quarta-feira, 19 de agosto de 2015

Análise: TOC Weekly Shonen Jump #39 (Ano 2015).


Altos e Baixos.

Após uma semana de pausa, finalmente estamos de volta com o TOC da Weekly Shonen Jump - Acredito que essa pausa foi perfeita para que finalmente pudessemos refrescar nossa mente e ver as classificações de uma maneira diferente, assim finalmente reparando em alguns detalhes que não conseguimos ver anteriormente. Sem mais delongas, vamos ao TOC:

TOC Weekly Shonen Jump #39 (24/08)
Shokugeki no Souma (Capa e Página Colorida de Abertura)
01 - One Piece
02 - Boku no Hero Academia
03 - Ansatsu Kyoushitsu
Genjuui Toteku (Gold Future Cup #05)
04 - Black Clover
Haikyuu!! (Página Colorida)
05 - PSI Kusuo Saiki
06 - Hinomaru Zumou
07 - Toriko
08 - Sesuji wo Pin!
Gintama (Página Colorida)
Best Blue (Capítulo 06)
09 - Kagamigami
10 - Bleach
11 - Nisekoi
Kochikame
12 - Lady Justice
13 - Devily-man
Isobe Isobee Monogatari
World Trigger (Ausente)
Hunter x Hunter (Ausente)

Prévia Edição #40
Capa e Página Colorida de Abertura: Bleach 
Página Colorida: Boku no Hero Academia, Hinomaru Zumou, Ryuujin-den Gagamaru (Gold Future Cup #06)

Shokugeki no Souma, Página Colorida de Abertura.

Como já é de tradição, vamos começar pelos mangás não ranqueado. Nessa edição tivemos capa para Shokugeki no Souma, que ganhou esse privilégio por ser uma série importante para a Shonen Jump, nenhum outro motivo - O motivo para darem página colorida para Haikyuu!! e Gintama também é o mesmo, não estão comemorando nenhum acontecimento especial, simplesmente deram a página colorida porque são séries famosos e muito respeitadas.

Best Blue chegou ao seu sexto capítulo e não teve um pré-rank muito animador - Lembrando que os japoneses já levam em consideração as posições de Best Blue, deste modo, se seguirmos o mesmo esquema que os japoneses, podemos dizer que Best Blue por enquanto teve uma aceitação bem mediana e que sua situação tem uma tendência a piorar, assim a série tendo grandes chances de ser cancelado em Novembro deste ano. Caso a série fosse um sucesso, os editores fariam questão de coloca-la em uma boa posição ou fazer uma publicidade na NEXT (Como fizeram com Hero, dando um poster para a série quando havia somente 4 capítulos lançados). Existe algumas poucas série que mesmo mal classificadas, conseguiram se estabilizar na revista, então Best Blue pode ser uma exceção na regra, aliás, vamos torcer para que seja.

Por fim gostaria de falar um pouco sobre os mangás não ranqueados por serem ausentes ou por nunca estarem ranqueados. Primeiramente, Isobe sempre está fechando a revista, por isso não consideramos a sua posição, mesmo que o mangá é levado para a votação (Já está bem claro que o TOC não é o resultado da votação do cartão, e sim a classificação dos editores que levam em consideração TAMBÉM a votação popular). Kochikame é um caso a parte, eu prefiro não considerar suas posições, pelo fato do mangá está muito seguro, mesmo estando na parte inferior, mas muitas pessoas consideram suas posições válidas (A maioria dos japoneses, por exemplo, considera), então é facultativo considerar-lo ou não. Para encerrar, temos Hunter x Hunter que continua ausente e não tem NENHUMA previsão de retornar, nenhuma mesmo.

Shokugeki no Souma, Página Colorida.

Em primeiro lugar no TOC tivemos One Piece, o mangá continua soberano na revista - Na edição passada eu tive uma rápida conversa com o Leonardo Lima (Escritor da segunda matéria do leitor e moderador do Analyse It) sobre a situação de One Piece, o fato de por exemplo na semana passada ele ter sido ranqueado em primeiro, mesmo estando ausente em 7 edições anteriores. Então pessoal, é quase certo que esse esquema de 7 edições seja falso, mesmo porque os editores não levam em consideração somente uma votação para ranquear um mangá, eles levam em consideração a votação popular, a popularidade em geral da série, as vendas dos volumes, a qualidade do capítulo e muitos outros pontos. One Piece é o carro-chefe da Shonen Jump, por isso sempre será classificado entre os cinco primeiros colocados, não vale a pena coloca-lo em posições baixas.

Na segunda colocação tivemos Boku no Hero Academia, por mais que o mangá tenha vendido mais que Bleach no primeiro dia de vendas, na soma de toda uma semana, Bleach deu uma lavada em Hero, mas porque aconteceu isso? O motivo é bem simples, é o mesmo efeito que aconteceu com Black Clover. Os mangás novatos são bem mais chamativos, desse modo, os leitores casuais tendem a comprar imediatamente uma nova edição, podemos dizer que a maioria dos compradores vem sim do primeiro dia... Enquanto os mangás mais veteranos, como Bleach e One Piece, os leitores casuais não sentem uma necessidade de comprar imediatamente a obra, assim demoram alguns dias a mais para adquirir o novo volume. One Piece é a grande prova disso, os seus volumes sempre chegam a 3 milhões de cópias vendidas, mas cada volume que passa demora mais ainda para chegar nessa taxa. Isso acontece pelo motivo já explicado, o público casual não deixou de comprar, só não sente a necessidade de comprar nos primeiros dias.

Ansatsu Kyoushitsu ficou com a terceira colocação, eu acredito que o mangá não irá passar de nenhum modo de 2016, não estou dizendo que AK será cancelado, e sim que na minha singela opinião, Ansatsu Kyoushitsu será encerrado naturalmente até a metade de 2016 - Dá para ver que a história está caminhando para o seu climax e que a série pode ser encerrada em qualquer momento. O que seria uma grande perda para a revista, já que Ansatsu é o segundo mangá que mais vende na revista, só perdendo para o soberano One Piece - O fim de Ansatsu é com certeza algo bem preocupante, já que os novatos Boku no Hero Academia, Black Clover e Sesuji wo Pin! ainda não estão fortes o suficiente para serem um substituto, porém sabemos que a Shonen Jump tem uma line-up forte o suficiente para conseguir sobreviver sem o mangá. Aliás, eu já começo imaginar qual será o futuro projeto do autor, com certeza estreará com muito hype.

Genjuui Toteku, Página Colorida (One Shot)

Em quarto lugar tivemos Black Clover, que em um pouco menos de duas semanas de vendas, conseguiu vender 77 mil cópias (61 mil nos primeiros 6 dias) - As vendas do mangá continuam ótimas, não é um Boku no Hero Academia ou um Shokugeki no Souma, porém Black Clover vai se mantendo bem na revista e crescendo lentamente em popularidade e vendas. Eu sinceramente acredito que o futuro da série é bem animador, a história está evoluindo aos poucos, o mangá continua apresentando uma sequência de lutas que para muitos pode soar bem irritante, já que não dá espaço para desenvolver muito bem a história, porém, parece que em Black Clover o público alvo da série vem gostando bastante desses capítulos, então, como diz o velho ditado popular, "em time que se está ganhando, não se muda". 

Na quinta colocação, fechando o TOP 05, tivemos PSI Kusuo Saiki, então o mangá após o anúncio do Live-Action vem sendo classificado em posições altíssimas, isso de certo modo, confirma que os editores ainda acreditam muito em PSI e talvez o mangá ainda não ganhou um anime, por não terem encontrando um estúdio de boa qualidade que se disponha a animar com eficiência os capítulos da série. O Live Action deve servir para fazer uma boa publicidade da série, fazendo-a se tornar ainda mais popular e assim vários estúdios bons se interessarem pela série, mas normalmente esses Live Actions de baixo custo não ajudam muita a aumentar a popularidade, então, eu sinceramente não coloco muito fé que esse live action vai ajudar PSI a dar um passo a frente, muito pelo contrário, o mangá continuará vendendo o mesmo que sempre vendeu. Cada vez mais o sonho de ver PSI como anime está mais longe, mas ainda não devemos perder as esperanças.

Em sexto lugar tivemos Hinomaru Zumou que conquistou uma posição razoável, podemos dizer que por enquanto, o mangá está sã e salvo. Em sétimo lugar tivemos Toriko que comparado a semana passada teve sim uma melhora, mas não posso dizer que o mangá está tão confortável, que por exemplo, Hinomaru Zumou, por isso seria uma mentira - Os editores estão colocando o mangá em posição medianas, em algumas semanas até em posições ruins, e isso não é o único sinal que para o grupo editorial da Jump, Toriko não é mais uma série que vale a pena manter por muito tempo. Nem mesmo a Shueisha está dando publicidade aos novos volumes lançados do mangá, isso é algo assustador. Não acredito que veremos Toriko ser cancelado, provavelmente o autor já sabe da situação da série e não é por nada que já está adiantando o seu fim... O que está acontecendo com Toriko é algo muito comum na Shonen Jump, assim que a série deixa de ter um anime, os editores não vêem mais o mangá como uma boa aposta e vão aos poucos deixando-o no limbo, assim focando toda a publicidade nos mangás que tem um anime em exibição ou mesmo que ainda ganharão uma versão animada. É uma escolha sábia, mas muito injusta com os autores que tanto trabalharam para manter suas séries.

Haikyuu!!, Página Colorida.

Na oitava colocação tivemos Sesuji wo Pin! que vem se tornando uma pequena montanha-russa, na semana passada conquistou a segunda colocação, nessa já ficou em oitavo lugar, isso seria preocupante caso Sesuji wo Pin! não fosse um mangá de dança voltado para slice of life - Esse estilo de obras tende a variar muito na classificação, o público tende a só votar naqueles capítulos muito emocionante e os editores também só tendem a classificar bem aqueles capítulo muito importante, não tem razão de classificar bem os capítulos mais mornos da série (Que em um mangá slice of life, acreditem, são muitos), então, por mais que a posição de Sesuji wo Pin! tenha sido ruim, não é preocupante, parece que Sesuji wo Pin! será um mangá de altos e baixos. Ainda assim, não posso dizer que o mangá é um sucesso absoluto, seu rendimento no TOC é muito animador, mas precisamos ver as vendas do seu primeiro volume para ter um resultado mais concreto. Lembrando que o primeiro volume será lançado na primeira semana de Setembro, por isso daqui a 15 dias.

Abrindo o bottom tivemos Kagamigami, o seu segundo volume não vendeu bem o suficiente para parecer no TOP 50 dos mais vendidas da semana, mas parece que a Shonen Jump não desistiu da obra mesmo assim. Levando em consideração suas posições no TOC, tudo indica que os editores querem mesmo manter Kagamigami por mais uma leva, o que é uma notícia fantástica para os fãs e terrível para quem queria que na próxima leva estreasse 3 mangás, provavelmente só teremos duas estréias que chegarão no lugar de Lady Justice e Devilyman. Em décimo lugar tivemos Bleach que está atualmente vendendo menos que Shokugeki no Souma, não é uma notícia péssima, já que Souma continua vendendo bem, mas significa que cada vez mais Bleach vai perdendo mais espaço na revista. O que isso muda no final? NADA, a série já está sendo encerrada mesmo e de 2016 com certeza não irá passar.

Em décimo primeiro lugar tivemos Nisekoi que conquistou praticamente a última colocação dos mangás válidos, já que Lady Justice e Devilyman são zumbis em forma de série. Eu tenho que assumir que a posição de Nisekoi foi péssima, mas não digo que é um mal sinal, já que a série sempre pegou de vez em quando essas posições ruins, é normal em uma série voltada para comédia... O que deixa Nisekoi bem forte é justamente o seu apelo comercial, o mangá consegue conquistar aquele público louco que só de ver um travesseiro da sua personagem preferida da série, sai comprando todos os travesseiros da loja... Então, Nisekoi é uma máquina de imprimir dinheiro e a Shonen Jump sabe muito bem disso. Nas últimas duas colocações tivemos os dois mangás que só estão esperando a próxima leva para serem cancelados, Lady Justice e Devilyman respectivamente, pelo menos a leva deles não foi um total fracasso, já que Sesuji wo Pin! está vingando.

Gintama, Página Colorida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

onload='emoticon()'