quinta-feira, 3 de março de 2016

Análise: TOC Weekly Shonen Jump #14 (Ano 2016).


Chafurdando na lama. 

Em uma edição comemorativa, vamos conversar um pouco sobre algumas séries que algumas edições estão chafurdando na lama, e por mais que os seus autores devem estar querendo sair dessa situação, os editores já decidiram o destina dessas obras e não planejam de modo algum mudar esta realidade. Essas séries estão atoladas em uma lamaçal enorme. Contudo, a análise não será focada somente nesses mangás, também comentaremos o TOC como um todo. Por isso, vamos ao TOC:

TOC Weekly Shonen Jump #14 de 2016 (07/03)
Black Clover (Capa, Página Colorida de Abertura e Aniversário de 1 ano)
01 - One Piece
02 - Ansatsu Kyoushitsu
Mononofu (Página Colorida)
03 - Haikyuu!!
04 - Boku no Hero Academia
Samon-Kun wa Summoner (Página Colorida)
05 - Shokugeki no Souma
Kimetsu no Yaiba (Capítulo 04)
Hinomaru Zumou (Página Colorida)
06 - Sesuji wo Pin! to
Yuragi-sou no Yuuna-San (Capítulo 05)
07 - World Trigger
08 - Kochikame
09 - PSI Kusuo Saiki
10 - Toriko
11 - BLEACH
12 - Gintama
13 - Nisekoi
Isobe Isobee Monogatari

*BLEACH está ausente na revista, mas mesmo assim está presente no TOC. No seu respectivo parágrafo explico o motivo.

Prévia da Próxima Edição #15:
Capa e Página Colorida de Abertura: Samon-Kun wa Summoner
Página Colorida: Black Clover e Mononofu

Black Clover, Página Colorida.

Começando pelos mangás não ranqueados, quem está comemorando um aninho de vida é justamente Black Clover (Na verdade, está comemorando aniversário atrasado, como quase todas fazem, já que a série completou um ano de vida na edição #12). Por mais que suas vendas ainda não sejam das maiores, é claro que a série, para os editores, é o terceiro B-Shounen mais importante da line-up atual. Muitos podem vir com argumentos vazios dizendo que a série vende menos que sua "favorita", mas a verdade é que a série atualmente só está atrás de One Piece e Boku no Hero Academia em importância.

Mas porquê? É simples - Os editores se importam muito mais com as séries que tem capacidade em longo prazo de manter a revista popular, do que as séries que trazem lucro em curto prazo - Tirando algumas exceções, como Ansatsu Kyoushitsu atualmente -. Deste modo preferem dar muito mais destaque em uma série que hoje vende menos, mas que amanhã poderá ser o pilar da revista. Este é o caso de Black Clover, que tem potencial de ser uma das séries que mais vende na revista daqui a dois anos. Por isso a série é o terceiro B-Shounen mais importante da revista, perdendo só para One Piece e Boku no Hero Academia, duas séries battle shounen que daqui a dois anos tendem a estar vendendo mais que Black Clover. Podemos dizer que para a continuidade da revista, Black Clover é bem mais importante que séries como Bleach, Gintama, Toriko, World Trigger e Kochikame, aliás, não é por nada que os editores dão mais suporte a BC do que todas essas séries juntas e misturadas.

Quem recebeu página colorida foi: Hinomaru Zumou, Samon-Kun wa Summoner e Mononofu - Podemos dizer que os editores inicialmente não colocavam fé em Samon-kun, já que chegaram a classificar a série na última colocação, contudo, logo perceberam do erro que estava cometendo, e decidiram dar uma grande publicidade para série, entregando inclusive uma capa próxima edição (O que realmente me surpreendeu, eu cheguei achar semana passada que a informação era falsa). Isso demonstra que mangá vem recebendo mais apoio que Sesuji wo Pin! to, por exemplo, que já lançou três volumes e não recebeu nenhuma capa (E na altura do campeonato só deve receber no seu aniversário, na edição #24). Eu não acho realmente justo o que os editores estão fazendo, talvez seja certo dar mais publicidade que Mononofu? Sim, Samon-kun já comprovou ser mais popular, contudo é questionável que a série seja mais popular que Sesuji wo Pin! to, que foi inclusive o vencedor do Nico Nico. De qualquer modo, não acho que Samon-kun não mereça capa, muito pelo contrário, estou feliz pelo feito da obra, só acredito que Sesuji wo Pin! to também mereça.

Black Clover, Página Colorida.

Em primeiro lugar no TOC tivemos One Piece que terá seu novo filme lançado em julho deste ano. É bem provável que no mês que questão o mangá possa receber duas ou três capas seguidas, como fizeram com o lançamento do filme anterior, contudo é importante reparar que este novo filme, como os anteriores, não terá o roteiro de Eichiiro Oda, mesmo que seja supervisionado pelo mesmo. A presença do mesmo na criação da obra é questionável, tendem a colocar o autor como "produtor executivo" e "supervisor" mais como publicidade do que mesmo como um membro importante na produção da série. Oda deve ter a liberdade de propor mudanças ou mesmo sugerir ideias, contudo, é bem improvável que tenha o poder de mudar significativamente o filme. Acredito que teremos um filme de boa qualidade, mas não vamos esperar uma grande obra prima da animação japonesa. Logo após em segundo lugar tivemos Ansatsu Kyoushitsu que continua em sua rede de praia aproveitando as últimas gotas da água de coco.

Haikyuu!! ficou na terceira colocação, e diferente de Ansatsu Kyoushitsu ainda tem muita estrada a percorrer - Com um sucesso relativamento parecido, a série ainda está no seu começo, caso o autor planeje seguir Hinata até o seu terceiro ano do colegial, o que é bem possível, podemos dizer que a série talvez não tenha nem chegado a 1/3 da sua vida. Entretanto, por mais que a série atualmente venda muito bem, é perigoso apostar que ela conseguirá sobreviver por dez ou quinze anos com o mesmo folego que se tem atualmente. Deste modo, não acredito que o próprio autor esteja disposto arriscar tão alto, e tudo indica que o ritmo da série após os personagens mais jovens alcançarem o segundo ano, se torne bem mais acelerado. São raras, mas realmente raras, as séries que conseguem chegar a oito ou dez anos de vida com um fôlego parecido com quando tinha três à cinco anos de vida. É mais raro ainda conseguir alcançar esta faixa e estar vendendo mais. Haikyuu!! pode acabar se tornando uma dessas séries, mas isto é muito raro de se acontecer, o que torna inviável fazer uma previsão do futuro da série usando como base este fenômeno de "estabilidade extremamente longínqua, evitando as naturais variações de popularidade por mais de cinco anos seguidos".

Logo após na quarta colocação tivemos Boku no Hero Academia que tem como bálsamo para sua alma, a chegada da primeira temporada do seu anime - Esta semana, inclusive, foi lançado o primeiro trailer da série que mostrar o conteúdo de algum episódio (Pelo que deu para entender, o trailer na verdade mostra somente cenas do primeiro e segundo capítulo do mangá, que podem estar presentes no primeiro episódio da série). Falta menos de um mês, e a série tem tudo para começar a sua época de ouro após o lançamento da primeira temporada - Eu não irei fazer previsões extremamente positivas, dizendo que a série venderá mais que 1 milhão de cópias, mesmo porque eu realmente não acredito que isto acontecerá. Apostar que uma série será uma exceção, é algo que eu não consigo fazer em nenhum caso. De qualquer modo, eu acredito que a série conseguirá superar a marca de 700 mil cópias, por isso, venderá este número em menos de um mês de vendas nos volumes que serão lançados nos dias seguintes ao seu anime, o que já é um resultado fantástico e que jogaria o mangá como um dos pilares da revista.
Mononofu, Página Colorida.

Na quinta colocação tivemos Shokugeki no Souma - É interessante perceber que os editores colocaram nas cinco primeiras colocações, as cinco séries mais "importantes" para a revista atualmente - Logicamente, se avaliarmos com a ótica japonesa (que é a justa), Samon-Kun e Mononofu fazem questão de estragar essa minha constatação, mas de qualquer modo, analisando com a ótica ocidental, as cinco primeiras colocações ficaram com as cinco séries mais populares, respectivamente. Falando sobre Souma, a série deverá ganhar a sua segunda temporada em julho, mas provavelmente receberá somente uma capa para comemorar a volta do anime, mesmo porque os editores devem estar bem mais focados em tornar o filme de One Piece um grande sucesso de bilheterias, do que fazer a segunda temporada de Shokugeki no Souma um sucesso. Não é uma reclamação, somente uma constatação mesmo. Os editores estarão fazendo a escolha justa se fizerem isto, mesmo porque o filme de One Piece deve dar um retorno bem maior. Em sexto lugar tivemos Sesuji wo Pin! to que após uma semana em uma colocação relativamente baixa, como eu imaginava, nesta voltou a ficar na parte superior da revista.

Em sétimo lugar tivemos uma pequena surpresa, talvez a única neste TOC bem morno - World Trigger ficou em sétimo lugar. Eu sei que muitos dos leitores do Analyse It frequentam fóruns como MangaHelpers, e muitos chegam a levar em consideração a opinião de muitas pessoas que comentam lá. Então pessoal, existe pessoas com comentários sensatos no MangaHelpers, mas em grande parte não comenta nada com nada. Sobre World Trigger, a série nem sonhando será cancelada em apenas 2 ou 3 meses, caso o anime seja realmente encerrado. Primeiramente devia acontecer uma tragédia enorme para que o próximo volume de World Trigger venda menos de 150 mil cópias e assim os editores decidam cancelar a obra. Talvez isto aconteça caso em boicote ao fim do anime, crianças japonesas saem nas estradas no meio-noite queimando todas as edições de World Trigger que estão a venda nas bancas de revista, mas tenho uma leve suspeita que isto seja muito improvável de acontecer. Segundo, vocês acham mesmo que em um ano onde estão riscando perder ao menos três das cinco séries que estão em reta final, os editores vão decidir cancelar mais uma série veterana? Caso o anime seja realmente cancelado, devemos primeiramente ver qual será a velocidade de queda nas vendas dos seus volumes (e se as vendas vão realmente cair, porque pode acontecer de simplesmente se manter estáveis, já que a série alcança um público muito especifico). Caso as vendas comecem a cair rapidamente, eu diria que a série começaria a sofrer uma grande represaria dos editores em 2017, correndo risco de cancelamento, mas dificilmente isto aconteceria ainda este ano.

Samon-Kun wa Summoner, Página Colorida.

Em oitavo lugar tivemos Kochikame que deve ser atualmente, juntamente com Isobe Isobee Monogatari, uma das séries que menos vende na revista, mas como são comédias tradicionais, e no caso de Kochikame também tem a questão da série ser a mais tradicional da revista. Resumidamente, por mais que essas séries estejam vendendo relativamente mal, não estão correndo risco de cancelamento. O mesmo vale para PSI Kusuo Saiki que, neste caso vende bem, mas é constantemente colocado entre os primeiros colocados - Muitos podem pensar que pela série vende entre 100 mil cópias por volumes, os editores a coloquem na frente na fila do cancelamento, mas isto não acontece, justamente por conseguir vender 100 mil cópias com uma série de comédia tradicional é um feito realmente expressivo. Por isso, os editores consideram as vendas de PSI Kusuo Saiki altas para padrão do seu gênero, e assim a obra está bem segura na revista.

Diferente de Toriko, que ficou na décima colocação e este sim já faz parte do grupo que está chafurdando na lama.Sejamos sinceros, meus amigos, o mangá não irá sair de nenhum modo desta situação, é ali que vai restar. Não acredito que os editores irão acabar cancelando a série, justamente porque o autor está correndo tanto com a história, que provavelmente será encerrada antes que as vendas sejam insustentáveis para a revista, contudo, é claro que este ritmo apressado, misturado com a falta de publicidade dos editores, fará que a série de nenhum modo consiga recuperar o seu público perdido - Sendo bem claro,  não existirá uma publicidade para o "arco final" de Toriko, como aconteceu com Naruto e até mesmo com BLEACH -. O que é uma pena, pois mesmo os editores hoje tratando a série como um cachorro morto, por um breve período de tempo, o mangá serviu como pilar da revista e foi um dos principais a sustentar a revista quando, entre 2009 e 2012, a revista estava com escassez de séries populares.
Hinomaru Zumou, Página Colorida.

Em décimo primeiro lugar tivemos BLEACH, que esse sim é a perfeita definição de "chafurdar na lama". A série já está tão atolada em seu vício de ficar nas últimas colocações, que Kubo está praticando pedindo para que a ONU reconheça a região do "bottom", como sua propriedade. A situação da série estão tão desesperadora, que até mesmo quando a série está AUSENTE NA REVISTA, os editores fazem questão de jogar na cara da sociedade que o mangá não tem paz do seu "querido" do bottom, é como dissesse ao público: "Pensou que com a ausência ia ser livrar das últimas colocações? Vai sonhando, amiguinhos. Vamos colocar-lo entre os últimos até mesmo quando a série for encerrada". Aliás, pensando bem, acredito que os editores estão ignorando de maneira tão absurda a existência Bleach que nem leem mais os próprios capítulos da séries (Como metade das pessoas que lia Bleach na sua época de glória, sendo sincero), assim, como não leem o mangá, não repararam que Kubo não enviou o capítulo desta edição. É lógico que Kubo preferiria que sua série vendesse como antigamente e que os editores se importassem com a série o suficiente ao ponto de dar mais de que uma capa ao ano, todos os autores querem que suas obras recebem publicidade, mas não é que Kubo deve sofrer muito com esse tratamento editorial, aliás, já que está atolado na lama, o melhor a se fazer é se hidratar com os nutrientes da lama, espalhando-a pelo corpo.

Falando sério, e deixando as piadas de lado - O que aconteceu com BLEACH é raro de se acontecer, mas já vimos outras vezes na revista, e também em outras revistas. Os editores esperavam que Kubo conseguisse encerrar a tempo o capítulo desta edição, por isso o adicionaram no sumário da revista, contudo o autor não conseguiu encerrar o capítulo à tempo (Por motivo de saúde, compromissos ou preguiça). Para não ter que reprimir mais de 2 milhões de páginas, preferiram simplesmente deixa-lo no sumário, contudo isso significa que os editores decidiram a colocação da série sem nem ao menos avaliar o capítulo que seria lançado (O que devem fazer constantemente com as séries que atrasam a entrega dos seus devidos capítulos). Também pode ter acontecido, que por causa de uma coloração adotada ou mesmo um mal acabamento das páginas por parte dos assistentes, os editores preferiram não lançar o capítulo em questão, dando mais tempo para que os assistentes aperfeiçoassem o trabalho. É como o capítulo tivesse sido "vetado" pelo grupo editorial por baixa qualidade ou conteúdo impróprio, mas não acredito que tenha sido isto que aconteceu. Para encerrar, nas últimas duas colocações tivemos duas séries que estão mais brincando na lama, que realmente chafurdando, sim estou falando de Gintama e Nisekoi que ficaram no décimo segundo e décimo terceiro lugar respectivamente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

onload='emoticon()'