segunda-feira, 28 de setembro de 2015

Análise: TOC Monthly Ultra Jump #10/Outubro (Ano 2015).


"Nobody can stop him".

Dessa vez sem atrasar muito, lanço para vocês mais uma TOC da Ultra Jump - Essa edição tivemos uma capa incrível de Peace Maker, porém isso não é a única surpresa que temos na edição. O TOC trouxe várias novidades para os leitores da Ultra e logicamente irei comentar uma por uma. Então apertem os cincos, que ninguém poderá parar esta análise:

Ultra Jump #10 de 2015
Peace Maker (Capa e Página Colorida de Abertura)
01 - La Vie En Doll
Little Witch Academia (Contra-Capa, Página Colorida e Brinde)
02 - Biorg Trinity
TQForever (One Shot)
03 - No Guns Life
04 - Dasei 67 Percent
05 - Ad Astra
06 - JoJolion
07 - Selector Infected WIXOSS
08 - Koi wa Hikari
09 - [Q]
10 - Hayate x Blade 2
11 - Ariadne no Kanmuri
Monster Movie (One Shot)
12 - Choukakou
13 - Monster's Kindergarten 
14 - Kuroda-San to Katagiri-San
Leviust/Est 
Gingitsune (Ausente) 

Começando pelos mangás não ranqueados, nesta edição finalmente tivemos a tão esperada "capa" para Peace Maker - Muitos pensam que o segundo mangá de maior sucesso da Ultra Jump é Biorg Trinitiy, porém quem garante esse título é justamente Peace Maker. Por isso nada mais que justo o mangá receber ao menos uma capa por ano, já que Biorg Trinity que vende menos recebe em média 3 capas em somente um ano. Para quem não sabe, Peace Maker é uma obra de fantasia que junta poderes mágicos em um mundo de faroeste - E por mais que a ideia da série pareça de uma obra de "B-Shounen", a obra é Seinen e tem várias reflexões muito interessantes sobre a vida. Com certeza vale a pena ler.

Nesta edição também tivemos página colorida para Little Witch Academia, que é uma mini-série que está tendo um grande apoio dos editores, essa edição em especifico chegou a ganhar um brinde (Classificador) de Little Witch Academia (Além de uma página colorida recortável que pode tranquilamente ser usada como poster) - Para quem não sabe Little Witch Academia é uma mini-série, porém mesmo assim os editores acreditam no grande potencial de vendas da obra, assim estão dando muitas páginas coloridas e brindes relacionados ao mangá.

Em primeiro lugar no TOC tivemos La Vie En Doll que ficou entre os primeiros justamente para fazer publicidade do seu segundo volume. a obra no seu primeiro dia vendas ficou na posição 121, perdendo para [Q], Ad Astra e Peace Maker - Contudo conseguiu vencer Eiyuu Kyoushitsu (São esses os cinco volumes lançados na Ultra este mês). Mesmo o mangá não conseguindo vender na mesma quantidade que os demais volumes da revista, devemos lembrar que La Vie En Doll vem de uma revista bem menor, por isso podemos considerar de certo modo "natural", as suas vendas bem abaixo da média. Para quem não sabe, o mangá é do mesmo autor de BTOOOM!, que é uma obra que conseguiu um bom sucesso. 

Em segundo lugar tivemos o verdadeiro queridinho dos editores, Biorg Trinity. A obra continua pegando boas posições atrás de boas posições, mas não conseguindo ver a obra se tornando um verdadeiro grande sucesso sem uma boa versão em anime. É estranho os editores ainda não terem encontrando um estúdio para produzir o anime de Biorg Trinity, acredito eu que o fato de ter Oh Great! como desenhistas, deve estimular os estúdios a quererem a obra, então acho que a decisão de não ter um anime é mais editorial (Que deve estar esperando o estúdio perfeito) do que falta de propostas dos estúdios. Diferente de Peace Maker que acredito que não tenha recebido ainda uma versão animada justamente por poucas propostas convincentes, já que a obra é destinada para um público muito adulto e que não tem tanto costume de ver anime.

Na terceira colocação tivemos No Guns Life que deve ter seu novo volume sendo lançado em dezembro ou janeiro. É claro que a obra está sendo muito bem recepcionada pelo público japonês leitor da Ultra, porém eu gostaria de ver se ao menos no terceiro volume o mangá conseguirá finalmente aparecer entre os cinquenta mais vendidos. Logicamente não seria uma má noticia caso não aparecesse, já que a Ultra é uma revista de menor escala, voltada para um público mais "cult", contudo caso o mangá consiga vender bem o suficiente para alcançar esse feito, podemos começar a ter a esperança de que em um futuro não tão próximo, a série possa ganhar uma versão em anime (Digo daqui a 3 à 5 anos). Na quarta colocação tivemos Dasei 67 Percent que é um gag ecchi curto, e por enquanto se encontra seguro na revista.

Little Witch Academia, Página Colorida.

Ad Astra ficou na quinta colocação, uma posição bem mais alta que o normal, provavelmente os editores classificaram tão alto para fazer publicidade do volume, aliás, o novo volume da obra ficou na posição 76 no primeiro dia de vendas, sendo assim o segundo volume que mais vendeu da Ultra entre os cinco lançados esse mês. A obra também conseguiu vencer os novatos da Young, Kako nise Tansei-Kun (Já cancelado) e PREMAX, além do veterano Shiramata-Kun. Levando em conta que a Young vende cinco vezes mais do que a Ultra Jump, podemos sim considerar um bom resultado por parte de Ad Astra, mesmo que não seja nenhuma vendas de tirar o chapéu que nos faça pensar que Ad Astra um dia poderá se tornar um pilar da revista. A sua possibilidade de ganhar um "anime" também são bem baixas, isso só acontecerá caso um estúdio tenha muito interesse mesmo na obra, por terem gostado muito do seu roteiro e não por causa das suas vendas.

JoJolion ficou na sexta colocação, e é importante saber que por mais que a obra seja o pilar da revista, por ser um sucesso tão grande, os editores preferem colocar-lo em posições mais intermediárias. Não há necessidade em colocar uma obra tão famosa entre os primeiros, já que mesmo nas posições intermediárias os leitores irão ler JoJolion, deste modo é melhor colocar entre os primeiros colocados obras que precisam de visibilidade (Por causa do lançamento dos volumes ou porque os editores querem conquistar novos leitores). É muito importante saber que a Ultra Jump é uma revista onde o TOC não significa exatamente nada, os últimos colocados não serão cancelados, como os primeiros não significa que estão salvos - É necessário mais analisar as vendas das séries, quantas vezes ganha página colorida/capa e suas popularidades nos fóruns como 2ch, para saber se de fato um mangá é um sucesso ou não. JoJolion fica sempre na zona intermediária, mas é de longe, o mangá de maior sucesso da Ultra Jump.

Pulando diretamente para a nona colocação tivemos [Q], que teve o lançamento do seu terceiro volume nesse dia 18, juntamente os outros cinco volumes já comentados anteriormente. [Q] ficou na posição 99 nos mangás mais vendidos no dia 18 (Que é importante dizer que também foi o dia do lançamento de vários outros de muitas outras revistas, como por exemplo, Young Jump e Shonen Sunday). As vendas das obras estão boas, mas só comprova que a série não será nenhum pilar que a Ultra Jump esperava - Deste modo não acredito que veremos a série sendo cancelada, porém também não veremos os editores apostarem mais em [Q], deve ficar na zona do esquecimento, como acontece com mangás como Choukakou e Hayate x Blade 2. O simples fato de [Q] conseguir sobreviver, e não ser cancelado como o seu colega de leva, Momoiro Armet, é uma grande vitória, mesmo que no início a obra prometia muito mais. 

Publicidade dos Volumes Lançados.

Hayate x Blade 2 ficou na décima colocação, como eu disse no parágrafo, a obra é uma daqueles que está no "limbo do esquecimento", por isso vai sobrevivendo na revista mês após mês, entretanto sem receber nenhum destaque por partes dos editores, talvez quando um volume é lançado, recebe uma página colorida ou é muito bem ranqueado (O que nem aconteceu com [Q], surpreendentemente). Falando em volume, para o mês de Outubro está marcado o lançamento do novo volume de HxB 2, estou bem curioso para saber quanto o mangá vende e se consegue de forma satisfatória combater os seus colegas de revista. Outro que estou muito curioso para saber quanto venderá é Ariadne no Kanmuri, obra do character design de Bayonetta que está mais do que seguro na revista, mesmo que a arte da obra (Bem diferente do comum) não é de tanto agrado aos japoneses.

Por fim, tivemos nas últimas posições Choukakou, Monster's Kindergarten e Kurada-San - Com certeza as posições de Choukakou e Kurada-San são normais, os mangás sempre são classificados na parte inferior da tabela, porém a posição extremamente baixa e escondida de Monster's Kindergarten é muito suspeita. Como eu já disse, o TOC não tem muito significado na revista, contudo, se uma série é colocado abaixo de Choukakou significa que os editores quiseram mesmo esconder-la (Podemos considerar Choukakou a linha da miséria da revista). Significa que a obra está correndo risco de cancelamento? Ainda não, porém devemos ver se essas posições irão se repetir nas próximas edições, para assim conseguirmos ver o real status da série (Que nasceu como mini-série, mas foi tão bem aceita que virou série). Em último lugar tivemos Levius/Est que nem conto, pois o mangá é lido de forma ocidental, lançado sempre nas últimas páginas, inclusive após o TOC e a prévia da próxima edição. Sim, Levius/Est é como fosse um mangá bônus. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

onload='emoticon()'