quinta-feira, 14 de janeiro de 2016

Análise: TOC Weekly Shonen Jump #07 (Ano 2016).


Os instáveis

Como eu senti falta do TOC - Ficar todos esses dias sem poder escrever a minha longa análise sobre a classificação realmente me deixou em um estado de abstinência - Mas felizmente, após vários dias de ausência, estamos aqui para analisarmos uma nova TOC, ver as páginas coloridas e ler os novos capítulos das obras que são lançadas na revista. Então, sem mais delongas, vamos lá:

TOC Weekly Shonen Jump #07 (18/01)
Haikyuu!! (Capa e Página Colorida de Abertura)
01 - One Piece
02 - Black Clover
Hinomaru Zumou (Página Colorida)
03 - Ansatsu Kyoushitsu
04 - Sesuji wo Pin! to
Food Fight Tabelu (Página Colorida)
05 - Boku no Hero Academia
06 - Shokugeki no Souma
Samon-Kun wa Summoner (Página Colorida)
07 - Gintama
08 - Toriko
09 - World Trigger
10 - PSI Kusuo Saiki
11 - Mononofu
12 - Bleach
13 - Nisekoi
14 - Kochikame
15 - Buddy Strike (Primeiro Rank)
Isobe Isobee Monogatari

Prévia da Edição #07:
Capa e Página Colorida de Abertura: Gintama
Página Colorida: Black Clover, Ano Ko wa Yariman (Capítulo Especial), Renai Haitatsu Tatsujin Posuo (One Shot).
Haikyuu!!, Página Colorida de Abertura.

*Foi dito que Sesuji wo Pin! to havia recebido página colorida, o que se confirmou uma informação errada, a série havia ganho somente páginas extras. Contudo, por mais que concertei o TOC, a análise continuou sem Sesuji wo Pin! e seguindo as posições de antes da correção.

Começando pelos mangás não ranqueados, e vamos comentar imediatamente sobre o que importa: Samon-Kun wa Summoner. O mangá finalmente ganhou sua primeira página colorida e não é que conseguiu estrear entre os cinquenta primeiros colocados no ranking oricon? A série simplesmente esgotou todas as suas cópias e ainda por cima vendeu mais que o seu adversário "Mononofu". E pensar que os editores estavam cogitando ignorar a boa recepção da série por ser um mangá de comédia - Se ao invés de inicialmente classificar-lo mal, entregasse a publicidade necessária, com certeza venderia mais. 

Também recebeu página colorida os mangás Hinomaru Zumou e Sesuji wo Pin! to, aliás, é importante perceber que Samon-Kun teve uma estreia parecida com essas duas séries, mas levando em conta que a obra é uma comédia, que tradicionalmente vende menos, fez com que este feito faça os editores de certo modo considerarem a série mais vantajosa comercialmente falando que essas duas séries - Podemos ver se desenvolver uma grande batalha entre Sesuji wo Pin! to vs Samon-Kun. Hinomaru Zumou não deve entrar nessa briga, pois acredito que em breve ganhará uma versão em anime, que fará suas vendas terem um pequeno boost.

Food Fight Tabelu também recebeu página colorida, para quem não conhece a série, é uma comédia publicada no site "Jump +", e por incrível que pareça, o seu primeiro volume conseguiu vender acima da média das obras que chegam da plataforma, alcançando inclusive o TOP 50 do Ranking Oricon (E vendendo mais que Samon-Kun wa Summoner): Com certeza se Food Fight Tabelu fosse publicado na Jump estaria tendo um rendimento parecido com o inicial de PSI Kusuo Saiki. Por fim, termino com Haikyuu!! que ganhou capa e página colorida de abertura sem nenhum motivo aparamente (Já que o jogo acabou na edição anterior), provavelmente os editores simplesmente decidiram dar capa para uma série muito popular.

Haikyuu!!, Página Colorida.

Em primeiro lugar tivemos One Piece que já começou o ano de "2016" mostrando os demais mangás quem manda. A verdade é que o mangá nunca será classificado em uma posição baixa pelos editores, por isso será mais do que natural vermos por mais algum ano a série dominando as duas primeiras colocações - Até nos capítulos mais fracos, com pouquíssimas páginas e quase sem nenhum conteúdo, veremos One Piece conquistando no minimo, uma terceira colocação. Sim, já vimos em algumas edições a série ficando em quarto ou quinto, mas isso é tão raro que não podemos prever que acontecerá este ano.

Em segundo lugar tivemos Black Clover que após várias semanas pegando posições medianas, os editores voltaram a colocar-lo em uma posição alta - O motivo deve ser bem simples, este capítulo deve ter sido emocionante o suficiente para merecer esta colocação, ao menos foi emocionante na visão dos editores. É importante deixar claro que a série vende bem, mas mesmo assim não chegar vender o suficiente para ser considerado um mangá que DEVE ficar constantemente entre os primeiros colocados - Por isso, o grupo editorial respeita bastante a sua popularidade e nos capítulos que consideram mais mornos ou mesmo ruins, decidem classificar-lo entre a sétima e décima colocação, e já nos capítulos mais emocionante, na grande maioria das vezes, deixa a série entre os cinco primeiros colocados. Quem sabe, quando o mangá ganhar um anime e assim tiver um grande aumento de vendas, a situação não acabe mudando.

Em terceiro lugar tivemos Ansatsu Kyoushitsu que por causa da decisão de melhorar a posição de Black Clover teve que se contentar com a terceira colocação - Posição que a série já conquistou várias vezes pelo mesmo motivo, então, não é uma notícia negativa - Outro mangá que conquistou uma posição um pouco mais baixa que o normal foi o queridinho do povo, mascote do Analyse It e futura febre de 2016, Boku no Hero Academia. As suas vendas estão espetaculares, por isso os editores raramente retiram a série dos cinco primeiros colocados, e acredito que após o seu anime se tornará o novo "Ansatsu Kyoushitsu", por isso a série ficará ainda mais constantemente entre os três primeiros colocados. Acredito que a dúvida da maioria não é mais se o anime de Hero dará certo, levando em conta todo o "hype" sobre a série e a qualidade do estúdio, a dúvida é, será que Boku no Hero Academia conseguirá passar a marca dos 800 mil cópias por volume, com a primeira temporada? Em Abril teremos a resposta.

Hinomaru Zumou, Página Colorida.

Em quinto lugar tivemos Shokugeki no Souma, o mangá que serve com perfeito exemplo de série que havia um grande "hype", vendia muito bem antes da sua adaptação em desenho animado, entretanto, não conseguiu alcançar um boost surpreendente após o seu anime, isso porque a adaptação, mesmo sendo bem recebida pela grande maioria, não conseguiu conquistar muitos leitores novos - Os fanáticos por animes prefeririam as temporadas de séries como Kekkai Sensen, do que realmente a temporada de Shokugeki no Souma - Contudo, a série mesmo assim conseguiu um boost de 150/200 mil cópias, o que fez com que a Shonen Jump considerasse vantajoso apostar em uma segunda temporada. Lembrando que as segundas temporadas raramente, eu digo bem raramente mesmo, conseguem dar um boost na série. Servem mais para manter as vendas dos volumes estáveis ou em caso de séries como Shingeki no Kyojin e Madoka Magica, ajuda o estúdio a continuar lucrando sobre essa obra, que mesmo vendendo menos cópias que a primeira temporada (Raramente a segunda vende mais que a primeira), continua vendendo muito bem.

Chegando nas posições intermediárias tivemos em sexto lugar Gintama - Com várias séries que normalmente ficam sobre a série ganhando página colorida (Haikyuu!!, Sesuji wo Pin! to e Hinomaru Zumou), a série conseguiu dar uma boa subida, ficando em sexto lugar. É uma boa colocação, pois entre os mangás mais instáveis, o mangá conquistou a melhor colocação, mostrando que nessa edição, os editores preferiram deixar-lo em uma posição alta. O motivo pode ser vários, o primeiro é que entre esses, o que teve o melhor capítulo foi justamente Gintama. O segundo é que entre os mangás instáveis (Toriko, World Trigger, Mononofu, PSI Kusuo Saiki e Nisekoi), aquele que os editores acreditam que seja mais popular é Gintama. E por fim a terceira possibilidade é que aquele que os editores acreditam que agradará mais a maioria, mesmo não sendo o mais popular, é, sim, isso mesmo, Gintama. Na próxima edição o mangá ganhará a sua tradicional capa de aniversário.

Logo após tivemos Toriko que após uma quinta colocação, caiu para o sétimo lugar, mas mesmo assim continua com uma posição relativamente boa. É inegável que a série está tendo uma queda de popularidade, no ano passado a série vendeu 1.1 milhões de cópias ao todo, contra 1.8 milhões de cópias em 2014 - Uma queda preocupante de 700 mil cópias em somente um ano - Contudo, as suas vendas ainda são altas o suficiente para os editores não serem obrigados a cancelar a série, e suas posições no TOC comprovam isso: Os editores em capítulos mais medianos até colocam a série entre os últimos, mas quando a série começa a entregar uma sequência de capítulos que eles acham emocionantes, fazem de tudo para deixar o mangá na posição mais alta possível - Infelizmente, levando toda a circunstância, a sétima ou sexta colocação se torna uma posição considerada alta para a série.

Logo após na oitava colocação tivemos uma grande surpresa: World Trigger ficou em oitavo lugar - Os editores nessa edição decidiram retirar a série dos últimos colocados, mesmo que isso resultasse em Mononofu ficando entre os cinco últimos. Eu vejo muitas pessoas apostando no cancelamento da série em cerca de um ano ou dois, o que analisando os dados atualmente, isso não faz sentido algum. Sim, a série é classificada em posição baixas, mas tem vendas estáveis (E que continuam aumentando) e também tem o apoio editorial. A verdade é que World Trigger fica entre os últimos colocados, porque os editores não acreditam que a série consiga alcançar um público tão expressivo quanto séries B-Shounen mais palpáveis - As lutas de World Trigger são dinâmicas demais, além da história trata de um tema que não agrada tantos (Ficção Cientifica). A situação foi agravada com a doença do autor, mas mesmo assim, com todos esses problemas, em algumas semanas decidem dar um pequeno destaque a série.

Food Fight Tabelu, Página Colorida (Capítulo Especial).

Em nono lugar tivemos PSI Kusuo Saiki que continua sendo uma montanha russa - Logo após tivemos Mononofu. A situação da série não está nada confortável, posso dizer que inclusive o mangá corre risco de ser cancelado entre as próximas duas levas, caso as vendas dos seus próximos volumes não melhorem. O mangá primeiramente perdeu na batalha contra Samon-Kun wa Summoner, mas isso não seria um grande problema, caso a série tivesse aparecido entre os cinquenta primeiros mais vendidos, o que aconteceu. Mesmo tendo uma semana inteira de vendas, situação raríssima para qualquer estreante, a obra não conseguiu se localizar entre os cinquenta primeiros. Ainda é cedo para dizer se Mononofu irá dançar, mas que a série está caminhando na direção do penhasco, está. É melhor o autor adiantar a história e começar entregar logo capítulos chocantes, antes que seja tarde demais.

Em décimo primeiro lugar tivemos Bleach que continua entre os últimos colocados. O mesmo vale para Nisekoi, que ficou em décimo segundo lugar - Ainda acredito que a série será encerrada na próxima leva, mas tem a possibilidade do autor atrasar mais uma vez o fim, e assim o mangá ser encerrado somente em Abril, junto com Ansatsu Kyoushitsu - Contudo, se isto acontecer, os editores serão obrigados a cancelar Mononofu, para assim, pelo menos termos três mangás estreando. Ao menos que planejam lançar mais uma outra leve de dois mangás, o que seria bem frustrante, sendo que faz mais de seis meses que não temos uma leva com três ou quatro obras. Em décimo terceiro tivemos Kochikame que conquistou uma péssima colocação, mas não significa nada - Aliás, como a série está completando 40 anos neste ano, os editores colocaram na lateral de cada revista o protagonista de Kochikame, cada edição ele estará vestindo uma roupa diferente ou fazendo uma pose diferente. Um presente simples e especial.

Samon-Kun wa Summoner, Página Colorida.

Por fim, na última colocação tivemos Buddy Strike. Tem pessoas que não acreditaram quando eu disse que a recepção de Buddy Strike havia sido horrível, provavelmente os mesmo que duvidarem quando eu disse que a recepção de Samon-Kun havia sido ótima e que não sentido a obra ser classificada nas últimas colocações. De qualquer modo, Buddy Strike não tem chances de sobreviver e em breve deve ser cancelado - Acredito que a nova leva deverá chegar entre a edição #09 e 12#, por isso, até lá, veremos Buddy Strike se despedindo da revista, não será dessa vez que a Jump acertará em relação à algum mangá de baseball. Sobre o autor, ele é bastante talentoso, e criou o ótimo Cross Manage, por isso espero que os editores da Shonen Jump decidam dar uma terceira e última chance ao mangaká.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

onload='emoticon()'