quinta-feira, 16 de outubro de 2014

Análise: TOC Weekly Shonen Jump #47 (Ano 2014).


A bizarrice do Halloween chegou na Jump.

É por isso que eu simplesmente amo acompanhar o TOC, depois de várias semanas com uma classificação relativamente normal, porém interessante, esta semana tivemos uma classificação bombástica, espetacular, de deixar muitos de boca aberta. Não vou mais enrolar, vamos diretamente a classificação:

Jump #47 (20/10):

One Piece (Cover & Lead Color Page)
01 - Hinomaru Zumou
02 - Shokugeki no Souma
Ansatsu Kyoushitsu (Color Page)
03 - Naruto

04 - Gintama
05 - Haikyuu!!

Sporting Salt (Capítulo 05)
06 - Nisekoi

Boku no Hero Academia (Color Page)
07 - Toriko

Hi-Fi Cluster (Capítulo 06)
08 - PSI Kusuo Saiki

Bleach (Color Page)
09 - Isobe Isobee Monogatari

Juudouzu (Pré-Rank/Capítulo 07)
Kochikame
Moromono no Jiyo (Mini Série, Capítulo 02)
10 - World Trigger
11 - Yoakemono
12 - Mitsukubi Condor
Ausente: Hunter x Hunter.

#48
Cover & Lead Color Page: Hinomaru Zumou
Color Page: Haikyuu!! & Isobe Isobee Monogatari (Aniversário 1 ano)
Fim: Moromono no Jiyo



One Piece, Lead Color Page.

Em clima de Halloween tivemos um Table Of Contest simplesmente bizarro e fantástico. Mas primeiramente vamos falar dos mangás não ranqueados, que também nos deram dados interessantes. Bela capa de One Piece, Oda sempre consegue nos surpreender com suas capas, sempre trazendo temáticas divertidas e saindo da "mesmice". Outro mangá que trás sempre uma boa variedade é Ansatsu Kyoushitsu, estou na espera de uma nova capa do mangá, a última foi na edição 31.

Ansatsu pode não ter ganho uma capa, mas pelo menos juntamente com Boku no Hero Academia e Bleach ganhou uma página colorida, que também deve ser muito interessante. Estou curioso em ver a página colorida de Boku também, já que o mangá até agora não decepcionou em nenhuma. Já a de Bleach, bem, ultimamente Kubo não esta muito criativo nessas coisas, mas pode nos surpreender.

Em relação aos novatos, Sporting Salt foi até bem ranqueado pelos editores nesta semana, e isso acontece justamente no capítulo 05, onde teoricamente (foco no teoricamente, pois é uma teoria mesmo) os editores finalmente tem o dado da votação do primeiro capítulo, é uma boa notícia. Hi-Fi Cluster está na média, mas quem ficou mal mesmo foi Juudouzu, o seu pré-rank foi péssimo, muito parecido com o de Yoakemono, me levando a crer que o mangá talvez não foi tão bem aceito. Lembrando que Juudouzu foi o mais bem aceito na 2ch.

Ansatsu Kyoushitsu, Color Page.

Em primeiro lugar temos Hinomaru Zumou, o mangá de Sumô finalmente voltou ao primeiro lugar, dando um soco nos gringos que simplesmente não queriam acreditar em seu sucesso. Mas o "espancamento" de Hinomaru não parou por aí, o mangá além de dar um soco no estomago dos gringos, depois deu um belo tapa na cara, já que na próxima edição ganhará capa e página colorida de abertura, vamos ver se finalmente esses "incrédulos" aceitaram a realidade que o mangá de sumô está fazendo sucesso. Estou muito feliz com esse resultado do mangá, já que é uma obra muito bem articulada e merece o destaque que vêem ganhando - Logicamente na próxima edição faremos um TOC especial, no mesmo estilo da análise do TOC 26, onde estreou Zumou. Para quem não leu ou não lembra, vale a pena ler.

Segundo lugar para Shokugeki no Souma, após várias semanas ficando com posições boas, porém abaixo do esperado se levarmos em conta a magnitude do mangá, Souma surpreende a todos com um belo segundo lugar. Este capítulo ranqueado foi o "pré-combate", onde Souma finalmente chega na arena para a batalha culinária (Não digo contra quem para evitar spoilers), por isso podemos esperar a partir da próxima semana uma possibilidade real do mangá pegar um primeiro lugar. Sobre o anime, continuo acreditando que ele será anunciado na edição número 52 juntamente com o aniversário de dois anos do mangá.

Terceiro lugar para Naruto, conseguiu conquistar uma boa posição, nada de especial - Para quem ainda esta em dúvida sobre a continuação da série, é provável que este novo grandíssimo projeto que será revelado neste site, seja a continuação do mangá através o anime, como aconteceu com Dragon Ball GT. O mangá em si deve ser encerrado (Temporariamente, podendo voltar em outra revista ou definitivamente) na edição número 50, em novembro. Recomendo vocês lerem o meu artigo onde comento sobre para quais mangás os votos de Naruto podem migrar, criei uma "reflexão" próprio disso porque acredito que é um tema importante e que merecia uma matéria a perte., para lê-lo clique aqui

Boku no Hero Academia, Color Page.

Em quarto temos... OMG! Isso sim que foi uma grandíssima surpresa. Já não bastava termos a alegria de ver Hinomaru Zumou em primeiro e Shokugeki no Souma em segundo, TEMOS A MELHOR SURPRESA DA DÉCADA (Exagerado), Gintama conseguiu pegar o quarto lugar! O mangá não conseguia uma posição tão boa há uma dezenas de edições, e fico tão feliz, mas tão feliz em vê-lo de volta no TOP 05. Logicamente, o fato de não ter três mangás do topo ajudou muito Gintama (Na verdade, a ausência de One Piece, Ansatsu Kyoushitsu e Boku no Hero ajudou a quase todo mundo), mas não deixa de ser muito satisfatório ver Gintama no quarto lugar, na frente de mangás fortíssimo como Haikyuu!!, PSI e Toriko. Espetacular!

Falando em Haikyuu!! o mangá ficou em quinto lugar e decepcionou um pouco... Sua posição não foi ruim, podemos dizer que foi "dentro da média", porém devo assumir que o mangá tinha potencial de pegar um primeiro lugar por causa da ausência dos três "gigantes" (Coloco Boku no Hero como gigante mesmo ainda não sendo, porque sua média de posições nas últimas edições foram mais altas que as dos demais mangás, só não superando One Piece e Ansatsu Kyoushitsu). A edição ranqueado neste TOC foi a número 40, a última edição com a participação de Kuroko no Basket, por isso a partir do próximo TOC já poderemos ver um TOC sem o efeito de Kuroko no Basket, podemos finalmente saber para onde migrou o voto dos fãs deste mangá, e principalmente ver se de fato, o voto das fujoshis foram para Haikyuu!!

Em sexto lugar temos Nisekoi que conseguiu uma leve melhora, mas continua na sua média. Logo após temos Toriko, a sétima colocação é uma posição bem, mas bem medíocre para o mangá que atualmente praticamente não tem apoio da revista, por mais triste que seja isso, acho justo, já que a Shonen Jump precisa focar nas novas série que tem muito mais potencial que Toriko, que já é uma veterana e não deve haver uma explosão de vendas. O futuro do mangá é incerto, e dependerá diretamente e unicamente do autor para que ele consiga sobreviver ao longo dos anos na revista.

Bleach, Color Page.

No bottom 5, temos PSI Kusuo Saiki em oitavo e Isobe Isobee Monogatari em nono - É interessante ver os dois mangás conquistando péssimas posições no mesmo tempo em que Gintama tem um pico alto, isto demonstra um pouco como o público de Gintama foi roubado pelo de PSI, Isobe e Ansatsu Kyoushitsu (Esse último principalmente), mas acredito que com essa nova saga que esta fantástica, o mangá pode conquistar melhores posições.

Na próxima edição Isobe ganhará uma página colorida em comemoração aos seu 1 ano de revista, feito que parece "pequeno", mas que pouquíssimos mangás conseguem. O mangá vem vendendo cada vez mais, inclusive vendeu somente 3 mil cópias a menos que Kochikame que é um clássico do mundo das comédias tradicionais. Se analisarmos os números individualmente, as 37 mil cópias vendidas pelo volume 04 de Isobe parecem poucas, mas levando em conta seu estilo, são altas. Isobe é sim um mangá de sucesso dentro da sua área (Lembrando que Ansatsu não entra no grupo de Gag mangas tradicionais, é um estilo mais moderno como por exemplo Gintama, na revista Shonen Jump temos somente três: Kochikame, PSI e Isobe).

Em décimo lugar tivemos World Trigger... De fato o mangá pegou uma péssima posição, daquelas que deixa os fãs bem preocupados, mas as notícias ruins não param por aí, depois da má recepção do anime (Que foi criticado pela grande maioria), os seus volumes não tiveram quase nenhum boost... Enquanto Nanatsu no Taizai conseguiu trazer todos os seus volumes para o TOP 50 do Ranking Oricon, World Trigger não conseguiu trazer nenhum dos antigos, para piorar, o seu volume atual também não recebeu boost, tendo vendido em duas semanas 114 mil cópias... A situação pode melhorar nos próximos episódios, torço para que isto aconteça, mas por enquanto, o anime esta sendo um fracasso completo.

Nas últimas duas posições temos Yoakemono e Mitsukubi Condor novamente. Os dois mangás tem rendimento péssimo, e mesmo que eu torça para que a situação melhore, acredito ser muito difícil, quase impossível - Esses dois mangás poderiam se beneficiar com o fim de Naruto, mais do que Boku no Hero Academia, mas pelo que estou vendo os dois provavelmente serão cancelados juntamente com Naruto. Nem Condor e nem Yoakemono são mangás ruins, tem grandes defeitos, mas de nenhum modo são mangás ruins, o problema é que pegaram uma revista muito, mas muito concorrida, com mangás de altíssima qualidade.

2ch Ratings:

Chegamos a análise do 2ch Ratings, relembrando que a votação do 2ch é diferente da Shonen Jump, onde cada leitor vota em seus 3 mangás favoritos, na 2ch, famoso fórum japonês, os leitores devem dar uma nota de 0 à 5 em cada mangá da revista... Após isso, é somado o total de votos, e temos o mangá mais bem "aceito" da Edição.

Edição 45, Cover Kochikame
Color Page: Gintama, Nisekoi & Saikyo Jump 4 Pack.
Ausentes: Hunter x Hunter

#Posição - Nome do Mangá (Total de Pontos) Média de Votos

#01 - Boku no Hero Academia (173) 3.84
#02 - Gintama (134) 2.98
#03 - Hinomaru Zumou (128) 2.84
#04 - PSI Kusuo Saiki (126) 2.80
#05 - Mitsukubi Condor (125) 2.78 OLHA ISSO! OBRIGADO 2CH!
#06 - Isobe Isobee Monogatari (124) 2.76
#07 - Naruto (122) 2.71
#08 - Shokugeki no Souma (115) 2.56
#09 - One Piece (106) 2.36
#10 - Kochikame (103) 2.29
#11 - Ansatsu Kyoushitsu (102) 2.27
#12 - Juudouzu (101) 2.24
#13 - Haikyuu!! (93) 2.07
#14 - Bleach (74) 1.64
#15 - Nisekoi (72) 1.60 Não é que Nisekoi até melhorou?
#16 - World Trigger (68) 1.51
#17 - Yoakemono (67) 1.49
#18 - Sporting Salt (66) 1.47
#19 - Toriko (62) 1.38
#20 - Hi-Fi Cluster (61) 1.36 É, a coisa tá preta...
#21 - Saikyo Jump 4 Pack (47) 1.04

Não é pura coincidência Gintama conquistar uma boa posição no TOC justamente na saga em que a 2ch esta amando e colocando o mangá entre os primeiros lugares, de fato esta nova saga de Gintama finalmente esta agradando a gregos e troianos, é possível sim ver o mangá conquistando boas posições com mais frequência. Hinomaru Zumou vêem tendo a comum "queda de hype" e aos poucos ficando na média dos votos dos demais, e não mais 1 ponto a frente de todo mundo. É questão de tempo isso acontecer também com Boku no Hero Academia.

Ótima posição Mituskubi Condor, gostaria de ver estes capítulos que a 2ch esta colocando lá em cima sendo ranqueados, mas vai ser improvável, infelizmente Condor deve ser cancelado antes destes capítulos serem ranqueados. World Trigger pegou essa péssima posição porque TODO, eu digo TODO o capítulo foi rascunho, uma coisa ridícula, entendemos que o autor esta com problema no pescoço, mas era melhor não publicar o capítulo do que publicar RABISCOS, foi simplesmente triste de ler o capítulo em questão. Tem tudo para este capítulo pegar o último lugar na TOC.

E sobre os novatos, para encerrar, Hi-Fi Cluster esta com um desempenho assustador de tão ruim, e Sporting Salt também, mas SS já era esperado ir tão mal. Não vejo futuro para os dois mangás, levando em conta a 2ch... Juudouzu vêem pegando boas posições, mas não podemos esquecer o seu pré-rank no TOC, que nos leva a crer que o mangá não irá bem também.

ATUALIZAÇÃO 01: Devilyman venceu a 9th Gold Future Cup.

O post do sorteio da WSJ de 46 com capa de Naruto já foi aberto, caso você não tenha se inscrito recomendo fazer isso imediatamente, o vencedor será anunciado no dia 22 na página Facebook e também no post da TOC da Weekly Shonen Jump 48.

Sorteio da Weekly Shonen Jump 46

Nenhum comentário:

Postar um comentário

onload='emoticon()'