domingo, 23 de novembro de 2014

Super Análise: Boku no Hero Academia (Capítulo 05 ao 13).


A Academia de Super Heróis.

Prometi que ia trazer a análise do Capítulo 05 ao 07 de Boku no Hero Academia, mas fui pego de surpresa pela velocidade de tradução da Fallen Angels e também da Kyodai Scans, as duas scans traduziram os capítulos de Hero de forma eficaz e veloz, assim fazendo que em poucos dias já se acumulasse vários capítulos para eu analisar, o que também me fez ter mais material para comentar com vocês sobre a série:

Começamos o capítulo 05 com "Deku" agradecendo ao seu tutor, All Might e logo após partindo rumo ao seu primeiro dia de aula - Os membros da sala de aula de Izuku apresentados neste capítulo já eram de nosso conhecimento, principalmente Urakara que já havia sido salvada por "Deku" e é a principalmente companheira dele nesta jornada. Também conhecemos um pouco mais do honesto Tenya Iida, que sinceramente é o meu personagem preferido até agora, pelo sua inteligência, astucia e responsabilidade, conseguindo ser um personagem sério, digno e ao mesmo tempo bem engraçado, dá para perceber que o autor também gosta muito dele.

No final esta se formando um pequeno trio na história, Deku, Urakara e Tenya Iida pelo que damos para perceber conversam muito, e um tem um grande respeito pelo outro. Outro personagem, mais destacado do grupo vai chamando atenção dos leitores, Kacchan, o nosso "anti-herói". Sinceramente gosto do personagem, mesmo que em vários momentos ele consegue ser muito chato - De fato, a sua peculiaridade é muito interessante e muito potente, mas o autor ao longo dos capítulos tentou vilanizar-lo o mesmo possível, fazendo que muitos tivessem ódio ao personagem. 

Esses foram os 4 heróis principais dos capítulos, mas vários outros apareceram com muito menos destaque, mas Kouhei Horikoshi com certeza irá desenvolver melhor estes personagens, não dando espaço para toda a sala, mas muito deles com certeza terão seu momento de brilhar. Talvez este é o mais fantástico de Boku no Hero Academia, o fato de termos uma classe extremamente interessante, onde você quer conhecer mais ainda cada membro, ver o poder de outros alunos em ação - Isso me lembra Ao No Exorcist que tem uma classe de "exorcistas" e tu passa a se interessar em conhecer cada um dos membros da classe, o meu preferido de Ao No Exorcist era Nemu Takara, o personagem mudo que usava um bonequinho rosa para se comunicar. 

Mas por mais que o autor também apresentou vários outros personagens que compõe essa interessante turma, o seu objetivo até o Capítulo 11 foi claramente desenvolver a relação da dupla Kacchan e Deku. Foi muito interessante ver Kacchan com um ódio tremendo de Deku pelo simples fato dele estar roubando as atenções, Kacchan consegue sentir que o seu "amigo" poderá supera-lo, e é por isso que tanto teme e o odeia, se Deku tivesse um poder simples, sem ser muito chamativo, com certeza Kacchan não estaria agindo deste modo "odioso".

O personagem esta obcecado em ser o melhor super herói de todos os tempos, o motivo ainda não sabemos, mas essa sua obsessão pode leva-lo a um caminho muito obscuro, como já disse anteriormente Kacchan esta tendendo mais ao lado de vilão, do que de fato de herói por enquanto. Isso porque, ele esta com algo chamado pelos americanos de "One Track Mind", significa com só um objetivo na cabeça, esta tão obcecado para conseguir o que quer, que perde facilmente a cabeça, espero que ele passe por uma redenção, e não se torne um personagem como Sasuke na série "Naruto" que infelizmente foi para o lado "obscuro", fazendo todo aquele drama chato e extremamente cansativo que a série estendeu até o último capítulo.

Porém o mais interessante desta batalha, não foi ver o lado vilanesco de Kacchan, mas sim a inteligência de Deku, que mesmo estando em uma situação de vida ou morte, conseguiu tramar uma estratégia inteligente e no seus momentos finais, priorizou completar a missão do que de fato vencer o seu inimigo. Acho  que a grande maioria naquele momento estava torcendo para que Deku encontrasse um modo genial de vencer Kacchan, e não simplesmente com um soco ao estilo "One Punch-Man" (O protagonista das duas séries tem muito em comum em termo de habilidade), e acredito que o autor Kouhei Horikoshi encontrou uma boa solução para todos o embate.

Logo após esta batalha muito emocionante, tivemos as lições de morais, conhecemos um pouco mais sobre Iida e sua origem, espero ver o seu irmão futuramente na história. Mas alguns mistérios implicídos estão sendo colocados na história, primeiramente, o motivo de Kacchan querer tanto ser o melhor dos super heróis, com certeza tem algo que o move ter esse "One Track Mind". O passado de Urakara, como uma personagem essencial para o desenvolvimento de Deku, com certeza o autor irá explicar futuramente mais sobre o passado da garotinha, e essa organização de vilões que esta aparecendo aos poucos, o capítulo 13 foi inclusive encerrado com eles chegando - O personagem que tem uma mão na cara é muito bizarro e de design já se tornou o meu preferido da história, por enquanto.

Inclusive sobre a invasão dos vilões pode ter sido um pouco precipitada, acredito que o autor poderia desenvolver mais os alunos, mostrando somente mais um teste - Talvez gastar mais 3 capítulos mostrando como funciona o colégio, desenvolvendo melhores os personagens mais secundários. Lógico que nessa invasão o autor irá mostrar vários dos alunos em ação, já que temos muitos vilões em jogo, foram no mínimo 9 vilões invadindo a área de treinamento, mas acredito que o autor podia utilizar mais 2 ou 3 capítulos mostrando outros testes, podia ser até somente 1 capítulo, mostrando um exame teórico, e como alguns alunos conseguem ultrapassar esses exames mais facilmente, como outros pescam e tudo mais.

Não é que foi uma ruim decisão trazer os vilões, é necessário colocar um inimigo claro na história, mas pode ser sido um pouco cedo, desenvolve mais um pouco a sala pode valer muito no futuro da série, fazendo que os leitores tenham mais simpatia por vários personagens. Sim, sim, ele pode voltar a mostrar os teste após a luta, isso é lógico, mas quanto mais ele apresenta vilões de proporções grandes, mais distante ele ficará dessa "tranquilidade" dos treinos da academia escolar. Foi só isso que me incomodou nesta sequência de capítulos, a personalidade chorona de Deku não esta me incomodando mais, como havia criticado nos capítulos anteriores, comecei a me simpatizar mais pelo personagem.

Peculiaridades Encontradas 01: Continuarei fazendo as análises de Boku no Hero Academia, já que estou gostando de escrever, e juntos com as analises vou escrever algumas anotações que reparei nos capítulos, a primeira é o fato do pai de Izuku, também conhecido por Deku não ser presente, isso significa que provavelmente ele terá uma grande importância na história futuramente, mas acredito que demorará um pouco para descobrirmos alguma informações sobre o seu pai.

Peculiaridades Encontradas 02: Acredito que a mãe irá ser raptada por vilões em algum momento e o personagem principal terá que salva-lo. A mãe é um personagem muito carismático e com certeza daria muito impacto vê-la sendo raptada e sofrendo na mão de vilões, além de estimular Deku a dar sua força máxima, seria uma sequência de capítulos muito, mas muito emocionantes se isso acontecesse. 

E por fim, o mangá é traduzido em inglês pela Fallen Angels que esta fazendo um ótimo trabalho e em português pela Kyodai Scans que também esta fazendo um ótimo trabalho, eu inclusive prefiro acompanhar em português, já que a Kyodai traduz rapidamente e com qualidade. Se vocês quiserem discutir o mangá com os mesmo que traduzem e editam, como por exemplo o Gah que já comentou aqui no Analyse It, recomendo também ir comentar no Fórum Kyodai, além de logicamente comentar aqui, onde eu responderei todos, mas todos os comentários. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

onload='emoticon()'