quinta-feira, 3 de setembro de 2015

Análise: TOC Weekly Shonen Jump #41 (Ano 2015).

 

O último highlander.

Não há dúvidas, provavelmente todos os highlanders já tiveram suas cabeças cortadas, mas eu acredito que um ainda esteja vivo, o último highlander é com certeza o autor de Kochikame, que está vendo a sua obra-prima completar 39 anos de vida (Próximo ano já sabem que o subtitulo dessa matéria será "Quarentão"). Mas essa edição trouxe mais que uma comemoração ao aniversário de Kochikame, talvez trouxe uma das edições mais confusas do ano, vamos ao TOC:

TOC Weekly Shonen Jump #41 (07/09)
Kochikame (Capa, Página Colorida de Abertura e Aniversário de 39 anos)
01 - Boku no Hero Academia
02 - One Piece
03 - Hinomaru Zumou
04 - Black Clover
Carbonator (Página Colorida, Gold Future Cup #07)
05 - PSI Kusuo Saiki
Ansatsu Kyoushitsu (Página Colorida)
06 - Shokugeki no Souma
07 - Sesuji wo Pin! to
08 - World Trigger
09 - Haikyuu!!
10 - Toriko
11 - Gintama
12 - Nisekoi
13 - Kagamigami
14 - Best Blue
15 - Bleach
Isobe Isobee Monogatari (Página Colorida)
16 - Devily-man
17 - Lady Justice (FIM)
Hunter x Hunter (Ausente)

Prévia da Edição #42:
Capa e Página Colorida de Abertura: Mononofu (Nova Série de Haruto Ikezawa, autor de Kurogane)
Página Colorida: Shokugeki no Souma, Hinomaru Zumou e Sesuji wo Pin! to
Ausente: One Piece

Prévia da Edição #43
Capa e Página Colorida de Abertura: Nova Série #02 (Ainda não revelada).
Kochikame, Página Colorida de Abertura.

Começando pelos mangás não ranqueados, como já foi dito nessa semana tivemos capa e página colorida para Kochikame, em comemoração ao seu aniversário de 39 anos, um grande feito para o autor, que tem o mangá com maior número de volumes da história. Normalmente não considero as posições de Kochikame no TOC, isso porque o mangá é praticamente um "café com leite" da revista, tendo sua vaga garantida, mas teoricamente suas posições são válidas e não tem nenhum mal considerar-lo.

Foram somente três mangás que receberam página colorida nessa edição, são eles: Ansatsu Kyoushitsu, Isobe Isobee Monogatari e a última obra da Gold Future Cup, Carbonator - Acho que devo destacar o fato de Isobe ter recebido página colorida, já que isso mostra que os editores ainda colocam bastante fé no mangá, já que preferem dar página para a obra, do que dar o mesmo privilégio para mangás como Toriko e World Trigger, que só estão ganhando página colorida em seus respectivos aniversários. Sobre a Gold Future Cup, Cabornator será a última série o resultado da competição provavelmente será publicado em outubro deste ano, por mais que só teremos um vencedor, normalmente mais de uma obra acaba sendo serializada, então fiquem esperançoso de ver no futuro, um dos seus mangás preferidos da Gold Future Cup sendo serializado - Eu irei fazer a análise de cada uma das obras entre 14 e 19 de Setembro, não poderei fazer na próxima semana, pois essa edição só será lançada na segunda-feira e tenho que esperar ao menos 1 semana para ver a recepção de Cabornator.

Por fim foi anunciado que teremos uma nova leva na edição #42 e #43, por isso provavelmente serão cancelados somente dois mangás (Lady Justice e Devilyman), os editores decidiram só estrear duas obras, para evitar cancelar algum mangá que eles ainda acreditam que tenha potencial, como é o caso de Best Blue (Que teoricamente poderia ser cancelado precocemente) e Kagamigami... Mas provavelmente a próxima leva, que deve estrear em Novembro, deve conter três mangás, deixando assim bem difícil a salvação dessas duas obras. O mangá que estreará no lugar de Momonofu é do autor Haruto Ikezawa e será sobre "Shogi", um jogo de tabuleiro tradicional do oriente - Uma escolha interessante do autor que já tinha publicado uma obra sobre Kendo, chamada de Kurogane... Vamos ver se Momonofu será de fato um mangá interessante, podendo se tornar um novo Hikaro no Go ou se cairá no esquecimento logo.

Kochikame, Página Colorida.

Em primeiro lugar no TOC ficou Boku no Hero Academia, o mangá não ficava em primeiro desde a edição 33, o que para os padrões da Jump não é muito tempo, mas para uma obra que tem a terceira melhor média no TOC, pode ser um tempo um pouco longo... Contudo, mesmo que a obra não fique constantemente em primeiro, é claro que os editores acreditam que Hero possa ser um dos pilares da revista no futuro - Na verdade tudo dependerá se Hero terá um bom anime sendo exibido, não digo um anime bom em termo de animação, mas que ao menos consiga agradar o seu público alvo, como é o caso do anime de World Trigger. Talvez, vejamos Hero conquistar mais constantemente a primeira colocação quando Ansatsu Kyoushitsu for encerrado, algo que pode acontecer muito em breve, talvez ainda nesse ano mesmo. 

Em segundo lugar tivemos One Piece que como anunciei na semana passada, irá ganhar um novo filme em breve - Então, como o filme deve ser lançado no primeiro semestre do próximo ano, pode ser que One Piece ganhe uma publicidade parecida com o filme anterior, onde a obra ganhou por três edições seguidas o direito de ser capa da Shonen Jump, aliás, levando em conta que One Piece é muito popular, até me assusta o fato dos editores não darem uma capa ao mangá a cada 4 edições, se o simples fato do mangá não estar na revista já faz as vendas caírem entre 200 a 400 mil, mais do que a Sunday como um todo vende, imagina quanto uma capa de One Piece deve impulsionar as vendas das edições da revista? De qualquer modo, antes mesmo das capas em comemoração ao filme, provavelmente após essa leva, entre a edição #45 e 48, os editores devem dar a chance da obra de Eichiiro Oda ser a "cover" da revista... A sua capa deve ser em comemoração ao seu mais novo filme ou mesmo uma temática de Halloween, como a obra já teve algumas vezes.

Na terceira colocação tivemos Hinomaru Zumou que vem demonstrando que está firme e forte na revista... E acho incrível como os editores continuam classificando Zumou em posições altas, mesmo com as vendas sendo baixas, isso só prova dois pontos, que primeiro eles confiam bastante da qualidade do mangá e que segundo, pelo menos dentro da revista, Hinomaru Zumou é um mangá fortíssimo, mesmo não vendendo tanto assim fora dela - Porém, o fato da obra estar entre os três primeiros e estar ganhando várias páginas coloridas, não significa que está seguro o bastante ao ponto de poder ter um final natural, isso porque, provavelmente a obra durará por mais 4 anos, no minímo... Tempo o bastante para mudar toda a realidade da obra e também mudar a realidade da própria Weekly Shonen Jump, olhem para a Shonen Jump de 2011, verão que é uma outra revista comparada a Jump deste atual... Inclusive naquele tempo Toriko era um dos mangás mais populares na revista, podemos inclusive considerar-lo um dos pilares da Jump naquele período, e olha como o mangá se encontra atualmente.

Em quarto lugar tivemos Black Clover, como eu havia dito na semana passada, os fãs não deveriam se preocupar com a posição que o mangá obteve, já que nessa semana ou na próxima ele já iria se recuperar - Não deu em outra, a obra voltou com tudo para as primeiras cinco posições, trazendo junto com ele PSI Kusuo Saiki que ficou em quinto lugar (PSI continua sendo um gigantesca montanha russa). Com certeza a Shonen Jump não guarda para Clover as mesmas expectativas que guarda para Hero, contudo, não devemos subestimar a força da obra de Tabata Yuuki - Tanto para Clover quanto para Hero terão como o verdadeiro desafio a sua adaptação para anime, será ela que definirá se essas obras poderão se tornar pilares ou não... Caso Boku no Hero tenha uma ruim adaptação e Black Clover tenha uma adaptação que faça a sua obra ter uma explosão de popularidade, podemos facilmente ver BC se tornando um pilar, enquanto a obra de Kouhei Horikoshi não.

Carbonator, Página Colorida (One Shot).

Shokugeki no Souma ficou na sexta colocação, e acredito que o mangá seja o perfeito exemplo da situação que eu disse logo acima - Se analisarmos o desempenho de Souma antes do seu anime, podemos dizer que a obra tinha muito, mas muito mais potencial do que Haikyuu!! - Porém, no final das contas, o mangá de vôlei conseguiu se destacar muito mais, e assim os seus volumes tiveram um boost muito maior do que Shokugeki no Souma. É importante uma obra conseguir fazer sucesso antes de ganhar o seu anime, porém, é também necessário para que a mesma consiga se tornar um dos mangás mais influentes da revista que o seu anime seja de grande sucesso, o que infelizmente não aconteceu com Souma. Mesmo assim, a situação do mangá está segura, porque mesmo o mangá não tendo mais condições de se tornar um verdadeiro pilar da Shonen Jump, por seu sucesso pré-anime e também pelo seu aumento de vendas após a animação (O mangá aumentou entre 100 mil a 150 mil em vendas, um resultado satisfatório), a obra obtém uma situação bem confortável na principal revista da editora Shueisha.

Em sétimo lugar tivemos Sesuji wo Pin!, a obra vem conquistando uma estabilidade de posições espetacular, principalmente se levarmos em conta que a obra é um novato. Os últimos cinco ranks do mangá foram respectivamente: 7, 7, 8, 2, 7 - Sabe o que isso significa? Que provavelmente Sesuji wo Pin! não seja um sucesso gigantesco, mas que tem tudo para durar muito tempo na revista. Normalmente mangás mais voltados ao esporte e ao slice of life conquistando essas posições mais medianas na Shonen Jump, tendo sua explosão de popularidade após ter a sua obra animada... Haikyuu!! mesmo antes de ganhar uma versão em anime, tinha um rendimento quase idêntico à Sesuji wo Pin!, por isso ficava entre a sexta e a oitava colocação, conquistando em algumas semanas posições mais altas. Porém, só saberemos o verdadeiro sucesso do novo mangá de dança da Jump quando for lançado o seu primeiro volume, infelizmente isso só irá acontecer em Novembro, até lá, ainda deixarei um pingo de dúvida sobre quanto popular a obra é.

Em oitavo lugar tivemos uma grandíssima surpresa, World Trigger, a obra desbancando a expectativa de todo mundo, conseguiu sair das últimas cinco colocações e conquistou um espetacular oitavo lugar. Tudo bem, já vimos World Trigger ficar em posições bem melhores, mas levando em conta que a obra estava conquistando posições mais baixas que o Vasco no brasileirão, podemos dizer que chegar na oitava colocação é uma conquista tão difícil quanto o Vasco conseguir alcançar 10 gols no campeonato. Digo mais, essa posição de World Trigger para mim é uma comprovação de algo que já venho batendo o martelo a muito tempo, a obra pode estar conquistando posições relativamente baixas, porém está mais do que segura na revista. Os editores não tem nenhum plano de cancelar WT, principalmente se levarmos em conta que Ansatsu Kyoushitsu, Toriko, Bleach, Gintama e Nisekoi provavelmente já estão chegando ao fim. Particularmente Ansatsu Kyoushitsu que facilmente pode ser encerrado naturalmente daqui a 8 à 16 capítulos.

Ansatsu Kyoushitsu, Página Colorida.

Em nono lugar tivemos Haikyuu!!, olha o mangá ultimamente está pegando posições bem estranhas, principalmente se levarmos em consideração que a obra é muito popular - De certo modo Kuroko no Basket também pegava posições parecidas, porém a diferença é que Kuroko conseguia constantemente ficar no primeiro lugar, enquanto Haikyuu!! só conseguiu este feito duas vezes em toda a sua vida - Eu não digo que a obra está em uma situação preocupante, pois de nenhum modo está, é um dos mangás mais populares da revista, o terceiro que mais vende e em breve se tornará o segundo, a série é com certeza um dos pilares da revista. O que deixa essas posições ainda mais inexplicáveis é o fato da obra estar em um jogo importante, então, porque classificar-lo tão em baixo? Será que de fato Haikyuu!! está sendo mal votado e assim os editores estão classificando mal? Pode ser, mas não acredito tanto assim nessa hipótese, já que os editores tendem a esconder por muito tempo as posições ruins dos mangás populares, só começam a colocar em posições baixas, caso a popularidade fique baixa por muito tempo. De qualquer modo em Outubro estreará a segunda temporada e provavelmente os editores voltarão a colocar a obra entre os cinco primeiros colocados de cada edição.

Toriko, após conquistar uma posição boa na semana passada, deu uma leve tropeçada e ficou em décimo lugar nessa edição - Como eu disse, eu acredito que Toriko será encerrado naturalmente, mas a situação da obra não está boa, o nosso amigo e moderador Leonardo Lima postou nos comentários da semana passada ótimos dados sobre a decadência de posições de Toriko nos últimos anos... Em seu auge, entre 2010 e 2012, Toriko teve uma média de posição de 4.6 à 4.8 (Isso levando em conta o sistema japonês, onde considera todas as posições e o primeiro colocado é quem ficou com a capa, se você quiser saber mais sobre o sistema japonês, que seria o correto a ser seguido, clique aqui). Em 2013, ainda com o anime em exibição o mangá já começou a ter uma queda, ficando com uma média de 6.4. Em 2014, onde no começo do ano o seu anime foi encerrado, Toriko despencou, ficando com uma média de posição de 10,3. Esse ano, levando em conta as 40 edições já lançadas, Toriko está com uma média de posições de 12,3... Essa semana, se levarmos em conta o sistema japonês, Toriko ficou em décima terceira colocação, então a média diminuiu mais ainda. O mangá vem decaindo de forma bem preocupante, então é necessário que o autor encerre a obra antes que seja tarde demais, Toriko não condições de sobreviver por mais 3 anos na Weekly Shonen Jump, simplesmente não tem mais condições.

Em décimo primeiro lugar tivemos uma obra que está em uma situação bem parecida com Toriko, a diferença que por ser mais voltada a comédia e vender um pouco mais, se encontra um pouco mais confortável, estou falando de Gintama - Tradicionalmente os mangás de comédias não conquistam posição tão altas e tendem a ser bem inconstantes nas suas classificações, temos como exemplo PSI Kusuo Saiki que na semana passada ficou em oitavo e nessa semana ficou em quinto, e provavelmente na próxima já voltará a ficar na zona intermediária. Porém, Gintama ultimamente vem cada vez mais se estabilizando nas posições inferiores da revista, ficando assim abaixo da página 200 (Lembrando que o TOC é o sumário da revista, deste modo, quanto mais baixa a posição, mais no fundo da revista o mangá se encontra). Ainda não digo que o mangá está em uma situação que corre risco de ser cancelado na próxima leva e por ser uma comédia, tem chance sim de se recuperar no futuro, algo que raramente acontece com os battle shounens, porém, mesmo que Gintama não esteja em uma situação emergencial, mesmo que possa se recuperar, as suas posições atualmente não estão boas, e a obra está sentindo a sua idade, para a sorte dos fãs, pelo que tudo indica o autor já está procurando encerrar o mangá, provavelmente no segundo semestre do próximo ano.

Em décimo segundo, escapando por pouco do bottom tivemos Nisekoi. Eu coloco o mangá na lista das obras que serão encerradas em breve (Em no máximo 1 ano e meio), mas como sabemos que o autor adora colocar "fillers", Nisekoi pode facilmente ser estendido por muito mais tempo, é só adicionar novos interesses amorosos ao protagonista. Tenho a leve sensação que isto não vai acontecer, contudo não duvido da capacidade de "trollar" de Naoshi Komi. Em décimo terceiro lugar, abrindo o portão do inferno, o local onde vive os esquecidos, as últimas páginas da revista que ninguém lê, o eterno limbo, as temidas últimas cinco colocações do TOC, tivemos Kagamigami que por incrível que pareça os editores ainda acreditam no potencial da obra e assim parece que decidiram salvar o mangá nesta leva de cancelamento, estreando assim duas obras ao invés de três. Mesmo com o mangá sendo salvo dessa vez, suas péssimas posições e vendas, levam a crer que será cancelado na próxima leva, juntamente com Best Blue, o que pode salvar Kagamigami é justamente o fim de Ansatsu Kyoushitsu com um combo de um dos novatos desta leva ser cancelado precocemente, uma combinação improvável, mas que não é impossível.

Isobe Isobee Monogatari, Página Colorida.

Falando em Best Blue, a obra estreou na décima quarta colocação e já começa o seu mergulho para o fundo da revista... A destinação da série é claramente a fossa das marianas, o ponto mais fundo da terra (e da revista). Faço essa piada, mas está claro que Best Blue não irá sobreviver, o mangá não vem tendo uma boa recepção pelo público japonês e foi claramente mal ranqueado pelos editores - Pode ser que uma boa recepção dos futuros capítulos salvem o mangá, mas isso é muito raro de se acontecer, então eu não vou colocar tanta fé assim (Mas digo que os fãs devem continuar acreditando na obra, é raro um mangá que estreou tão mal se recuperar, mas não é impossível). O que prejudica ainda mais Best Blue é o fato que o seu cancelamento evitará que os editores se sintam obrigados a cancelar algum mangá veterano, como World Trigger, Nisekoi ou Bleach (Não existe a possibilidade de não ter cancelamentos, a Shonen Jump sempre está estreando e cancelando mangás, a revista precisa SEMPRE se renovar para poder se manter no mercado... O público clama e fica ansioso pelos novatos, é algo que de certo modo move a revista). Bleach ficou logo abaixo, na décima quinta colocação e por mais que continua pegando posições vergonhosas, podemos considerar a obra bem segura, principalmente por causa de suas vendas.

Por fim, nas últimas duas colocações, ficando abaixo até mesmo de Isobe Isobee Monogatari (O que é extremamente vergonhoso) tivemos Devilyman que deve ser encerrado na próxima edição e em último colocado, sendo oficialmente encerrado, Lady Justice... O mangá foi provavelmente cancelado, mas usamos o termo encerrado, pois oficialmente todos os mangás são encerrados pelo autor, a Shonen Jump nunca cancelou nenhuma obra. Lady Justice foi lançada na NEXT 01 de 2014, a mesma de Best Blue, e a série poderia ser o ecchi de sucesso que os editores estão tanto procurando, mas infelizmente não foi isso que aconteceu, Lady Justice não foi bem recepcionado pelo público, acharam o seu "ecchi" muito apelativo e sem graça, as cenas de ação fracassas e a protagonista extremamente sem sal, deste modo a obra acabou sendo cancelada com apenas 16 capítulos. Porém, essa foi a primeira obra do autor, então em breve devemos ver o mesmo lançando alguns one shots na NEXT ou mesmo na Jump, caso esses one shots sejam bem recebidos, quem sabe, ele não consiga voltar para Weekly Shonen Jump com um novo mangá, vamos torcer para que isso aconteça, pois nenhum autor talentoso merece ter sua carreira encerrada por causa de um único fracasso.

Prévia da Edição #42 (Na direita, a nova série, Mononofu)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

onload='emoticon()'