sexta-feira, 21 de novembro de 2014

Análise: TOC Monthly Ultra Jump #12/Dezembro (Ano 2014).


Você quer um pouco de doces?

Estamos de volta com a Ultra Jump, agora é a vez da nossa querida revista "underdog" fecha o ano com sua edição número 12. E não escolheram mangá melhor para ser a capa da última edição de 2014, Q, a estréia da Ultra Jump de maior sucesso neste ano. Mas esta edição não se resumiu a esta capa fofíssima, também teve um belo TOC, vamos ao que interessa:

Ultra Jump 12:
Q (Capa & Página Colorida de Abertura)

01 - Kaijin Youchien: Monster's Kindergarden

02 - No Guns Life
03 - Selector Infected WIXOSS - Peeping Analyze (Carta Especial)
Terra Formars Gaiden: Rain Hards (Capítulo 02)
04 - Dasei 67 Percent
05 - Peace Maker
06 - Jojolion
07 - Jumbor
08 - Biorg Trinity
09 - Onikujo Kajin (FIM)
Gingitsune (Página Colorida)
10 - Pro Wrestling Rhapsody
11 - Hayate x Blade 2
12 - Momoiro Armet
13 - Ad Astra
14 - Choukakou
15 - Minikui Kaeru no Musume
16 - Heaven's Prison
17 - Dogs: Bullets & Carnage
18 - Kuroda-San To Kadagiri-San
Koi Wa Hikari (Ausente)
Steins;Gate Mugen Enten no Arclight (Ausente)


#01:
Cover & Lead CP: Jojolion

Chegou o momento de cobrirmos a última edição da Ultra Jump (Assim só faltando a da Young Jump), diferente da Jump Square, a Ultra foi modesta na sua última edição, não teve One Shot de autor famoso, poster de séries, muito menos páginas coloridas a rodo, no final das contas foi uma das edições mais comuns que tivemos esse ano, sem nenhum glamour do "fim de ano". Porém, se em termo de organização a Ultra Jump não convenceu, a sua TOC foi bem interessante.

Tivemos o primeiro lugar para a mini série Kaijin Youchien: Monster's Kindergarden, a mini-série parece que foi muito bem aceita pelo público, inclusive na edição passada ganhou uma página colorida. Isso seria uma ótima notícia para Ultra, caso o mangá não fosse uma mini-série e que deverá acabar em poucas edições. Com certeza os editores já devem estar negociando com o autor em transformar o mangá em uma série fixa, não podem deixar escapar uma oportunidade de sucesso deste modo.

Logo após, em segundo tivemos No Guns Life, é outro novato que parece que vêem sendo muito aceito pelo público, o mangá ganhou uma capa na sua estréia, e vêem tendo vários posições altas seguidas, lembrando que o TOC da UJ é organizado pelos editores, mas logicamente colocando as séries novatas bem populares no topo para assim dar mais destaque a obra. Este mangá é um dos que mais seguem o estilo da revista, passa em um mundo distópico bem parecido com a Gotham City de Batman, une vários elementos antigos com elementos futuristas. É uma história bem violenta, madura e interessante, uma aposta certa de sucesso entre o público leitor da revista.

Em terceiro temos o mangá baseado no anime, WIXOSS, todas as edições vêem com cartas especiais do mangá, assim obrigando os loucos por cartas do universo de WIXOSS comprarem a edição, bem inteligente a estratégia. Em quarto lugar temos Dosei 67 Percent que como já expliquei é um bom e velho ecchi quase hentai que esta agradando muitos os marmanjos que manjam do paranuê leitores da revista, os seus capítulos são bem curtos, tem em média 6 à 10 páginas, mas são bem engraçados e simpáticos de se lerem.

Fechando o TOP 05 temos um dos carros chefes da revista, Peace Maker, o mangá de faroeste é um dos poucos no estilo vivos no mundo do mangá, já que o público japonês tende a não gostar tanto assim do estilo, talvez Peace Maker consiga sobreviver justamente por ser aproximar dos leitores japoneses que gostam mais de material "artísticos maduro", por isso, mangás bem mais adultos e que tem muita influência do ocidente, principalmente dos quadrinhos franceses e americanos. 

Jojolion conquistou o sexto lugar, próxima edição que também será a comemorativa de 20 anos da revista, terá Jojolion como capa, o carro chefe atual da revista. Logo após temos Jumbor, o autor que é o mesmo de Shaman King poderá agora se focar mais ainda em Jumbor, já que a revista onde era publicado Shaman King Flowers, a Jump Kai,  foi simplesmente cancelada por estar vendendo muito abaixo do esperado, até Hiroyuki Takei encontrar outra revista para dar uma nova sequência a saga Shaman King (Ele já declarou que haverá futuramente novidades sobre a saga, que provavelmente deve ser outra sequência) terá o tempo livre que quiser para focar em sua outra série, Jumbor.

Em oitavo lugar tivemos Biorg Trinity, a Ultra Jump esta apostando muito no mangá, principalmente porque acredita em um boost de vendas dele após o anime, mas parece que o público em si não esta se convencendo muito com a série, os volumes atuais já apresentarem uma leva queda de vendas, o que é bem preocupante para uma série que esta apenas no quinto volume:

Biorg Trinity #1 (63,375)
Biorg Trinity #2 (68, 714)
Biorg Trinity #3 (78,044)
Biorg Trinity #4 (80,830)
Biorg Trinity #5 (77,699)

Talvez os dados para você não deve parecer muito alarmante: "Só foi uma queda de 3 mil unidades", mas se tu pensar bem, o mangá simplesmente se estabilizou na caixa dos 80 mil unidades, o que é bem pouco. Nunca é boas notícias os volumes já se estabilizarem tão cedo, significa que ninguém da revista esta querendo comprar e principalmente, significa que os que ainda compram não estão indicando a obra para outros leitores que não leem (Ou indicam e os novos leitores não gostam). Talvez Biorg Trinity não seja uma aposta de sucesso tão segura assim. 

Em nono temos Onikujo Kajin, foi uma mini-série de 3 capítulos e já terminou, simples assim. Em décimo temos o nosso querido Pro Wrestling Rhapsody que é um mangá publicado de cabeça pra baixo (Isso mesmo) e que é de um autor francês, depois de várias posições no alto, os editores colocaram o mangá no meio da tabela, vejamos se vai ser uma posição temporária, ou se vai se configurar de fato nessa posições daqui pra frente.

Pulando para o décimo segundo lugar temos Momoiro no Armet, o mangá foi lançado com capa na edição 07, o que para uma revista mensal é um grande privilégio, mas não conseguiu deslanchar como série de nenhum jeito. Acredito que em breve veremos Armet sendo cancelado, assim que tiverem uma nova série para estrear no seu lugar, irão colocar, acontece, nem todas as séries conseguem ser estabelecer, acreditem, a Ultra Jump esta sendo até boa em manter a série na revista mesmo sabendo que já é um fracasso declarado. Em décimo terceiro temos o mangá histórico ambientado na Roma Antiga, Ad Astra, recomendo lerem, é muito bom, e em décimo quarto temos outro mangá histórico, agora ambientado na época das dinastias chinesas, Choukakou, é de um autor chinês e também vale muito a pena ler.  

Décimo quinto lugar para Minikui Kaeru no Musume, é um mangá de comédia que paródia os RPGs, os personagens principais são um mago, um guerreiro e um sapo que é extremamente hilário e divertido. Uma pena o mangá não ser traduzido, porque é muito divertido e recomendaria todo mundo ler-lo. E de uma comédia, relativamente tranquila, pulamos para um ecchi bravo e extremamente, Heaven's Prison, o mangá agora teve um concorrente no ecchi, mas são dois tipos totalmente diferente, enquanto Heaven's Prison tem elementos de batalha e muito sangue, 67 Josei Percent é mais cotidiano e real.

Normalmente Heaven Prison fecha a revista ou fica em penultimo lugar na frente somente de Kurodo-San, por isso é estranho ver Dogs: Bullets & Carnage em penúltimo lugar, não acredito que o mangá será cancelado é um dos veteranos da revista e um dos maiores sucessos, mas talvez a Ultra Jump esteja um pouco "incomodada" por essas indas e voltas do mangá (Tem várias edições que o autor não termina o capítulo, de repente entra em Hiatos), assim preferindo não dar mais destaque a obra, não como recepção, mas porque não vale a pena dar destaque a algo que tu não saberá que vai poder contar na edição seguinte, mais ou menos como a Shonen Jump faz com Hunter x Hunter. Último lugar para Kurodo-San que sempre fecha a revista.

E assim encerramos o ano de 2014 da Ultra Jump, fico feliz em ser um dos poucos sites brasileiros a acreditar nesta revista e cobrir ela (Talvez eu seja até o único), ano que vem continuarei a trazer a Ultra Jump, a Jump Square, a Young Jump, a Jump NEXT! e logicamente a indispensável Shonen Jump. Próxima edição teremos uma edição especial que será a de 20 anos da revista, e pretendo trazer algumas curiosidades sobre a revista:

PS: Provavelmente Domingo de tarde ou de noite posto uma super análise de Boku no Hero Academia, onde falarei sobre o que estou achando do rumo da obra até o capítulo 10, que é até onde foi traduzido em português.

PS²: Então, não é uma novidade que estou participando ativamente do Fórum da Kyodai Mangás, recomendo vocês também darem uma participada, lá vocês poderão discutir sobre vários mangás e animes, não só os traduzidos pela Kyodai - Discutir temas diversificados comigo, exemplo comentei no post sobre Knight of Sindonia, podem conversar comigo sobre o mangá, além de lerem várias matérias bem interessantes postados principalmente pelo meu colega Muller, sério, o cara conhece pra caramba sobre mangás.

Kyodai Fórum

Nenhum comentário:

Postar um comentário

onload='emoticon()'