quinta-feira, 27 de agosto de 2015

Análise: TOC Weekly Shonen Jump #40 (Ano 2015).


#Milagre.

Sabe o que é mais estranho do que ver uma capa de Bleach? Olhar no TOC que o mangá é quem está no "topo" da classificação... É tão raro ver a obra em uma posição tão alta que só podemos considerar esse feito um milagre anual (Já que infelizmente esse estranho fenômeno só está acontecendo uma vez ao ano). Porém, esse TOC não serviu somente para termos uma capa incrível de Bleach, mas também para tirarmos ótimas conclusões em relação a várias obras:

TOC Weekly Shonen Jump #40 (31/08)
Bleach (Capa e Página Colorida de Abertura)
01 - One Piece
02 - Ansatsu Kyoushitsu
03 - Haikyuu!!
04 - Shokugeki no Souma
Ryuujin-den Gagamaru (Gold Future Cup #06 de Uemura Yuuki)
05 - Gintama
Boku no Hero Academia (Página Colorida)
06 - Toriko
07 - Sesuji wo Pin! to 
Hinomaru Zumou (Página Colorida)
08 - PSI Kusuo Saiki
09 - Black Clover
10 - Nisekoi
Best Blue (Capítulo 07, Pré-Rank)
Kochikame
11 - World Trigger
12 - Devily-man
13 - Kagamigami
14 - Lady Justice
Isobe Isobee Monogatari
Hunter x Hunter (Ausente)

Prévia da Edição #41:
Capa e Página Colorida de Abertura: Kochikame
Página Colorida: Ansatsu Kyoushitsu, Isobe Isobee Monogatari e Carbonator (Gold Future Cup #07, ùltimo One Shot)

Bleach, Página Colorida de Abertura.

Começando pelos mangás não "ranqueados", temos como capa da edição Bleach que ganhou a sua obrigatória capa de aniversário (Falamos obrigatório, mas não é tão obrigatório assim, já que Sket Dance nos seus últimos meses de vida, nem capa de aniversário chegou a ganhar). Pelo menos Kubo não decepcionou nessa capa, entregando assim uma arte fantástica, talvez uma das melhores desse ano. E é triste perceber que tudo indica que essa será a última capa de Bleach, já que somente um mangá ganhou o direito de abrir a revista no seu último capítulo que foi Slam Dunk. Essa capa de Bleach merece o hashtag #Milagre.

Nessa mesma edição tivemos página colorida para Boku no Hero Academia e Hinomaru Zumou, eu vejo esses dois mangás como grandes irmãos, do mesmo jeito que Nisekoi e Haikyuu!! são irmãos (Esses já tiveram até crossover). Eu digo isso porque tanto Hero quanto Zumou estrearam em levas muito próximas e vinham de uma época que os novatos estavam desacreditados pelo público leitor da Shonen Jump... Essas duas obras são as responsáveis por recuperar a fé que o publico havia perdido nos novatos após a grande seca do ano de 2013. Outro mangá que está sendo lançado nessa edição é Ryuujin-den Gagamaru, que uma adaptação do One Shot que o mesmo autor lançou na NEXT Vol.06 de 2015, chamado de Inazumurai... Vamos ver como será.

Por fim gostaria de comentar rapidamente sobre Best Blue, as suas posições não estão nada boas, pode ser que melhore nas próximas semanas, mas pelo que tudo indica, o mangá vem sendo não tão bem recebido mesmo. O que é uma pena, já que essa é a segunda oportunidade do autor e caso Best Blue for um grande fracasso, talvez ele não tenha a possibilidade de ter uma terceira chance. Mesmo eu considerando a regra de classificar a partir do capítulo 08, é quase certo que a partir do quinto capítulo dos editores já começam a classificar a partir da recepção da obra, então o que nos resta esperar é que por mais que os primeiros capítulos não tenham sido tão bem recepcionados, os próximos sejam bem recebidos e o mangá se recupere.

Bleach, Página Colorida.

Em primeiro lugar tivemos One Piece que na semana passada recebeu uma ótima notícia, no inverno japonês do próximo ano, a obra receberá um novo filme finalmente (Deve coincidir com o fim da saga de Dressrosa no anime)... Finalmente o mangá vai ter um novo filme e se fizerem uma boa publicidade, deve ser tão rentável quanto o último, podendo aumentar inclusive um pouco as vendas dos volumes de OP, nada demais, no máximo aumentaria as vendas de 100 mil, o que para a maioria dos mangás é muito, mas para um mangá que já vende 3 milhões de unidades por volume, é praticamente nada. Em segundo lugar tivemos Ansatsu Kyoushitsu que continua firme e forte na revista. 

Em terceiro lugar tivemos Haikyuu!!, é interessante notar que as quatro primeiras colocações, mostram respectivamente os quatro mangás que mais vende na Weekly Shonen Jump - Só faltava ter na quinta colocação Bleach (O que atualmente é impossível de acontecer, já que Bleach só sai das últimas colocações quanto ganha uma capa)... Haikyuu!! deve ganhar uma nova capa em breve, já que em outubro estreará a segunda temporada do seu anime - Por isso na edição 44 ou 45 devemos ter a tão esperada capa de Haikyuu!! Antes disso, provavelmente teremos justamente as capas da nova leva que só estão esperando o fim da Gold Future Cup para estrearem. Voltando para Haikyuu!!, a segunda temporada não deve aumentar as vendas do mangá, mas pelo menos vai ajudar a obra a se estabilizar nos 800/900 mil cópias por volume, o que é um número altíssimo.

Ryuujin-den Gagamaru, Página Colorida (One Shot).

Em quarto lugar tivemos o quarto mangá que mais vende da Shonen Jump, isso mesmo Shokugeki no Souma - Muitos estão se perguntando se o anime terá segunda temporada ou não, já que o anime foi um fracasso em vendas, mal se pagando, então... Atualmente tivemos a confirmação da segunda temporada de Terra Formars, porém, devemos lembrar que TF foi anunciado como 2 cours, e só havia sido lançado um cour, então essa segunda temporada já era esperada... As chances de Souma receber uma segunda temporada depende totalmente da Shonen Jump. O estúdio provavelmente não vai querer gastar com uma segunda temporada, terá que ser o grupo editorial da Jump, juntamente com a Shueisha a bancar essa nova "Season" do nosso anime de culinária favorito... Vamos ver se os editores estão disposto a bancar toda uma nova temporada.

Fechando o TOP 05 tivemos uma grata surpresa, Gintama! Após várias edições ficando na zona intermediária, a obra voltou a dar uma visita entre os cinco primeiros mangás, superando Black Clover e Sesuji wo Pin! que são novatos que normalmente conquistam posições melhores que o veterano. O fato dos editores colocarem Gintama em uma posição tão alta demonstra duas coisas, que o público continua acompanhando a obra e apoiando-a, e que os editores acreditam que o mangá ainda é capaz de entregar capítulos que irão agradar o público, assim merecendo ser colocado na parte superior da revista. Isso não significa que Gintama está salvo pelos próximos anos, a obra está sentindo sua idade, mas significa que mesmo tendo o peso da idade nas costas, e provavelmente não tendo tanto fôlego para sobreviver por mais 3 anos, a obra ainda é capaz de conquistar o público e a confiança dos editores.

Boku no Hero Academia, Página Colorida.

Em sexto lugar tivemos Toriko que entra na mesma regra que Gintama, o fato dos editores o terem colocado a frente de Sesuji wo Pin! ou mesmo do "cometa" Black Clover, demonstra os mesmo pontos que Gintama, e ao mesmo tempo não é uma garantia que a obra irá durar pelo próximos anos, aliás, é quase certo que Toriko está caminhando para sua reta final, já que o autor fez questão de ativar a sexta marcha e fazer com que a história caminha à 300 quilômetros horários. É interessante notar como a venda dos volumes influência bastante a segurança de uma série, enquanto Kubo continua com seu ritmo lento com Bleach, já que a obra vende muito bem e a Shueisha não está levando nem em consideração um cancelamento (No máximo, em uma situação catastrófica, um transferimento), por não ter vendas tão altas, Shimabukuro está sendo obrigado a "correr" a história para assim poder terminar o mangá antes que se veja em uma situação crítica, como aconteceu com Beelzebub. As posições de Gintama e Toriko merecem o hashtag #Milagre.

Em sétimo lugar tivemos o novato Sesuji wo Pin! to que conquistou mais uma posição mediana... Os editores decidiram lançar o novo volume de Sesuji wo Pin! somente em novembro, o motivo desta decisão somente o grupo editorial da Shueisha/Jump realmente sabe, mas eu posso levantar algumas especulações usando a minha experiência como analistas de TOC da Shonen Jump (#ProfissõesDoSéculo21). Normalmente os mangás que serão cancelados, tem seus volumes adiantados, como é o caso de Devilyman e Lady Justice, para assim os editores poderem se livrar desse peso imediatamente... O fato dos editores adiarem o lançamento de Pin! significa acreditam que o mangá tem um potencial enorme e querem mais tempo para poder fazer publicidade do seu primeiro volume... Os editores fizeram o mesmo com Boku no Hero Academia que também foi lançado em julho, mas só foi receber seu primeiro volume em novembro... Então esse atraso no volume de Sesuji wo Pin! é mais um bom sinal do que de fato um sinal negativo.

Na oitava colocação tivemos PSI Kusuo Saiki que teve uma leve queda de posição, mas o mangá é uma comédia tradicional, por isso tende a ter uma variação enorme de posições, como eu já comentei nas semanas passadas. A surpresa negativa dessa edição foi justamente Black Clover que ficou na nona colocação, perto do bottom - Por mais que a posição de Black Clover seja ruim, não chego a considerar um mal presságio, o seu segundo volume teve um bom aumento de vendas comparado ao primeiro e a popularidade do mangá está aumentando cada vez mais, provavelmente os editores colocaram a obra nessa posição por dois motivos: O primeiro é trazer um B-Shounen para a parte intermediária da revista, se não tivessem Black Clover nessa posição, teríamos ao todo 6 mangás seguidos, por isso 100 páginas da revista sem ter ao menos um B-Shounen para agradar os admiradores do estilo (Lembrando que o TOC, tem como objetivo principal ser o sumário da revista). E o segundo motivo provavelmente foi que o capítulo não foi tão emocionante ao ponto de merecer ser colocado em posições mais altas... Provavelmente daqui a uma ou no máximo duas edições Black Clover estará de volta a sua posição habitual.

Hinomaru Zumou, Página Colorida.

Quem abre o bottom, ficando na décima colocação é justamente Nisekoi... Eu poderia considerar péssimo o mangá ter ficado entre os cinco últimos colocados, mas levando em conta que abaixo dele ainda temos na verdade 7 mangás, percebemos que a posição de Nisekoi não é tão ruim assim (Levando em conta que o mangá quase sempre se encontra nessas posições medianas para baixo) - De qualquer modo, está claro que o autor já está fechando as pontas da obra e provavelmente o mangá não passará de 2016, podendo assim ter um final natural e dentro do planejado pelo autor. Logo após, na décima primeira colocação tivemos World Trigger que continua nas últimas colocações, como já é de costume da série. Levando em conta que World Trigger não está mais recebendo nenhuma capa (E nem página colorida), eu acho que já podemos colocar-lo no grupo de mangás que só recebem uma capa ao ano... Grupo formado por: Bleach, Toriko e Kochikame.

Na décima segunda colocação tivemos Devily-man que conquistou uma posição ALTÍSSIMA se levarmos em consideração que o mangá só fica nas últimas duas colocações... Isso não muda o fato da obra já estar cancelada, contudo vamos dar o hashtag #Milagre para Devilyman. A segunda surpresa é a péssima posição de Kagamigami, isso coloca em jogo a permanência da obra na revista - Talvez os editores estejam cogitando realmente o cancelamento de Kagamigami, o que seria totalmente justificável já que o mangá não teve uma melhora de vendas e nem de popularidade dentro da revista, a decisão certa a se tornar é com certeza cancelar-lo e apostar em uma leva de três obras, assim aumentando as chances de acharem um novo sucesso, algo que dificilmente Kagamigami se tornará. Por fim, na última colocação tivemos o já cancelado, Lady Justice. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

onload='emoticon()'