quarta-feira, 10 de junho de 2015

Análise: TOC Monthly Ultra Jump #06/Junho (Ano 2015).


O fogo só está começando a queimar

Talvez a Ultra Jump seja a melhor revista para se lançar um bom mangá e ao mesmo tempo não ter que sofrer com a pressão dos editores, mas mesmo assim com a revista sendo tão boas para autores que querem uma serialização pacífica, muitas vezes um mangá dá tão errado que é obrigado a ser cancelado até mesmo na Ultra Jump - Dessa vez tivemos um encerramento natural e um cancelamento, dois golpes em uma edição só, mas acreditem, o fogo só está começando a queimar:

Ultra Jump #06 (19/05):
No Guns Life (Capa e Página Colorida de Abertura)

01 - Peace Maker
02 - Monster's Kindergarden
03 - Ariadne no Kanmuri
La Vie en Doll (Página Colorida, Nova Série vindo da Jump X)
04 - Biorg Trinity
Strawberry Shake (Capítulo Especial)
05 - Hayate x Blade 2
06 - Q
07 - Jojolion
08 - Dasei 67 Percent
09 - Eiyuu Kyoushitsu
10 - Jumbor
11 - Selector Infected WIXOSS - Peeping Analyze (FIM)
12 - Koi wa Hikari
13 - Ad Astra - Scipio to Hannibal
14 - Choukakou
15 - Momoiro Armet (FIM)
16 - Kuroda-san to Katagiri-san
Levius/est

Gingitsune (Ausente)

Prévia da Ultra Jump #07:
Capa
: Biorg Trinity
Página Colorida: Ad Astra - Scipio to Hannibal

Começando pelos mangás não ranqueados, quem recebeu capa nessa edição foi No Guns Life, teoricamente essa é a terceira capa que o mangá recebe em menos de 1 ano de vida, um feito espetacular para qualquer obra de uma revista mensal - Isso demonstra que No Guns Life de fato está fazendo um grande sucesso para o padrão da Ultra Jump e tomara que em algum momento alguma scan gringa decida traduzir ao menos o primeiro capítulo.

Nessa edição também tivemos a estréia de La Vie en Doll, um mangá que veio da falecida Jump X, revista que foi cancelada por baixas vendas e contava com outros mangás conhecidas, como 87 Clockers que agora é lançado mensalmente na Young Jump e também Shaman King Flowers que foi cancelado juntamente com o final da revista, o motivo de Flowers ter sido cancelado e não transferido para uma revista é ainda desconhecido. Por fim, tivemos também como não ranqueado e o mangá tenderá a ficar não ranqueado para sempre, Levius/Est... Já que a obra é lançada na parte anterior da revista em uma leitura ocidental. Lembrando a Ultra Jump tem duas capas, nos dois lados da revista, estratégia usada também pela Jump NEXT!

Em primeiro lugar no TOC tivemos o incrível Peace Maker, o mangá ambientado no velho oeste parecia estar sendo um pouco esquecido pelos editores, mas nos últimos meses vem ganhando bastante destaque, essa edição conseguiu ficar justamente no primeiro lugar. Nada mais justo, já que Peace Maker atualmente é a segunda série que mais vende na revista, perdendo somente para Jojolion que é um fenômeno a parte. Quem eu acho que a Ultra deveria encontrar um modo de ter um anime é Peace Maker, mesmo que fosse um anime na qualidade de Terra Formars (Não é que eu espere que um grande estúgio pegará um mangá tão underground de uma revista underground).

Em segundo lugar tivemos Monster's Kindergarten, o mangá inicialmente veio como uma mini-série, fez um grandíssimo sucesso e sua vida foi prologada por um tempo que eu não faço a minima ideia. Eu acho interessante essas mini-séries que por serem um grande sucesso viram uma série e melhor, conseguem manter ou até mesmo melhorar a própria qualidade - Gostaria que em alguma edição o mangá ganhasse uma capa, isso sim seria bem legal. Em terceiro lugar tivemos o novato Ariadne que não irei comentar muito sobre sua posição, claramente essa posição alta ainda não é referente a sua recepção, é somente os editores tentando criar um hype em cima da obra.

Em quarto lugar tivemos Biorg Trinity que ganhou mais uma capa na próxima edição, entendo que Oh Great! é um mangaká muito famoso, tem uma importância enorme para a revista e tem uma capacidade enorme de fazer capas belíssimas para a revista, mas ao mesmo tempo eu gostaria de ver outros mangás ganhando capas na Ultra Jump, a verdade é que as capas da revista estão sendo todas centralizadas em No Guns Life, Biorg Trinity, JoJolion e algum novato de peso que acaba de estrear. Lembrando que a revista tem capa e contra-capa, ao menos podiam colocar na contra-capa um mangá como Ad Astra, Peace Maker e Jumbor, obras de peso que fazem parte da revista, mas não ganham tanta publicidade quanto merecem. Na quinta colocação tivemos Hayate x Blade 2 que nas últimas semanas vem sendo muito bem ranqueado, o que significa que está tendo uma sequência de capítulos importantes.

Em sexto lugar tivemos Q, parece que os editores após se animarem bastante com o mangá, começam a não dar mais tanto destaque a obra, que além de ganhar cada vez mais posições medianas, não vem nem recebendo capa ou contra-capa - O que isso pode significar? Provavelmente os editores esperavam muito mais por parte de Q, esperavam que o mangá se tornasse um grande sucesso dentro da revista, o que infelizmente não aconteceu, a obra continua agradando bastante os leitores, porém não parece ser aquele mangá capaz de comandar a revista, diferente de No Guns Life que parece estar demonstrando ter esse dom. Em sétimo lugar tivemos JoJolion que colocam sempre nas posições intermediárias para assim deixam a revista mais homogênea e no oitavo lugar temos Dasei 67 Percent que continua indo muito bem na revista.

Em nono lugar tivemos Eiyuu Kyoushitsu, o mangá vem sendo traduzido para o português e parece bem interessante - Essa posição, como todas as suas interiores, demonstra como os editores simplesmente não colocam nenhuma fé na obra, acreditam que pode ser um material interessante para revista, como mangás como Koi wa Hikari é, mas não é aquele mangá que vão dar uma grande publicidade ao ponto de no futuro se tornar um carro chefe da Ultra Jump. Isso é comprovado pelo fato do mangá ter estreado somente com uma página colorida, ao invés de darem uma capa como fazem com muitos novatos. Mas os fãs não devem se desesperar, o fato da Ultra Jump não ver Eiyuu Kyoushitsu como um futuro carro-chefe não significa que irão cancela-lo em breve, temos muitos mangás como Koi wa Hikari, Choukakou e Gingitsune que estão vivos na revista a anos e nunca receberam grandes atenções do editores.

Em décimo lugar tivemos Jumbor, do autor de Shaman King - Teoricamente Jumbor deve terminar esse ano, mas como nessa edição tivemos o encerramento de duas obras, é bem difícil que os editores encerrem Jumbor nas próximas duas edições, então acredito que veremos a obra chegando na reta final do ano, quando deve dar adeus a Ultra Jump - Muitos ignoraram a existência do mangá na Ultra Jump, porém ele foi muito importante para aumentar a popularidade da Ultra Jump, assim atraindo muito mais leitores. E Tahei, autor da obra, deve ser eternamente grato a revista, pois Jumbor foi um mangá lançado na Shonen Jump e que terminou sendo cancelado rapidamente, mas anos depois a Ultra Jump aceitou que Tahei renascesse Jumbor com várias modifcações no roteiro, se adequando a revista, porém, se o mangaká teve o prazer poder publicar a sua obra, deve agradecer enormemente aos editores da Ultra.

Em décimo primeiro tivemos Selector Infected WIXOSS que terminou naturalmente, o mangá estreou na Ultra como um modo de fazer publicidade do anime que estava preste a ser lançado. Incrivelmente o mangá conseguiu fazer sucesso e aumentaram um pouco o tempo de vida da obra, mas quando o hype do anime se foi, o autor decidiu encerrar a obra e partir para algum novo projeto, talvez na própria Ultra Jump ou em uma outra revista, veremos. Em décimo segundo lugar tivemos Koi wa Hikari que vem recebendo posições ruins, mas pelo fato dos editores estarem ranqueado bem Hayate x Blade 2, assim que acabar essa sequência de capítulos importantes de Hayate, provavelmente Koi wa Hikari voltará a parte superior da tabela. Em décimo terceiro lugar temos Ad Astra que receberá uma página colorida na próxima semana, estou curioso para saber como será essa página colorida - Eu diria que essa posição baixíssima de Ad Astra é um sinal de alerta, mas como o mangá receberá página colorida na próxima semana, digo que o mangá parece estar muito bem protegido pelos editores - Para os esquecidos, a Ultra Jump não tem cartão de votação, deste modo a classificação é unicamente organizada pelos editores que usam o fator popularidade do mangá ao ranqueado, mas a popularidade é referente a série como um todo e não somente em relação a um único capítulo.

Em décimo quarto lugar tivemos Choukakou, o mangá de um criador chinês, a obra é sempre ranqueado na parte inferior da Ultra Jump, mais pelo motivo do autor ser muito irregular na publicação dos capítulos, mesmo o mangá sendo mensal, então para quem gosta da obra (Vocês podem encontrar o mangá traduzido em inglês) não veja essa posição baixíssima de Choukakou como um mal sinal, muito pelo contrário, o mangá está na mesma situação de sempre, seguro e bem protegido pelos editores, se for para ser encerrado, será naturalmente. Quem não foi encerrado naturalmente foi Momoiro Armet que ficou em décimo quinto e teve seu último capítulo lançado nessa edição, o mangá estreou como uma capa, mostrando que os editores colocavam bastante fé, porém a obra não agradou o público e terminou sendo cancelada. Tomara que o autor recebe uma outra chance no futuro. Por fim, em último lugar tivemos Kuroda-San que também como Choukakou é sempre ranqueado na parte inferior da revista, deste modo sua posição tão baixa não é um sinal de alerta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

onload='emoticon()'