quinta-feira, 18 de fevereiro de 2016

Análise: TOC Weekly Shonen Jump #12 (Ano 2016).


13 de Março.

Se tem um mangá que conseguiu conquistar de maneira absurda o corações dos japoneses foi Ansatsu Kyoushitsu - O maior sucesso da Jump desde One Piece, desde o seu primeiro capítulo demonstrou ser uma grande mina de ouro para os editores e uma grande mina de "diversão" para os leitores. O mangá ainda não chegou ao seu fim, mas já anunciou ao seus leitores, nesta edição, que o adeus está mais próximo que nunca. Vamos ao TOC:

TOC Weekly Shonen Jump #12 de 2016 (22/02)
Ansatsu Kyoushitsu (Capa, Página Colorida de Abertura e Grande Anúncio)
01 - Boku no Hero Academia
02 - Shokugeki no Souma
Kimetsu no Yaiba (Página Colorida)
03 - PSI Kusuo Saiki
04 - Hinomaru Zumou
Haikyuu!! (Página Colorida)
05 - World Trigger
Yuragi-sou no Yuuna-San (Capítulo 03)
Black Clover (Página Colorida)
06 - Sesuji wo Pin! to
07 - Samon-Kun wa Summoner
08 - Mononofu
Kochikame (Página Colorida)
09 - Nisekoi
10 - Gintama
11 - Toriko
12 - BLEACH
Isobe Isobee Monogatari
One Piece (Ausente)
Hunter x Hunter (Ausente)


Prévia da Próxima Edição #13:
Capa e Página Colorida de Abertura: One Piece
Página Colorida: Shokugeki no Souma, Ansatsu Kyoushitsu

Ansatsu Kyoushitsu, Página Colorida de Abertura.

Começando pelos mangás não ranqueados, nessa edição foi anunciado através de uma bela capa e página colorida de abertura, que a série Ansatsu Kyoushitsu estará chegando ao seu fim natural daqui a 5 capítulos - Como eu já vinha anunciado a meses, a série tinha tudo para ser encerrado no primeiro semestre deste ano, o que significa uma gigantesca perda para a Shueisha. Não digo que a revista em si venderá menos, pois boa parte dos leitores de Ansatsu não leem a revista unicamente e exclusivamente por causa da série, contudo, o seu fim irá resultar em uma grande queda de vendas em vendas de volumes, gadgets e etc. O anime de Boku no Hero Academia pode diminuir este prejuízo, mas dificilmente conseguirá tapar o buraco que o mangá deixará.

Nesta edição também tivemos página colorida para Haikyuu!! e Black Clover, que por incrível que pareça não receberá capa na próxima edição. Eu sinceramente não entendo o motivo de dar na próxima edição capa para One Piece, podiam adiar para a edição número #14 ou #15, sem algum problema, não é que One Piece precisa de publicidade atualmente. Diferente de Black Clover que além de estar comemorando aniversário este mês, a próxima edição será lançada na mesma semana em que a Shueisha lançará o quinto volume da série, por isso seria um grande "combo" de publicidade. One Piece, não receberá nenhum volume no próximo mês, por isso para mim seria melhor adiar a sua capa para o volume #14 ou #15, deixando assim o volume #13 para um mangá que pode aproveitar-la muito mais.

Kimetsu no Yaiba, Página Colorida.

Chegando aos novatos, Kimetsu no Yaiba ganhou a sua devida página colorida, já que está em seu segundo capítulo. Mas o que vocês querem saber é a recepção do primeiro capítulo da série - Primeiramente o que direi sobre a série não é baseado somente em "achismo", eu realmente pesquisei para saber como foi a sua recepção, e usei como referências os sites: 2ch Fórum, Warota Channel, MDB, Honmanyomi e Jumpsokuhou, por isso todos sites japoneses frequentados por pessoas que sabem japonês (por isso em grande partes japoneses). Kimetsu no Yaiba trouxe uma grandíssima discussão entre vários leitores, a grande maioria comentava justamente em relação ao seu traço, comparando-o aos mangás antigos publicados na "Sunday" - Um comentário que recebeu muitos "likes" no Warota Channel inclusive revelou que sentiu que o mangá teve inspiração nas obras de Rumiko Takasahi, autora de Ranma e InuYasha - Por isso, como esperado, o traço foi aclamado por muitos leitores.. Também foi muito elogiado a qualidade literária do obra, a grande maioria viu um grande potencial no autor, mesmo assim, também comentaram que a história não foi tão interessante assim de se acompanhar: Bonita, bem desenvolvida, mas não tão interessante. Por isso, a recepção do primeiro capítulo foi em grande parte "ótima", contudo, para sobreviver o autor ainda deve convencer o público que a história do mangá é realmente interessante. Teoricamente o primeiro capítulo de Kimetsu no Yaiba teve uma recepção bem melhor que Yuragi-sou.

Falando em Yuragi-sou no Yuuna-San, o seu segundo capítulo teve uma recepção um pouco mais baixa que o primeiro capítulo, mas isto é natural (Bem natural mesmo, quase todas as séries tem uma queda de popularidade no segundo capítulo, se recuperando no terceiro).  Primeiramente os leitores estão tendo certeza absoluta que o "ecchi" dessa série está sendo influenciado pelo sucesso de Shokugeki no Souma, inclusive acham que os editores estão direcionando o autor a "copiar" Souma. E infelizmente, as pessoas não estão gostando das cenas de ação da série, estão achando realmente desnecessárias - Yuragi-sou no Yuuna-San continua sendo bem recebida em geral, mas este segundo capítulo dividiu mais ainda o público: O número de pessoas que não gostam da série aumentaram consideravelmente, mas continua uma minoria comparado aos que gostam. Posso dizer que o mangá ainda tem chances reais de se tornar um sucesso, mas está em cima de corda bamba, podendo cair a qualquer momento.

Haikyuu!!, Página Colorida.

Em primeiro lugar no TOC tivemos Boku no Hero Academia que deve conquistar mais outros primeiros lugares após o lançamento do seu anime, mas lembrem, o mais importante não é entregar uma boa adaptação em anime, mas sim, uma adaptação popular e que consiga atrair muitos espectadores. Olha Tokyo Ghoul, que mesmo com uma adaptação de péssima qualidade, conseguiu fazer com que o mangá se tornasse um monstro de vendas. Já, se analisarmos Shokugeki no Souma que teve uma adaptação bem fiel a obra, percebemos que o "boost" que a obra recebeu foi bem menor que a adaptação "porca" de Tokyo Ghoul. Por isso, para os editores é mais importante que o estúdio Bones entregue um anime popular que fiel, se conseguir combinar os dois, perfeito, mas caso não consigam, é melhor que seja acima de tudo, popular.

Em segundo lugar tivemos Shokugeki no Souma, que deu um novo pulo de posição. Acredito que a partir deste capítulo veremos a série mais constantemente entre os primeiros colocados, já que se deu início um novo arco, e os editores devem se sentir mais confiáveis em classificar a série sempre entre os seis primeiros colocados. Talvez, uma semana ou outra, veremos o mangá nas últimas colocações, quem sabe naqueles capítulos de transição, mas em grande parte a série deve voltar a ficar entre os primeiros colocados, conseguindo conquistar mais constantemente as três primeiras colocações. Não jogo no lixo o meu argumento que o fato dos editores estarem disposto a colocar a série entre os últimos seja uma má notícia, mas como deixei claro, é uma má notícia em longo prazo (Daqui à um ano e meio ou dois), atualmente a situação da série está realmente segura. 

Logo após, em terceiro lugar tivemos a primeira grande surpresa da edição: PSI Kusuo Saiki após várias semanas na zona intermediária, mostrou que ainda está em boa forma e deu um novo pulo do gato. Eu estava realmente preocupado com o rendimento da série, por mais que não acreditava que ela corria risco de cancelamento, era estranho os editores estarem deixando a série sempre na zona intermediária (PSI Kusuo Saiki tende a variar bastante de colocação, pegando constantemente o TOP 05, mas logo voltando a zona intermediária). Essa colocação não significa tanta coisa, mas pelo menos demonstra que os editores ainda não "esqueceram" da série. De qualquer modo, não acredito que vale muito a pena colocar PSI entre as primeiras colocações, se o mangá nunca ganhar o seu devido anime; As suas vendas já estão mais que estáveis e é uma obra que o público continuará lendo mesmo em posições intermediárias. Deste modo vale mais a pena apostar em uma série como: Black Clover, Samon-Kun ou mesmo um veterano que tenha um anime em exibição. Em quarto lugar tivemos Hinomaru Zumou, que continua mostrando que ás vezes, não é necessário vender bem, mas sim ter uma qualidade ótima (E conseguir agradar os críticos e os editores com essa qualidade).

Black Clover, Página Colorida.

Fechando o TOP 05 tivemos a segunda surpresa: World Trigger - A verdade é que muitas pessoas tem dúvidas sobre a situação de World Trigger, se essa variação de colocações é ruim, se as baixas colocações significam más notícias ou se a série é só classificada deste modo tão irregular por causa da saúde do autor. Primeiramente, a saúde do autor influencia sim no seu "ranking", mas não é o fator principal: World Trigger já tendia a ser classificado entre os últimos colocados desde sua estréia, inclusive muitos não acreditavam que a série passaria dos seus primeiros 50 capítulos, e mesmo com o lançamento do seu anime, a sua situação continuou inalterado: Constantemente ranqueado nas últimas colocações, mas ás vezes sendo colocado entre os primeiros colocados, por isso a série é comparada com Psyren, que se encontrava em uma situação parecida. O motivo pelo qual os editores colocam World Trigger entre os últimos colocados, é o mesmo de Yu-Gi-Oh, a série, por mais que seja popular, em comparação aos demais mangás da revista tem um potencial comercial bem mais fraco, pois a sua temática e desenvolvimento, tende a conquistar de maneira menos efetiva o público mais casual, assim, os editores tendem a classificar a série nas últimas colocações, deixando-o entre os primeiros em alguns casos (Como quando tem um capítulo muito importante).

Em sexto lugar tivemos Sesuji wo Pin! to que continua com um rendimento modesto, contudo bom. A série foi eleita o melhor novato do ano passado pela revista Nico Nico, o que demonstra que mesmo Black Clover tendo mais leitores (E outros mangás que foram lançados ano passado e teoricamente vendem mais), o público se simpatiza mais por Sesuji wo Pin! to - Lembrando que o fato de um mangá vender mais, não significa obrigatoriamente que seja mais popular dentro da revista. Muitos, eu diria a grande parte, dos leitores da Shonen Jump tendem a não comprar os volumes das séries, somente daquelas que eles são realmente fanáticos e querem colecionar, isso por dois motivos: Os volumes custam bem caro (Um volume é mais caro que toda uma edição da Jump) e segundo que eles já lerem aqueles capítulos, então dificilmente estariam lendo algo inédito. Quem compra a Jump e depois compra o volume de um mangá da revista, é normalmente quem gosta tanto de uma obra ao ponto de querer colecionar-la. Resumindo, pode ser que tenha mais pessoas que simpatizam por Sesuji wo Pin! to que Black Clover, contudo, Black Clover além de conseguir atrair mais leitores de "fora" (Assim aumentando as vendas dos seus volumes), também deve ter mais leitores fieis, que realmente amam a série.

Kochikame, Página Colorida.

Em sétimo e oitavo lugar tivemos Samon-Kun wa Summoner e Mononofu respectivamente - Começo de março veremos o "round 2" da luta entre essas duas séries, veremos qual das duas irá conseguir vender mais unidades. De qualquer modo, acredito que com o fim de Ansatsu Kyoushits e o possível fim de Nisekoi, os editores preferiram simplesmente estrear uma leva de dois mangás, assim deixando a situação de Samon-kun e Mononofu bem mais tranquilas. As chances que os dois mangás consigam sobreviver até 2017 estão aumentando, mas ainda tem o segundo semestre deste ano que tende a ser bem pegado para as duas obras, e as chances de uma delas dançar são altas. Podemos dizer que aos poucos a possibilidade sobrevivência de ambos vai aumentando, mas ainda são bem baixas, tudo indica que ao menos um dos dois acabará sendo cancelado. Mononofu infelizmente é aquele tem mais chances de ser cancelado neste segundo semestre de 2016.

Logo após tivemos, ganhando página colorida, Kochikame que continua seguro e tranquilo na revista, como eu já havia exposto nas análises anteriores, a série está comemorando os seus quarenta anos, e isso explica bastante o motivo de eu praticamente não comentar sobre a série: Os editores praticamente deixam o mangá em uma "cadeira de ouro", sem risco algum de ser cancelado. A série só será encerrado em duas situações: O autor ficando doente o bastante ao ponto de não conseguir mais desenhar ou caso o autor queira encerrar a série. Por isso é tão difícil prever quando a série será encerrado, talvez seja praticamente impossível: Kochikame pode durar ainda muito tempo, como pode ser encerrado amanhã. Em seguida, no nono lugar tivemos Nisekoi que esse sim deve ser encerrado até maio, quando deve estrear a nova leva. Não acredito que mais nenhum novato irá rodar juntamente com Nisekoi e Ansatsu Kyoushitsu. 

Aliás, nem os veteranos devem rodar: Nas últimas três colocações ficaram Gintama, Toriko e BLEACH respectivamente - Esses três mangás estão terminando, por isso os editores simplesmente largaram o "eu não importo mais com vocês" e estão deixando as três séries quase sempre em posições terríveis, contudo diferente de Gintama e BLEACH, Toriko se encontra em uma situação mais complicada, porque suas vendas continuam a cair e é bem arriscado tentar fazer durar o mangá mais de 1 ano, por isso chegando vivo ao segundo semestre de 2017 - Não é por nada que o autor está aumentando o ritmo da história, ele precisa chega no arco final imediatamente. Provavelmente quando estiver no último arco, irá desenvolver o mangá de maneira mais lenta, mas primeiro precisa chegar a este arco logo. De qualquer modo, acredito que no final das contas, todos esses três mangás acabarão tendo um final natural. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

onload='emoticon()'