domingo, 20 de setembro de 2015

Análise: TOC Monthly Jump Square #10/Outubro (Ano 2015).


"Not Enough" 

Para muitas revista o ano ainda reserve muitas edições, para as revistas mensais, não - Deste modo estamos chegando ao fim do ano para a Jump SQ, que após essa só irá mais nos entregar duas edições no ano comercial de 2015. Porém, esse ano ainda pode revelar mais algumas surpresas, tem vários pontos aberto na SQ que devem ser resolvidos até a edição de Dezembro deste ano. Sem muitas delongas, vamos ao TOC, onde comentarei esses pontos:

TOC Monthly Jump SQ #10
To-LOVE Ru Darkness (Capa, Página Colorida de Abertura e Resultado da Pesquisa de Popularidade)
01 - Owari no Seraph
Serapuchi!
Ohmori Satisfaction (Segundo Capítulo)
02 - Taishau Wotome Otogibanashi
Happy Milly (Segundo Capítulo)
Sousei no Onmyouji (Página Colorida)
03 - Wonder Rabbit Girl
04 - Ao no Exorcist
Salaryman Exorcist
Moeru Macchan Itetsuku Hama-Chan (Página Colorida, One Shot)
05 - Kono Oto Tomare!
06 - Shin Tennis no Oujisama
Houkago no Ousijama
07 - Chihaya-San wa Sonomama de Ii
7th Garden (Página Colorida)
08 - Gakumon!
09 - Mu and I
Gag Manga Biyori GB (Página Colorida)
10 - Nightmare Funk

Solid Situation TV (Página Colorida, One Shot)
11 - Tegami Bachi
12 - Parman no Jounetsuteki na Hibi
13 - Teiichi no Kuni
Iiyone! Yonezawa Sensei

Prévia da Edição #11/Novembro:
Capa: Owari no Seraph

Página Colorida de Abertura: Yamia Baki Kurau Miko (Nova Série de Jouyama Yui)
Página Colorida: Shin Tennis no Oujisama e Wonder Rabbit Girl.



To LOVE-Ru Darkness, Página Colorida de Abertura

Começando pelos mangás não ranqueados (Aliás nessa edição tivemos vários) - Quem ganhou página colorida de abertura e capa foi To LOVE Ru Darkness, o ecchi mais famoso da SQ atualmente. Muitas acreditavam que o mangá poderia terminar no começo deste ano (Fim natural), mas parece que isso não aconteceu e a obra deve durar mais algum tempo, ótimo para quem que ver mais calcinhas e mamilos. Mas não foi somente LOVE que ganhou página colorida, outros mangás, incluindo Sousei no Onmyouji e 7th Garden também ganharam esse privilégio (Além dos dois one shots lançados nessa edição).

Por fim temos os dois novatos, como a SQ é mensal eu prefiro esperar até o terceiro capítulo para começar a classificar os mangás, mesmo que até o quarto ou quinto capítulo, os editores tendem a colocar todas as séries nas primeiras colocações, com raras exceções - As duas novas séries são comédias curtas, que ocupam entre 4 a 10 págians por edição. Deste modo elas estão concorrendo com Chihaya-San, Gakumon!, Gag Manga Biyori, Parman e Iiyone... Lembrando que as comédias curtas: Serapuchi!, Salaryman e Houkago são spin-off de séries já consagradas na revista, por isso dependem mais do desempenho da série original do que delas mesmas.

Em primeiro lugar no TOC tivemos Owari no Seraph, que em poucas semanas já teremos a segunda parte da sua primeira (e provavelmente única) temporada - De qualquer modo a série já teve o seu boost, que sinceramente foi bom, porém nada comparado com o que aconteceu com Ao no Exorcist que passou a vender mais de 500 mil unidades. Isso faz com que as perspectivas para Sousei no Onmyouji sejam menores ainda, já que a obra vende bem menos que Owari antes do seu anime e também não deve ter um boost tão grande assim quando ganhar a sua tão esperada versão animada.

Sousei no Onmyouji, Página Colorida.

Na segunda colocação tivemos Taishau Wotomoe que é uma comédia voltada para o "slice of life" e parece que por enquanto vem agradando o público japonês - Claramente as suas posições podem estar sendo infladas pelo fato de ser um mangá novato, já que como eu disse anteriormente, os editores tendem a colocar todas as séries novatas em seus primeiros capítulos na parte superior. Porém, já vimos casos de séries no seus terceiros ou quarto capítulo terem uma queda alta de posição, então podemos dizer que o fato de Taishau estar entre os cinco primeiros é uma boa notícia. Em terceiro lugar tivemos o ecchi Wonder Rabbit Girl que vai aos poucos se fixando na revista, o primeiro volume vendeu bem para os padrões da SQ, e quem sabe o segundo volume inclusive já não apareça no Ranking Oricon.

Na quarta colocação tivemos Ao no Exorcist, porém se formos analisar a posição em que ele ficou na revista, dá para perceber que muitos mangás serão lidos antes de "Exorcist", o que isso demonstra? Nada. A obra continua muito segura, é o mangá que mais vende da SQ e deve durar quanto tempo autora quiser - O fato de não ser um dos primeiros mangás a ser lido, como é normalmente, só demonstra que os editores mesmo sabendo da fama de Ao no Exorcist que dar publicidade a mangás que ainda precisam conquistar o público, assim deste modo colocam quase todos os novatos nas primeiras páginas da revista. Uma decisão sábia, que sinceramente, a Weekly Shonen Jump também deveria adotar (Eles só fazem isso nos três primeiros capítulos de cada nova série). Por fim fechando o TOP 05 tivemos Kono Oto Tomare! que conquistou mais uma boa posição, mesmo que os leitores devem ler entre 150 à 200 páginas para chegar até "Kono Oto Tomare" (Isso se os mesmos decidirem ler mangá por mangá).

Na sexta colocação tivemos o único mangá de esporte da revista, Shin Tennis no Oujisama (New Prince of Tennis), o que acho um grande desperdício de potencial por parte dos editores da SQ - Os mangás de esporte tendem a alcançar uma popularidade enorme, tanto com o público masculino quanto com o feminino, acho um grande erro ter somente uma obra do gênero na revista. Talvez, fazem isso, porque não acreditam na funcionalidade do estilo em uma revista mensal, podem achar que o ritmo ficaria muito lento, não agradando tanto assim os leitores. Em sétimo lugar tivemos Chihaya-San, que como eu já disse várias vezes é uma comédia curta (4-koma) relacionada ao ecchi e disputa contra mangás como: Gakumon!, Parman, Biyori e etc. Por enquanto parece que vem sendo muito bem aceito pelo público e deve durar um bom tempo, se um dia for cancelado, será para estrear um outro 4-koma, já que como eu digo sempre.

7th Garden, Página Colorida.

O mesmo vale para Gakumon! que ficou na oitava colocação, o mangá está tendo uma leve queda de popularidade nessas últimas edições, porém parece que os editores ainda não pensam que cancelar-lo... Por vários meses a obra ficou muito popular, chegando a conquistar inclusive um primeiro no lugar no TOC, deste modo sabemos que Gakumon! tem um grande potencial, além do autor ser muito respeitado no âmbito da comédia, não vejo nenhum motivo para a SQ desperdiçar esse talento por enquanto. Então, provavelmente a obra continuará sobrevivendo por um bom tempo, podendo até voltar a ser aquele monstro da comédia, como era alguns meses atrás. Logo após na nona colocação tivemos Mu and I que continua seguro na revista, mesmo que suas posições são delicadas. O que deixa a sua situação bem delicada é o fato de ser ranqueado sempre na zona intermediária para baixo, e principalmente pelos editores terem achado um ecchi de sucesso, que é Wonder Rabbit Girl, um sucesso que Mu and I não conseguiu alcançar. Caso os editores estreiem ao menos duas obras de sucesso, seja um ecchi ou não, o mangá correrá sérios riscos de ser cancelado, infelizmente.

Na décima colocação tivemos Nightmare Funk que para mim será o próximo mangá a ser cancelado, talvez o seu cancelamento seja adiado com o fim de Tegami Bachi, mas após o veterano ser encerrado, provavelmente os editores decidirão cancelar Funk para estrear alguma obra B-Shounen (Não vejo motivo de estrear uma outra obra sem ser B-Shounen, já que a revista já tem comédias e ecchi's o suficiente). Ficou claro que os editores querem manter por mais tempo possível a obra, porém com as vendas bem baixas até mesmo para o padrão da revista, estão se sentindo obrigados a cancelar-la. Desde que estreou, logo notei que "Funk" não combinava muito com a SQ, porém o autor tentou adaptar a obra quanto mais possível para o público, só que "não foi o suficiente" para fazer com que a série se tornasse popular. Acredito que na edição #01 ou #02 do próximo ano já teremos o seu cancelamento.

Gag Manga Biyori GB, Página Colorida.

Em décimo primeiro lugar tivemos Tegami Bachi que simplesmente me deixa confuso sobre o "status" da série. Teoricamente o mangá já devia ter terminado, porém se passarem meses e a obra continua viva. Ainda não foi lançado o volume 21, que foi anunciado como o último da série, contudo acredito que já tenham capítulos o suficiente para a Shueisha fechar todo um volume, ao menos que queiram fazer um "super" volume com muitas, mas muitas páginas. De qualquer modo, acho que Tegami Bachi será encerrado na última edição deste ano, por isso a número #12 - O fim eminente de Tegami Bachi é a esperança de Nightmare Funk, que deve aproveitar essas edições a mais para provar para o público e também para os editores que merece ficar na revista. Será quase impossível reverter a situação da obra, mas "quase" não significa que "é".

 Em penúltimo lugar tivemos Parman no Jounetsuteki, comédia curta que pegou uma posição ruim essa semana, mas que provavelmente na próxima edição já estará em uma boa posição, comédias tendem a variar muito de posição, é normal. Parman é a segunda comédia mais importante da revista, só perdendo para o clássico Gag Manga Biyori (Que inclusive ganhou página colorida nessa edição)... Não tem nenhuma possibilidade dos editores cancelarem a obra. Aliás, acredito que a próxima comédia curta que será cancelada será um dos dois novatos (Ohmori Satisfaction ou Happy Milly), as comédias restante devem se manter seguras na revista. Por fim em último lugar, na décima terceira colocação tivemos Teiichi no Kuni, a sua posição não é preocupante por um simples motivo, a obra é SEMPRE classificada entre os últimos colocados.

Importante: Página Colorida dos one shots serão postado nos comentários por mim. O motivo é bem simples, não tinha mais espaço para postar-las na própria matéria. 

Prévia da Próxima Edição (Novembro).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

onload='emoticon()'