terça-feira, 16 de fevereiro de 2016

Análise: TOC Monthly Jump Square #03/Março (Ano 2016).


Nome.

Serei sincero  - Eu tinha a certeza absoluta que eu já havia lançado a análise deste TOC, contudo, eu estava realmente enganado. Deste modo adiei a matéria sobre "scans" para a próxima terça-feira e estou trazendo para vocês a análise do TOC da Jump Square. Não vamos perder mais tempo com delongas, já que essa classificação realmente trouxe muitas informações importantes e devo comentar todas elas:


TOC Jump SQ.03 / Março
Platinum End (Capa e Página Colorida de Abertura)
01 - Gag Manga Biyori
02 - Sousei no Onmyouji
03 - Chihaya-San wa Sonomama de li
04 - Kono Oto Tomare
05 - Happy Milly
Shonen Shoujo (Página Colorida)
06 - Owari no Seraph
07 - Contrast 88
08 - Yami Abakikurau Miko
Taishau Wotome Otogibanashi (Página Colorida)
09 - To LOVE-Ru Darkness
Hetalia World Stars (Capítulo Especial vindo da Jump Plus)
Cherry Teacher Sakura Naoki (Capítulo Especial vindo da Jump Plus)
Iiyone! Yonezawa (Página Colorida)
10 - Ao no Exorcist
Salaryman Exorcist Okumura Yukio no Aishuu
Shin Tennis no Oujisama (Página Colorida)
Houkago no Oujisama
11 - Wonder Rabbit Girl
12 - 7th Garden
13 - Oomari Satisfaction
14 - Mu and I
15 - Teiichi no Kuni

*Em itálico estão as comédias curtas ou extras de alguma série principal, que por ocuparem poucas páginas na revista (Entre 4 a 10 páginas) disputam entre si, e não com os mangás que ocupam em média mais de 20 páginas por edição

Prévia da Edição de Abril:
Capa: Sousei no Onmyouji
Página Colorida de Abertura: Kono Oto Tomare
Página Colorida: Yami Abakikurau Miko, One Shot.

Começando pelos mangás não ranqueados, quem ganhou capa e página colorida de abertura foi Platinum End - Os editores não estão de brincadeiras em relação a série, sabendo da fama dos autores, decidiram colocar uma grandíssima publicidade sobre o mangá, mas devo dizer, o seu sucesso não é só o nome dos autores. Sabemos que quando a série é ruim, não existe autor veterano que a faça vender bem - Platinum End estreou no Ranking Oricon vendendo cerca de 105 mil cópias, um resultado bem abaixo de Bakuman, mas de qualquer modo, muito bom. A verdade é que a série pode não ter agradado muitos leitores (eu me incluo neste grupo), mas conseguiu agradar um número bom o suficiente para tornar o mangá um sucesso de vendas. 

Os demais, tirando Shonen Shoujo, ganharam página colorida por causa do lançamento do novo volume (O mesmo motivo no qual Platinum End ganhou capa), mas darei um pequeno destaque para Taishau Wotome Otogibanashi que estreou vendendo relativamente bem, superando obras como 7th Garden, Wonder Rabbit Girl, Mu and I, entre outros mangás da revista. Por mais que as vendas foram boas, ainda é cedo para dizer se a série irá vingar por mais de um ano, isso porque já vimos casos de séries que não conseguiram aumentar suas vendas após o primeiro volume e outros casos, como Wonder Rabbit Girl, que teve suas vendas pioradas.

Chegando ao TOC em primeiro lugar tivemos Gag Manga Biyori - O mangá conquistou mais uma primeira colocação (A última foi a quatro edições atrás, o que não faz tanto tempo) - O que isto significa? Os editores continuam confiando e vendo o incrível potencial que a série tem. Lembrando que este é o único mangá da "line-up" atual que está presente na revista desde sua primeira edição, por isso é o mangá mais antigo. Além disso, em comparação as demais comédias curtas, Gag Manga Biyori é aquele que mais vende, e por mais que a série nunca será um grande monstro em vendas, levando em conta o seu estilo e quantidade baixíssimas de páginas, podemos considerar-lo um grande sucesso. Os editores sabem que séries como Owari no Seraph vende mais, contudo não é motivo para ignorar o sucesso de séries de comédias que por causa dos seu estilo, vende menos, mas podem ser dentro da revista, tão populares quanto os B-Shounens.

Em segundo lugar tivemos Sousei no Onmyouji, que na próxima edição irá ganhar mais uma capa, mas desta vez é para fazer publicidade do lançamento do seu anime (Provavelmente ganhará capa na próxima edição e também na edição #05, que será lançada juntamente com a estréia do anime). A Pierrot, estúdio responsável pela adaptação televisiva da série, irá lançar a primeira temporada em Abril deste ano. Com certeza a série terá grandes concorrentes, já que também serão lançados nessa temporada: A segunda temporada de Shingeki no Kyojin, a primeira temporada de Boku no Hero Academia, Drifters, Sakamoto Desu Ga?, entre outras séries que tem um grande potencial de se tornar um sucesso. Sabemos que a Pierrot é competente o bastante ao ponto de conseguir fazer dos seus animes um grande sucesso, mesmo que normalmente entregam uma qualidade duvidosa, por isso, acredito que Sousei no Onmyouji terá a capacidade de lutar de igual a igual com estes outros animes.

Em terceiro lugar tivemos outra comédia, Chihaya-San - O mangá vem tendo uma ótima recepção, o seu primeiro volume vendeu relativamente bem para uma comédia curta novata e por fim, os editores gostam bastante da série, ao ponto de colocar-la constantemente entre os primeiros. Chihaya-San tem tudo para durar muito tempo. Em quarto tivemos Kono Oto Tomare, que na próxima semana ganhará página colorida de abertura para fazer publicidade do seu novo volume. Não tem nenhuma dúvida que a série é um sucesso, e espero que ainda este ano seja anunciado a sua versão em anime. Se Sousei no Onmyouji que vende menos conseguiu "ganhar" um anime, é mais do que justo algum estúdio apostar em Kono Oto Tomare, que por mais não seja um B-Shounen, parece uma obra que tem potencial para agradar o público feminino que tende a não comprar revista como Shonen Jump, Jump SQ e etc (Normalmente esse estilo de revista tem em média entre 65 à 75% do público masculino jovem - Majoritariamente entre 16 a 24 anos -).

Pulando para a sexta colocação, tivemos Owari no Seraph que esta semana ficou na zona intermediária. Provavelmente com o lançamento do anime de Sousei no Onmyouji e o sucesso de Platinum End, a série ganhará menos destaque que no ano passado, contudo por causa de suas altas vendas, deve continuar recebendo constante boas colocações e páginas coloridas - Resumidamente, não vão mais tratar como o único rei da revista, mas ainda darão várias regalias ao mangá. Logo após, em sétimo lugar tivemos Contrast 88 que recebeu uma posição relativamente baixa para uma obra que é novata (Normalmente os editores deixam as séries novatas entre os cinco primeiros colocados nos seus quatro primeiros capítulos). É bem provável que os editores não acreditam tanto no potencial da série, por causa que foi lançada juntamente com Platinum End e Shonen Shoujo, deste modo nem estão se esforçando para transformar-la em um sucesso. Para piorar, talvez uma possível má recepção no primeiro capítulo já devem ter influenciado mais ainda nesta posição "baixa" (levando em conta as posições que os editores dão para séries novas).

Em oitavo lugar tivemos Yami Abakikurau Miko - A série receberá página colorida na próxima semana, não porque é um grande sucesso e sim porque será lançado o seu primeiro volume, e todos os mangás da Jump SQ recebem página colorida quando é lançado o seu primeiro volume - Dependendo de como irá vender esse volume, finalmente podemos começar a tirar uma conclusão sobre o futuro da série, se irá sobreviver ao ano de 2016 ou não. A fila de séries que devem ser canceladas está grande, e isso pode influenciar na salvação de algumas séries com vendas baixas - A última a ser cancelada foi justamente Gakumon!, que foi encerrada na edição passada e terá o seu último volume lançado na próxima semana. A série chegou a estrear muito bem, mas infelizmente, a sua popularidade caiu bastante após o seu aniversário de um ano de vida. Quem sabe não vejamos o autor de volta a revista, cedo ou tarde. Em nono lugar tivemos To LOVE-Ru Darkness e logo após Ao no Exorcist. As duas séries pegaram posições baixas, principalmente se levarmos em conta a ordem de leitura, mas estão seguras, por venderem muito, mas muito bem.

Pulando para as últimas colocações, abrindo a zona de perigo tivemos Wonder Rabbit Girl que está decepcionando nas vendas, mas ainda está em uma situação mais segura que séries como: 7th Garden e Mu and I que estão praticamente com a cabeça na guilhotina, preste a ser decepados. Aliás, essas duas séries tiveram sorte que Teichii no Kuni será encerrado naturalmente em breve, o que deve acabar salvando uma dessas duas séries. Mas difícil os dois mangás irão conseguir passar do ano de 2016, ao menos que os novatos consigam vender pior que os dois, o que é possível, já que por mais que 7th Garden e Mu And I sejam as duas séries com a pior situação atualmente, as suas vendas não são tão ruins (Levando em conta o padrão da revista). Já Oomari Satisfaction é uma comédia curta e pela primeira vez foi classificada nas últimas colocações, por isso é cedo dizer que este é um mal sinal, já que também na Jump SQ, comédias curtas tendem a variar muito de colocação. De qualquer modo, devo assumir que está bem interessante esta luta pela sobrevivência entre Wonder Rabbit, Girl, 7th Garden e Mu And I.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

onload='emoticon()'