarei cada One Shot votável da revista. Nesta análise não somente darei a minha opinião, como também irei dizer como foi a recepção do mangá de acordo com os fóruns japoneses em geral. Vamos lá, comecemos com:
Soul Catcher, Capítulo 57.


Tenho um carinho por Soul Catcher (S), torcia muito para o mangá conseguir sobreviver na Shonen Jump até conseguir um anime, mas vendo a revista atual, bem concorrida, percebo que isso era impossível - Para nossa alegria os editores da Shonen Jump também tiveram uma consideração enorme sobre o mangá, preferindo-o transferir-lo para a Jump NEXT! que de fato simplesmente cancela-lo. Uma escolha sábia, e que agradou muita gente.

O seu capítulo de estréia na sua nova casa, deu continuidade ao capítulo 56, logicamente, mas acredito que o autor deu uma modificada para funcionar mais no estilo bimestral da revista - O capítulo foi bem emocionante, com várias metaforas legais e com uma batalha musical bem, mas bem interessante. Soul Catcher demonstrou que esta em forma para a revista.

Não acredito que o mangá durará muito tempo na revista, por ser bimestral teríamos somente 6 capítulos ao ano - O que seria inaceitável para qualquer mangá (Excluindo Hunter x Hunter). Prevejo Soul Catcher em no máximo 1 ano sendo encerrando. Essa mudança de revista foi mais um modo do autor fechar de forma satisfatória o mangá.

Nota: 5/5

Mamono Kanteishi, Capítulo 02.


O segundo capítulo segue em um ritmo bem mais lento comparado ao primeiro, ao meu ver foi uma decisão acertada por parte do autor, assim ele consegue desenvolver melhores os personagens. Este capítulo foi mais focado em 1 objeto, o "óculos mágico" que faz tudo parecer mais bonito, mais ou menos o óculos de Pyro em Team Fortress 2.

O capítulo foi todo bem desenvolvido, e também dá uma lição ao leitor. Repito o que eu disse na análise passada, Mamono Kanteishi merecia ser serializado na Weekly Shonen Jump, seriamente acredito que poderia dar muito certo. Uma pena ter sido serializado em uma revista menor como Jump NEXT!

Nota: 5/5

Beelzebub NOT, Capítulo 03.


O que falar de Beelzebub NOT? O autor está com o "mal de Nisekoi"... Estes capítulos de Beelzebub NOT são tão inúteis para a história, mas tão inúteis que chega a dar raiva. Preferiria mil vezes que o autor simplesmente terminasse o mangá no capítulo 240, ainda na Shonen Jump.

Desculpa para quem está gostando dessa nova direção de Beelzebub, mas eu estou simplesmente, mas simplesmente odiando. É uma inutilidade atrás da outra, eu que gosto tanto da série, fiz questão de no seu final cobrir os capítulos finais aqui no site, fico mal em ver esta sequência de fillers inúteis. É triste, muito triste o rumo que Beelzebub NOT esta tomando.

Nota: 0/5


One Shots Levados a Votação:


Manterei o mesmo esquema das duas análises anteriores, não comentarei os mangás por ordem de preferencia, e sim na ordem em que eles foram publicados na Magazine. Nesta edição eu estarei novamente traduzindo os nomes dos mangás para o "romanji", como fiz na edição número 03... Assim vocês podem saber como se pronuncia o nome do mangá também.

Nesta edição o One shot que levou página colorida, por ser do mesmo autor que Koi no Cupid, por isso um autor veterano não será levado a votação, mas mesmo assim irei comenta-lo, pois se estar na Jump NEXT! tem grandes chances de ser serializado. Sem mais delongas, vamos a mais uma longa análise detalhada da Jump NEXT!

Ishi Tsuki-kun to Haren Gen-San (石月くんと晴原さん)


Sinceremante achei o mangá bem interessante, por ser bastante equilibrado - É uma história de romance bem simpática com um boa dose de ecchi e comédia. O One shot foi bem coeso e conseguiu em poucas páginas desenvolver bem os personagens.

O seu único problema é que é raro um mangá de romance, sem ser harem como Nisekoi, dar certo na Weekly Shonen Jump - Não é impossível, mas é raro. Acredito que Ishi Tsuki-Kun teria o mesmo fim de Hime Doll caso fosse serializado. Mas mesmo assim, gostei do One shot.

Nota: 4/5
Chance de Serialização:
Medianas. Foi bem aceito pelo japoneses, mas outros one shots muito mais bem aceitos. Deste modo pode tranquilamente se tornar uma série, como também pode ser totalmente ignorado pela Shonen Jump. É 50%.

Birdman


Não funcionou. Birdman é aquele estilo de comédia non-sense que ou você ama, ou você odeia - O problema é que as cenas de non sense do mangá não foram nem um pouco engraçadas, e aquele gato alado, ao estilo Sakura Card Captor também não funcionou. Nenhuma piada chega ser fluída ao longo do One Shot.

No final, Birdman tinha até uma boa ideia, sempre gostei dessa coisa do super herói trapalhão com um poder extremamente tosco e ineficiente, mas foi extremamente mal executado, nos entregando um One Shot sem graça, TOTALMENTE sem graça.

Nota: 0/5
Chances de Serialização: Baixíssimas. O one shot foi muito, mas MUITO mal aceito pelos japoneses - Na 2ch mesmo os membros apedrejaram o mangá, alguns consideraram de longe um dos piores One shots que já passaram na Jump NEXT! Ao menos que a Shonen Jump enlouqueça, Birdman não será serializado.

Hissatsu NO (必殺の)


Até agora não tivemos nenhum Battle Shounen propriamente dito, o que é muito estranho - Hissatsu No foi o mangá que mais se aproximou do genero,  e tem uma história bem legal, mesmo que tem alguns detalhes da história que eu simplesmente não consegui captar no One Shot.

Legal, lógico se levarmos o mangá mais ao lado cômico, como deve ser interpretado, mais ao estilo Beelzebub que de fato a uma obra estilo Naruto. De qualquer modo, Hissatsu no é um bom one shot, mas que não consegue chamar atenção de ninguém... é somente "bom".

Nota 3/5
Chance de Serialização:
Medianas. Então, a obra foi até bem aceita, teve poucas pessoas que odiaram ela... O seu problema é o mesmo de Ishi Tsuki-Kun, não conseguiu chamar atenção o suficiente para que o pessoal vote no One Shot, deste modo acredito que pegará pouquíssimos votos e não será serializado. 

Tenba no Tenis (天馬のテニス)


Não, não é um mangá sobre samurai, ao estilo Mutou Black - O mangá conta a história do personagem principal Tenba que vive no interior do Japão, e vêem de uma família tradicional. Tenba sempre foi fã de tênis, e quando é mandando para uma escola grande, longe de casa, vê a oportunidade de praticar o seu esporte.

Ao meu ver a ideia do mangá é muito interessante, um tenista que usa suas habilidades de Samurai para ganhar suas partidas. Talvez o problema deste one shot: O one shot é muito exagerado, foge totalmente da realidade do esporte, o que para mim não foi um problema, mas este fator afasta muito leitores, inclusive foi um dos grandes motivos da 2ch rejeitar o mangá. De qualquer modo, se o mangá se dispõe a ser exagerado e fora da realidade desde o inicio não vejo nenhum problema, abraço a causa e me embalo com os "super poderes" que nascerão ao longo do mangá. 

Nota: 4/5
Chance de Serialização: Baixas. Não foi muito bem aceito, mas deu levando em conta o destaque que os editores deram ao mangá nesta edição, digo que eles tem uma grande "vontade" em serializado, por isso acredito que podemos ver este one shot sendo publicado na Shonen Jump em breve, para um segundo teste de popularidade. Ser serializado diretamente sem outros testes é difícil, mas não impossível.

Kore ya Kono (これやこの)


O mangá mais bem aceito da revista analisando sites e fóruns em geral, e foi a segunda mais bem aceito pela 2ch. A história do mangá bem interessante, e o seu protagonista é o ponto forte absoluto da série - Podemos dizer que ele é o protagonista de "Mitsukubi Condor" com nanismo. É extremamente bizarro, e bem, mas bem misterioso.

O mangá consegue simular muito bem a atmosfera do Japão feudal, e ainda por cima nos entrega uma boa dose de humor. Ao meu ver o ponto fraco do mangá é a sua violência, não é que eu não tenha gostado, gostei bastante, mas pode sofrer muita rejeição do público, que tente a não gostar destes mangás muito violentes, ao estilo "gore", como foi por exemplo Yoakemono. Mangás com muita violência funcionam mais na Young Jump. De qualquer modo, coloco fé em Kore ya Kono.

Nota: 5/5
Chances de Serialização: Altíssima. Foi muito bem aceito em todos os lugares, por isso tem grandíssimas chances de ser serializado. O que pode evitar sua serialização é justamente a violência, a Shonen Jump pode ficar com medo de transformar-lo em série por ser violento demais.

Chikawa Western


Foi impossível para mim ler o mangá e não lembrar do One shot vencedor da Shonen Jump Manga Competition, El Viento Del Norte do tailandês Niu Zai. Logicamente, os mangás são totalmente diferente, mas os dois tratam da mesma temática, velho oeste.

O mangá é interessante, tem uma batalha muito emocionante que conseguiu me cativar. O seu problema é que as cenas de humores colocadas não foram engraçadas, e tem vários momentos que o traço do autor foi muito falho (mal desenhado), quebrando totalmente o clima do mangá. Tem ainda muito para melhorar, mas foi um bom one shot.

Nota: 3/5
Chance de Serialização: Medianas. Por mais que na 2ch o mangá não foi muito bem aceito, tendo uma média bem baixa, analisando outros sites e fóruns, percebi que vários japoneses gostaram do mangá, não sei se gostaram o suficiente ao ponto de votar, mas ao menos deram uma boa recepção a obra. 

Saishuu Heiki Kon-Chan (De: Tomohiro Hasegawa)


Do mesmo criador de Koi no Cupid, o mangá não será levado a votação, mas acho importante comenta-lo. A série foi muito bem aceita na 2ch, a grande maioria gostou bastante do mangá, mesmo que o fato de ser de um autor veterano influenciou muito na votação.

O One shot é engraçado, diferente de Birdman que aposta no non-sense e falha, Saishou Heiki Kon-Chan apostou no estilo e conseguiu acertar perfeitamente. O protagonista parece uma criança boba, mas quando descobrimos que é um androide psicopata faz tudo ficar ainda mais hilário. O mangá é garantia de risadas do começo ao fim, e ao meu ver, tem grandíssima chances de ser serializado. O simples fato de ganhar página colorida já demonstra que os editores tem grandes planos para o mangá.

Nota: 5/5
Chances de Serialização: Altíssimas, foi muito bem aceito pelo público em geral, não somente na 2ch, por isso tem tudo para se tornar uma série, é o favorito a ser serializado da edição - Mas logicamente, caso os três capítulos iniciais que ele apresenta ao editor não forem bons o suficiente pode ser que a Jump abandone o mangá (Lembrando que o autor deve apresentar três capítulos para os editores para que a série ganhe o sinal verde da serialização).

Noroi noroi no banpei (呪呪の番兵)


O mais bem aceito na 2ch. Noroi Noroi no Banpei tem grandíssimas chances de se tornar uma série, pois além de ser um B-Shounen, tem um traço magnifico, cenas extremamente bem desenhadas e artísticas, personagens interessantes, boas lutas e uma história interessante. É um pacote completo em um mangá.

Sinceramente, não consigo ver Noroi Noroi não sendo serializado, ao menos que os três capítulos iniciais sejam bem ruins, fazendo os editores mudarem de ideia, mas acho bem improvável isto acontecer levando em conta a qualidade do One Shot. Gostei muito do produto, e fiquei curioso em conhecer mais sobre o mangaká, porque de fato, ele tem um ótimo traço.

Nota: 5/5
Chance de Serialização: Altíssima. O mangá foi muito bem aceito, principalmente na 2ch que tende a ser o público mais rígido. Então acredito que poderemos ver em breve um One shot do mangá na Shonen Jump, ou até mesmo um anuncio de serialização. Estou bem esperançoso em relação a Noroi Noroi no Banpei.

Mai Hana Waurudo (まいはなワールド)


Então, o mangá foi até bem aceito na 2ch (Nada de fantástico, mas teve uma boa aceitação), tendo um bom grupo de pessoas que gostaram da obra. Mas vou ser sincero, comigo não colou - Já temos um mangá com temática parecida na Jump Square, que é Koppy-San (Comédia relacionada a criação de mangás), e também não acredito em ver a obra funcionando muito bem no estilo de publicação da Shonen Jump.

Digo, em uma Jump Square talvez até daria certo, mesmo que por ter um mangá com a mesma temática se torne impossível a serialização, mas na Shonen Jump acho bem dificil um mangá de comédia curta NESTE ESTILO funcionar. Então, por mais que foi bem aceito, vejo futuro.

Nota: 2/5
Chance de Serialização: Baixas. Ao menos que a Shonen Jump procure se inovar um pouco ou o autor decida mudar o estilo do mangá, não vejo esta Mai Hana Waurudo se tornar uma série na Weekly Shonen Jump - Talvez até uma mini-série como por exemplo, Gentle-Kun se tornou, mas série propriamente dita, não acredito que se torne.

Hito Rou Yuugi (人弄遊戯)


Yuugi é um one shot medíocre. Não é ruim, é simplesmente medíocre, o que para uma competição de One shot, onde esperamos algo novo e emocionante, é um ponto negativo gigantesco - Yuugi não tem NADA de especial, o poder do protagonista, homem lobo, não é criativo. Os personagens não são interessantes, repito, é tudo medíocre neste mangá.

Para piorar, tu pensa, pode ser sem nenhuma inovação no one shot, mas pode ter lutas boas não é? Errado. Tu espera por todo o one shot que algo de emocionante aconteça, mas não acontece nada. A obra não vai para lugar nenhum. Não vejo futuro em Hito Rou Yuugi.

Nota: 1/5
Chance de Serialização: Baixíssima. Foi muito mal aceito pelo público em geral, por isso acredito que a obra deve cair na zona do "esquecimento total"... Se tornará mais um one shot da Jump NEXT! que ninguém lembrará que existiu.

Virile Beauty


Beleza Viril (Parece nome de algum mangá Yaoi), é um BIG NO. Simplesmente o mangá não funciona, é sem graça, muito sem graça. Este protagonista que devia ser "delicado e bonito, mas no final se demonstra um forte lutador que mete a porrada no bruta monte" não funciona. Não faz rir.

Deste modo Virile Beauty não deu certo, entra naquele grupo de comédia que tenta ser engraçado, mas não consegue - Acho que o mangá dá errado principalmente porque a própria temática não é interessante.

Nota: 1/5
Chance de Serialização: Baixas. Por muitos o mangá foi bem rejeitado, mas teve gente que gostou da obra - Deste modo ele pode receber votos dessa minoria, e conseguir até uma boa posição, como um sexto ou sétimo lugar, pois tem muitos mangás que foram até bem aceito, mas está na cara que o pessoal não vai votar, diferente de Virile que foi muito rejeitado, mas tem um grupo de pessoal que vão votar. Mesmo assim, foi muito mal aceito, não acho que terminará sendo serializado. 

Dreams Museum (夢館)


E encerramos a nossa viagem pela Jump NEXT! Vol.04 com uma obra sobre "sonhos" - Dreams Museum é uma obra bem interessante, que conseguiu me chamar atenção pelo jeito que o autor leva história - Primeiro apresentando o personagem, e seus conflitos, para depois ir adicionando os pouco o elemento de terror.

Para afim, no final temos uma revelação, e a redenção da protagonista. O grande problema do one shot é que ele é muito fechado, mas muito fechado mesmo, não consigo vê-lo virando série. E talvez seja esse o objetivo, é só um One shot mesmo. 

Nota: 4/5
Chance de Seralização: Acho que é um One Shot fechado mesmo, sem objetivo de ser serializado, então eu digo que são baixíssimas, mas caso o autor tenha em mente de continuar com novos casos, pode se tornar "medianas", por ter sido bem aceito.

Considerações Finais:

Esta Jump NEXT! teve um foco muito menor no B-Shounen, demonstrando que a Shonen jump não está mais tão desesperada pelo estilo. E foi por isso que tivemos tão bons mangás no estilo... No final, acredito que três mangás são favoritos para se tornarem séries:

- Kore Ya Kono
- Saishuu Heiki Kon-Chan
- Noroi Noroi no Banpei.

Mas raramente devemos lembrar que agora que a revista virou bimestral, é bem provável por ter vários outros one shots das antigas edições e das próximos que somente uma delas se torne série - Logicamente, outros mangás da revista, que foram bem menos aceito, mas tem apoio dos editores, podem se tornar uma série, mas acredito que o escolhido para se tornar uma série da Weekly Shonen Jump será um desses três mangás (Se tivermos sorte, até dois). 

É isso, e até a próxima! Este mês já sai o volume 05, mas só irei fazer a review quando tiver já a raw na internet para ser baixado. Para quem ainda não leu as minhas outras análises da Jump NEXT, link abaixo:

Jump NEXT! Vol.02
Jump NEXT! Vol.03

Nenhum comentário:

Postar um comentário

onload='emoticon()'