terça-feira, 16 de junho de 2015

TOC Monthly Jump Square #07/Julho (Ano 2015).


Prova

Enquanto a Jump SQ vai se aproveitando do sucesso de Owari no Seraph, o público vai notando que além de Sousei no Onmyouji a revista não tem mais nenhum mangá com grande potencial em longo prazo, o que pode ser um grande perigo para a revista que precisa ainda esse ano achar um grande sucesso para assim provar aos seus leitores que ainda é uma revista com capacidade de criar obras de sucesso.

Jump SQ.Julho #07
Owari no Seraph (Página Colorida de Abertura)
Serapuchi ~Owari no Seraph 4-Koma-Hen
01 - Ao No Exorcist (Capa)
Salaryman Exorcist Okumura Yukio no Aishuu
02 - Kono Oto Tomare!
Wonder Rabbit Girl (Página Colorida)
03 - Sousei no Onmyouji
04 - Gag Manga Biyori GB
Hell Fire (One Shot, Página Colorida / de Rensuke Oshikiri)
05 - Mu & I
06 - Gakumon!
Chihaya-San wa Sonomama de Ii (Página Colorida)
07 - 7th Garden
08 - To Love Ru Darkness
Shin Tennis no Oujisama (Página Colorida)
Houkago no Oujisama

09 - Nightmare Funk
10 - Hotel Helheim
11 - Parman no Jounetsuteki na Hibi
One Shot
12 - Teiichi no Kuni
13 - Iiyone! Yonezawa Sensei
Ausente: Tegami Bachi 
Transferido: Hanna Sensei Shigoto wo Shitekudasai!

*Em itálico são as comédias curtas, por isso séries que tem no máximo 8 páginas por capítulo, algumas delas apresentadas em quadrinhos em ordem vertical inclusive, essas séries não disputam diretamente com as demais séries.

Jump SQ. Agosto #08
Capa: To Love Ru Darkness
Página Colorida de Abertura: Taishou Wotome Otogibanashi (Nova Série de Sana Kirioka) 
Página Colorida Shin Tennis no Oujisama, Kono Oto Tomare!, Iiyone! Yonezawa Sensei e Yogen no Nayuta (One Shot).



Owari no Seraph, Página Colorida de Abertura.

Começando pelos mangás não ranqueados, nessa edição tivemos página colorida de abertura para Owari no Seraph que continua recebendo uma publicidade enorme na revista, decisão correta já que o sucesso de Seraph é a possibilidade do estúdio aumentar as suas vendas - Além disso tivemos página colorida ao segundo capítulo de Wonder Rabbit Girl, para Chihaya-San que vem sendo muito bem recebido, para Shin Tennis no Oujisama que já é um clássico e por fim, ao One Shot da edição que foi Hell Fire de Rensuke Oshikiri, mangaká veterano que já lançou vários e vários mangás, entre eles: Guranba, Pupipo! e High Score Girl - Se o One Shot for serializado, pode ser uma ótima adição para a revista.

Nessa edição tivemos também dois mangás ausentes, um deles é Tegami Bachi que ficou ausente por motivos desconhecidos, o que é uma pena já que o autor só está adiando mais ainda o fim é iminente, o cara está abusando da boa vontade dos editores que ainda não cancelaram Tegami Bachi mesmo tendo um rendimento péssimo. Já também tivemos Hanna Sensei que ficou ausente, pois foi transferido, o mangá não deu certo na revista, mas os editores ainda acreditam no seu potencial, então o mangá deve ser transferida para a nova Jump SQ.19, onde inclusive deve ser lançados os mais novos capítulos de Kekkai Sensen.

Em primeiro lugar na TOC ficou Ao No Exorcist, todas as revista tem os seus líderes - Na Shonen Jump temos Ansatsu e One Piece, na Young Jump temos Kingdom e TerraFormars, já na Jump Square temos Owari no Seraph e Ao no Exoricst. Assim, é esperado que essas duas séries sempre ganhem grande publicidade e também sempre fiquem no topo do TOC - Mesmo que em algumas semanas, nos capítulos mais fracos, os editores preferem colocar Ao no Exorcist em posições mais baixas.

Em segundo lugar tivemos Kono Oto Tomare!, talvez vejamos esse mangá ganhar um anime primeiro que Sousei no Onmyouji, tudo depende de como a Square está vendendo o mangá para os estúdios - A verdade é que Kono Oto Tomare! é uma força oculta na revista, por ser mais relacionado ao drama e romance, não consegue se destacar na revista que é bem mais focada em séries voltadas a comédia (Ou mesmo Shounens que tem uma grande dose de comédia). Mas mesmo assim não combinando tanto com a SQ conseguiu fazer um sucesso relativamente alto dentro da revista, se tornando um dos mangás mais queridos dos leitores. Kono Oto Tomare! tem um grandíssimo potencial quando for adaptado para anime.

Em terceiro lugar temos um outro mangá que tem um grande potencial de ter um boost quando for ganhar um anime (O que deve acontecer próximo ano se tudo for como o planejado) - Sousei no Onmyouji - A verdade seja dita, por mais que o mangá tenha um potencial enorme em se tornar um anime de sucesso, os seus volumes não estão conseguindo vender tanto assim, até mesmo Kono Oto Tomare! que ganha menos publicidade e tem um estilo que não combina tanto assim com a Square está vendendo muito mais. Isso deve deixar muitos estúdios desanimados com em pegar Sousei, já que o fato dele não vender tão bem, pode significar que também o anime, por mais bem adaptado que seja, também não venderá tanto assim.

Hell Fire, One Shot.

Pulando para a quinta colocação tivemos uma grata surpresa, Mu & I, o mangá conseguiu superar obras como Gakumon!, 7th Garden e Nightmare Funk, e assim conquistou com bravura um quinto lugar - Uma ótima notícia para quem gosta da obra, isso significa que os editores ainda acreditam muito no potencial da obra e por enquanto querem manter-la na revista - O transferimento do ecchi, Hanna Sensei também é um outro sinal positivo para Mu & I que terá menos concorrência no estilo... Após alguns meses de sufoco, finalmente o autor poderá relaxar um pouco em relação ao futuro da própria série. Em sexto lugar tivemos Gakumon! que ficou um pouco abaixo do esperado, já que a série tem qualidade e popularidade para se manter entre os cinco primeiros, mas provavelmente foi uma posição temporária e já na próxima edição voltará entre os cinco primeiros.

Em sétimo temos o sétimo jardim... Coincidência? Acho que nã... É coincidência mesmo, já que teoricamente o TOC para os japoneses são todas as posições, usamos esse modelo de ignorar as páginas coloridas para deixar a classificação bem mais simples. 7th talvez não seja um novo Owari no Seraph, por enquanto, mas pelo menos está agradando parte do público leitor. Acredito que 7th Garden conseguirá sobreviver por muito tempo na revista, se ganhará anime, ainda é um mistério para mim, mas pelo menos acho que 7th Garden conseguirá completar facilmente 3 anos de vida. No oitavo lugar tivemos o ecchi To Love-Ru Darkness que ganhará capa na próxima edição, mostrando que ainda tem muito apoio dos editores e deve sobreviver na revista quando tempo o autor quiser.

Em nono lugar tivemos Nightmare Funk, o mangá continua em uma situação delicada na revista, mas pelo fato de como Mu & I, em algumas semanas conquista posições boas, pelo menos nas próximas edições deve se manter salvo. Acredito que o futuro de Funk dependerá muito da melhora das suas vendas, atualmente o mangá vende pouco até mesmo para o padrão da Square, é necessário que o terceiro volume que deve ser lançado nos próximos meses, consiga ter um bom aumento de vendas para que assim os editores tenham certeza que vale a pena manter-lo na revista, mesmo sabendo que Nightmare Funk provavelmente nunca se tornará um verdadeiro pilar - Eu acredito na sobrevivência de Funk, mas tenho que assumir que o seu caminho para a sobrevivência será duro e muito complicado.

Prince of Tennis, Color Page.

Por fim, em décimo lugar e teoricamente na última colocação, já que os três demais mangás são propositalmente classificados no fundo da revista, tivemos Hotel Helheim. Hotel Helheim não está em uma boa situação, o mangá até estreou bem popular, mas aconteceu aquele efeito que é muito comum na Square - Um mangá começa bem popular, já que tanto o público quanto os editores são generosos com as novas séries, mas após o quarto já começa a cair, cair e cair, até o momento que é cancelado com normalmente 2 ou 3 volumes completos. Hotel Helheim está sofrendo desse efeito e tem tudo para ser cancelado, cedo ou tarde, uma grande pena, pois era um mangá de comédia que tinha muito potencial. A questão é que a Jump Square tem outros 12 mangás de comédia na revista, disputar contra obras como Gakumon!, Gag Manga Biyori e Parman não é uma missão fácil. Quem sabe um milagre aconteça e Hotel Helheim se salve, mas isso é bem improvável.

Essa edição da Jump SQ foi repleta de páginas coloridas, o que deixou o TOC um pouco vazia (Se tu analisar no sistema bruto do TOC, como a maioria dos japoneses analisam, foi um TOC cheio, mas analisando no segundo sistema, tão válido quanto, foi um TOC vazio). Mas serviu para tirar algumas conclusões, entre elas como Hotel Helheim está correndo risco de cancelamento e pode ser cancelado em breve, quem sabe, rodar juntamente com o fim natural de Tegami Bachi que também deve acontecer ainda este ano. A Square está precisando achar novos mangás para deixar a sua line-up mais forte, seja uma comédia popular como Gakumon!, um drama amado pelo público como Kono Oto Tomare!, um novo mangá de esporte de altíssima qualidade como New Prince of Tennis ou mesmo um B-Shounen popular como Owari no Seraph, mas precisa ter mangás mais populares, que consigam trazer mais visibilidade a revista.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

onload='emoticon()'