sábado, 29 de agosto de 2015

Análise: TOC Monthly Jump Square #09/Setembro (Ano 2015).


"Safe".

Sim, eu sei, atrasei bastante a análise da Jump Square - E a culpa é totalmente minha por isso, mas não se preocupem, irei voltar a fazer regularmente as análises da revista. Essa edição da SQ foi bem interessante, por nos ajudar a ver de forma mais clara quais são os mangás que estão a salvo e quais provavelmente irão dançar nas próximas edições. Então, sem mais delongas, vamos aos comentários da edição de Setembro da Square:

TOC Jump SQ.09/Setembro:
Shin Tennis no Oujisama (Capa e Página Colorida de Abertura)
Hougako no Oujisama
01 - To LOVE-Ru Darkness
02 - Owari no Seraph
Serapuchi!
Taisha Wotome Otogibanashi (Página Colorida)
Happy Milly (Nova Série, Página Colorida)
Oomori Satisfaction (Nova Série, Página Colorida).
Wonder Rabbit Girl (Página Colorida, Publicidade do Primeiro Volume)
03 - Gag Manga Biyori GB
04 - Chihaya-san, Just Way You Are
Bandy (One Shot, Página Colorida)
05 - Ao no Exorcist
Salaryman Exorcist
06 - Kono Oto Tomare!
07 - Sousei no Onmyouji
Himouto! Umaru-Chan (Capítulo Especial vindo da Young Jump, Página Colorida)
Shiratama-Kun (Capítulo Especial vindo da Young Jump, Página Colorida)
08 - Tegami Bachi
09 - 7th Garden
10 - Mu & I
11 - Parman no Jounetsuteki na Hibi
12 - Gakumon!
13 - Nightmare Funk
Ryofuemon (One Shot)
14 - Teichi no Kuni
15 - Hotel Helheim (FIM)
Ii yo ne! Yonezawa-sensei

Prévia da Edição 10 (Outubro):
Capa e Página Colorida: To LOVE-Ru Darkness
Página Colorida: Sousei no Onmyouji, Gag Manga Biyori GB, Solid Situation TV (One Shot), Moeru Mach-Chan Itetsuku Hama-Chan (One Shot).

Eu duro mais tempo escrevendo o TOC do que de fato a análise... Mas isso é ótimo, como a revista é mensal, é bom sempre entregar muito conteúdo dos leitores, assim eles podem passar várias semanas lendo a revista até quando for lançada a próxima edição. Começando a comentar pelos mangás não-ranqueados, quem recebeu a capa foi Shin Tennis no Oujisama que é o único mangá de esporte da revista, está na hora da SQ lançar um outro mangá do gênero. O último foi "1/11" que por mais que tratava de futsal, tinha mais foco no slice of life do que no esporte em si. 

Também tivemos alguns novatos nessa edição, são eles: "Happy Milly" e "Oomori Satisfaction", sinceramente ainda não sei sobre o que tratam essas duas obras, mas provavelmente uma delas (Ou as duas) devem ser comédias curtas, como é Gag Manga Biyori GB, por exemplo. Assim não devem ocupar muito espaço na revista e ao mesmo tempo entregar bastante conteúdo para o público leitor, que parece gostar muito dos mangás do gênero. 

Outro mangá que ganhou página colorida foi Wonder Rabbit Girl que teve o seu primeiro volume lançado e para os padrões da SQ foi um sucesso, se o mangá manter sua popularidade e aumentar suas vendas, poderá se tornar em breve um dos principais ecchis da revista - Os editores estavam procurando a muito tempo um mangá no estilo que pudesse fazer sucesso e parece que finalmente encontraram. Por fim também tivemos alguns extras vindo da Young Jump, destaque para Himouto! que ganhou um anime em Julho e recomendo vocês irem assistir, é um anime bem simpático e divertido.

Em primeiro lugar tivemos To LOVE-Ru Darkness que continua soberano na revista - O motivo de os editores estarem colocando a obra nas primeiras colocações, além do fato de ser muito popular, é que em Julho foi lançado a segunda temporada do seu anime, assim é essencial colocar-lo entre as primeiras colocações para dar destaque a obra. Na próxima edição os editores vão continuar o apoio a To LOVE-Ru e darão capa para a revista... Não fiquem preocupados, To LOVE-RU Darkness é um dos mangás mais seguros na revista. Outra obra que está bem segura é Owari no Seraph que ficou em segundo lugar, aliás, com o segundo cour do anime chegando em Outubro, é praticamente certo que até Janeiro de 2016 os editores da SQ vão continuar dando total apoio para o mangá.

Em terceiro lugar tivemos o gag mais veterano da revista, Gag Manga Biyori GB, tudo bem que essa é uma nova fase do mangá que iniciou este ano, mas se levarmos em conta todas as suas fases, é um dos que já eram lançados na Monthly Shonen Jump e foi transferido para a SQ com o cancelamento da sua antiga casa... Atualmente só manga Gag Manga Biyori e Tegami Bachi são os mangás remanescentes da antiga fase. Na quarta colocação tivemos um outro gag mangá, mas dessa vez novato, Just Way You Are (O autor deve ser fã de Bruno Mars), a obra vem agradando bastante o público da SQ e os editores estão sempre colocando-o no início de cada edição, assim mostrando todo seu apoio a obra... Acho que Just Way You Are vai durar muito tempo ainda, principalmente por unir ecchi com uma boa comédia curta, algo que os japoneses amam.

Na quinta colocação e fechando o TOP 05 tivemos Ao no Exorcist que continua sendo uma das obras de maior sucesso na revista, tudo bem que nesta edição ficou em uma posição medíocre para a popularidade do mangá, mas provavelmente nas próximas edições já voltará a frequentar as duas primeiras colocações. Só não consigo entender o motivo real pelo qual Ao no Exorcist ainda não recebeu uma segunda temporada, com certeza não é por causa do final filler da primeira temporada, já que vimos já vários mangás terem o final filler "ignorado" para assim poderem continuar o anime (Já vimos todo um anime ser ignorado para produzirem um novo, não é Fullmetal Alchemist?).,, O motivo pelo qual Ao no Exorcist, mesmo sendo um grande sucesso em vendas, não ter ganho uma segunda temporada é bem mais profundo e sinceramente nunca saberemos. Espero que esse problema seja resolvido e finalmente podermos ver os capítulos mais atuais sendo transmitido na televisão. 

Em sexto lugar tivemos Kono Oto Tomare! que continua bem seguro na revista e ainda deve durar bastante tempo... É outro mangá que estou muito ansioso para ver uma versão animada, com certeza, caso a animação fosse de alta qualidade, poderiamos ter um grande boost de vendas na obra - O estúdio ideal para produzir um anime de Kono Oto Tomare! é o mesmo que está fazendo Himouto! Umaru-Chan, acredito que conseguiriam produzir uma trilha sonora marcante (Importantíssimo para um anime voltada a música) e ao mesmo tempo dariam uma animação de altíssima qualidade. Em sétimo lugar tivemos Sousei no Onmyouji que nem fico tão ansioso por seu anime, pelo simples fato que para mim é quase certo que no próximo ano irão anunciar uma versão animada do mangá, a dúvida é se será um estúdio de qualidade a animar o mangá... A SQ tem um costume de escolher bons estúdios para adaptar suas obras (Algo que a Young Jump deve aprender), mas as vendas baixas de Sousei no Onmyouji pode afastar vários bons leitores, por exemplo, mesmo sendo lançado na revista spin-off e tendo MUITO, mas MUITO menos publicidade, Kekkai Sensen antes de receber o seu anime já vendia mais do que Sousei no Onmyouji, as vendas do mangá são baixíssimas, o que pode afastar muitos estúdios. 

Na oitava colocação tivemos Tegami Bachi que teoricamente deve ser encerrado na próxima edição, caso não seja encerrado, podemos começar a pensar que as informações dadas sobre o encerramento da obra são falsas, pelo menos a data e o volume em que Tegami Bachi seria encerrado era uma informação falsa, já que pelo roteiro tudo indica que o mangá está chegando ao seu fim mesmo... É triste ver Tegami Bachi acabando, mas está no momento certo, a série já não tinha a mesma força que havia a alguns anos atrás e estava sofrendo muito para conseguir agradar o público leitor da Jump SQ... Sim, chegou o momento de Tegami Bachi ser encerrado. Na nona colocação tivemos 7th Garden que conquistou uma posição medíocre, mas pelo que tudo indica está bem seguro na revista, não correndo risco de ser cancelado, o mangá está "safe".

Mu & I ficou na décima colocação, na porta do "bottom", com certeza o sucesso de Wonder Rabbit Girl é uma péssima notícia para Mu & I, mas parece que os editores se simpatizam bastante com a obra e suas vendas são razoavelmente boas, então acredito que por enquanto Mu & I está seguro na revista, os editores parece que planejam cancelar outras obras antes de se sentirem obrigados a se livrar de Mu & I. Uma obra que pode estar correndo risco é Gakumon!, que foi classificado pelos editores na décima segunda colocação, ainda devemos analisar os próximos ranks para ver a real situação da obra, porém o seu segundo volume não vendeu tão bem assim e os editores começaram a colocar-lo em posições bem medíocres, talvez seja somente um falso alarme, já que como Gakumon! é uma comédia tradicional, deste modo tende a ter uma grande variação de posição, contudo é melhor já acionarmos o "sinal vermelho" para Gakumon!, o mangá tem chances reais de ser cancelado nas próximas edições. 

Quem está servindo de ótima almofada para Mu & I e Gakumon!, é Nightmare Funk que ficou na décima terceira colocação, esse mangá provavelmente será cancelado entre as próximas três edições, o que é uma notícia bastante triste, porque eu estava acreditando no potencial da obra. Em décimo quarto lugar tivemos Teiichi no Kuni que não corre risco de cancelamento, o mangá é sempre classificado nas posições inferiores e está "safe". Por fim, tivemos nessa edição o cancelamento de Hotel Helheim que foi o vencedor da "Gold Future Cup da Square" do ano passado... O mangá no começo até parecia que ia ser um sucesso, mas após os capítulos iniciais teve uma gigantesca queda de popularidade, e como eu havia previsto, foi cancelado nessa edição.... O autor é talentoso e tem o apoio dos editores, então provavelmente receberá uma nova chance na revista. A dúvida que nasce é, quem será o substituto de Hotel Helheim? Provavelmente estreará na edição de Novembro, caso não seja um desses dois mangás que já estraram nessa edição. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

onload='emoticon()'