sábado, 26 de dezembro de 2015

Análise: TOC Weekly Shonen Jump #05-06 (Ano 2016).


Prova de fogo.

Como assim temos uma TOC? Como eu havia avisado nos comentários da TOC anterior, esta edição será lançada dia 04 de Janneiro, contudo, por causa dos feriados, a Shonen Jump envia a edição para as lojas bem antes, fazendo assim que a edição vaze antes do ano novo - Este ano não foi diferente - Contudo, isso significa que o próximo TOC teremos somente em 14 de Janeiro. Então, sem mais delongas, vamos aproveitar a nossa última análise da Shonen Jump em 2015.

TOC Weekly Shonen Jump #05-06 de 2016 (Será lançada dia 04/01/2016)
Elenco WSJ (Capa)
One Piece (Página Colorida de Abertura)
01 - Ansatsu Kyoushitsu
02 - Haikyuu!!
Zenei no Archer (Página Colorida, One Shot de Fujimaki Tadatoshi)
03 - Hinomaru Zumou
04 - Samon-Kun wa Summoner
Boku no Hero Academia (Página Colorida)
05 - Toriko
06 - Mononofu
Black Clover (Página Colorida)
07 - Kochikame
08 - Sesuji wo Pin! to ~Shikakou Kyougi Dance-bu Youkoso ~
09 - Shokugeki no Souma
10 - PSI Kusuo Saiki
11 - World Trigger
12 - Gintama
Buddy Strike (Capítulo 07, Pré-Rank)
13 - Nisekoi
14 - Bleach
Isobe Isobee Monogatari
Hunter x Hunter (Ausente)

Prévia da Edição #07:
Capa e Página Colorida de Abertura: Haikyuu!!
Página Colorida: Samon-Kun wa Summoner, Hinomaru Zumou e Food Fighter Tabelu (Especial vindo da Jump Plus).


One Piece, Página Colorida de Abertura.

Começando pelos mangás não ranqueados - One Piece ganhou a sua tradicional página colorida. É normal os editores da Jump dividirem as páginas coloridas de aberturas dessas edições especiais entre os pilares da revista, por isso a primeira foi destinada para Ansatsu Kyoushitsu e a segunda para One Piece. Ao meu ver seria melhor a ordem contrária, já que a segunda temporada de Ansatsu será lançada no começo de janeiro, e combinaria justamente com o lançamento desta edição, que inclusive tem uma página colorida que destaca bastante Koro-Sensei. 

Também tivemos nessa edição quatro páginas coloridas especiais: Duas para as duas únicas séries B-Shounen que deram certo na revista nos últimos dois anos, e as outras duas para "capítulos especiais", incluindo o novo one shot do autor de Kuroko no Basket, chamado de Zenei no Archer. Como se pode notar pelo nome, o mangá terá alguma relação com arco e flecha, contudo não se sabe será um mangá esportivo relacionado ao tiro de arco ou mesmo será um mangá de battle shounen onde o protagonista usa um arco como arma. As duas opções são bem promissores, a primeira opção seria algo jamais visto na Weekly Shonen Jump e a segunda opção seria uma ótima obra de B-Shounen. Em breve saberemos do que se trata o one shot.

Por fim, para encerrar a zona de mangás não ranqueados, tivemos o pré-rank de Buddy Strike, que ficou entre os últimos quatro colocados. Eu já vinha dizendo que a obra teve uma péssima recepção nos fóruns japoneses, e os editores já vinham colocando a obra em posições terríveis desde o quarto capítulo, o que só comprovava que a recepção da obra foi bem ruim. Não vejo chances alguma da obra conseguir se recuperar, já vimos obras bem recebidas que os editores não colocavam fé, por isso foram mal classificadas, mas nunca vi uma obra com uma recepção ruim nos cinco primeiros capítulos conseguindo se recuperar, por isso acredito que veremos Buddy Strike sendo cancelado precocemente na próxima leva, que deve estrear no começo de fevereiro.

Zenai no Arche, Página Colorida (One Shot).

Em primeiro lugar tivemos Ansatsu Kyoushitsu que, por causa da ausência de One Piece, teve o caminho aberto para o topo da revista. Talvez o seu único inimigo era Boku no Hero Academia, mas os editores não tinham nenhum motivo lógico para não deixar Ansatsu em primeiro lugar - Os editores talvez não tenham dado no momento justo a página colorida de abertura para a obra, contudo, na semana de lançamento do anime é praticamente obrigação deles colocar Ansatsu em uma posição de destaque, neste caso o primeiro lugar, logo após a página colorida de abertura. Em segundo lugar tivemos Haikyuu!! que conquistou mais uma ótima colocação.

Em terceiro tivemos Hinomaru Zumou que continua sendo muito bem classificado, semana após semana. Esta semana, ao invés de criticar os editores por exagerar na publicidade em cima de Zumou, vou elogiar a obra - Sim, sua popularidade não é das maiores e sabemos que até o lançamento do seu anime a situação não irá mudar, contudo, devo assumir que a obra consegue entregar uma qualidade sublime e o seu problema de popularidade deve ser mais relacionado a sua temática do que qualquer outra. Provavelmente Zumou tem muitos seguidores, contudo a grande maioria não acha o sumô interessante o suficiente ao ponto de comprar os seus volumes (Lembrando que os volumes de mangá não custam pouco). Em contraponto a este grupo tem aqueles que são realmente fãs da obra que apreciam ao ponto de comprar os seus volumes. Eu sinceramente não acredito que um anime (que acredito que será anunciado em 2016) irá fazer a obra ser um sucesso, mas torço que ao menos ajude o mangá a chegar as vendas de 100 mil unidades na primeira semana.

Em quarto lugar tivemos Samon-Kun wa Summoner que essa semana conquistou a sua melhor posição até agora, conseguindo inclusive ficar acima da página colorida de Boku no Hero Academia. É interessante lembrar que o mangá chegou a ficar em último lugar na TOC em suas primeiras semanas de vida, mas por sorte, os editores decidiram ouvir a "voz do povo" que clamava pela permanencia da série e assim decidiram começar a classifica-lo nas posições merecidas. Entretanto ainda tenho alguns "poréns": Por mais que os editores estão deixando claro que irão salvar a obra, até até não haviam dado nenhuma página colorida, só vão dar na edição a vir. Para mim, estava mais do que o momento dos editores darem mais uma publicidade para a série, ela já demonstrou que é popular o bastante ao ponto de merecer várias páginas coloridas.

Fechando o TOP 05 tivemos Toriko, que conquistou uma boa posição, mesmo que não tenha sido tão surpreendente, já que em ordem de leitura o mangá ficou praticamente no meio da revista. De qualquer modo ficar acima de mangás como Black Clover, Shokugeki no Souma e PSI Kusuo Saiki é um ótimo resultado. Sim, Toriko pode estar passando por momentos difíceis, e em breve voltará as últimas colocações, porém, os editores ainda colocam fé na obra e farão o possível para que ela sobreviva até 2017, o tempo necessário para que Shimabukuro ao menos termine o mangá de forma satisfatória. Digo satisfatória, porque dificilmente o autor terá tempo suficiente para terminar a história da maneira que realmente queria, infelizmente. Podemos dizer que Toriko se tornará um novo Reborn, que não foi cancelado, mas teve o seu fim apressado.

Boku no Hero Academia, Página Colorida.

Em sexto lugar tivemos Mononofu que também ficou em uma boa colocação, mesmo que não tenha sido nada fora do "comum", já que a série ficou exatamente no meio da revista. Enquanto Samon-Kun wa Summoner cada semana vai se estabilizando mais, Mononofu vem pegando posições medianas, que me lembro bastante Kagamigami - Não é certo que Mononofu será cancelado, mas isso demonstra que os editores ainda não tem tanta segurança na série e estão esperando a popularidade dos próximos capítulos, mais ou menos o que fizeram com Kurogane, a série anterior do autor. Porém não vejo os leitores tão animados assim com a série, sim estão gostando, mas não é que estão amando e fazendo uma grande publicidade. Resumindo, Mononofu está mediano em popularidade, o verdadeiro prova de fogo da série será justamente a venda do seu primeiro volume que acontecerá no começo de janeiro... Normalmente séries com popularidade mediana vendem muito pouco, já que não tem uma fanbase grande. 

Em sétimo lugar tivemos Kochikame que conquistou uma posição altíssima nesta semana. Não existe um motivo claro para os editores terem colocado a série na frente de mangás como Shokugeki no Souma, Sesuji wo Pin! to e PSI Kusuo Saiki, contudo este ato demonstra que eles sabem que a série é popular o bastante ao ponto de merecer uma posição a frente destes mangás. Logo após na oitava colocação tivemos Sesuji wo Pin! to que ganhou uma posição mediana. Para mim o tratamento dado a série é mais do que justa, em algumas semanas fica em posições altas, mas normalmente é classificado na posição intermediaria, o que combina bastante com a popularidade da série, a minha única reclamação é que até agora não deram uma segunda capa para a série, sinceramente, já está mais do que na hora.

Em nono lugar tivemos Shokugeki no Souma que conquistou uma péssima, mas de verdade, péssima colocação, mas ainda não é uma má notícia, mesmo que seja a segunda semana consecutiva que fica em posições baixas. O mangá está em um momento de transição entre arcos, por isso os editores não vêem necessidade de classificar bem a obra, entretanto, colocar a obra tão embaixo em ordem de leitura é bem exagerado. Shokugeki no Souma é uma obra muito popular, que inclusive vai ganhar uma segunda temporada em 2016, por isso por mais que não seja correto classifica-lo entre os cinco primeiros nesse período de transição, podiam classificar-lo na posição de Kochikame, por exemplo, deixando Kochikame em nono lugar (Já que Kochikame não precisa de uma posição tão alta (Alta para o padrão de Kochikame), mesmo sendo legal ver-lo ficar nessas colocações). Seria uma mudança simples que já deixaria o mangá em uma colocação mais fiel a sua popularidade. Em décimo tivemos PSI Kusuo Saiki que continua a montanha russa de sempre.

Black Clover, Página Colorida.

Em décimo primeiro lugar tivemos World Trigger que esta semana continuou entre os últimos colocados. Minha única preocupação com World Trigger é que talvez o mangá não tenha uma popularidade forte o suficiente para sobreviver pelos próximos dois anos, por exemplo, correndo o risco de ser cancelado antes mesmo da história encerrar - Atualmente o mangá está vendendo muito bem e tem um anime em exibição, mas o seu pico de vendas parece que vai ser mesmo 400 mil cópias, o problema é que World Trigger vai passar pela primeira prova de fogo da idade, que é justamente o seu aniversário de três anos. Muitas séries após o seu terceiro ano de vida começa a perder popularidade, só que a margem de vendas de "400 mil unidades" por volume não é tão grande assim para suportar por muito tempo uma queda gradual de popularidade, fazendo assim que a obra seja cancelada em 2017. Levando em conta que o autor está criando um universo gigantesco, ver o mangá sendo encerrado em 2017 seria uma grande pena e deixaria a obra bem incompleta. De qualquer modo, World Trigger está seguro por enquanto, só devemos após o seu terceiro ano de vida vai começar a ter uma queda de popularidade, vai conseguir se manter ou mesmo continuar a sua melhora de vendas. 

Em décimo segundo lugar tivemos Gintama que após uma semana bem classificado voltou a ficar entre os últimos colocados. O autor confirmou que no ano de 2016 começará o seu arco final, só não sabemos quanto tempo esse arco irá durar, eu acredito que durará até o primeiro semestre de 2017, mas pode durar muito menos ou bem mais, depende somente do planejamento do autor. Vimos mangás como Bleach que começou a anos atrás o arco final, mas por causa do ritmo extremamente lento de Kubo ainda não foi encerrado, e corre o risco de também não ser encerrado este ano - Voltando a Gintama, é uma pena ver Gintama sendo encerrado, mas como eu já havia dito nas semanas anteriores, a obra está sentindo sua idade, e é bom o autor aproveitar que o mangá ainda é popular e encerrar-lo com a cabeça erguida. Com certeza Sorachi entregará um arco final que será engraçado, emocionante, sangrento e que honrará todos esses anos de excelência que Gintama nos entregou. 

Em décimo terceiro lugar tivemos Nisekoi que eu já dou como o certo o seu encerramento no começo de fevereiro, provavelmente ganhando uma página colorida de encerramento no seu último capítulo (Os editores nunca dão capas para os mangás que estão chegando ao fim). Muitos podem achar Nisekoi um mangá terrível e apelidar de "Fillerkoi", mas devemos assumir que é muito difícil conseguir fazer com que uma obra de comédia romântica direcionada ao público masculino venda mais de 300 mil cópias mesmo após de ter 20 volumes lançados. Naoshi Komi se despedirá do público com um record, o mangá do gênero que mais durou na Shonen Jump, vencendo obras como Ichigo 100%. Agora devemos ver se Naoshi Komi também conseguirá lançar um B-Shounen de grande sucesso, já que o seu sonho é criar um mangá do gênero. Esse sim será a prova de fogo do mangaká. Por fim, na última colocação tivemos Bleach.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

onload='emoticon()'