quinta-feira, 17 de setembro de 2015

Análise: TOC Weekly Shonen Magazine #42 (Ano 2015).


Confusão controlada.

Vocês pediram tanto que eu finalmente decidi encontrar um espaço na minha "agenda lotada" para trazer semanalmente a análise da Shonen Magazine, a segunda maior revista do Japão, só perdendo logicamente para a Jump. Esse primeiro TOC servirá mais para apresentar como funciona a revista e os mangás que a compõe, para assim o público menos familiarizado com a Magazine poderá começar a conhecer um pouco mais sobre ela. Sem mais delongas, vamos ao TOC:

TOC Shonen Magazine #42 (16/09)
Sekai no Owari (Capa da versão física, Banda)
Fairy Tail (Capa da versão digital, Página Colorida de Abertura e 25 páginas)
01 - Acma:Game

02 - Baby Steps
03 - Kami-sama no Iutoori Ni
04 - Seitokai Yakuindomo
Two Three (30 Páginas, Terceiro Capítulo)
Kindaichi Shounen no Jikenbo R (Página Colorida)
05 - Nanatsu no Taizai
06 - Real Account (25 Páginas)
Masukomi (Primeiro capítulo)
08 - UQ Holder!
09 - Yamada-Kun to 7-nin no Majo
10 - Daiya no Ace
Desert Eagle (Página Colorida, Capítulo Duplo)
11 - Komori-chan wa Yaruki wo Dase

12 - Days
13 - AKB49~Renai Kinshi Jourei
14 - Hajime no Ippo
15 - Fuuka
16 - Tsurezure Children
17 - Area no Kishi
Masukomi (Segundo Capítulo)
18 - Domestic na Kanojo
19 - Daigo Tokusou
Rupodama! (Sempre em último)
Ahiru no Sora (Ausente)

Prévia da Edição #43:
Capa: Maki Horikita
Página Colorida de Abertura: En En Shouboutai Kari (Nova Série, 53 páginas, de Atsushi Ohkubo, mesmo autor de Soul Eater)
Página Colorida: Acma:Game, Ahiru no Sora, Seitokai Yakuindomo.


Primeiramente irei explicar como irei analisar o TOC da Shonen Magazine, logicamente não serei louco de fazer um parágrafo para cada posição, já que são muitas posições. Porém, irei comentar as posições mais relevantes de cada TOC e aos mesmo tempo irei apresentando os mangás que conquistaram essas posições. Além disso preferirei seguir o estilo japonês, só fazendo leves alterações: Não classificarei os mangás com página colorida ou aqueles com capítulos duplos, mas classificarei todos aqueles que tiverem página extras, caso não tenham ganho página colorida também. Os novatos eu irei classificar a partir do quinto capítulo, já que nesse ponto os editores já devem ter a recepção dos três primeiros capítulos.

É também importante notar que a Shonen Magazine é uma "Confusão Organizada" - Como assim? Eu achava que era totalmente aleatória as classificações da revista, porém não são. Como o moderador Siul, me alertou, por mais que os mangás variam bastante de posição, sempre tem um lado da tabela onde eles ficam mais constantemente, como acontece por exemplo com PSI Kusuo Saiki na Weekly Shonen Jump. Por isso, na Magazine não devemos analisar uma posição especificamente, mas sim o rendimento em médio prazo de cada mangá.

Banda Sekai no Owari, Capa da edição Física. 

Como já é de tradição, começarei pelos mangás não ranqueados. Nada melhor do que começar a análise com o mangá mais conhecido da revista atualmente, Fairy Tail - A obra pode ter seus altos e baixos, mas continua soberana na revista, ficando sempre nas primeiras colocações, um feito extremamente difícil na Shonen Magazine que sempre tende a colocar até mesmo os seus grandes sucessos algumas vezes nos últimos lugares. Isso só comprova que Fairy Tail está mais do seguro, podemos inclusive comparar-lo à One Piece em termo de estabilidade, o mangá só será encerrado quando o autor quiser. O novato Two Three também não foi classificado (Isso por decisão minha, já que adotarei o sistema japonês, onde começam a considerar as posições válidas a partir do quinto capítulo), o mangá é mais uma obra de esporte chegando na revista, desta vez relacionada a Baseball e estou curioso em saber a sua recepção.

Outro mangá que não foi classificado, por ter ganho página colorida foi Kindaichi Shounen no Jikenbo R. Os mais desavisados não devem conhecer a série, porém aqueles que vão a fundo no mundo do mangá, saberá de quem estou falando - Kindaichi é um mangá de investigação lançado em 1992, tendo ao todo mais de 70 volumes, anime, light novels, filmes, live-actions e muitos outros materiais que só comprovam o sucesso da série. Esta página colorida é só mais uma prova que por mais que o mangá esteja bem velhinho, ainda tem o total apoio dos editores e do público, de nenhum modo corre risco de ser cancelado. Outro mangá que parece estar seguro é a comédia tradicional curta Masukomi que estreou março deste ano e vem se estabelecendo muito bem na revista, já tendo conquistando dois primeiros lugares. Unicamente nessa edição o mangá teve dois capítulos localizado em postos diferentes da Magazine, por isso eu decidi não considerar-lo no TOC (Já que o próprio TOC também o deixa em destaque)

Por fim eu gostaria de falar de dois novatos, Desert Eagle, lançado na edição dupla #36-37, e que já ganhou página colorida. O mangá conta a história de dois delinquentes que passam a noite salvando a vida de pessoas comuns que estão sendo atacadas por criminais (Fazem isso por amor a briga e por querer ajudar as pessoas). O mangá junta uma boa ação no mundo real com uma ótima comédia e vem agradando o público japonês, inclusive essa página colorida com capítulo duplo é a prova que o mangá vem sendo bem recepcionado. Agora devemos ver se essa boa recepção irá continuar ou se o mangá irá por algum motivo ter uma queda de popularidade. Para mim é sempre bom ver mangás com o tema de "delinquentes" dando certo, já que são estilo que muito dificilmente dão certo, mesmo que já teve vários mangás do gênero que conseguiram fazer um grande sucesso.

Fairy Tail, Página Colorida.

Em primeiro lugar no TOC tivemos Acma:Game, como já dá para imaginar pelo nome o mangá conta a história de um garoto muito inteligente e boa pinta que deve sobreviver a um jogo de vida ou morte. A obra ainda não foi traduzida por nenhuma scan, nem gringa, muito menos brasileira. Porém, a obra vem tendo uma boa recepção do Japão, mesmo que não seja digna de um grande sucesso. O seu primeiro lugar nesse TOC não foi tanto por causa da sua popularidade, tem um motivo mais claro, um dia após o lançamento da revista (Por isso, quinta-feira 17 de Setembro) será lançado o décimo terceiro da série, assim os editores decidiram fazer uma boa publicidade para a obra. O seu volume anterior, o décimo segundo, vendeu 21 mil cópias em três dias... Uma boa quantidade para a Shonen Magazine mesmo que não seja nada de fantástico. Para melhorar o mangá ganhará página colorida na próxima semana, provavelmente também para fazer publicidade do novo volume.

Em segundo lugar tivemos Baby Steps, o mangá de esporte mais bem colocado da edição - A obra é focada no tênis e no ano passado ganhou a primeira temporada da sua versão animada produzido pela Pierrot Studios, que por mais que eu não tenha assistido, soube que era totalmente fiel ao mangá e que cobriu a obra até o capítulo 72 do mangá. Baby Steps, lançado em 2007, já pode ser considerado um veterano na revista, e mesmo tendo 8 anos de idade, está em plena forma, não correndo risco de ser cancelado. O seu grande trufo? O fato de ter partidas de tênis emocionantes (E muito mais realistas que Prince of Tennis) e personagens profundos que vão muito além de simples jogadores de tênis. A obra é traduzida pela Kyodai Mangás, inclusive pelo meu colega Leokiko que vocês já conhecem do Podcast (Que um dia irá voltar, eu prometo).

Em terceiro lugar tivemos Kami-sama no Iutoori Ni, é a continuação do mangá de mesmo nome (Sem o Ni, que significa dois em japonês) - O mangá segue o mesmo esquema de Acma:Game, porém em uma escala bem maior - Em Kami-Sama todos os companheiros de classe do protagonista foram jogados em um jogo misterioso de vida ou morte, onde cada terá que aprender a lutar e usar armas para assim conseguir sobreviver (Não digo mais informações para não dar spoilers). A série é um sucesso garantido e inclusive já ganho um live-action no ano passado. Para quem gosta de mangás sérios, porém mesmo assim voltando ao público Shonen, Kami-sama é uma opção perfeita - A situação da série na revista é mais do que segura - No quarto lugar tivemos Seitokai Yakuindomo, uma série de comédia tradicional curta (Como por exemplo é Isobe Isobee), inclusive o capítulo desta edição teve somente 4 páginas. Pelo que tudo indica, Seitokai está seguro e por consumir tão poucas páginas não tem nem motivo para ser cancelado, somente se for para estrear outro mangá do mesmo gênero.

Na quinta colocação tivemos Nanatsu no Taizai que já é o grande sucesso que todos conhecem. A questão que está no ar em relação à Nanatsu no Taizai é quando o anime irá ganhar a sua devida segunda temporada - Que por mais que alguns sites divulguem falsamente, ainda não foi anunciada - O anime foi um sucesso e deu um boost gigantesco ao mangá, isso é inegável... O seu único problema foi que cobriu quase todos os capítulos do mangá (Isso em Março de 2015 quando o anime foi encerrado), assim é necessário que o mangá pegue uma distância gigantesca para que possa acontecer a segunda temporada, o que pode durar até mais de 2 anos, dependendo de quanto eficientes serão os capítulos da série. Nos resta torcer para que os produtores não desistam da série, isso é raro de acontecer, mas já vimos alguns animes de sucesso, que por causa da sua distância entre uma temporada e outra, os produtores preferiram não continuar. Em sexto lugar tendo algumas páginas extras temos Real Account, série inicialmente lançada na revista mensal da Shonen Magazine, mas que por causa do seu sucesso preferiram transferir para a revista semanal (Nessa edição não falarei da história do mangá, para não fazer a análise muito grande, mas na próxima falarei) - Mesmo sendo novato a situação de Real Account está mais do que segura e o fato de estar ganhando página colorida só comprova como os editores colocam fé na obra.

Desert Eagle, Página Colorida.

Na oitava colocação tivemos UQ Holder, acredito que em 2016 teremos o anuncio do anime. A série foi lançada a um pouco mais de 2 anos e consegue vender muito bem para os padrões da Shonen Magazine (70 mil cópias nos primeiros dias), por fim é bem comercial. Não vejo motivos para não ser divulgado um anime no próximo ano. Aproveitando o momento, caso vocês queiram ler UQ Holder em português, a Kyodai Mangás também traduz a obra para nós, com a qualidade ótima que vocês já conhecem. Em nono lugar tivemos Yamada-Kun que no episódio dessa edição decidiu desenvolver melhor ainda o romance entre o Yamada e Urara... Para quem não conhece a série, Yamada-Kun é uma comédia com um bom toque de romance que conta a história de estudante delinquente que descobre que ao beijar alguém consegue trocar de corpo com essa pessoa: O motivo disso acontecer? O que ele fará com essa habilidade? Só lendo o mangá ou vendo o anime para saber, é uma obra muito engraçada que recomendo todos verem (No caso do anime o ritmo é bem veloz, cortando vários acontecimentos do mangá, contudo não deixa de ser uma adaptação extremamente engraçada que vale a pena ser vista).

Em décimo lugar tivemos Daiya no Ace (Também conhecido como Ace of Diamond) que é um dos principais mangás da Magazine, inclusive tendo por muito tempo seu anime sendo exibido semanalmente sem pausas, o que é um acontecimento muito raro para qualquer mangá. A obra também foi o mangá da Shonen Magazine que mais vendeu em 2014 e a segunda que mais vendeu da empresa Kodansha, perdendo somente para Shingeki no Kyojin. A verdade é que os japoneses amam o esporte baseball, sendo um dos poucos povos além dos americanos a apreciar o esporte, por isso ao mesmo tempo que se torna difícil fazer vingar um mangá no esporte (Já que o público se torna muito exigente), quando o autor consegue engajar uma boa obra no gênero, com certeza tem grandes possibilidades do mangá ser um grande sucesso, que é o caso de Daiya no Ace. Nem preciso que dizer que a situação do mangá está mais do que segura não é? Além disso só para confirmar este fato, deste de sua volta do hiatos (Curto, porém significativo), o mangá sempre ficou entre os dez primeiros colocados, algo muito difícil de acontecer na Magazine. É impossível Daiya no Ace ser cancelado atualmente.

Em décimo primeiro lugar tivemos Komori-chan que é mais uma comédia tradicional bem curta da revista, ocupando entre 4 a 6 páginas por edições, o seu humor é em forma de tirinha, parecendo muito com turma da mônica (Porém seguindo o estilo de leitura oriental), e por mais que sua popularidade não seja gigantesca (É simplesmente OK) não há motivo para cancelar a série, somente se for para substituir por algum mangá que seja também uma comédia curtíssima. Logo após em décimo segundo lugar tivemos Days, obra de futebol que é lançada a mais de 2 anos na Shonen Magazine, o mangá se destaca principalmente por sua arte mais madura, que pode ser tranquilamente comparada à de um Seinen. Days pode estar na parte inferior da tabela, mas está muito seguro na revista, porém por ser uma obra de esporte deve demorar muito para ter um anime, é quase impossível prever quando isso acontecerá (Pode acontecer na casa dos 20, 30 ou 40 volumes, nunca se sabe). Em décimo terceiro temos AKB49 ~ Renai Kinshin Jourei (Sim, é baseado naquele grupo de idols gigantesco que não sei como os japoneses conseguem diferenciar cada uma e pior saber o nome de todas elas)... Porém a história não é uma biografia, na verdade AKB49 fala sobre um garoto que se veste de mulher para ajudar a sua amiga na audição para o AKB48, porém, o problema é que os dois acabam passando e assim agora ele deve começar a sua jornada com a nova idol do grupo. O mangá está muito seguro na revista, já que é bastante querido pelos leitores da revista.

Kindaichi Shounen no Jinkenbo R, Página Colorida.

Na décima quarta colocação tivemos o veteraníssimo, Hajime no Ippo - O mangá que já tem mais de 100 volumes e continua firme na revista. Não se enganem com as posições baixas, é muito comum que vários mangás na Magazine conquistem posições baixas, os editores da revista são um pouco diferente do da Shonen Jump, preferem variar bastante as posições dos mangás, mesmo que sempre tem aqueles como Fairy Tail e Daiya no Ace que quase todas as edições se mantém na parte superior da tabela. Para quem não conhece, Hajime no Ippo é um dos mais importantes mangá da história e conta a história dramática de Ippo rumo ao estrelato no esporte boxes. A obra é venerada por muitos leitores e tem um ritmo bem lento, porém que não faz em nenhum momento a leitura do mangá se tornar maçante - Para quem não gosta muito de ler mangás ou prefere a versão animada, já foi lançada três temporadas do anime de Ippo, e quem sabe no futuro também não tenhamos uma tão esperada quarta temporada (Entre uma temporada e outra sempre tem uma grande pausa, por isso é bem capaz de em 2016 ser anunciado uma nova "season"). Ippo é um daqueles mangás que você demora dias lendo, porém que vale muito a pena fazer esta longa maratona.

Em décimo quinto lugar tivemos Fuuka, um drama com alta dose de ecchi que é lançado desde Fevereiro do ano passado, e é traduzido de forma rigorosa pela scan Baka Neko - Para quem gosta de bons mangás de drama com ecchi, Fuuka é extremamente recomendável - A situação da obra teoricamente parece bem segura, não vejo motivo para a Shonen Magazine cancelar-la atualmente, porém, caso nos próximos meses sejam encontrados muitos sucessos, Fuuka pode começar a correr risco de cancelamento, por enquanto, está com os cintos bem apertados nessa confusão controlada que é a Shonen Magazine. Tsurezure Children, que ficou em décimo sexto lugar, é outro mangá que veio transferido da Shonen Magazine Mensal (Nessa lista temos Kamisama, Komori-Chan e Real Account por exemplo)... O mangá parece estar bem seguro, na edição #37-38 conseguiu conquistar um primeiro lugar (O que demonstra a confiança dos editores na série), além disso faz poucas edições que foi transferido para a Shonen Magazine, não vejo nenhuma razão para os editores já cancelarem a obra. Como Fuuka e Ippo, essa posição de Children é só mais uma consequência da confusão controlada do TOC da Shonen Magazine.

Talvez o mangá que mais segue a risca o conceito de "confusão" da Shonen Magazine é Area no Kishi. O mangá por exemplo na edição #30 ficou em penúltimo lugar, para assim na edição #31 conquistar o primeiro lugar no TOC. E para quem não conhece Area no Kishi, o mangá é mais uma das várias obras de esporte que deram certo na Shonen Magazine (Não é por nada que a Magazine é a revista rainha dos esportes)... A obra conseguiu com extrema competência passar a emoção do esporte futebol e assim conquistou o coração dos leitores da Shonen Magazine. O mangá também já teve uma versão de anime lançada que teve um boa recepção, tendo ao todo 37 episódios, por isso, por mais que as posições de Area no Kishi variam de forma bipolar, pelo que tudo indica, a obra está mais do que segura na revista.  Logo após, na penúltima colocação tivemos a série dramática Domestic no Kanojo, o mangá conquistou uma posição ruim e de certo modo correr risco de cancelamento, mas acredito que isso não acontece, já que a autoa é muito respeitada (É a mesma do venerado GE - Good Ending) e Domestic no Kanojo é daquelas obras que trazem status para a revista. Para quem gosta de um  bom slice of life romântico e dramático com direito a um triangulo amoroso a obra se torna uma ótima escolha de leitura - Não esperem de Domestic no Kanojo um romance parecido com Nisekoi (Por isso voltado para a comédia com várias cenas absurdas), podemos dizer que a obra de certo modo se aproxima muito dos "shoujos" e vale a pena ser lido por aqueles que são simpatizam do estilo.

Em último lugar tivemos um mangá que provavelmente será cancelado, Daigo Tokusou. Nas últimas duas edições a obra foi classificada na última colocação, e nas edições anteriores também tendeu a ficar na parte inferior da tabela, o que para um novato é praticamente um ultimato para o seu cancelamento. Para piorar, os editores claramente não sabem quais serem terão que cancelar nas próximas levas de estreia, o único cancelamento fácil é justamente Daigo Tokusou que é um novato que provavelmente não foi muito bem aceito pelo público japonês (Por sua história confusa e arte bastante irregular, até parece que foi lançado para ser cancelado). Infelizmente e ao mesmo tempo felizmente a Shonen Magazine se encontra com vários mangás de sucesso na sua revista, e para piorar na próxima edição deve estrear mais uma obra que tem tudo para ser bem recepcionado (Caso o autor não faça merda), então, eles se sentirão a cancelar alguns mangás que infelizmente não querem cancelar... Daigo Tokusou não entra na lista desses mangás, já que foi um claro fracasso, porém podemos ver sim um veterano sendo transferido para uma revista mensal ou mesmo sendo encerrado mais cedo.

Importante: Próxima TOC, com o lançamento de En En Shouboutai será lançada nessa terça-feira! Fiquem atentos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

onload='emoticon()'