domingo, 21 de junho de 2015

Análise: TOC Weekly YOUNG Jump #29 (Ano 2015).


"Weekly" né...

Após várias edições sem sair o TOC, finalmente publicaram a classificação da edição #28 e #29 da Young Jump ao mesmo tempo - Como na #28 não tem tantas coisas interessantes a se comentar, eu trouxe a vocês somente a edição #29 (Deixando a anterior nos comentários, caso alguém tenha alguma dúvida, irei responder). Por isso, sem mais delongas, vamos ao TOC:

TOC Weekly Young Jump #29 (18/06/2015)
Rikudou  (Capa e Página Colorida de Abertura)
01. Terra Formars
02. Tokyo Ghoul:re 
03. Golden Kamui 
04. Salaryman Kintarou Gojissai 
05. Himouto! Umaru-chan 
06. Kingdom 
Motoyan (Página Colorida)
07. Youkai Shoujo  
08. Bungo 
Keppeki Danshi! Aoyama-kun (Página Colorida)
09. Gunjou Senki 
10. Pretty Max
Kako to Nise Tantei (Página Colorida)
11. Minamoto-kun Monogatari 
12. Shiratama-kun 
13. Usogui 
14. Mogusa-san 
15. Boku Girl
16. Yokokuhan -The Copycat-
17. Purple Shikibu 
Gokukoku no Brynhildr (Ausente)

A Young Jump pode até ser semanal, mas de nenhum modo o seu TOC é revelado para nós, pobre ocidentais, de forma semanal - Para quem fica esperança a análise do TOC, acreditem, até quero analisar com uma boa constância a revista, mas muitas vezes o TOC nem saí, fico várias semanas sem TOC, por exemplo, até hoje não sabemos a classificação da edição #27, porque nenhum japonês quis revelar.  Pelo menos a Ultra Jump coloca no próprio site o sumário, mas as demais revistas, só se pode saber o TOC/Sumário comprando a edição, assim normalmente é um japonês que deve nos entregar a classificação.

Começamos pelos mangás não classificados, o primeiro foi Rikudou que ganhou capa em comemoração ao seu quarto volume lançado - Rikudou ainda vai demorar MUITO até ganhar um anime e pela sua quantidade enorme de violência e por tratar de assuntos muitos pesados (Para alguns é colocado de modo exagerado, mas não deixa de ser assuntos pesados), quando o mangá ganhar anime deve ser muito censurado - Mesmo sabendo que o anime está bem longe, a Young Jump acredita no potencial de Rikudou, assim continua dando grande publicidade, inclusive essa capa - Quem sabe após um anime, o mangá não exploda? Isso será muito difícil de acontecer, mas pelo menos Tokyo Ghoul conseguiu.

Indo diretamente ao TOC tivemos em primeiro lugar Terra Formars, o que é uma surpresa bem relativa, nessas últimas edições aconteceram algumas pequenas mudanças que irei explicar no paragrafo de Kingdom - A verdade é que já uma vitória para Terra Formars pode ser o segundo mangá a ser lido na revista, mostrando que os editores ainda colocam muita esperança no mangá, mesmo sabendo que ele não irá vender tanto assim mais - Esse apoio acontece em muita menor escala com Tokyo Ghoul:Re que nessa edição ficou em segundo lugar, mas normalmente tende a conquistar a terceira ou quarta colocação. Os editores preferem dar mais publicidade dentro da revista para Kingdom e Terra Formars do que para Tokyo Ghoul mesmo TG vendendo muito mais que os seus dois amigos de revista, o motivo dessa edição dos editores é desconhecido, mas não é nada de preocupante, pois Tokyo Ghoul mesmo assim recebe muita publicidade na revista, recebendo constantemente páginas coloridas (Recebeu na edição passada) e capas.

Em terceiro lugar tivemos Golden Kamui que vai melhorando suas vendas aos poucos, enquanto isso os editores estão continuando a colocar-lo entre os primeiros, o mangá deve ser muito amado pelos leitores da Young Jump e os editores vêem uma possibilidade de Golden Kamui se tornar no futuro um novo Terra Formars, um mangá de alta qualidade que consiga atrair novos leitores a revista Seinen - O que me deixa surpreso pelo sucesso de Golden Kamui, é que os leitores da Young tendem a gostar de mangás com violências exagerada, assim muitos atores colocam cenas sangrentas somente para agradar o público (Estratégia usada Gantz que Terra Formars e Gunjou Senki também adotaram), Golden Kamui é violento, porém prefere não colocar cenas sangrentas somente para chocar o público, um dos poucos mangás da revista a fazer isso.

Em quarto lugar tivemos um mangá veterano, mas que voltou a revista à pouco tempo - O clássico Salaryman está de volta e parece estar sendo ranqueado em posições altas, eu acredito que isso seja temporária, pois tem tudo para os editores fazerem de Salaryman uma das obras que fecharam a revista, como fizeram com Innocent e como estão fazendo agora com Yokokuhan - The Copycat - e com Purple Shikibu (Que tenho suspeita está chegando ao seu fim natural). Mas porque fazer isso com Salaryman? Por um simples motivo, o mangá é veterano e dificilmente irá atrair novos leitores a revista, porém mesmo assim deve ajudar a manter os leitores antigos saudosistas ou os novos que gostam de mangás mais velhos (São minorias, mas existe esse grupo). Deste modo é melhor, como não é uma obra comercial, vale a pena coloca-lo no fundo. Ao menos seria isso que eu faria e acredito que isso, que daqui a no máximo 10 edições, a Young Jump começará a fazer.

Em quinto lugar tivemos Himouto que ganhará o seu anime já em Julho, por incrível que pareça o estúdio que ficou responsável pelo anime é muito competente, talvez tenhamos o primeiro anime da Young com uma boa qualidade, o que aumenta ainda mais a esperança no fato que Himouto pode "explodir" e se tornar um grande sucesso - O que pode ajudar ainda mais Himouto! é que a temporada de Julho está muito mais fraca que a temporada de Abril (Como é de costume), deste modo Himouto provavelmente terá muito menos concorrências. Quem sabe não esteja para nascer mais um grande sucesso da Young Jump, desta vez, uma comédia romântica (Classificando Himouto de modo bem grosseiro). 

Em sexto lugar tivemos Kingdom e esse é o momento de falar algumas mudanças na Young Jump - Normalmente uma editora tem uma mudança editorial bem constante, é por isso que não podemos comparar a Shonen Jump de hoje com a Shonen Jump de 10 anos atrás, isso porque provavelmente a equipe editorial já deve ter mudado MUITO nesse período. Podemos dizer que é quase impossível manter todos os editores chefes intactos em um período de 1 ano, sempre tem algum que quer mudar de revista ou mesmo quer se aposentar - O que quero dizer que por algum motivo nas últimas edições a Young Jump mudou um pouco sua mentalidade, normalmente isso é causado por uma mudança brusca de editores ou mesmo uma pressão maior (Por exemplo da Shueisha) em trazer uma variedade na revista. Kingdom ficava sempre no primeiro lugar do TOC, agora começa a pegar cada vez mais posições abaixo do quinto lugar. As três primeiras colocações que eram protagonizadas por Tokyo Ghoul, Terra Formars e Kingdom, de nenhum modo é mais protagonizado por esses mangás.

Se a Shonen Jump muda constantemente, a Young Jump também deve mudar - Não dá para saber de fato o porque os editores começarem essa mudança de posição dos mangás, como eu disse pode ter sido uma pressão da Shueisha que estava achando que os editores estavam priorizando algumas obras ou mesmo um novo editor chefe que entrou e decidiu mudar um pouco o estilo da classificação com autorização logicamente dos demais editores que ajudam na montagem da revista. Uma outra mudança dos editores foram começar a dar mais capas para os mangás, antigamente só davam as "gatinhas japonesas" e aos mangás muito famosos, agora começaram a dar capas à obras que vendem normalmente menos de 150 mil cópias, como Rikudou, Golden Kamui e Youkai Shoujo. O importante é que agora a Young Jump não está mais como a mesma, Kingdom pegou um sexto lugar, uma posição péssima e deve pegar mais posições ruins nas próximas semanas. Talvez volte para os primeiros em quase toda a semana, caso perceberam que era mais vantajoso sempre priorizar os mesmo mangás, estratégia utilizada por exemplo pela Shonen Jump que sempre prefere priorizar os mesmo mangás. Enquanto essa mesma estratégia é rejeitada por revistas como a Ultra Jump e a Shonen Magazine. Por fim, temos revistas que ficam no meio termo, como é a Jump Square.

Em sétimo lugar tivemos Youkai Shoujo que ficou nas posições intermediárias como sempre. Logo após temos Bungo que é o mangá de baseball - A obra continua tendo bons rankings mesmo que não sejam nada fantástico, mas acredito que será o suficiente para conseguir sobreviver por muito tempo. Os editores continuam não acreditando no potencial de uma obra de esporte, quem sabe começar a dar uma boa posição para Bungo quando o mangá ganhar um anime, mesmo que isso deve demorar muito tempo para acontecer, já que a obra começou a pouco tempo. Quem sabe daqui a 3 ou 4 anos, não tenhamos alguma notícia sobre um anime de Bungo, e aí sim os editores começam a coloca-lo entre os cinco primeiros constantemente.

Em nono lugar tivemos Gunjou Senki, eu acho até bom o fato dos editores começarem a não forçar mais a barra em relação a Gunjou Senki, o mangá não é um fracasso, merece página coloridas, mas os editores estavam exagerando, estavam fazendo até crossover com Terra Formars para ver se conseguiam fazer o público engolir a obra - No final, não conseguiram e começar a perceber que talvez Gunjou Senki seja uma obra que não agrade a todos e assim é melhor coloca-lo no meio da tabela, ao invés de forçar uma popularidade a obra. Logo após em décimo temos o novato Pretty Max que ainda estamos vendo se os editores pretendem manter a obra ou cancela-la, é muito cedo para se dizer algo.

Os mangás da décima primeira posição até a décima terceira parecem estar bem seguros, são obras que talvez não tenham um grande apelo comercial, mas continuam bem popular dentro da revista. Em décimo quarto temos Mogusa-San que é um mangá que ao meu ver parece estar muito seguro, já que acredito que obras como Kako to Nise tem mais chances de serem cancelados (Sim, o mangá ganhou página colorida, mas em publicidade ao seu volume, isso é muito comum em várias revista, só a Jump que não dá páginas coloridas em publicidade ao volume aos mangás que estão indo mal em popularidade). Então acredito que Mogusa-San por exemplo está acima de Boku Girl e Kako to Nise na fila do cancelamento, falando em Boku Girl, o mangá ficou em décimo quinto e como sempre está correndo risco de cancelamento, mas sempre os editores encontram um modo de salva-lo, é nosso World Trigger com ecchi, com protagonista feminina, sem aliens e lançado na Young... É, um mangá totalmente diferente, mas vocês entenderam a referência.

Eu acho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

onload='emoticon()'