quinta-feira, 23 de abril de 2015

Análise: TOC Weekly Shonen Jump #22-23 (Ano 2015).


Visitando sua antiga casa.

É tão bom ver Naruto de volta a sua antiga casa, mesmo que seja só uma rápida visita - A obra foi muito importante para a Shonen Jump já que ajudou a revista a se reerguer após a crise que começou em 1996 - Os editores devem ser eternamente gratos a One Piece, Bleach e Naruto (Como os autores também são gratos a oportunidade dada pela revista). Espero que esta mini-série de Kishimoto dure ao menos 10 capítulo, agora sem mais delongas, vamos ao TOC dessa edição dupla:

Weekly Shonen Jump #22-23 (27/04)
One Piece (Capa e Página Colorida de Abertura)
01 - Ansatsu Kyoushitsu
02 - Haikyuu!!
Naruto Gaiden (Capa e Página Colorida)
03 - Hinomaru Zumou
04 - Boku no Hero Academia
Black Clover (Página Colorida)
05 - Toriko
06 - PSI Kusuo Saiki
07 - Kagamigami
08 - Gintama
09 - Shokugeki no Souma (Capítulo especial e o Normal)

10 - Ultra Battle Satellite UBS
11 - Nisekoi
12 - World Trigger
13 - Bleach
Kochikame
14 - Kaizou Ningen Roggy
15 - Gakkyuu Houtei
16 - Takujou no Ageha (FIM)
Isobe Isobee Monogatari 
Hunter x Hunter (Ausente)

SEM JUMP NA PRÓXIMA SEMANA POR CAUSA DA GOLDEN WEEK.

Weekly Shonen Jump #24
Capa e Página Colorida de Abertura: Sesuji wo Pin to!! (Nova Série)
Página Colorida: Kochikame, Ansatsu Kyoushitsu, Black Clover
 

One Piece, Página Colorida de Abertura.

Já começo avisando que próxima semana não teremos Shonen Jump por causa da "Golden Week", semana onde todas as lojas ficam fechadas no Japão, porém, como já é de tradição nessas semanas sem Jump, o Analyse irá trazer a matéria de "Conhecendo os Autores da Weekly Shonen Jump", apresentando inclusive a história dos autores de Shokugeki no Souma, espero que vocês gostem da nova parte.

Indo aos mangás não ranqueados, tivemos como Capa duas obras, One Piece e Naruto Gaiden (Mini-Série), achei bem legal a decisão da Shonen Jump juntar na capa as duas obras de maior sucesso dos últimos 15 anos da Weekly Shonen Jump. Kishimoto ainda deve continuar trabalhando em Naruto por enquanto, mas quero que pelo menos a partir de 2016 ou 2017 ele comece a trazer materiais novos, novas séries, não fique preso somente a Naruto. Nessa mesma edição tivemos uma página colorida para Black Clover, como já é de costume com séries que dão certo e um capítulo especial para Souma, novamente para aproveitar o hype do anime e também fazer publicidade.

Na próxima edição Black Clover receberá outra página colorida, isso demonstra como o mangá esta sendo bem recebido, agora devemos ficar atentos esperando as vendas do primeiro volume de Black Clover que já será lançado no próximo mês (Junho), a previsão é que Black Clover venda entre 30 mil a 60 mil na sua primeira semana, um resultado incrível. Se o autor continuar evoluindo bem a obra, que esta melhorando a cada capítulo, a tendencia é conseguir se estabelecer de vez na revista.

Black Clover, Página Colorida.

Chegando ao TOC, o primeiro lugar ficou com Ansatsu Kyoushitsu, que por não ter One Piece sendo ranqueado praticamente ficou com o caminho aberto para a liderança nesta edição, o único adversário que poderia derruba-lo era Boku no Hero Academia, que deu uma gigantesca tropeçada nesta edição. Não se tem muito o que falar sobre Ansatsu Kyoushitsu, o mangá sinceramente deve continuar no topo da revista até o seu final, que se tudo correr como o previsto deve terminar entre o meio do primeiro semestre de 2016, por isso no inicio do próximo ano. Como eu já havia dito na análise passada, não é por nada que os editores da Jump estão procurando novas séries, tem muitas com risco de serem encerradas em breve, é o efeito que eu mesmo nominei de "luto antecipado". 

Haikyuu!! ficou com o segundo lugar, o mangá está em uma situação muito confortável e deve se manter com essas posições, pegando uma vez ou outra na vida, um primeiro lugar, mas sempre se mantendo entre os cinco primeiros. Comparado as demais revistas, a Shonen Jump sempre tem menos mangás de esportes, porém a revista sempre tenta encontrar novos sucessos nessa área, Haikyuu!! foi um grande achado para os editores, já que pouquíssimos mangás de vôlei conseguiram fazer grande sucesso, assim, terem achado um mangá de vôlei que venda tanto, foi uma grandíssima vitória para a Shonen Jump.

Em terceiro lugar tivemos outro mangá de esporte, Hinomaru Zumou, o mangá deu um gigantesco pulo do gato, o que é uma grande vitória para a obra que vinha conquistando várias posições ruins ou medianas, a obra precisa se manter na parte alta da tabela para conseguir sobreviver por muito tempo, por ser a obra que menos vende na Jump, cada posição alta para Zumou é extremamente valiosa. Porém, devo avisar para não ficarem muito animados, esta foi uma ótima posição essa semana, mas como também falo com Toriko, é necessário o mangá se manter nas altas posições, e não pegar de vez em quando posições altas. Zumou precisa se estabilizar na parte superior da tabela.

Em quarto lugar tivemos o primeiro tropeço dessa semana, Boku no Hero Academia ficou a quarta posição, continua uma ótima colocação, mas levando em conta que o mangá ficou abaixo de Zumou e Haikyuu!!, duas obras que normalmente Hero consegue ficar acima, podemos dizer que foi um leve tropeço, nada de alarmante. Por fim, fechando o TOP 05, temos Toriko, fico feliz em ver que o mangá conquistou por duas semanas seguidas boas posições, espero que a obra se mantenha na parte superior da tabela, aliás, os que os editores estão fazendo com Toriko é rídiculo, estão sabotando o mangá, a última página colorida da obra foi em agosto do ano passado, daqui a pouco completa 1 ano sem página colorida.

Naruto Gaiden, Página Colorida.

Na sexta colocação tivemos PSI Kusuo Saiki que deu um bom pulo do gato, conseguindo ficar até a acima de obras como Kagamigami e Shokugeki no Souma - Lembrando que em breve PSI deve completar três anos de vida, uma marca que muitos mangakás sonham em atingir, somente pouquíssimos conseguem. Muitos estão na espera de um anime de PSI Kusuo Saiki, então irei repetir para vocês, se for para ser anunciado este anime, isso deve acontecer no seu aniversário de 3 anos, que deve ser na edição 28 ou 29 deste ano, por isso falta pouquíssimo tempo - Não esperem um grande estúdio pegando PSI Kusuo Saiki, se o mangá de fato tiver um anime, deve ser com algum estúdio mediano, o que não é um má noticia, já que PSI Kusuo Saiki não precisa de uma arte super bem elaborada.

Kagamigami ficou na sétima colocação, o mangá vem conquistando posições medianas e se estabelecendo no meio da tabela, o que já é uma boa notícia. Parece que Iwashiro não encontrou o seu primeiro grandíssimo sucesso (Por enquanto), mas pelo menos conseguiu lançar mais uma obra que consegue sobreviver na revista. O autor até agora não teve nenhum mangá que imediatamente fracassou e ao mesmo tempo ainda não tem nenhum que se tornou um grande sucesso, Iwashiro é o perfeito autor de meio de tabela. Junto com Black Clover, Kagamigami terá seu primeiro volume lançado no mês de Junho, se a obra conseguir ficar com uma venda acima de 30 mil cópias, já é uma grande vitória para a obra. Em oitavo lugar tivemos Gintama que pegou mais uma posição mediana, não tem muito o que falar do mangá nesta TOC, sinceramente.

Em nono tivemos o grande tropeço da semana, Shokugeki no Souma pegou a nona colocação, porém não é nada preocupante. Souma tem um histórico de posições altas, uma vez na vida ter uma posição ruim não é preocupante, nem um pouco. Nesta edição Souma veio com um pequeno capítulo extra, onde o autor desenhou várias personagens femininas da Jump e algumas cenas de ecchi, incluindo uma com o Koro-Sensei de Ansatsu Kyoushitsu apalpando com seu tentáculos a professora de inglês, bem safadinho esse autor.

Ultra Battle Satellite (UBS) ficou na décima colocação e muita gente deve estar soltando os fogos de artifício, esta posição é uma grande vitória para UBS que pode conseguir se tornar um mangá com um rendimento parecido com World Trigger, o que é necessário para sobreviver por muito tempo. Porém a sobrevivencia de UBS coloca em risco duas obras, World Trigger e Nisekoi, além de colocar em risco também os novatos. Acho que a luta pela sobrevivência a partir de agora vai começar a ficar muito, mas muito tensa mesmo. UBS terá seu primeiro volume lançado em Junho juntamente com Black Clover e Kagamigami, e se a obra vender acima de 20 mil cópias já será um gigantesco milagre, eu diria quase impossível, mas o importante é acreditar até o final.

Naruto Gaiden, Página Colorida

Décima primeira colocação para Nisekoi que tem a sua segunda temporada em exibição, o mangá continua vendendo bem, vencendo Toriko, Gintama, World Trigger e Hinomaru Zumou em termo de vendas por volume (Lembrando não conto vendas de mangás que ainda não tem 1 ano de vida, já que a obra ainda esta criando público). Muitos não podem gostar de Nisekoi, mas é inegável que a obra é um grandioso sucesso, atualmente o seu anime esta na segunda temporada e pelo que tudo indica também haverá uma terceira temporada, o que não significa que sua vida será prolongada, Kuroko no Basket foi encerrado naturalmente antes mesmo de sair sua terceira temporada, Nisekoi também pode ser encerrado naturalmente antes de uma terceira temporada, aliás, seria até melhor porque assim o anime poderia dar o mesmo final que o mangá terá.

Décimo segundo lugar para World Trigger, então... A situação de WT esta preocupante, bem preocupante, a próxima leva deve chegar em Julho ou Agosto, e o fato de Ultra Battle Satellite estar conseguindo lutar pau a pau contra World Trigger é uma notícia bem alarmante, o mangá corre sérios riscos de ser cancelado ou mesmo transferido de revista - É o momento do autor liberar suas armas e começar a lutar seriamente contra o cancelamento, uma das estratégia que o autor pode utilizar é a invasão ao mundo dos neighboors, isso poderá ajudar a obra a se reerguer. Lembrando que o anime de World Trigger vai até Setembro, por isso ser cancelado em Agosto, não interferia muito na audiência do anime. Em décimo terceiro temos Bleach que continua na mesma, talvez comece a pegar algumas últimas colocações nas próximas semanas, mas nada preocupante, Bleach já está no seu final e não há motivo para cancela-lo, quem sabe se tivesse ainda faltando muito ao encerramento não transferissem Bleach de revista, mas como falta pouco, máximo 5 meses, os editores devem deixar a obra se encerrar naturalmente na própria Jump.

Na décima quarta posição tivemos Kaizo Ningen Roggy, parece que o mangá será cancelado já na próxima semana, uma decisão triste dos editores que escolheram cancelar um mangá sem nem ao menos dar a chance de sobreviver - Kaizo Ningen Roggy não teve um rendimento tão ruim para merecer um cancelamento precoce, inclusive será cancelado sem nem ao menos haver um último lugar na sua conta, mas os editores preferiram sacrificar a obra para tentar achar novos sucessos. Agora é só torcer para que a autora dê a volta por cima e volte com uma fantástica nova obra, talentosa ao menos ela é.

Por fim nas últimas duas posições tivemos Gakkyuu Houtei e Takujou no Ageha que chegou ao fim, é triste ver um mangá sendo cancelado, porque por trás daquela obra tem uma equipe que trabalhou duro para que o mangá funcionasse. Takujou no Ageha veio com o objetivo de trazer um divertido mangá de ping pong com um leve ecchi, não foi um grandioso fracasso, mas o autor não conseguiu se estabelecer na Jump, uma revista tão concorrida. Espero que ele volte com uma nova obra no futuro e que seja uma coisa totalmente diferente e surpreendente.

Naruto Gaiden, Página Colorida Dupla.

2ch Ratings

Chegamos a análise do 2ch Ratings, relembrando que a votação do 2ch é diferente da Shonen Jump, onde cada leitor vota em seus 3 mangás favoritos. Na 2ch, famoso fórum japonês, os leitores devem dar uma nota de 0 à 5 em cada mangá da revista... Após isso, é somado o total de votos, e temos o mangá mais bem "aceito" da Edição, de acordo com o Fórum.

Lembrando que os mangás que o público vota como "Não-Lido", é considerado como nota 0, isto porque quem não leu o mangá, quando é para preencher o cartãozinho de votação, de fato não irá votar na obra, assim é necessário também saber quantos leitores a obra esta perdendo, ou no futuro, ganhando, caso o número de "não-leitores" diminua. Mas ao lado eu coloquei o resultado não contando esse "Não-Lido" como 0, assim vocês poderão saber mais da qualidade do capítulo, mas isso não deve simular tanto assim o ranking no TOC. O critério de desempate é justamente a segunda nota.

Edição 21, Capa de Nisekoi
Color Page: Haikyuu!!, Haeniwa no Zig Zag, Kagamigami
Ausentes: Hunter x Hunter, Bleach e One Piece

Posição - Nome do Mangá - (Média de Votos) - Média Sem Não-Leitores

#01 - Boku no Hero Academia (3.95) 4.17
#02 - Hinomaru Zumou (3.89) 3.89
#03 - Black Clover (3.26) 3.44
#04 - UBS (3.26) 3.26
#05 - Shokugeki no Souma (2.89) 3.06
#06 - Ansatsu Kyoushitsu (2.74) 2.89
#06 - Gintama (2.74) 2.89
#08 - PSI Kusuo Saiki (2.63) 2.94
#08 - Kagamigami (2.63) 2.94
#10 - Haeniwa no Zig Zag (2.53) 4.00
#11 - Isobe Isobee Monogatari (2.47) 3.13
#12 - World Trigger (2.26) 2.87
#13 - Nisekoi (2.00) 2.38
#14 - Haikyuu!! (1.89) 3.27
#15 - Kaizo Ningen Roggy (1.74) 2.36
#16 - Masuta (1.47) 3.11
#17 - Takujou no Ageha (1.42) 1.69
#18 - Kochikame (1.21) 1.44
#19 - Gakkyuu Houtei (1.16) 1.57
#20 - Toriko (0.89) 1.31

Em primeiro lugar dessa fez ficou com Boku no Hero Academia que conseguiu uma nota altíssima, provavelmente este capítulo foi fantástico e deixou todos os leitores da 2ch bem animados. Logo após tivemos Hinomaru Zumou que continua como sempre, entre os primeiros colocados. Quem também deu uma boa subida foi Shokugeki no Souma.

Sobre os One Shots, Haeniwa no Zig Zag conseguiu ter uma pontuação "4.00" que é altíssima e tem chances reais de ser serializado, o One Shot parece que agradou bastante o público da 2ch, mas ele não foi o único bem recebido, o One Shot Masuta também foi bem recebido pelo que eu posso notar e tem chances menores de ser serializado, mas de qualquer modo isso pode acontecer futuramente, principalmente se a Jump quiser uma comédia curta.

Falando dos quatro novatos, Kagamigami teve uma leve queda mesmo tendo página colorida, mas pelo menos UBS e Black Clover continuaram entre os cinco primeiros. Por fim, fiquei assustado pela posição de Toriko que conseguiu ficar abaixo de Gakkyuu Houtei, o que é uma péssima notícia. O público da 2ch não esta gostando nem um pouco dos capítulos estudais do mangá e cada vez mais Toriko vem conquistando posições bem ruins.


Prévia da Próxima Edição, Número #23.

Sem Shonen Jump na próxima semana por causa da Golden Week.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

onload='emoticon()'