quinta-feira, 18 de junho de 2015

Análise: TOC Weekly Shonen Jump #30 (Ano 2015).


O rei dos mangás.

Você pode preferir Naruto, pode você pode preferir Bleach, você pode inclusive preferir Tokyo Wonder Boys, mas tem algo que não se pode negar, quando o assunto é vendas, One Piece é um monstro, um monstro tão grande que conseguiu entrar no Guinness Book como o comics que mais vendeu mundialmente, um record que não será quebrado tão cedo. Essa edição além dessa bela novidade, trouxe um TOC interessante e várias páginas coloridas bonitas, sem mais delongas, vamos ao TOC:

Weekly Shonen Jump #30 (22/06)
One Piece (Capa e Página Colorida de Abertura)
01 - Ansatsu Kyoushitsu
02 - Naruto Gaiden (Ranking Facultativo) 
03 - Shokugeki no Souma
04 - Black Clover
05 - Haikyuu!!
Kagamigami (Página Colorida)
06 - Boku no Hero Academia
Devily-Man (Capítulo 05)
07 - Hinomaru Zumou
Sesuji wo Pin! (Capítulo 07, Pré-Rank)
08 - Nisekoi
09 - Toriko
Lady Justice (Capítulo 06)
10 - Gintama
11 - PSI Kusuo Saiki
12 - World Trigger
Isobe Isobee Monogatari (Página Colorida)
13 - Bleach
Kochikame
14 - Ultra Battle Satellite
*Os novatos são classificados a partir do Capítulo 08
*Explicação DETALHADA sobre como funciona o TOC você poder ler clicando AQUI

Prévia da Edição #31
Capa e Página Colorida de Abertura: Haikyuu!! (30 página)
Página Colorida, Sesuji wo Pin! e Hinomaru Zumou
One Piece, Página Colorida de Abertura

Como já é de tradição (Como também já é de tradição falar que é de tradição), comecemos pelos mangás que não foram ranqueados nessa edição. O primeiro mangá não ranqueado é justamente aquele que recebeu a capa que nessa semana foi One Piece - Como eu disse, a série entrou no Guinness Book como o quadrinho mais vendido da história, vendendo 320 milhões de cópias vendidas mundialmente, um feito de fazer inveja para QUALQUER autor. E sabe o que é melhor? One Piece ainda tem muito caminho pela frente, então #RumoAos500Milhões.

Kagamigami e Isobe Isobee Monogatari também ganharam página colorida - Havia tido um boato que Kagamigami iria termina essa edição, o que parece ter sido um boato falso, bom para quem acredita na recuperação da série - A verdade é que essa página colorida é um sinal que ao menos os editores ainda não desistiram totalmente de Kagamigami, mesmo com a sua popularidade ter despencando nos últimos capítulos. Pode ser que o mangá se torne um novo Psyren, mas acredito que seja mais provável que seja transferido para uma outra revista, quem sabe para a Jump NEXT!, com o final de Soul Catcher (S), os editores precisam de um mangá para substitui-lo, acho que Kagamigami seria a opção viável. É inclusive bem melhor do que ir para a Jump Plus, já que a NEXT tem muita mais visibilidade. Isobe Isobee Monogatari ganhou página colorida, mas o mangá recebe bastante páginas coloridas, não é uma surpresa (Recebe mais que Toriko e World Trigger, isso é certo).

Por fim temos os três novatos. Sesuji wo Pin! é o que parece estar em uma situação mais confortável, o mangá foi muito bem aceito na 2ch, está recebendo semana após semana notas altíssimas, já conquistando inclusive um primeiro lugar - E parece que essa boa recepção também foi passado ao público casual, já que na próxima edição já teremos página colorida de Sesuji wo Pin! (Para muitos a página colorida esconderá o primeiro rank, mas se vocês irem na minha explicação do TOC, falarei dos diferentes modelos a serem analisados) - Tudo indica que ao menos os primeiros capítulos de Sesuji wo Pin foram bem recebidos, mas sabemos que não basta ter os primeiros capítulos bem recebidos para sobreviver, vide Kagamigami. Por fim Devily-Man e Lady Justice parecem que não estão muito bem das pernas, infelizmente.

Em primeiro lugar no TOC tivemos Ansatsu Kyoushitsu, na ausência de One piece, um outro soberano deve dominar a classificação, e esse é justamente Ansatsu Kyoushitsu, porém isso me vem uma reflexão, a Jump tende a não deixar um mangá sozinho na liderança, sempre prefere colocar dois grandes sucessos no topo sempre, por muito tempo foi Naruto e One Piece, atualmente é Ansatsu Kyoushitsu e One Piece - Isso é também um modo de trazer equilíbrio a revista e mostrar que a Shonen Jump não é tão dependente de somente uma obra. O problema é, Ansatsu Kyoushitsu está chegando ao seu fim, isso está bem claro, qual seria o mangá que poderia substituir Ansatsu? Atualmente só temos Haikyuu!! com o mesmo peso na revista, mas acho que a Shonen Jump já está planejando um substituto para Ansatsu.

Em segundo lugar tivemos um mangá que é facultativo considerar no TOC, Naruto Gaiden - Não existe nenhuma regra que diga que essa mini-série não deva ser considerada, como não existe nenhuma regra que diz que ela deva ser considerada, então a decisão considerar-la é facultativa de cada um - A verdade é que o mangá está sim na votação de popularidade, como também Kochikame se encontra na votação de popularidade - Eu decidi considerar Naruto Gaiden, pois quando foi lançado Jaco Patrolman eu havia considerado o mangá, então quis me manter fiel ao fato de considerar mini-séries de 10 capítulos. Naruto Gaiden em seu primeiro "rank" ficou em segundo lugar, uma ótima posição que não valerá de nada, já que a obra terminará já na edição #32.

Em terceiro tivemos Shokugeki no Souma que quase ficou próximo ao primeiro lugar, mas tinha uma gigantesca pedra no seu caminho, o monstruoso Ansatsu Kyoushitsu - Souma vem em uma ótima fase, apresentando novos vilões e personagens, assim deixando vários leitores animados. A decisão de fazer com que Souma tivesse essa guinada em roteiro justamente nesse período foi estratégica, muitos autores colocam uma nova saga, bem emocionante, quando o anime estréia pela primeira vez, isso é um modo de conseguir prender de uma vez por todas os novos leitores. O problema de Souma que é o anime não deu o "boost" em venda esperado, fazendo com que o mangá vendesse mais ou menos, 100 mil a mais do que anteriormente. Saltando de 300 mil por volume para 400 mil por volume, uma média altíssima, mas para um mangá como Souma era esperado que o anime fizesse o mangá chegar facilmente as 500 mil cópias.

Em quarto lugar tivemos Black Clover, uma ótima posição para o mangá, que para muitos pode ter ficado no TOP 3, mas vamos considerar nesse caso um quarto lugar, já que eu preferi considerar Naruto Gaiden como um mangá válido - Black Clover está em uma situação confortável na revista por enquanto, pode ter uma queda de popularidade no futuro? Logicamente, mas isso pode acontecer com qualquer um mangá, então podemos dizer que Black Clover está bem seguro e ao meu ver, vendo como está indo as suas vendas e popularidade, deve também conseguir completar 1 ano na Weekly Shonen Jump. Aliás, analisando as vendas e posições do TOC, acredito que antes de lançar o segundo volume, os editores devem dar uma capa de comemoração ao sucesso do mangá, pelo menos não teria lógica manter o mangá em posição tão altas e nem dar uma capa para a obra.

Em quinto lugar tivemos logo depois Haikyuu!! que ganhará capa, página colorida de abertura e páginas extras na próxima edição - O motivo? Provavelmente porque será o capítulo onde será encerrada uma partida muito emocionante que está acontecendo no mangá, assim os editores decidiram dar uma grande publicidade para o encerramento deste jogo - Os editores não são bestas de darem capa para um mangá que terá um capítulo desinteressante naquela edição, justamente pelo fato daquele mangá irá abrir a revista, assim será a portada de entrada para muitos leitores veteranos, vários novos ou mesmo alguns que estão voltando a ler a Weekly Shonen Jump. Caso o primeiro capítulo da revista seja desinteressante, o leitor pode se desanimar e adiar a leitura do restante da revista (Esse é um dos motivos, no sistema de classificação japonês, os mangás são classificados no fundo da revista, colocar um mangá pouco popular no topo, pode desestimular a leitura do restante da revista, assim não sendo muito viável). Estou curioso para ver como será o próximo capítulo de Haikyuu!!, tem tudo para ser muito emocionante.

Kagamigami, Página Colorida.

Em sexto lugar, ou dependendo se tu considera Naruto Gaiden, no quinto lugar temos Boku no Hero Academia que após uma primeira colocação conquistou uma posição bem mais modesta. O que não deixa de ser uma boa posição, já que o mangá teoricamente se manteve entre os cinco primeiros colocados. Boku no Hero Academia começou a ter um aumento bem mais lento em suas vendas, conseguiu alcançar a faixa dos 250 mil rapidamente, mas imediatamente se estagnou no ponto, tendo um aumento bem baixo nas vendas em cada volume, isso teoricamente é uma notícia ruim, mas também pode ser consequência no desleixo da Shonen Jump que não está dando muita publicidade ao mangá, o que faz com que a obra não tenha tanto destaque assim e não atraia mais tantos novos leitores. É certo a maioria já conhece Boku no Hero Academia, porém é necessário publicidade para convencer aquelas pessoas que já conhecem, a também comprarem... Mas parece que a Jump/Shueisha atualmente está focada em outras obras.

Em sétimo lugar tivemos Hinomaru Zumou que conquistou mais uma boa posição e ganhará página colorida na próxima edição, provavelmente essa página colorida de Zumou é de aniversário, o que pode ser uma notícia boa para alguns, mas para mim é uma péssima notícia - O mangá merecia muito mais do que somente uma página colorida de aniversário, agora que está completando 1 ano de vida, merece ao menos ter uma capa de comemoração. Talvez os editores não queiram dar uma capa para Zumou, por não acreditar no potencial comercial da obra, não vale a pena dar uma capa para um mangá que teoricamente não vai ajudar a vender a revista... Sinceramente, se eu fosse um dos editores da Weekly Shonen Jump, teria o mesmo raciocínio, mesmo que eu goste muito de Hinomaru Zumou. No oitavo lugar temos Nisekoi que continua em uma situação muito confortável na revista e por enquanto não corre risco de ser cancelado.

Em nono lugar tivemos Toriko, o mangá essa semana não ficou no "bottom", o que já é uma grandíssima vitória, mas mesmo assim seria uma grande mentira minha dizer que a obra conseguiu uma boa posição no TOC, Toriko após me iludir com várias posições boas seguidas, fazendo eu acreditar que a obra de fato estava recuperando a sua popularidade, o mangá voltou a ficar em posição mais medianas, o que para mim é muito mais baixo do potencial do autor. Vejo em Toriko o mesmo que aconteceu com Bleach, não é que o mangá esteja pior nessa saga, de fato tanto Toriko e Bleach tiveram uma boa melhora na história, o problema é que o público japonês (e também parte do ocidental) já estão cansados dessas duas obras, assim não votando mais na obra, fazendo que sua popularidade tenha uma queda bem perigosa. 

Gintama ficou com o décimo lugar, eu fico em dúvida sobre o futuro de Gintama, mesmo que eu ache que a obra possa já terminar no próximo ano, sabemos que o autor é um grande "troll" e podemos adiar ainda mais a vida da obra, o que não seria uma má notícia, mesmo que como eu já disse nas edições passada, está claro que Gintama não tem mais a força que tinha a alguns anos atrás, o mangá está perdendo seu espaço na revista - A idade é um fato que pesa para muitas obras, principalmente para as comédias que tendem a perder o seu "arsenal" de piadas em cada capítulo criado - Poucos mangás, como Kochikame consegue se manter vivo através dos anos, Gintama infelizmente não parece ser um Kochikame (Mesmo que eu torceria que fosse), os capítulos voltados a comédia já são totalmente rejeitados pelos japoneses, que não gostam mais do humor de Gintama como gostavam a anos atrás, restando só admiração pelo capítulo de ação mesmo.... E é isso que ainda, de algum modo, consegue salvar Gintama.

Em décimo primeiro lugar tivemos PSI Kusuo Saiki que após ganhar capa e página colorida, teve uma posição bem ruim - Mas é esperado, como eu disse, mangás de comédia tradicional (Kochikame, Isobe e PSI) tendem a ter um rendimento bem mais instável. Na décima segunda colocação tivemos World Trigger que continue aos troncos e barrancos sobrevivendo na revista, a verdade é que World Trigger é um Psyren com uma situação em vendas melhor, porém quando o assunto é TOC, está bem pior - Já que World Trigger ainda sofre com o problema das suas constantes ausências causadas pela saúde do editor. Mesmo com todos esses problemas, acredito que a obra conseguirá completar 3 anos de vida (Seu aniversário de 3 anos será em Fevereiro de 2016, daqui a mais ou menos 8 meses), o seu real desafio é mesmo chegar aos quatro anos de vida, sinceramente, acredito que World Trigger seja capaz, mas também vai depender muito dos próximos novatos que estrearão na revista.

Em décimo terceiro lugar tivemos Bleach que continua conquistando posições péssima, quando não fica em último, fica em penúltimo, chega a ser doloroso ver Bleach deste modo, mas como a obra está chegando ao seu final, não deve ser cancelado. Por fim, fechando o TOC na décima quarta colocação temos Ultra Battle Satellite, como Isobe Isobee Monogatari ganhou página colorida, essa semana de fato UBS fechou a revista, um feito que acho agora que existe a Isobe, pouco mangás conseguirão - Não devo parabenizar UBS por isso, muito pelo contrário, isso é uma péssima notícia. Percam suas esperanças, vamos ser sinceros, UBS está cancelado, os editores só estão esperando o momento de estrear a nova leva para poder cancelar Ultra Battle Satellite.

Isobe Isobee Monogatari, Página Colorida.

2ch Ratings

Chegamos a análise do 2ch Ratings, relembrando que a votação do 2ch é diferente da Shonen Jump, onde cada leitor vota em seus 3 mangás favoritos. Na 2ch, famoso fórum japonês, os leitores devem dar uma nota de 0 à 5 em cada mangá da revista... Após isso, é somado o total de votos, e temos o mangá mais bem "aceito" da Edição, de acordo com o Fórum.

Lembrando que os mangás que o público vota como "Não-Lido", é considerado como nota 0, isto porque quem não leu o mangá, quando é para preencher o cartãozinho de votação, de fato não irá votar na obra, assim é necessário também saber quantos leitores a obra esta perdendo, ou no futuro, ganhando, caso o número de "não-leitores" diminua. Mas ao lado eu coloquei o resultado não contando esse "Não-Lido" como 0, assim vocês poderão saber mais da qualidade do capítulo, mas isso não deve simular tanto assim o ranking no TOC. O critério de desempate é justamente a segunda nota.

Edição 29, Capa de PSI Kusuo Saiki
Color Page: Ansatsu Kyoushitsu, Naruto Gaiden e Tengu Police (One Shot)
Ausentes: Hunter x Hunter e One Piece

Posição - Nome do Mangá - (Média de Votos) - Média Sem Não-Leitores

#01 - Hinomaru Zumou (4.09) 4.22
#02 - Sesuji wo Pin! (3.52) 3.63
#03 - Boku no Hero Academia (2.97) 3.27
#04 - World Trigger (2.85) 3.24
#05 - Isobe Isobee Monogatari (2.70) 2.97
#06 - PSI Kusuo Saiki (2.70) 2.97
#07 - Ultra Battle Satellite (2.64) 3.11**
#08 - Black Clover (2.39) 2.47
#09 - Ansatsu Kyoushitsu (2.39) 2.39
#10 - Haikyuu!! (2.33) 3.08
#11 - Gintama (2.30) 2.45
#12 - Shokugeki no Souma (1.97) 2.24
#13 - Bleach (1.76) 2.00
#14 - Naruto Gaiden (1.76) 1.93
#15 - Kagamigami (1.58) 1.86
#16 - Nisekoi (1.45) 2.00
#17 - Kochikame (1.39) 1.92
#18 - Tengu Police (1.39) 1.77 ONE SHOT
#19 - Toriko (0.97) 1.33
#20 - Devily-Man (0.97) 1.19
#21 - Lady Justice (0.91) 1.07

Antes de começar a Análise, gostaria de falar sobre UBS e sobre uma coisa que aconteceu nessa votação da 2ch que pode mudar muitas coisas - Percebemos que de uma edição para a outra, o número de leitores de UBS caíram monstruosamente, em contra-partida, o número de votantes nessa edição da 2ch aumentou em quase 40% (O motivo provavelmente foi porque voltaram a divulgar a votação nos demais tópicos do fórum, finalmente). Então, é interessante perceber como UBS caiu com o número de leitores quando mais pessoas decidiram votar, isso pode significar que muita gente já largou o mangá, diferente de Sesuji wo Pin! que mesmo com um grande aumento de votantes, teve um aumento em sua média, mostrando que continua popular com a grande maioria dos leitores da 2ch - Lembrando que quanto mais pessoas votam, maior é a chance dos mangás terem uma média menor, já que vai concentrar ainda mais visões e opiniões diferentes, assim mais obras pegarão notas baixas e mais pessoas serão aqueles que já droparam algum mangá, quanto mais votando melhor, mesmo que o número anterior de votantes da 2ch já era o suficiente para termos uma estimativa da recepção dos mangás.

Não sei, se esse aumento continuará na próxima semana, espero que sim, como eu já havia dito, a 2ch teve uma grande diminuição de pessoas que frequentam o tópico de votação, por isso menos pessoas votando, mesmo que o fórum em geral continua muito visitado, isso aconteceu após no começo desse ano ter várias edições que não tiveram os votos contados, o pessoal desanimou e deixou de votar - Voltando a classificação, o primeiro lugar ficou com Hinomaru Zumou que mesmo com um aumento de votantes, o que normalmente significa mais notas baixas, o mangá conseguiu chegar a média de 4 pontos, um resultado espetacular e mostra como a 2ch EM GERAL apoia bastante Zumou... Não duvido que a maioria dos compradores do volume saiam de lá (O mesmo para PSI e Isobe). Tengu Police foi muito mal aceito e acredito que será serializados, ao menos que os editores deem outra de Sporting Salt.

Quem também teve um bom aumento foi Bleach, que conseguiu chegar a média de 2 pontos na média "Sem leitores", o que significa que o público gostou bastante desse capítulo. Já Kagamigami continuou muito mal das pernas e Devily Man também... Eu diria que as chances de Devily-Man e Lady Justice fazerem sucesso são menores que 5%, o que significa que ainda temos esperança de sucesso, mas é bem improvável. Eu sou daqueles que torce para qualquer mangá fazer sucesso, porque é um esforço enorme de cada autor que se dedica por semanas para realizar os seus sonhos, então se um desses dois mangás darem certo ficarei bem feliz, mas analisando com uma visão mais racional do que sentimental, sei que essa possibilidade é bem pequena.

Prévia da Próxima Edição, número 31.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

onload='emoticon()'