quinta-feira, 28 de janeiro de 2016

Análise: TOC Weekly Shonen Jump #09 (Ano 2016).


A mão que afaga...

É a mesma que apedreja - Nada melhor que começarmos essa edição com uma pequena frase do poema de um dos maiores poetas brasileiros, Augusto dos Santos. A edição #09 da Jump nos apresentou um TOC bem interessante, mas principalmente, nos revelou como será a próxima leva que irá estrear na edição dez e onze. Por isso, não vamos perder muito tempo como introduções e vamos analisar este TOC:

TOC Weekly Shonen Jump #09 de 2016 (01/02)
Boku no Hero Academia (Capa e Página Colorida de Abertura)
01 - Shokugeki no Souma
02 - One Piece
Sesuji wo Pin! to ~ Shikakou Kyougi Dance-bu e Youkoso ~ (Página Colorida)
03 - Ansatsu Kyoushitsu
04 - Haikyuu!!
Tsuuten-gai Scrap (Página Colorida, One Shot)
05 - Mononofu
06 - Hinomaru Zumou
07 - Nisekoi
08 - Black Clover
09 - Samon-kun wa Summoner
10 - World Trigger
11 - Toriko
12 - PSI Kusuo Saiki
13 - Gintama
14 - Kochikame
15 - Bleach
16 - Buddy Strike
Isobe Isobee Monogatari

Prévia da Edição #10:
Capa, Página Colorida de Abertura e Nova Série: Yuragi-sou no Reina-San (Nova Série de Miura Tadahiro, autor de Koisome Momiji)
Página Colorida: Shokugeki no Souma, Hinomaru Zumou, Mononofu

Prévia da Edição #11:
Capa, Página Colorida de Abertura e Nova Série: Kime no Yaibi (Nova Série de Kotouge Koyoharu).

Boku no Hero Academia, Página Colorida de Abertura

Quando decidi começar a análise com uma frase do poema "Versos íntimos" de Augusto dos Anjos, não foi por nada. Os editores nessa edição "afagaram" aqueles que um dia apedrejaram, e também apedrejou aqueles que um dia afagaram, mas não é só os editores que afagam e apedrejam, os leitores também fazem isso: Hoje Boku no Hero Academia é um dos maiores sucessos da line-up atualmente da Shonen Jump, deste modo podemos dizer que o público está cariciando a série, mas o autor, antes de encontrar o sucesso com Hero, já foi bem apedrejado por esses mesmos leitores, que julgaram principalmente a sua segunda obra (Sensei no Bulge) como um grande desastre e indigna de estar dentro da Jump.

Talvez quem até agora não conheceu a mão dura e punitiva dos leitores foi o autor de Sesuji wo Pin! to que por toda a sua estranha carreira, só colecionou sucessos - O autor conseguiu sair da 2ch e vim parar na Shonen Jump, e em todas as séries lançadas, mesmo que nenhum tenha se tornado realmente "mainstream", o autor conseguiu agradar grande parte dos leitores. Quem sabe, Sesuji wo Pin! to não se torne um grande sucesso em um futuro próximo? Os editores estão apoiando a série com uma grande quantidade de páginas coloridas, com uma frequência parecida com a de Hinomaru Zumou e Black Clover. Agora é só esperarmo um estúdio querer adaptar a série para anime, o que deve demorar mais um ano e meio, para vermos se o mangá tem capacidade de se tornar um grande sucesso.

Por fim, mesmo sendo parte da próxima edição comentarei já sobre a próxima "leva" - Os editores me surpreendendo lançando mais uma leva de dois mangás, o que comprova dois pontos: 01 - Os editores estão com grandes problemas em estrear séries novas, já que poucas estão sendo encerradas. 02 - Os editores também não tem nenhum objetivo em aumentar o número de vagas na revista, querem manter vinte mangás sendo serializados. As duas séries que estrearão virão no lugar de: Best Blue e Buddy Strike, mas infelizmente ainda não temos nenhuma notícia sobre a temática das duas novas séries, só sabemos que o autor de Yuragi-San no Reina-San é o mesmo da série Koisome Momiji, e que o autor de Kime no Yaibi participou da Golden Future Cup de 2014 com o one shot Rokkotsu-san. Vamos ver se ao menos uma dessas duas séries irá conseguir vingar.

Boku no Hero Academia, Página Colorida.

Em primeiro lugar no TOC tivemos Shokugeki no Souma, que após uma péssima posição na semana passada, os editores decidiram compensar a série deixando-a na segunda colocação de maior prestígio, por isso, a primeira colocação do TOC (A colocação de maior prestígio será sempre a página colorida de abertura, já que a série que abre a revista). Sinceramente, o que causou aquela posição tão baixo para Souma na semana passada, nunca saberemos - Com certeza foi uma questão interna entre os editores, mas o importante é que esta semana a série já voltou a primeira colocação, mostrando que os editores ainda tem total confiança na obra. Espero que Souma se mantenha sempre entre os sete primeiros colocados, já que a série deve ganhar sua segunda temporada ainda este ano, tornando obrigação dos editores darem um grande apoio e publicidade para o mangá. Em segundo lugar tivemos One Piece, o que não é nenhuma novidade.

Ansatsu Kyoushitsu ficou na terceira colocação, é inegável que a obra está chegando ao seu fim, e a possibilidade que o mangá seja encerrado nas próximas duas levas é gigantesca. A série pode ter sido um grande sucesso, mas desde sua estréia, era claro que Ansatsu Kyoushitsu não seria um mangá feito para durar muito tempo. O autor claramente adicionou vários arcos extras, desenvolveu mais os alunos e aproveitou todo este sucesso para aumentar de maneira considerável a duração da série, contudo sua hora está chegando e o "adeus" de Ansatsu será uma grande perda para o grupo editorial. E por mais que eu acredite que o autor irá retornar com uma terceira série, não é nada garantido que o mangá venderá tão bem quanto Ansatsu Kyoushitsu, aliás, não é nem garantido que a série conseguirá passar dos seus vinte capítulos. O que mais tem é veterano que não conseguiu emplacar novas séries na revista.

Em quarto lugar tivemos Haikyuu!! que está entrando em um arco de transição, contudo mesmo assim os editores mantém a série entre os primeiros colocados, o que é uma grande surpresa, já que mangás de esporte tendem a ficar em posição intermediárias em arcos de transição. Talvez isso seja porque normalmente os arcos de transição da série sejam mais bem recebidos que os arcos de transição de outras séries de esporte, por exemplo, o anime de Haikyuu!! gastou cerca de 10 episódios desenvolver o grupo, algo que poderia ser considerado exagerado, levando em conta que a temporada tem 24 episódios, contudo, por causa da qualidade desses arcos de transição, os produtores não tiveram nenhum medo em gastar essa quantidade de episódios. Isso é logicamente reflexo da qualidade do mangá, já que este arco também foi bem grande no mangá - Os editores confiam na qualidade de Haikyuu!!, e deste modo, mesmo em arcos que deveriam ser mais parados e por isso menos chamativos, os editores decidem classificar a série em posição relativamente altas.

Em quinto lugar tivemos pela segunda semana consecutivas Mononofu entre os primeiros colocados. É interessante perceber como os editores realmente se simpatizam por este autor e querem que as suas séries se tornem um grande sucesso. Os editores devem ficar mais atentos em relação a estas posições de Mononofu, sabemos que muito bem que exagerar na publicidade de uma série que não é tão popular pode atrair vários "haters", para piorar, Mononofu claramente tem a preferência editorial em comparação à Samon-Kun wa Summoner, porém, o mangá de comédia vende mais e é bem mais popular, o que já está despertando o ódio de alguns japoneses, que acham injusto o modo em que os editores tratam Samon-Kun. O mangá precisa imediatamente mostrar para que veio e comprovar aos leitores da revista que é uma série que merece estar por duas semanas seguidas entre os cinco primeiros lugares. Se não, o mangá se tornará um novo Kurogane.

Sesuji wo Pin! to, Página Colorida.

Em sexto lugar tivemos Hinomaru Zumou que após a oitava colocação na semana, deu uma leve melhora. A posição continuar pior do que a série estava conquistando nas semanas anteriores, mas não deixa de ser uma colocação, estar entre a primeira parte da revista é sempre um grande feito para o mangá. O próximo volume da série será lançado no começo de Fevereiro, por isso já na próxima semana, não é por nada que os editores darão página colorida para a série (Mesmo que sinceramente, acredito que a página colorida seria melhor impostada nessa semana), como aconteceu com a página colorida de Boku no Hero Academia e Sesuji wo Pin! to, outras duas séries que terão os seus novos volumes lançados no mesmo dia de Zumou. De qualquer modo, tudo que esperamos que a série finalmente consiga ultrapassar a barreira das 30 mil cópias e que consiga vencer na batalha contra Sesuji wo Pin! to, já que o segundo volume da série de dança já estava alcançando as vendas de Zumou.

Nisekoi ficou em sétimo lugar, e para a surpresas de muitos, a série não será encerrada nas próximas três edições - Muitas acreditavam (me incluo neste grupo) que a série iria ser encerrada nesta leva, mas parece que fomos enganados em relação ao ritmo da obra. Sim, Nisekoi está chegando ao seu fim e não deverá durar mais muito tempo, acredito que na leva que deve estrear em abril ou maio, o mangá já terá se encerrado, contudo, se analisarmos o ritmo dos capítulos atuais dificilmente a série conseguirá ser encerrada em apenas três capítulos, o autor precisa de no minimo, mais dez capítulos para conseguir encerrar de maneira redonda o mangá, fechando assim todas as pontas em aberto. Quem acabou ganhando com isso é a própria Jump, que além de ter já dois mangás para encerrar na próxima leva (Nisekoi e Ansatsu), evitando cancelar precocemente um dos dois novatos, os editores também poderão lançar mais um volume de Nisekoi, o que significa mais dinheiro vindo ao cofre da Shueisha, já que Nisekoi vende pra caramba.

 Em oitavo lugar tivemos Black Clover que conquistou uma posição intermediária, após a sua página colorida na semana passada. Com o lançamento das novas séries na edição #10 e #11, é quase certo que a edição #12 reservará a capa de aniversário para a série. Logo após, na nona colocação tivemos Samon-Kun wa Summoner que conquistou mais uma posição mediana, mas teoricamente se encontra bem seguro na revista. O mangá vendeu bem na sua primeira semana e ainda por cima recebeu página colorida à duas edições atrás, o que demonstra que os editores tem como plano manter-lo por mais algum tempo. Eu sinceramente não vejo nem Mononofu e nem Samon-Kun wa Summoner sendo cancelados na leva de maio, mas as duas obras ainda não estão seguras quando o assunto é a segunda metade do ano, por isso não é certo que os dois vão passar vivos desse ano. Devemos ver as vendas dos próximos volumes para descobrir que as duas séries conseguiram chegar em 2017.

Tsuuten-gai Scrap, Página Colorida (One Shot).

Em décimo lugar tivemos World Trigger que novamente foi classificado fora dos últimos cinco colocados, o que está se tornando cada vez mais comum. Acredito que os editores estão gostando do rumo que a série está tomando e decidiram melhorar levemente suas posições, para ver se assim esses novos capítulos consigam atrair mais leitores: O que sinceramente não deve resultar grandes mudanças na sua popularidade, mas pelo menos aquele público restrito que lê a revista na ordem organizada pelos editores chegaram menos cansados em World Trigger, assim poderão ler a série com mais atenção e vontade. De qualquer modo, a grande maioria ler somente os mangás que lhe interessam, por isso dar essas leves melhoradas de posição não chega a chamar atenção desses leitores. O único pode de chamar atenção deles é colocar a série entre os primeiros ou atrás de alguma série muito popular. Em décimo primeiro lugar tivemos Toriko que conquistou uma péssima posição, após se estabilizar entre a oitava e a sexta colocação na semana passada. Mesmo assim, o mangá está seguro e acredito que em no máximo duas edições, já voltará a estar entre os dez primeiros colocados.

Abrindo as últimas cinco colocação tivemos PSI Kusuo Saiki, que continua sua típica montanha russa, só que atualmente está pegando menos posições altas. Agora sinceramente, alguém sabe o que aconteceu com o live-action de PSI Kusuo Saiki? Eu penso que já tenha sido lançado e foi um fracasso de bilheteria, pois a Jump não está dando mais publicidade para a obra. Entre Agosto e Outubro do ano passado, os editores deixaram a série constantemente entre os primeiros colocados, mas depois desse período voltou a classificar entre a zona intermediária e as últimas colocações, posição que a obra vinha ganhando antes do anúncio do live-action. Deste modo, deduzo que o mesmo já foi lançado e não teve um grande sucesso, o que deve ser uma péssima notícia para aqueles que esperam que a obra ganhe um anime no seu aniversário de 3 anos. Logo após tivemos Gintama que pegou uma colocação ruim, mas teoricamente está bem seguro. A série está caminhando para seu climax, vende muito bem e tem apoio dos editores, por isso conseguirá se encerrar tranquilamente, sem precisar apressar o roteiro.

Por fim, nas últimas três colocações tivemos respeticamente Kochikame, Bleach e Buddy Strike - No caso de Buddy Strike a série deve ser encerrada no próximo volume e percebi que talvez os editores decidam lançar um volume único para a série, assim evitando gastar dinheiro com um segundo volume que com certeza venderá mal. Como eu sei disso? Se vocês olharem no site oficial da Jump, o volume de Buddy Strike está agendado para o mês de abril, contudo, os editores não adicionaram nenhuma numeração ao volume, e só fazem isso em séries que tem um volume único. Se vocês repararem, tem outros mangás que terão o lançamento do seu primeiro volume, e essas obras, já tem a numeração "01". O último mangá que ganhou volume único foi Tokyo Wonder Boys, que teve somente dez capítulos. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

onload='emoticon()'