terça-feira, 29 de setembro de 2015

Análise: TOC Weekly Shonen Magazine #44 (Ano 2015).


Caixinha de Surpresas.

O que deixa o ato de acompanhar a Shonen Magazine fantástico e surpreendente, é justamente pelo fato de você quase nunca imaginar qual série será cancelada ou irá chegar ao seu fim nas próximas semanas, assim cada encerramento te deixa de boca aberto - Nesta edição tivemos um outro encerramento bem inesperado, além de uma TOC interessante e cheia de novidades, por isso sem mais delongas, vamos ao TOC:

TOC Weekly Shonen Magazine #44 (30/09):
Hinako Sano (Capa)
Daiya no Ace (Página Colorida de Abertura)
01 - Tsurezure Children
02 - Kamisama no Iutoori II
03 - Fairy Tail
04 - Kindaichi Shounen no Jikenbo R
Two Three (Capítulo Duplo)
En En no Shouboutai (Página Colorida, 43 Páginas)
05 - Masukomi
06 - Area no Kishi
07 - Desert Eagle
08 - Real Account
09 - AKB49~Renai Kinshi Jourei
Domestic Kanojo (Página Colorida, 22 Páginas)
10 - Days
Komori-Chan wa Yaruki wo Dase (Capítulo Duplo, FIM)
11 - Nanatsu no Taizai
12 - Seitokai Yakuindomo
13 - Fuuka
14 - Hajime no Ippo
15 - Ahiru no Sora
16 - Yamada-Kun to 7-nin no Majo
17 - Baby Steps
18 - Acma:Game
Rupodama! 
Daigo Tokusou (Ausente)
HQ Holder! (Ausente)

Prévia da Próxima Edição:
Capa: Yui Aragaki
Página Colorida de Abertura: Hajime no Ippo!
Página Colorida: AKB49~Renai Kinshi Jourei (25 páginas), Days (26 páginas)
Páginas Extras: En En no Shouboutai (34 páginas)

Começando pelos mangás não ranqueados, nesta edição tivemos capa e página colorida de abertura para Daiya no Ace, que como eu já disse anteriormente, foi o mangá que mais vendeu da revista em 2014, vendendo ao todo 4.6 milhões de cópias, mais do que por exemplo: Magi, Gin no Saji, Nanatsu no Taizai, Terra Formars e Bleach. Deste modo a decisão de colocar-lo como capa da versão digital é mais do que acertada, já que assim, mais leitores comprarão a versão digital ao ver que tem como capa um mangá tão famoso e popular. Este ano Daiya no Ace deve ficar no lugar entre os mangás mais vendidos, já que provavelmente Nanatsu no Taizai conquistará o primeiro lugar, mas mesmo a segunda colocação é um feito fantástico.

Nesta mesma edição tivemos também página colorida para Domestic Kanojo e En En no Shouboutai - Sobre a recepção do capítulo zero de Shouboutai, em grande parte foi positiva, a grande maioria dos japoneses entenderam que este foi um capítulo introdutório, por isso estão mais esperando o que o primeiro capítulo irá entregar. Também é interessante notar que já existe várias "fan-arts" dos personagens de En En no Shouboutai nos fóruns japoneses, mostrando que muitos se simpatizaram imediatamente pelos personagens. Porém, isso também pode não significar muito, já que vimos séries com muitas "fan-arts" que acabaram dando errado, dou como exemplo Shinmai Fukei Kiruko-San lançado na Shonen Jump. Caso vocês não tenham lido minhas primeiras impressões da série, cliquem AQUI para ler-la. 

Nesta edição tivemos o encerramento com um capítulo duplo de Komori-Chan wa Yaruki wo Dase, é muito cedo para dizer se o mangá foi cancelado (Preciso de mais informações para declarar isso), mas levando em conta que ele sobreviveu um pouco mais de 1 ano na Shonen Magazine e era uma comédia curta, dá para entender que os editores decidiram encerrar a obra mesmo. Para quem não sabia, Komori-Chan foi transferido para a Shonen Magazine em Agosto de 2014, antes era lançada na Shonen Magazine Mensal. A outra era um 4-koma com elementos ecchi, mesmo que algumas páginas não eram no estilo 4-Koma. O seu cancelamento não é uma boa notícia para Daigo Tokusou, já que o mangá ocupava muitas poucas páginas e deve ser substituido por um outro 4-koma. Comédias curtas como Komori-Chan, Tsurezure Children, Masukomi, Rupodama! e etc, brigam mais entre si, de nenhum modo estão lutando pela sobrevivência com mangás mais longos, que ocupam o triplo de páginas na revista, como é o caso de Daigo Tokusou.

Daiya no Ace, Página Colorida de Abertura.

Em primeiro lugar no TOC tivemos Tsurezure Children, o mangá é um 4-koma que ocupa muitas poucas páginas por edição (Como é comum de 4-koma, que são mangás em forma de tirinha, mas organizado de modo oriental) - O primeiro lugar não traz nenhuma novidade, já que sabemos que Tsure, mas é bem legal ver os editores colocarem um mangá de 4-koma em uma posição tão alta, assim vão mostrando que até mesmo os mangás bem curtinhos tem espaço para brilhar na Magazine. Espero que continuemos a ver várias obras nesse estilo estreando na revista, já que mesmo não agradando muito os ocidentais, 4-komas tem um público cativo no Japão.

Em segundo lugar no TOC tivemos Kamisama no Iutoori II que após semana passada ter ficado na penúltima colocação, esta semana conquistou o segundo lugar - A verdade é que a obra está muito seguro na revista e essa grande variação de posição é muito comum na Magazine, o que devemos levar em conta é a média de posições de cada obra e não simplesmente um ranking individual. Kamisama normalmente esta ficando entre os primeiros colocados, é um mangá famoso (Já ganhou até live-action) e tem por trás um autor muito respeitado pelos editoras da Magazine, deste modo a obra com certeza está muito segura na revista, não correndo nenhum risco de acabar sendo cancelada nos próximos meses.

Em terceiro lugar tivemos Fairy Tail que vendeu cerca de 180 mil cópias nos primeiros quatro dias de vendas. A obra continua vendendo muito bem, mas com certeza também vai perdendo força cada volume que lança - Antigamente Fairy Tail tinha um rendimento muito parecido com Tokyo Ghoul (Que vendeu no novo volume, cerca de 340 mil cópias em três dias), porém o público se desgastou bastante com a obra e muitos já não compram mais seus volumes. A verdade é que Fairy Tail, por mais que ainda veja muito, não será mais aquela potência que era, a por exemplo, 5 anos atrás - Assim os editores da Shonen Magazine não devem procurar recuperar a popularidade da obra, e sim tentar achar novos mangás que possam vender tão bem quanto Fairy Tail vendiam. O fato de apostarem tanto em Nanatsu no Taizai é justamente porque os editores estão a procurar de novos sucessos, e não manter as obras que já acabaram seus tempos de glória. 

Outro mangá que teve o seu volume lançado a pouco tempo foi o quarto colocado Kindaichi Shounen no Jikenbo R, que vendeu cerca de 80 mil cópias em seu primeiro volume - Para uma obra que é lançada desde 1992 é um ótimo valor. Os editores sabem que a obra não voltará a ser um sucesso e nem pretende fazer de Kindaichi um pilar novamente, na verdade os editores estão a procura de renovar o público do mangá, assim podendo-o manter vivo na revista, mesmo não sendo uma obra de destaque. A reestruturação do mangá (Que inclusive mudou de nome e teve seus volumes zerados) e a nova temporada do anime é justamente para atrair um público mais jovem, já que provavelmente a maioria dos compradores de Kindaichi Shounen no Jikenbo R são leitores mais adultos que leem o mangá a muito, mas muito anos. Na quinta colocação tivemos Masukomi que conquistou uma boa posição e com o fim de Komori-Chan (Que é um 4-koma como Masukomi) está se sentindo bem mais aliviado, já que isso deve significar que os editores não devem cancelar a obra tão cedo.

En En no Shouboutai, Página Colorida.

Na sétima colocação tivemos Desert Eagle e acredito que em breve teremos a obra sendo lançada em inglês (E assim em pouco tempo também em português) - Digo isso porque percebo que Desert Eagle está conseguindo se destacar bastante na Shonen Magazine, quem sabe com o lançamento do seu primeiro volume, pegue ainda mais destaque, chamando atenção das scans "gringas". Contudo, logicamente o primeiro volume de Desert Eagle deve vender bem o bastante para conseguir chamar atenção das scans, se vender como por exemplo vendeu Masukomi (Lembrando que Masukomi é um 4-koma, por isso é natural não vender muito), provavelmente veremos a obra sendo ignorado por muitos outros meses. O primeiro volume de Desert Eagle ainda não tem data exata para ser lançado, porém tudo indica que o seu lançamento acontecerá entre o mês de Outubro e Dezembro deste ano.

Em oitavo lugar tivemos Real Account, que mais uma semana ficou em uma posição intermediária, é raro ter um mangá tão estável na Shonen Magazine, é muito raro mesmo, principalmente se for um ecchi como Real Account, deste modo é claro que a sua estabilidade deve ser considerada uma boa notícia. Para quem não conhece, Real Account conta a história de um garoto que conhece um universo virtual que ele consegue entrar "fisicamente" usando o seu celular, assim vai explorando esse mundo e ao mesmo tempo percebendo os vários crimes que são realizados nesse mundo - A obra é traduzida pela Anime Regia que lança os capítulos com uma ótima tradução e também uma boa frequência, tendo já traduzido ao todo 33 capítulos. Para quem gosta do estilo, vale muito a pena acompanhar, principalmente já sabendo que a obra está segura, assim não precisa terminar nenhum cancelamento precoce (Por enquanto, porque nunca sabemos como vai ser o futuro da série).

Em nono lugar tivemos AKB49~Renai Kinshi Jourei que também teve um novo volume lançado no última dia 17, porém não vendeu tão bem e assim não apareceu nem entre os cinco primeiros colocados. Mesmo com a série não vendendo tão bem (Levando em conta que tem 26 volumes lançados, devia vender bem mais), os editores ainda gostam e apoiam o mangá, inclusive darão página colorida na próxima edição - AKB49 não está totalmente seguro, mas não acredito que será cancelado nas próximas edições - Diferente de AKB49, Days que ficou na décima colocação parece estar muito seguro na revista, inclusive vendeu 45 mil cópias em seu décimo terceiro volume, lançado também no dia 17 do mês de Setembro. A obra de futebol está vendendo mais que mangás como Yamada-Kun e Acma;Game, e por mais que não tenha vendas gigantesca, vende melhor que muitos outros mangás da Shonen Magazine. Por isso, não tem nenhuma razão para os editores pensarem em cancelar a obra, primeiro deveriam cancelar obras como Yamada-Kun que inclusive já ganhou anime, antes de decidirem se livrar de Days que nem anime ganhou ainda (Por ser muito cedo, é bom deixar claro).

Em décimo primeiro lugar tivemos Nanatsu no Taizai que teve sua segunda temporada revela na semana passada. Eu sinceramente não esperava que anunciassem tão cedo a segunda temporada do anime de Nanatsu, porém o sucesso foi tão grande que parece que o estúdio não quer perder mais nenhum segundo. Mesmo assim, até agora o mangá só tem 40 capítulos lançados, assim o estúdio deve esperar que seja lançado mais capítulos, caso não queira entupir a segunda temporada de "fillers". Por isso, acredito que a segunda temporada só estreie em Julho ou Outubro do ano que vem. Lembrando que normalmente os animes anunciados em Outubro, tendem a estrear na temporada de Abril, porém acho improvável que o estúdio decida lançar tão cedo uma segunda temporada, ao menos, como eu já disse, não decidam fazer com que esta nova temporada seja entupida de "fillers". Lembrando que Nanatsu no Taizai tem cerca de 46 capítulos anuais.

Domestic Kanojo, Página Colorida.

Entrando entre os últimos cinco colocados, o mangá que abra o "portão dos infernos" é justamente Hajime no Ippo que ganhará página colorida de abertura na próxima edição - O mangá também teve um novo volume lançado no dia 17 e conseguiu vender cerca de 87 mil cópias, o que mostra que a série continua firme e forte, mesmo já tendo mais de 25 anos de vida (Sendo assim a obra mais antiga em publicação na Shonen Magazine). Logo em seguida, na décima quinta colocação tivemos Ahiru no Sora que também teve um volume lançado no dia 17, a obra vendeu cerca de 138 mil cópias, sendo assim o segundo volume mais bem vendido dos lançamentos da Magazine para o dia 17 (Só perdendo para Fairy Tail). Ahiru no Sora é um grande sucesso, o mangá é amado pelos leitores da Magazine e mesmo não tendo ganho anime, se demonstra muito popular e com capacidade de sobreviver ainda por muito tempo na revista, não é um pilar, mas também não é um elo fraco. Ahiru no Sora ainda não ganhou anime, mesmo tendo 41 volumes e vender muito bem, porque dizem os boatos que o autor rejeita as propostas de anime, o que é uma grande pena, porque todos querem ver Ahiru no Sora na telinha. 

Em décimo sexto lugar tivemos a comédia ecchi surubaniana que é impossível definir em um só estilo, Yamada-Kun to 7-nin no Majo,  a série vendeu no dia 17 cerca de 40 mil cópias - Olha, o mangá ainda vende mais que muitas obras e não deve estar correndo risco de cancelamento, mas é certo que Yamada-Kun não é nenhum monstro em vendas, e por isso não tem uma situação tão segura em longo prazo. Se a obra nos próximos meses tiver uma queda de qualidade, e assim consequentemente de vendas, é bem capaz que acabe sendo cancelada. O que pesa bastante para o mangá é o fato dele vender menos que muitas obras mais novas que não ganharam anime, como por exemplo Days. Mas por enquanto, por vender mais que muitas obras, como por exemplo AKB49, UQ Holder e etc, podemos dizer que o mangá está bem seguro e os editores nem devem estar pensando em cancelar-lo. 

Em décimo sétimo lugar tivemos o mangá de tênis, Baby Steps, que por mais que conquistou uma posição bem baixa, não corre nenhum risco, como eu já disse, é muito comum mangás veteranos e famoso frequentarem as últimas colocações na Shonen Magazine. Em último tivemos outra que por mais que conquistou uma posição ruim, parece estar bem seguro: Acma:Game - O mangá vendeu no dia 17 cerca de 26 mil cópias, que não é um resultado alto para um mangá que já tem treze volumes lançados, mas mesmo assim é o suficiente para sobreviver na Shonen Magazine (E se levarmos em conta Zumou, seria o suficiente para sobreviver até mesmo na Shonen Jump). O mangá ainda não é traduzido para inglês ou português, mas acredito que em breve veremos a série sendo lançada nas duas línguas, já que é um mangá muito interessante que pode trazer ótimas visualizações para a scan que decidir traduzir-la. Eu com certeza farei minhas primeiras impressões assim que alguma scan brasileira decidir traduzir o mangá. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

onload='emoticon()'