terça-feira, 5 de maio de 2015

Reflexões Semanais #35 - Especial Nova Safra da Weekly Shonen Jump, Maio 2015.


Em busca de novos horizontes.

Os editores da Shonen Jump não são bobos, muito pelo contrário, por saberem administrar tão bem a revista que continua encontrando vários sucessos. Após encontrarem três mangás B-Shounen (Battle Shounen) que teoricamente estão vingando na Jump, estou falando de Boku no Hero Academia, Black Clover e Kagamigami, os editores perceberam que não vale encher a revista ainda mais com este estilo de mangá, já que das 20 obras serializadas, sete são de pancadaria, um número que equivale a mais de 1/3 da revista.
O que faz uma revista vingar, fazer um grande sucesso é o fato de ter um leque de mangás variados, assim pode conquistar vários públicos diferentes - Deste modo encher a revista com mais B-Shounens é totalmente ilógico, é necessário que a revista lance estilo diferentes ou mesmo até B-Shounens, mas que seja um totalmente diferente dos demais na revista. E é isto que a Jump esta fazendo, com uma leva diferenciada das anteriores, lembrando um pouco aquela de Juudouzu (Onde todos os mangás fracassaram), a Jump nos apresenta três novas séries que irão fazer parte da revista por um curto ou longo período. 

Lembrando que irei comentar sobre as chances de cada séries fazerem sucesso e o que precisam melhorar para que possam sobreviver na revista, além de dizer as informações básicas tanto sobre o autor quanto sobre as três séries. Eu não sei o futuro, por isso não posso garantir que nenhuma dessas séries vinguem, só usarei minha experiência como analista da Shonen Jump e irei comentar sobre cada um dos novatos. Sem mais delongas, vamos começar:

Sesuji wo Pin! to Kyougi Dance-Bu Youkoso (Yokota Takuma)


Quem acompanha todas as minhas análises, sabe que eu tenho ódio de série com nome grande, passou de três substantivos ou verbos, para mim o nome é inaceitável, Kochikame mesmo, que na verdade se chama: Kochira Katsushika-Ku Kameari Koen-mae Hashutsujo, é para mim uma grande ofensa, pior que muitos xingamentos. Sesuji wo Pin! segue esses mangás com nome mais grandes que a Torre Eiffel, é mais rápido ver todos os episódios de One Piece que ler estes nomes em voz alta. Porém, mesmo com esse problema, esta nova série me chamou atenção.

Sesuji wo Pin! será desenhado e escrito por Yokota Takuma, um autor veterano, que esta neste concorrido mercado a mais de 10 anos, ele foi responsável por várias obras de pequeno e média fama, entre elas a sua mais famosa Onani Master Kurosawa (2006) - O mangaká, esta voltando a Shonen Jump após estar focados no projeto "Sentou Hakai Gakuen Dangerous", publicando na Gekkan Young Magazine, onde ele foi o desenhista da série. Sobre sua volta a Jump, o autor já havia lançado um mangá chamado Koganeiro (2012), que foi uma pequena mini-série e que foi muito bem recebido. 

O que é importante notar sobre o mangaká é que quando ele lançou sua mini-série na Jump, ele estava lançando outros mangás em revistas inimigas, isso demonstra que ele é um autor bem respeitado pelos editores e que não tem contrato de exclusividade à Weekly Shonen Jump, como muitos autores tem. Deste modo, podemos considerar ele mais um autor veterano convidado, o que não garante que sua série seja salva, mas significa que se ele falhar, não é que vai ser um grande problema para o autor. Por fim, é também importante perceber que todas suas séries foram de curta duração, assim tudo indica que Sesuji wo Pin! talvez não dure tanto tempo.

Falando mais sobre Sesuji wo Pin!, a série é sobre dança e já teve um One Shot publicado na revista em 2011, por isso a quase 4 anos atrás. Nesse meio tempo o autor se envolveu em outros projetos e evoluiu muito, tanto artisticamente quanto em conhecimento, porém mesmo assim manteve as três duplas principais na série, provavelmente por terem agradado bastante o público na época do seu lançamento. As chances de Sesuji wo Pin! fazer sucesso são medianas, o autor aposta em um estilo diferente, tem um autor veterano e pode pegar o público de Nisekoi que já está um pouco cansado do mangá, isso se o autor souber trazer uma boa comédia juntamente com personagens carismáticos. O empecilho no caminho da obra é justamente o seu ponto forte, por ser um mangá com temática diferente, isso pode afastar os leitores, assim a obra não conseguindo vingar. Mas olhando para o histórico da Jump, percebemos que o público tem um simpatia por essas séries com temática diferente, a grande maioria que estrou nos últimos anos, deram certo.

Minha Previsão: Eu sinceramente torço para que Sesujo wo Pin! vingue, o mangá parece muito interessante e essas obras com temática diferente sempre agregam muito para a revista. Porém, eu digo que o mangá tem 50% de chance de dar certo, justamente pelo fato de depender muito de como o autor vai colocar a temática de dança no mangá, se vai conseguir agradar principalmente o público masculino que corresponde a 70% dos leitores. Não será uma tarefa fácil, mas o autor tem experiência e criatividade para fazer essa série um sucesso.

Lady Justice (Ogino Ken)


A Jump NEXT! continua fazendo escola, desta vez temos mais um novo mangá que veio diretamente da revista, da edição 01 de 2014, já tivemos outros mangás vindo de lá, entre eles: Nisekoi, Black Clover, Hinomaru Zumou, Tokyo Wonder Boys, E-Robot, entre outros. Sair da NEXT! não é um garantia de sucesso, nem de fracasso, tudo depende mesmo de como o autor irá se virar no momento da serialização, se conseguirá apresentar bem as suas séries.

Falando no autor, Ogino Ken é um autor novato, mas que já está a muito tempo tentando entrar na Weekly Shonen Jump, temos até um One Shot lançado em 2006 do autor (Caso você queira ler este OS, clique aqui). O que mais chama atenção nele é a sua bela arte e principalmente, o modo em que ele desenha os olhos dos personagens - Ele consegue passar o olhar de cada personagem de uma maneira extremamente viva que deixa a maioria dos leitores de boca a aberta. Porém, mesmo que ele consiga apresentar uma boa arte, os seus One Shots sofrerem com o problema da história não ser muito interessante, fazendo assim que os editores não confiassem no autor.

Finalmente Ogino Ken recebeu a sua merecida chance na revista, e irá estrear na edição #25 deste ano com o mangá "Lady Justice" que já, como já falei, teve seu One Shot lançado no Volume 01 da Jump NEXT de 2014. A obra é um Super B-Shounen, o que isso significa? É aqueles mangás com uma luta extremamente exagerada, onde tem um protagonista com uma força sobrenatural, ao ponto de conseguir destruir montanhas. É um estilo muito arriscado na Jump atual, já que temos um grande histórico de obras neste estilo que deram errado, mas Ogino Ken aposta em um ponto diferente. Ao invés de entregar um super protagonista masculino, ele nos entregou uma heróina, bem sexy e ainda por cima incrementou a obra, uma boa dose de ecchi, agradando assim mais ainda a fã base masculina, que como eu já disse, corresponde a 70% da obra.

O problema de Lady Justice é a sua história, para muitos leitores japoneses ela soou extremamente exagerada, para piorar tiveram grandes críticas a protagonista, muitos assumiram que ela é bastante sexy e suas cenas de ecchi são até boas, porém falta carisma, muitos acharam que como o autor tentou fazer uma heroína sexy, ela ficou muito apática, não trazendo uma simpatia que um protagonista precisa ter. Isto é um grande ponto negativo, já que uma série em que a protagonista não consegue agradar, muito dificilmente consegue vingar. O herói/heroína que dê empatia ao público é um dos pilares essenciais para uma série dar certo.

Minha Previsão: Lady Justice esta apostando em um estilo que ultimamente não consegue dar certo na Weekly Shonen Jump, ainda por cima também traz um grande elemento de ecchi, que também não vem dando muito certo na revista, temos somente como exemplo atual Shokugeki no Souma e Medaka Box. Porém, o fato de não estar dando certo não significa que Lady Justice vai fracassar, muito pelo contrário, o mangá por muitos não levaram fé pode surpreender e agradar grande parte dos leitores. A protagonista por ser sexy, mesmo que para muitos é um bem apática, pode conquistar mais votos, principalmente do público mais jovem que fica excitado com qualquer cena mais erótica. Lady Justice vai ter que nadar contra a maré, mas pode dar certo.

Onde posso ler o One Shot? Você pode ler o One Shot de Lady Justice lançado na Jump NEXT! Volume 01 clicando AQUI

Devily man (Kentarou Fukuda)


Chegamos ao último mangá desta leva, Devily-man foi o vencedor da Golden Future Cup de 2014 e muitos dizem que o mangá vem para quebrar a "maldição" da competição. Para mim, a Golden Future Cup não é amaldiçoada: Em média 80% dos mangás lançados na Jump fracassam, alguns anos é uma porcentagem menor, outros anos uma porcentagem maior, então é natural que a grande maioria dos mangás que vêem da Golden Future Cup também fracasse, vamos ser sincero, a competição não é diferente de nenhuma outra revista ou modalidade de lançamento de One Shot. Cada nova série, tem chances pequenas de ser um sucesso, esta é a triste realidade da Shonen Jump.

O que pesa ainda mais para os mangás vindo da Golden Future Cup é o fato dos autores serem todos novatos e dificilmente novatos conseguem acertar já na primeira chance. Kentarou Fukuda é um desses mangakás novatos que estão se aventurando na revista, será que o autor vai conseguir quebrar a barreira na inexperiência e lançar um grande sucesso ou ao menos um mangá que consiga sobreviver por um bom tempo na revista? Será que o seu talento será grande o suficiente para atravessar todos os obstáculos que um novato tem?

Então, para essas perguntas só teremos respostas quanto a série for lançada, porém o One Shot de Devily man já nos deixou um gostinho do que o autor pode trazer - Para quem não sabe, Devily-Man é uma obra de investigação que mistura com o sobrenatural, o protagonista, um pequeno garoto junto com o seu demônio trabalham para uma empresa que  investiga sobre eventos estranhos da sociedade, eventos que teoricamente são "sobrenaturais". Devily man é claramente um mangá de investigação, diferente de Kagamigami que é um mangá B-Shounen com uma leve carga de investigação, e parece que o autor conseguiu entregar no One Shot de Devily man um bom primeiro caso, ao ponto de agradar o público e vencer no concurso da Golden Future Cup.

Em um mangá de investigação é necessário que os casos sejam interessantes o bastante, além de que os personagens principais também sejam carismático, assim compensando alguns casos mais fracos que podem acontecer ao longo da obra. Ao menos no One Shot o autor soube entregar estes dois elementos muito bem, além disso também entregou um universo sobrenatural que pode expandir muito bem seus casos, com vários demônios e fantasmas diferentes ao longo do mangá, mas se bons casos e protagonistas simpáticos bastarão para fazer Devily Man sobreviver é a dúvida que vem a minha cabeça, sabemos muito bem que o público da Jump é bem exigente em mangás deste estilo, pode ser que Devily Man se torne mais um mangá de investigação que fracassa na Jump. Podemos dizer que Devily Man é um grande interrogação.

Minha Previsão: Como já falei, Devily Man é uma grande interrogação, mas se o autor conseguir entregar casos FANTÁSTICOS, ao ponto de deixar o público eufórico, pode muito bem sobreviver a esta revista. Em sua vantagem ele tem o fato de Gakkyuu Houtei ter fracassado, os leitores da Jump por isso não estão tão confiantes que um estilo de investigação possa dar certo, assim Devily Man pode conseguir surpreender os leitores, pelo simples fato de já terem uma baixa expectativa. Devily Man é o favorito a dar certo nesta leva, mas terá um caminho duro pela frente.

 Onde posso ler o One Shot? Você pode ler o One Shot de Devily Man, vencedor da Golden Future Cup 2014 clicando AQUI.

Considerações Finais

Pela falta de B-Shounen para muitos essa leva esta "desinteressante", porém para mim ela parecer ser uma leva bem diversificada, mas mesmo assim com uma baixa possibilidade de algum mangá dá certo. Os favoritos logicamente são Devily Man e logo após Sesuji wo Pin, já que um é o vencedor da Golden Future Cup e o outro é de um mangaká veterano que tem várias ótimas obras em seu histórico, porém mesmo estes dois mangás tem chances grandes de dar errado.

O que prejudica muito estes três mangás é justamente o fato de acabarmos ter uma leva com três mangás que conseguiram agradar parte do público, mesmo que Ultra Battle Satellite tem grandes chances de ser cancelado - Em compensação um ponto positivo para estas obras é o fato de vários mangás estarem chegando em sua reta final (Bleach, Gintama, Nisekoi e Ansatsu Kyoushitsu), assim pode ser uma, somente uma, dessas três levas tenha sua vida estendida pelo fato de um veterano acabar.

Vai ser interessante ver como irá estes novos três mangás, Sesuji wo Pin! aposta em um estilo inovador na Jump, Lady Justice tenta conquistar o público masculino e surpreender os que não acreditam em seu potencial e Devily Man tenta chocar o público com casos surpreendentes e emocionantes, mas no máximo somente um desses três mangás irá conseguir sobreviver, qual será? Façam suas apostas e torçam pelos seus mangás favoritos, uma nova leva na Jump esta preste a começar! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

onload='emoticon()'