quinta-feira, 4 de fevereiro de 2016

Análise: TOC Weekly Shonen Jump #10 (Ano 2016).


Zona de Guerra. 

Com a chegada na nova leva e o cancelamento de "Buddy Strike", podemos declarar que a Jump entregou oficialmente na sua nova zona de guerra - Dos vinte mangás presentes na revista, dezoito estão bem estabelecidos, já os outros dois são claramente novatos - Por isso os editores estão tendo que depender do fim natural de duas obras (Nisekoi e Ansatsu Kyoushitsu) para não serem obrigados a cancelar nenhum dos mangás bem estabelecidos. Vamos ao TOC, onde explicarei a situação mais detalhadamente:

TOC Weekly Shonen Jump #10 de 2016 (08/02)
Yuragi-sou no Yuuna-san (Capa, Página Colorida de Abertura e Nova Série)
01 - Haikyuu!!
02 - One Piece
Shokugeki no Souma (Página Colorida)
03 - World Trigger
04 - Ansatsu Kyoushitsu
Koro-Sensei Quest (Página Colorida, Capítulo Especial)
05 - Boku no Hero Academia
Mononofu (Página Colorida)
06 - Samon-Kun wa Summoner
07 - Sesuji wo Pin! to
Hinomaru Zumou (Página Colorida)
08 - Black Clover
09 - Nisekoi
10 - Toriko
11 - PSI Kusuo Saiki
12 - Kochikame
13 - Bleach
14 - Gintama
15 - Buddy Strike (FIM)
Isobe Isobee Monogatari

Prévia da Edição #11:
Capa e Página Colorida de Abertura: Kimetsu no Yaiba (Nova Série de Kotouge Koyoharu)
Página Colorida: Nisekoi, Samon-Kun wa Summoner e Yuragi-sou no Yuuna-San.

Yuragi-Sou no Yuuna-san, Página Colorida de Abertura.

Começando pelos mangás não ranqueados, quem recebeu capa e página colorida de abertura foi o novato "Yuragi-Sou no Yuuna-San", obra do mesmo autor de Koisome Momiji - Claramente, esta nova série será um roncom mais voltado ao ecchi, por isso é um pseudo-substituto de Nisekoi. Não posso dizer que é um substítuto completo, pois Nisekoi é uma comédia romântica que tem uma quantidade relativamente baixa de ecchi. Já Yuragi-Sou no Yuuna-San parece que vai um foco muito grade no estilo, levando em conta que sua página colorida já contém ecchi. Se a série dará certo, só poderemos começar a saber a partir da próxima semana.

Nesta edição também tivemos página colorida para outras três séries: A grande surpresa foi os editores decidirem colocar "Mononofu" acima de "Hinomaru Zumou". Por mais que isto não signifique que os editores estão preferindo o mangá de shogi, significa que eles acreditaram que nessa edição, ao menos, valia mais a pena dar mais destaque a Mononofu, que precisa aumentar as suas vendas (Podemos dizer que a série teve um início pior que o de Hinomaru Zumou, o que é bem preocupante). Talvez seja comum vemos Mononofu conquistando boas colocações até ser lançado o seu segundo volume: Os editores querem transformar a série em um sucesso e farão de tudo para que isto aconteça. Pior para Hinomaru Zumou que deve receber um pouco menos de atenção do grupo editorial.

Yuragi-Sou no Yuuna-san, Página Colorida 

Em primeiro lugar tivemos uma grata surpresa, Haikyuu!!. O mangá não ficava em primeiro desde a edição #49 de 2015, lançada no começo de novembro - Por isso fazia doze edições / três meses que a série não conquistava o topo da classificação. Nesse intervalo a série já havia chegado no clímax do seu jogo e chegou a ganhar duas capas (Que são bem mais importantes que a primeira colocação). Eu havia comentado que por mais que a série estivesse um arco de transição, os capítulos continuavam emocionante - Isso porque não é que estamos em uma fase de treino, que também são muito bem desenvolvidas em Haikyuu!!, mas sim estamos em um arco de transição, onde o autor esta focando em outras duas equipes que não é a principal. Estas duas equipes que estão se enfrentando, estão entregando uma partida emocionante mesmo assim, então os editores se sentem confiantes em classificar a série na primeira colocação. Caso fosse um arco de treino, acredito que Haikyuu!! ficaria entre a quarta e a sétima colocação todas as semanas.

Em segundo lugar tivemos One Piece, mas que vamos ignorar, porque a grande surpresa de todo o TOC foi realmente World Trigger - O mangá deu o pulo do gato e conseguiu ficar entre os três primeiros colocados, feito alcançado a muitas edições atrás (Muitas mesmo, ao ponto de eu não ter paciência para procurar qual foi). A série é um dos membros da "zona de guerra", por isso mangás que estão lutando pela sobrevivência, contudo os editores nas últimas edições vem classificando a série em posições relativamente boas (Essa semana foi realmente uma posição boa), o que demonstra que estão gostando bastante do rumo que este arco da série está tomando. Claramente, este bom desempenho que a série vem alcançando nas últimas edições é a prova que os editores não planejam cancelar a série ainda este ano, e que planejam, caso a popularidade do mangá continuar boa, manter-lo por ainda muito tempo. Agora só faltam começar a dar páginas coloridas para a série, mas isso talvez seja pedir demais para o autor e para os editores.

Por causa das duas surpresas (World Trigger em terceiro e Haikyuu!! em primeiro), quem acabou levando uma grande rasteira foi justamente Ansatsu Kyoushitsu, que ficou em uma posição mais baixa na ordem de leitura, se levarmos em conta que tivemos também uma nova série com 54 páginas e Shokugeki no Souma a frente de Ansatsu Kyoushitsu. Isso é uma péssima notícia para a série? De modo algum. A colocação continua relativamente alta, contudo, está claro que os editores não vêem mais tanta necessidade de classificar o mangá entre as primeiras colocações em TODAS as edições possíveis. Assim, nessa fase final, em algumas edições preferem dar destaque para alguma outra obra, como no caso, World Trigger. Não estou dizendo que o grupo editorial decidiu começar a classificar um pouco mais baixo a série, somente que não vê mais problema fazer isto em algumas edições. Por fim, na quinta colocação tivemos Boku no Hero Academia - Posição baixa para o padrão do mangá, mas a série já conquistou outras vezes, então não é preocupante -.

Shokugeki no Souma, Página Colorida.

Em sexto lugar tivemos Samon-Kun wa Summoner, que esta semana conquistou uma posição relativamente melhor que a anterior (Nona colocação). Então, próxima semana os editores vão dar uma página colorida para a série, o que demonstra que estão disposto a dar o mesmo tratamento que estão dando a Mononofu - Sim, Samon-Kun vende mais e talvez possa merecer um tratamento até melhor, mas podemos dizer que caso comecem a dar o tratamento parecido com o de Sesuji wo Pin! to para Samon-Kun, estará mais do que justo. A série vendeu 21 mil cópias em seu primeiro volume, não é um número bom o suficiente transformar o mangá em um pilar ou mesmo para dar constante capas, como fizeram com Hero, Souma, Haikyuu!! e Nisekoi - Essas vendas são dignas de um mangá que, por ser novo, merece ganhar várias páginas coloridas. O que parece que os editores começarão a fazer com Samon-Kun. A dúvida é se Mononofu merece este mesmo tratamento, eu apoio os editores darem um voto de confiança na série e a apoiarem, mas é claro que por enquanto não fez por merecer o tratamento recebido.

Sesuji wo Pin! to ficou sétimo lugar e se mantém estável na revista. O mangá lançou o seu terceiro volume hoje, e os editores não deram capa para a obra, o que praticamente confirma que só veremos a série recebendo a sua primeira capa no aniversários de um ano (que acontecerá na edição #33, se não me engano). O mangá poderia receber antes, contudo está claro que editores não acreditam que a série é popular o bastante para ser capa, deste modo, dificilmente dariam uma capa, para serem obrigados a darem mais uma de aniversário. Vocês devem lembrar que capa da Jump não é caridade, é a porta de entrada da revista, é o que convence muitos a comprarem a revista, por isso é necessário que a capa seja um mangá que irá atrair compradores. Sesuji wo Pin! to não parece ser popular o bastante ao ponto de conseguir atrair muitos compradores caso recebesse capa. Diferente de obras como One Piece e Haikyuu!!, que facilmente conseguem. Antes que perguntem o motivo de darem capa para novatos: Novos mangás chamam atenção dos compradores, logicamente. Todos ficam curiosos em saber qual é este mangá que está estreando na maior revista de mangás do mundo, as demais revistas tendem a não dar capa para as estreias.

Mononofu, Página Colorida 

Logo após tivemos Black Clover que tenho quase certeza absoluta que receberá sua tão querida capa na edição #12 ou #13. Em nono lugar tivemos Nisekoi que já está dando de cara com o seu possível substituto: Não acho inteligente por parte dos editores lançarem o substituto, enquanto o "principal" ainda está presente na revista. O ideal seria lançarem Yuragi-sou no Yuuna-San, duas levas após o encerramento de Nisekoi, já que assim o público já vai ter esquecido a obra e evitará de fazer comparações direitas com a estreante. Contudo, talvez os editores acreditem que: "A" - Por Yuragi-Sou ser mais voltado ao ecchi, não haverá tanta comparação. "B" - É melhor lançar a série já, pois outros mangás do mesmo gênero, como Love Rush do criador de E-Robot, estão na fila. Em minha singela opinião, acredito que seja a posição "B", vemos pela NEXT (Que inclusive terminei de escrever a análise ontem, mas não publiquei porque ficaria muito colado com o TOC) tem vários mangás do gênero de romance sendo bem recebidos, inclusive o já citado Love Rush, que é o one shot mais bem recebido dos últimos meses.

Logo após, em décimo lugar tivemos Toriko que claramente é um membro da zona de guerra: Os editores não dão mais página colorida, e raramente decidem classificar a obra em uma posição realmente boa, mesmo assim, não acredito que seja correndo risco de cancelamento: Sim, caso Nisekoi e Ansatsu Kyoushitsu não sejam encerrados naturalmente próxima semana, o mais vantajoso de ser cancelado, levando em conta a queda de vendas e as vendas atuais, seria Toriko - Por isso podemos considerar-lo como a obra mais vuneravel nesta guerra, contudo eu acredito fielmente que Nisekoi ou Ansatsu Kyoushitsu serão encerrados na próxima leva, e caso somente um deles seja encerrado, vejo mais provável os editores decidirem por realizar uma estréia solitária, do que realmente cancelar um dos mangás mais bem estabilizados. Resumidamente, o mais vulnerável das obras é realmente Toriko, mas não acredito que o sniper da Jump irá mata-lo, por enquanto.

Abrindo a zona de perigo, as últimas colocações, a zona vermelha, o inferno, zona da pobreza, bottom five, palco da guilhotina, tivemos PSI Kusuo Saiki que como comentei na semana passada, cada vez mais vem sendo classificados nas últimas colocações, deste modo devo fazer-lo entrar na zona de guerra, pois é inegável, que mesmo sendo mangá com menos chance de cancelado (Entre os presentes dessa zona), é mais do que claro que também não está totalmente seguro. Alguns meses atrás, eu apresentei o trio de ferro, composto por: Toriko, World Trigger e Nisekoi - Realmente esses são os mangás com a situações mais perigosa atualmente. Eu inclusive acredito que o fim de Nisekoi seja um modo que o autor encontrou de encerrar a série quando ainda está popular, já que suas vendas começaram a despencar de maneira absurda. Contudo, em uma situação mais segura que este mangás, mas nem tão segura ainda temos: Gintama, Mononofu, Samon-Kun wa Summoner e PSI Kusuo Saiki, que como eu já disse, entre os membros da zona de guerra, é o mais seguro. Logo após, em décimo segundo lugar tivemos Kochikame, que está seguro.

Hinomaru Zumou, Página Colorida 

Em décimo terceiro lugar tivemos BLEACH, que vocês devem ter estranhado eu não colocar-lo na zona de guerra. O motivo é bem simples, o mangá não corre risco de ser cancelado na próxima leva, de modo algum. O mangá vem recebendo um tratamento parecido com JoJo nos seus últimos anos na Jump, por isso, é classificado entre as últimas colocações em quase todas as edições, ganha somente a capa de aniversário e quase nunca recebe página colorida, contudo, por vender muito, os editores não vêem necessidade de cancelar-lo, só deixam a série entre os últimos colocados. Bleach ficará entre os últimos colocados até quando Kubo decidir encerrar-lo: A série não será cancelada, esta é a realidade. Em décimo quarto lugar tivemos Gintama que pegou mais uma péssima colocação, mesmo assim não acredito que seja cancelado, caso Ansatsu Kyoushitsu ou Nisekoi não sejam encerrados, é bem provável que os editores prefiram cancelar / transferir: Toriko ou World Trigger, do que transferir Gintama que vende mais, tem uma fã base bem mais fiel e tem anime em exibição (Na verdade, World Trigger também tem, o que pesaria ainda mais para Toriko).

Por fim, na última colocação tivemos o cancelado Buddy Strike - Não é hoje que teremos um mangá de baseball dando certo na Shonen Jump, infelizmente. Buddy Strike foi uma grande bola fora do autor e acabou sendo cancelado precocemente, tendo somente onze capítulos. Espero que os editores dêem mais uma chance ao mangaká, pois por mais que ele tenha feito o horrível Buddy Strike, a sua obra anterior, Cross Manage era bem interessante, o que comprova que o mangaká tem potencial, é só os editores saberem direciona-lo. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

onload='emoticon()'