quinta-feira, 10 de março de 2016

Análise: TOC Weekly Shonen Jump #15 (Ano 2016).


Mau presságio.

Podemos dizer com todas as letras em maiúsculo que essa semana não foi fácil para a Shonen Jump, para os leitores da revista e nem para mim. Os editores se encontraram com várias notícias relativamente ruins, os leitores receberam várias bombas e eu acabei me ferrando na vida real mesmo. Contudo, a minha realidade não importa, por isso, não vamos perder tempo e vamos comentar esse TOC, onde farei várias ligações aos problemas que nasceram essa semana na revista.

TOC Weekly Shonen Jump #15 de 2016 (14/03)
Samon-Kun wa Summoner (Capa e Página Colorida de Abertura)
01 - Ansatsu Kyoushitsu
02 - One Piece
Black Clover (Página Colorida)
03 - Boku no Hero Academia
04 - Sesuji wo Pin! to 
Mononofu (Página Colorida)
05 - Shokugeki no Souma
06 - Haikyuu!!
Yuragi-Sou no Yuuna-San (Capítulo 06)
07 - Hinomaru Zumou
08 - Gintama
09 - Kochikame
Kimetsu no Yaiba (Capítulo 05)
10 - Nisekoi
11 - PSI Kusuo Saiki
12 - World Trigger
13 - BLEACH
14 - Toriko
Isobe Isobee Monogatari

Prévia da Próxima Edição #16:
Capa e Página Colorida de Abertura: Haikyuu!!
Página Colorida: Shokugeki no Souma, Yuragi-Sou no Yuuna-San e Ansatsu Kyoushitsu (FIM)
Capítulo Especial: Koro-Sense Q! (Especial vindo da Saikyou Jump).

Samon-Kun wa Summoner, Página Colorida.

Começamos as más notícias pelos não ranqueados: Samon-Kun wa Summoner, que recebeu capa e Mononofu que só recebeu uma página colorida - Os dois mangás tiveram seus novos volumes lançados nesta última sexta-feira, e pelo que tudo indica não venderam tão bem quanto o esperado. Samon-Kun deve ter alcançado em três dias 17 à 18 mil cópias vendidas (contra 21 mil em sete dias do volume anterior), já Mononofu deve ter ficado entre 14 à 15 mil cópias vendidas (contra cerca de 19 ou 20 mil em sete dias do volume anterior). Isso demonstra que a grande publicidade dada pelos editores surgiu um efeito minusculo em Samon, enquanto em Mononofu não melhorou em nada suas vendas. Eu acredito que após esse resultado realmente decepcionante, Mononofu dificilmente conseguirá chegar ao ano de 2017, no máximo, será cancelado na primeira leva do ano. Já Samon-Kun, por ser uma comédia, tem chances maiores de sobrevivência: É mais importante para uma comédia ter uma grande recepção dentro da revista que suas vendas serem altas. Se forem altas, ótimo, mas se não for, podem manter-lo na revista se for muito bem votado, como acontece atualmente com Isobe Isobee Monogatari (que além disso, é um sucesso com a crítica especializada), contudo, não podemos dizer que por causa disso Samon esteja a salvo, a sua situação também está bem delicada, e pode acontecer de também não chegar vivo ao ano de 2017.

Também tivemos o lançamento do novo volume de Black Clover que vendeu em três dias cerca de 60 mil cópias, A série teve uma leve melhora de 4 mil cópias comparado ao volume anterior, que havia vendido 56 mil cópias em três dias de vendas. O resultado demonstra que BC está estabilizando em vendas, e dificilmente haverá um outro grande boost até quando seja lançado o seu anime (que deve acontecer em 2017, provavelmente no primeiro semestre). De qualquer modo, por mais que suas vendas não sejam tão altas, a obra está entregando um resultado satisfatório, que demonstra que a série, caso ganhe um bom anime, pode conseguir quadruplicar suas vendas. Dificilmente Black Clover alcançará as vendas de Haikyuu!!, por exemplo, que consegue vencer 900 mil cópias por volume, mas as chances de conseguir vender entre 400 a 500 mil cópias após o anime são bem reais.

Por fim, vamos falar dos dois novatos, que eu não havia comentado nada semana passada por questão de tempo mesmo (O semestre está pegando fogo na universidade e ainda por cima estirei um músculo fazendo atividade física). Yuragi-Sou no Yuuna-San receberá página colorida na próxima edição, o que significa que os editores gostaram da recepção dos dois primeiros capítulos (Provavelmente este TOC já tem influência da recepção dos dois primeiros capítulos, ou talvez até mesmo dos três primeiros). A recepção nos fóruns se estabilizou depois do terceiro capítulo, por isso provavelmente 60% do público não está gostando da série, e 40% ainda está lendo - O que para um ecchi é um resultado relativamente positivo - Já Kimetsu no Yaiba, o ritmo lento do autor já está incomodando muitos dos leitores, mas a série também continua tendo uma boa recepção. Infelizmente não acredito que os editores levarão em conta muito esta boa recepção, e deverão apostar em Yuragi-Sou por parecer mais comercial, como inicialmente apostaram mais em Mononofu, mesmo a recepção de Samon-Kun ter sido melhor.

Samon-Kun wa Summoner, Página Colorida.

 Chegando ao TOC, em primeiro lugar tivemos Ansatsu Kyoushitsu que nesta edição lançou o seu penúltimo capítulo, e na próxima receberá uma página colorida para comemorar seu encerramento natural (Algo bem raro na Jump). Como era esperado, os editores optaram por não dar uma capa para o mangá, como já é de tradição, mesmo assim a edição em que a série está chegando ao fim deve entrar na história. Ansatsu Kyoushitsu com certeza deixará uma grande saudades, tanto para os editores (que sentirão muita saudades do dinheiro que a série traz) quanto para o público que sentirá saudades de seus capítulos ou de suas disputas com One Piece pela primeira colocação do TOC. Logo após tivemos, em segundo lugar, o mangá que a mais de 15 anos está em possesso do trono da Weekly Shonen Jump, o já citado, One Piece - E parece que não será tão cedo que Oda decidirá abandonar este trono.

Em terceiro lugar tivemos Boku no Hero Academia, que está vendo o seu anime se aproximar de maneira velocíssima. Como eu já venho dizendo semana após semana, acredito que este ano seja de "Boku no Hero Academia", a série tem tudo para receber um grande boost de vendas, aumentar sua popularidade mundialmente e ainda por cima estar as três séries que mais venderam volume neste ano. Isso, se a Bones conseguir entregar um anime de altíssima qualidade ou pelo menos que consiga agradar o público, como foi o caso de Tokyo Ghoul, o que eu acho que é possível, já que vimos o estúdio conseguir adaptar várias obras de sucesso, incluindo o sucesso mais recente deles que é Kekkai Sensen. Logo após tivemos Sesuji wo Pin! to na quarta colocação, que acredito que tenha sido a única surpresa deste TOC. Vendo séries como Hinomaru Zumou, Mononofu e Samon-Kun vendendo menos, acho que o autor de Sesuji wo Pin! to deve estar se sentindo muito seguro na revista, mesmo não tendo vendas tão altas.

Em quinto lugar tivemos Shokugeki no Souma, que lançou o seu décimo sétimo volume este mês. A série conseguiu vender cerca de 208 mil cópias em apenas três dias. Infelizmente fazer um comparativo com o volume anterior é bem difícil, já o mesmo foi lançado em janeiro, em uma segunda-feira, o que significa que conseguiu ter uma semana completa no Ranking Oricon, contudo, analisando puramente os dados deste décimo sétimo volume, podemos dizer que a série continua tendo vendas bem altas e que não mostra um sinal de estar perdendo popularidade rapidamente, o que é uma ótima notícia em curto e longo prazo. As suas posições no TOC também comprovam que atualmente a série se encontra em uma boa situação, sim, nas semanas anteriores quando o mangá passava por um arco de transição, os editores tiveram a coragem de dar posições terríveis para a série, mas assim que o arco começou de verdade, os editores voltaram a dar posições altas e constantes para Shokugeki no Souma (O que é uma notícia boa em curto prazo, mas ruim em longo prazo, expliquei isso algumas semanas atrás). De qualquer modo, a série por enquanto está seguro e tenho certeza que chega viva até 2018. Não consigo ver-la sendo cancelado este ano ou no próximo.

Black Clover, Página Colorida.

Outro mangá que claramente está com suas vendas estáveis foi o sexto colocado Haikyuu!!, que esta semana vendeu em três cerca de 371 mil cópias, contra o volume anterior que havia vendido em três dias cerca de 370 mil cópias. A série, com o encerramento de Ansatsu Kyouhitsu, se tornará o segundo mangá mais lucrativo da revista, se contarmos somente as vendas dos seus volumes, caso Boku no Hero Academia com seu anime não consiga superar a série, o que pode tranquilamente acontecer. Ontem discuti pacificamente nos comentários do TOC anterior sobre a Jump estar entrando em uma época de "miséria" - De fato, parece que isto está acontecendo, mas o sucesso de Haikyuu!! serve como um pequeno suspiro de alívio para os editores, que ao menos tem garantidos duas séries que conseguem vender mais de 900 mil (e talvez 1 milhão) de cópias por volume. Isso não excluí que a revista precisa encontrar novos sucesso para substituir séries como Nisekoi, Ansatsu Kyoushitsu, Gintama, Toriko e Bleach, mas faz com que a situação mesmo que desfavorável, não seja crítica, como nos anos de 96 e 97. Em sétimo lugar tivemos Hinomaru Zumou que se encontrar tranquilo, rezando para que no aniversário de dois anos seja anunciado um anime.

Em oitavo lugar tivemos Gintama que trouxe consigo uma péssima notícia: O seu anime será encerrado neste fim de mês. Sinceramente, por causa da série estar entrando em seu arco final, não podemos dizer que esta notícia é preocupante para a série, contudo, não deixa de ser uma notícia ruim para os editores, que agora poderão ver a série tendo uma leve queda de lucro, já que o anime impulsiona as vendas de vários gadgets. Mesmo assim acho muito estranho os produtores terem decidido encerrar a série, principalmente se levarmos dois pontos em consideração: Suas altas vendas de Blu-Ray e o fato que o mangá está lançando o seus capítulos finais, o que significa que dificilmente teremos capítulos originais o suficiente para conseguir produzir uma nova temporada completa, ao menos que façam metade temporada somente com "fillers". Parece que o anime de Gintama acabou de vez mesmo. Quem sabe, não lancem um filme que cubra o último arco, pelo menos o filme anterior foi um grande sucesso em bilheteria. A série lançou um novo volume e vendeu relativamente bem, contudo perdeu para séries como World Trigger.

Logo em seguida na nona colocação tivemos Kochikame que vendeu 31 mil cópias em três dias, praticamente o mesmo que o seu volume anterior, que havia vendido 32 mil cópias em três dias. Isto comprova que Kochikame mesmo não sendo mais um grande sucesso de vendas à muito tempo, conseguiu se estabilizar em uma faixa relativamente boa. A verdade é que a série não depende de vendas, como comentei com Samon, por ser uma comédia, é bem mais importante a recepção dentro da série que qualquer outra coisa. Vejamos o caso de  Isobe que faz cerca três volumes que não consegue entrar no TOP 50, e mesmo assim continua seguro na revista, ganhando esporadicamente algumas páginas coloridas. Kochikame é um grande clássico e demonstra ser uma série de grandíssimo sucesso entre os leitores da revista, mas nenhum desses leitores se sentem estimulados a comprar os volumes, como acontece com a grande maioria das comédias que seguem um estilo mais tradicional. PSI é uma exceção à regra.

Mononofu, Página Colorida.

Em décimo lugar tivemos Nisekoi, que também nesta edição foi o responsável por "abrir" a zona vermelha. Existe uma pequena possibilidade da série não ser encerrada em maio, contudo, caso isto não aconteça acredito que o autor encerrá na leva seguinte, pois o mesmo está fazendo questão de fechar todas as pontas em aberto. Logo após tivemos PSI Kusuo Saiki, que nas últimas edições pegou várias posições relativamente ruins, mas acredito que a série esteja segura. Como eu disse, PSI é uma pequena exceção a regra que "comédias tradicionais" não vendem bem - Sim, a série mesmo assim não vende absurdos, não chega nem perto das vendas de B-Shounen, contudo, comparado as demais comédias, podemos dizer que PSI Kusuo Saiki é um monstro em vendas. Enquanto Kochikame vende cerca de 50 à 60 mil cópias por volume, Isobe Isobee e Samon-Kun entre 30 à 40 mil cópias por volume, o nosso querido PSI Kusuo Saiki consegue alcançar facilmente 110 à 130 mil cópias por volumes, um número invejável. Infelizmente, mesmo assim não é o suficiente para convencer um estúdio que vale a pena apostar em um anime de um mangá de um gênero tão "não-comercial". Lembrando que Gintama e Ansatsu Kyoushitsu não se encaixam no gênero "comédia tradicional".

World Trigger ficou na décima segunda colocação e trouxe consigo uma péssima notícia, juntamente a uma notícia relativamente boa. Começamos pela péssima notícia: O seu anime também será encerrado no começo de março, e não façam igual aos fãs de "Toriko" que esperam até hoje que o anime volte (Divulgando inclusive notícias falsas sobre uma possível volta, só para ganhar visualizações) - Provavelmente o anime de World Trigger será encerrado definitivamente. Contudo, a série não trouxe somente esta notícia negativa, as vendas do novo volume trouxeram um leve alívio aos leitores da série (e também aos editores), a série continua aumentando suas vendas: O volume atual vendeu cerca de 10 mil cópias acima do anterior, o que é bem pouco, mas já significa que a série ainda não começou o seu período de "perda de público". O mangá também se encontra confortável por estar vendendo mais que metade da revista (Atualmente temos 10 séries que vendem menos que World Trigger, isso não contando os dois novatos que nem lançaram os seus volumes). Ainda acredito que 2017 será um ano complicado para a série, mas tenho certeza que deste ano a série irá conseguir passar.

Em décimo terceiro lugar tivemos BLEACH que também lançou um novo volume, e conseguiu vender cerca de 197 mil cópias em apenas três dias. A série continua provando que suas vendas estão altíssimas e estáveis, o que deixa os editores bem mais tranquilos em relação a série. Bleach pode estar pegando estar entre os últimos colocados quase todas as semanas, mas isto não significa que esteja realmente correndo perigo de cancelamento. Podemos dizer que a série se encontra em uma situação parecida com JoJo nos anos 90, contudo, a diferença é que JoJo vendeu um pouco menos que Bleach. De qualquer modo, os editores dificilmente darão uma grande publicidade para a série, mas mesmo assim devem estar dando uma garantia que o autor terá a estabilidade necessária para conseguir terminar a sua série na velocidade que achará necessário. Estabilidade que parece que não estão dando como garantia para Toriko.

Falando na peste, na última colocação tivemos justamente Toriko, que lançou um novo volume este mês e pelo que vimos, suas vendas continuam caindo. Comparado ao volume anterior, a série perdeu 8 mil leitores, o que parece um resultado pequeno, mas cada volume a série está perdendo entre 8 a 20 mil leitores, fazendo assim que venda cada vez menos. Se no próximo volume a série perder, por exemplo, 11 mil leitores, o que é bem possível de se acontecer, o mangá estará abaixo das marcas das 100 mil cópias, o que é realmente assustador. A situação de Toriko não está muito confortável, contudo está mais do que claro que os editores tem muito respeito pelo autor, ao ponto de deixa-lo ainda vivo na revista. Beelzebub, por exemplo, havia sido cancelado quando estava vendendo parecido com Toriko. Sinceramente, acho bem improvável que a série consiga passar do primeiro semestre de 2017, suas vendas simplesmente não se sustentam. Os editores podem estar dando tempo para o autor poder encerrar o seu mangá, mas tudo tem o seu limite e o mangá está preste a superar-lo, infelizmente.

Atualização sobre Analyse It:

- Esta duas semanas foram realmente pesadas para mim, semana passada a universidade apertou e não tive tempo para escrever, e esta semana, que teoricamente eu teria uma semana mais tranquila, segunda-feira consegui estirar meu músculo, assim meu médico me obrigou ficar duas semanas de repouso. Aproveitarei essas duas semanas de repouso para escrever mais no site, contudo eu realmente não consigo ficar muitas horas seguidas sentado, pois o músculo retorna a doer. 

Isso inviabiliza a escritura de matérias que requem grandes pesquisas, como por exemplo, "Ano 99 da Weekly Shonen Jump", já demoro entre quatro à seis horas para escrever uma matéria como aquela (Isso, excluindo as horas de pesquisa e análise do TOC). Deste modo nessas semanas lançarei matérias bem mais simples, como a análise do TOC da Square, que neste caso, consigo escrever em menos de duas horas. Por fim, gostaria anunciar que a matéria sobre as "scans" será adiada por tempo indeterminado. Não consegui me sentir satisfeito com o resultado alcançado e não publico, de modo algum, um artigo que para mim não seja de alta qualidade. Após eu me recuperar deste infortúnio, tentarei reescrever-la. 

De qualquer modo, antes da próxima quinta-feira garanto ao menos o lançamento do TOC da Jump Square. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

onload='emoticon()'