quarta-feira, 16 de setembro de 2015

Análise: TOC Weekly Shonen Jump #43 (Ano 2015).


Nenhuma anomalia encontrada.

Se o TOC da edição passada foi bem diferenciado, o dessa edição foi perfeito para deixar claro a situação de cada mangá na revista - Sem surpresas, sem anomalias, porém tão importante quanto os anteriores - A Shonen Jump vai mostrando aos poucos quais serão os mangás cancelados para a próxima leva e também o que reserva aos mangás que irão sobreviver. Então, sem mais delongas, vamos ao TOC:

TOC Weekly Shonen Jump #43 (19/09)
Samon-Kun wa Summoner (Capa, Página Colorida de Abertura, Nova Série de Numa Shun)
01 - One Piece
02 - Boku no Hero Academia
03 - Ansatsu Kyoushitsu
Mononofu (Página Colorida)
04 - Hinomaru Zumou
05 - Black Clover
Haikyuu!! (Página Colorida)
06 - Shokugeki no Souma
07 - Sesuji wo Pin! to 
Bakuman Age 13 (Capítulo Especial Parte 1/2)
08 - Gintama
09 - Toriko
10 - PSI Kusuo Saiki
11 - World Trigger
Kochikame
12 - Nisekoi
13 - Best Blue
14 - Bleach
15 - Kagamigami
Isobe Isobee Monogatari 
Hunter x Hunter (Ausente)
Importante: O TOC dessa edição foi lançado mais cedo por causa que a revista também será lançada mais cedo no Japão. Normalmente a Jump é lançada nas segundas-feiras, porém por causa de um feriado, o lançamento foi adiantado para este Sábado. 

Prévia da Edição #44:
Capa e Página Colorida de Abertura: Haikyuu!!
Página Colorida: Samon wa Summoner, Black Clover e Bakuman Age 13
Ausente: World Trigger e Hunter x Hunter


Samon wa Summoner, Página Colorida.

Começando pelos mangás não ranqueados, nessa edição tivemos a estréia da segunda e última nova série desta leva - Samon wa Summoner - O mangá será uma comédia com uma boa pitada de sobrenatural. O seu autor não é nenhum veterano, mas já lançou uma mini-série da revista. Mesmo assim não podemos duvidar da capacidade do autor em fazer um sucesso, talvez esteja surgindo uma nova comédia de sucesso ou talvez somente um fracasso, não dá para prever nada lendo só o estilo da obra, é necessário ao menos ler o primeiro capítulo para começar a tirar uma conclusão. Estou curioso para ver no que vai dar esta nova série.

Quem recebeu página colorida foi Mononofu, Haikyuu!! e Bakuman Age 13 - Esse último é um capítulo especial que está sendo lançado somente para fazer publicidade. Ao todo serão dois capítulos que não foi divulgado sobre o que trarão... De qualquer modo é bom ver Bakuman de volta a revista, mesmo que seja por somente  duas edições. Quem sabe não seja um aquecimento para uma próxima série de Obata e Ohba juntos? Seria muito interessante ver-los unidos novamente para criarem uma terceira série original. Não seria uma garantia de sucesso, mas com certeza todo mundo ficaria ansioso para ler.

Por fim eu gostaria de dar uma prévia da recepção do primeiro capítulo de Mononofu - A série foi lançada nessa segunda-feira no Japão, por isso ainda está saindo as opiniões sobre toda a nova edição, mesmo assim já dá para termos uma "prévia" da recepção inicial da série. Os japoneses parecem que até se simpatizaram pelos personagens e pela ideia da série, o que é uma boa notícia, porém não se animaram muito. Podemos dizer que Mononofu teve uma recepção morna até agora, o que não é uma ruim notícia, mas também não é péssima - Mesmo porque os editores nunca classificam uma série se baseando somente na recepção de um capítulo, antes de começar a classificar-lo em uma posição ruim, terão já ter avaliado no minimo a recepção dos três primeiros capítulos.

Página Colorida, Samon wa Summoner.

Em primeiro lugar tivemos One Piece, que após uma semana de pausa voltou com tudo nessa semana, com um capítulo eletrizante, o "rei" pode estar velho, mas continua firme e forte. Devo corrigir uma informação que dei errada, na semana retrasada eu disse que o filme de One Piece seria lançado no primeiro semestre de 2016, foi engano meu. O filme será lançado no verão japonês, por isso entre Julho e Agosto, já no segundo semestre de 2016 (Lembrando que o verão do hemisfério norte acontece quando o hemisfério sul está no inverno). A época é perfeita para o lançamento do novo filme, já que pegará todos os japoneses de férias, livres para irem ao cinema com seus amigos, fazendo assim que sua bilheteria seja maximizada. 

Na segunda colocação tivemos Boku no Hero Academia que continua sua caminhada para a "dominação mundial". Com o possível fim de Ansatsu Kyoushitsu na próxima leva, é bem provável que Hero se torne a segunda força no TOC, assim protagonizando a luta pelo primeiro lugar contra One Piece - Já que com certeza os editores não deixarão que One Piece abra todas as edições da revista, assim tendo que escolher um mangá para servir como Ansatsu Kyoushitsu - A melhor opção quando o assunto é vendas seria Haikyuu!!, mas fica claro que a equipe tem uma preferência enorme por Boku no Hero Academia, que deve ser escolhido para ser aquele mangá que conquistará o posto de obra a dividir as primeiras colocações com o "rei". Uma curiosidade importante sobre Boku no Hero Academia é que seus cinco primeiros volumes venderam ao todo 2 milhões de cópias no Japão, o que significa a média de 400 mil cópias por volume, um ótimo resultado para uma série novata.

Ansatsu Kyoushitsu ficou em terceiro, como eu disse no parágrafo de Hero, provavelmente o mangá está chegando a sua fim, podendo ser encerrado na próxima leva (Que deve estrear em Novembro deste ano, por isso praticamente na virada fiscal da Shonen Jump) - Dependendo do final da série, ainda poderemos ter alguns especiais vindo mesmo com o fim de Ansatsu, como está acontecendo com Bakuman, já que justamente ainda será lançado no ano de 2016 o segundo filme de Ansatsu Kyoushitsu e a segunda temporada do anime. O mangá de Ansatsu Kyoushitsu pode estar chegando ao fim, mas a série como um todo ainda trará muitos lucros para a Shueisha e todo o mercado japonês voltado aos animes e mangás. 

Na quarta colocação talvez tivemos Hinomaru Zumou, o nosso mangá de sumô favorito, que ultimamente vem conquistando várias posições altíssimas, além de ganhar muitas páginas coloridas. A sua popularidade não aumentou, isso é claro pelas vendas que continuam incrivelmente estáveis, porém significa que mesmo assim os editores acreditam no potencial da série e continuarão apoiando o mangá pelos próximos meses (Atenção, eu disse meses e não anos) - A verdade é que Zumou é uma série de altíssima qualidade e que é venerada pela crítica, tendo assim uma situação muito parecida com Isobe Isobee Monogatari (Outro mangá que por mais que vende menos que PSI Kusuo Saiki, tem uma recepção muito melhor da crítica especializada). Ás vezes um mangá não precisa ser muito popular para dar certo na Shonen Jump, é somente necessário ter uma popularidade mediana e também trazer "status" para a Weeky Shonen Jump, o que é o caso de Zumou e Isobe. E só avisando, não é coincidência essas duas obras tratem de temas bem tradicionais do Japão.

Na quinta colocação tivemos Black Clover, o seu rendimento extremamente estável está sendo proporcional as suas vendas. Após as vendas boas, porém nada fantásticas do primeiro volume, a Shonen Jump provavelmente reparou que não valia a pena colocar Black Clover entre os primeiros lugares sempre, mas também coloca-lo em posições baixas, seria renegar o seu grande potencial no futuro. Deste modo nada melhor que deixar-lo entre a quarta e a sexta colocação, um espaço onde a série continuará tendo destaque e poderá ao mesmo tempo crescer as suas vendas lentamente, sobrevivendo sem nenhum problemas até quando ganhar o seu anime, quando finalmente Black Clover poderá ter o seu grande "boost de vendas". No final das contas, tanto os editores quanto Tabata Yuuki (Que semana passada entregou um capítulo fantástico e com uma arte espetacular) estão fazendo as suas partes para tornar Black Clover um grande sucesso.

Mononofu, Página Colorida.

Na sexta colocação tivemos Shokugeki no Souma que conquistou mais uma vez o sexto lugar. Talvez seja a posição que Souma mais conquistou em toda a sua história (Quem tiver tempo livre pode confirmar essa informações), é uma má notícia? De modo algum, já que enquanto ficar em sexto, continuará a salvo. Com certeza muitos esperavam que após o anime Souma poderia se tornar um pilar da Shonen Jump, isso não acontecia e é uma pena, porém, o importante é que o mangá está seguro e deve ainda durar muito tempo. O mesmo podemos dizer de Sesuji wo Pin! to que também está seguro na revista. O desempenho do mangá lembra muito "Haikyuu!!" antes do anime, já que a obra também ficava variando entre sétimo e nono lugar. Ainda é cedo para dizer se venderá o mesmo, já que seu volume só será lançado em Novembro, mas se o mangá tiver o mesmo rendimento de Sesuji wo Pin! to, incluindo um grande "boost" após o anime, acho que o autor ficará muito feliz. 

Na oitava colocação tivemos Gintama que após na semana passada conquistar a quarta colocação, nesta semana foi jogado para a oitava - Não é nada de preocupante, os editores continuam apoiando a série que deve chegar ao seu final natural em 2016 - Na próxima edição teremos capa de Haikyuu!! (Que essa semana recebeu página colorida e na próxima receberá capa, os editores estão dando apoio total para a série), espero que após esta "cover" do mangá de vôlei, Gintama ganhe na edição #45 uma nova capa, seria a terceira do ano para a série. É engraçado e ao mesmo tempo ver que mesmo conquistando quase as mesmas posições, Toriko, que ficou na nona colocação, vem tendo muito menos apoio dos editores, não recebendo quase nunca página colorida e capa. Provavelmente isso vem do fato de Toriko não ter mais nenhum anime em exibição, enquanto Gintama continua tendo o seu anime sendo exibido na televisão, por isso, entregar uma capa para Gintama é muito mais vantajoso comercialmente falando do que entregar uma para Toriko.

Em décimo lugar tivemos PSI Kusuo Saiki, muitos devem pensar que é uma anomalia ver a obra em uma posição baixa, principalmente se você tiver memória curta ou mesmo for novo acompanhando a Shonen Jump - Porém PSI é um gag mangá, por isso os editores tendem a classificar essas obras muito de acordo com a qualidade do capítulo e não exatamente por sua popularidade. Deste modo vemos PSI tendo uma variação enorme de posições no TOC, mesmo que no final das contas a obra fique mais vendas nas primeiras colocações (Atualmente é assim, lembrando que até antes da edição #29, a situação do mangá era exatamente a contrária, a obra ficava normalmente nas posições intermediárias, tendo picos de posições baixas ou em posições altas, na verdade era uma verdadeira montanha russa). Lembrando que PSI terá em breve o lançamento do seu live-action, que deve ser lançado em baixa escala nos cinemas japoneses. 

Bakuman Age 13, Página Colorida.

Saindo da zona intermediária e entrando na "zona vermelha", conhecida também como "bottom 5", temos em décimo primeiro lugar World Trigger - Após duas semanas atípicas, o mangá voltou ao seu normal, ficando assim entre os últimos cinco colocados do ranking puro, mesmo assim a situação do mangá está mais do que seguro e não ouçam aqueles que dizem que World Trigger está correndo risco de cancelamento, porque não está. Falando uma curiosidade sobre a obra, o episódio do anime que seria lançado nesse domingo foi adiado, porque aconteceu um terremoto de 5.2 graus no Japão neste 11 de Setembro e de certo modo o episódio questão tinha uma correlação com a temática de destruição, assim para evitar polêmicas adiaram o episódio 46 para este domingo. Não é a primeira vez em que World Trigger teve um episódio adiado e talvez também não será a última, já que a série constantemente está dialogando com temáticas recorrentes no Japão, mesmo sendo uma obra de fantasia. 

Na décima segunda colocação tivemos Nisekoi que ultimamente vem conquistando posições bem baixas, não acredito que a obra corra risco de cancelamento, já que justamente está chegando ao seu fim, mas isso demonstra que os editores de certo modo não acham mais que vale a pena apostar muito em "Nisekoi" - Não é por nada que suas páginas coloridas diminuíram consideravelmente. Nisekoi ainda não virou um Toriko dá vida, que está sendo ignorando totalmente pelos editores, somente que os editores já não dão tantos privilégios a série como davam no ano passado. Mesmo assim acredito que em breve a obra ganhará mais capa, já que teoricamente na edição #51, o mangá estará completando 4 anos de vida. Provavelmente muitos não acreditavam que Nisekoi poderia sobreviver por tanto tempo, o autor conseguiu calar a boca de todos, fazendo a obra se tornar a comédia romântica de maior duração da história da Weekly Shonen Jump.

Na décima terceira colocação tivemos Best Blue que ficou acima de Bleach... Será a salvação do mangá? Nem sonhando, meus amigos. Os editores podem até ter colocado Best Blue acima de Bleach, porém é certo que a obra será cancelada na próxima leva, que deve chegar em Novembro (Talvez seja até adiada ou adiantada dependendo de quando será encerrado Ansatsu Kyoushitsu). Porém este fato não deixa de ser vergonhoso para Bleach que ficou na décima quarta colocação... Já não basta as vendas estarem caindo edição após edição, o mangá ainda por cima fica abaixo de Best Blue, uma obra que só está esperando a leva chegar para ser cancelada. Pelo menos o mangá, provavelmente, será encerrado naturalmente em 2016, evitando que pegue posições mais vergonhosas e veja as vendas dos seus volumes ficarem cada vez mais baixas.

Por fim na última colocação tivemos Kagamigami, que deve ser cancelado da Weekly Shonen Jump também na próxima leva, simplesmente não tem mais condições dos editores manterem a obra na revista. Contudo, estou dizendo que é quase certo o cancelamento da Shonen Jump, pois existe a possibilidade do mangá não ser cancelado como um todo, os editores podem decidir transferir-lo para o site online Jump Plus (Um site onde tu pode comprar várias revistas onlines ou assinar o lançamento de vários mangás que são lançados exclusivamenten a Plus, como é o caso de Soul Catcher atualmente) ou mesmo pode ser transferido para a Jump NEXT, onde teria 6 capítulos ao ano, porém grandes o suficiente para fazer 3 ou 4 volumes ao ano, assim de certo modo não influenciando no ritmo da obra. Para isto acontecer os editores devem acreditar no potencial de Kagamigami (Teoricamente parece que eles de fato acreditam no potencial da obra) e também o autor deve querer continuar sua obra em um local com menor publicidade.... Aliás, se for para escolher por destaque, com certeza vale muito mais a pena lançar o mangá na NEXT.

Haikyuu!!, Página Colorida. 

Notícia importante: Shonen Magazine

É com muito felicidade que venho anunciar a nova atração semanal do Analyse It - A partir de sexta-feira irei analisar semanalmente a Weekly Shonen Magazine, revista onde é lançado vários mangás famosos, como Fairy Tail, Nanatsu no Taizai, Yamada-Kun, Hajime no Ippo, Baby Steps e muitas outras obras. A primeira análise será lançada nesta sexta-feira, porém irei lançar o TOC da Magazine na verdade toda a terça-feira.

Não se preocupem, esta primeira análise que está super detalhada, irá explicar para vocês a temática de várias obras que são lançadas na Magazine, assim você que não conhece muito bem a revista, poderá ir aos poucos se familiarizando com ela, inclusive pode até se interessar por uma das obras e acabar lendo-la, já que existe vários mangás da revista que são traduzidos para português. Também irei explicar como o TOC da Magazine funciona, já que a revista é um pouco diferente da Shonen Jump, deste modo não dá para analisar as duas revistas do mesmo modo, é necessário ver a Magazine com um olhar totalmente diferente.

E por fim, caso você queira conhecer a história da Shonen Magazine, eu recomendo uma antiga matéria que escrevi à alguns meses atrás: "Conhecendo a Shonen Magazine" - É um artigo dividido em duas partes, onde conto a história de toda a revista, do seu começo até a sua atualidade. Assim, vocês poderão ler o TOC já sabendo boa parte da história da revista. A matéria também é interessante porque não falo somente sobre a Magazine, mas também conto várias curiosidades sobre a Sunday e a Shonen Jump. Recomendo vocês lerem:

Conhecendo a Shonen Magazine - Parte 01.

Prévia da Próxima edição.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

onload='emoticon()'