quinta-feira, 16 de junho de 2016

Análise: TOC Weekly Shonen Jump #29 (Ano 2016).


Aurora Boreal. 

Quando tudo estava obscuro e frio, no céu nasceu uma grande aurora boreal que trazeram ótimas notícias para aqueles que acompanham a revista, e por mais que semana após semana, os TOC's estejam mais previsíveis de que corrida de F1 nos dias de hoje, pelo menos os elementos externos nos estão trazendo novidades constantemente. Deste modo, não podemos continuar a delongar, vamos comentar cada uma das novidades, mas primeiro, o TOC:

TOC Weekly Shonen Jump #29 (20/06)
ONE PIECE (Capa e Página Colorida de Abertura)
01 - Black Clover
02 - Boku no Hero Academia
Samon-Kun wa Summoner (Página Colorida)
03 - Shokugeki no Souma
04 - Haikyuu!!
Nisekoi (Página Colorida)
05 - Hinomaru Zumou
06 - Kimetsu no Yaiba
07 - Sesuji wo Pin! to
Takuan to Batsu no Nichijou Enma-Chan (Capítulo 06)
08 - HUNTER X HUNTER
09 - PSI Kusuo Saiki
10 - Gintama
11 - Yuragi-Sou no Yuuna-San
12 - Kochikame
13 - World Trigger
14 - Mononofu
15 - Toriko
16 - BLEACH
Isobe Isobee Monogatari

Prévia da Edição #30:
Capa: Shokugeki no Souma & PSI Kusuo Saiki (Capa Dividida)
Página Colorida de Abertura: Shokugeki no Souma
Página Colorida: PSI Kusuo Saiki e Boku no Hero Academia

One Piece, Página Colorida de Abertura.

Começando pelos mangás não ranqueados, nesta edição tivemos o retorno de ONE PIECE. Os outros dois mangás que também receberam um "presente" foram Samon-Kun wa Summoner, que foi classificado em uma posição surpreendentemente alta, e Nisekoi que teve dois anúncios: O primeiro é que entrou em sua reta final, e provavelmente deverá acabar daqui a alguns meses. A segunda notícia é que a série mudou de editor, deste modo podemos ver também algumas mudanças no modo em que a história é guiada. Muitos realmente esperavam que a série terminasse nesse capítulo (inclusive eu), mas parece que o mangá ainda durará alguns capítulos, e não deve ser encerrada para a próxima leva. Nisekoi, como sempre, continua sendo uma grande caixa de pegadinhas, que vem nos enganando desde seu lançamento. Para aqueles que estão ansiosos para ver a série terminar, é claramente uma má notícia, mas para aqueles que ainda querem ver mais aventuras relacionadas ao mangá, provavelmente é uma boa notícia. 

Takuan to Batsu também não foi classificado, pois temos a "tradição" de começar a considerar seus rankings a partir do capítulo 8, mas para os japoneses, a partir do capítulo 5, os editores já estão classificando a série de acordo com sua popularidade - Deste modo, se formos analisar suas posições e também a sua recepção nos fóruns japoneses, podemos perceber que Takuan to Batsu passa longe de ser um grande sucesso, mas também não é um fracasso. Eu compararia a série a um Kimetsu no Yaiba um pouco piorado (em popularidade, não estou avaliando a qualidade). Deste modo, podemos dizer que o seu sucesso pode ser paragonável a Kurokuroku ou mesmo a Ultra Battle Satellite, que são duas séries que tiveram boas recepções, mas que não foram o suficiente para conseguir sobreviver a esta revista. Mesmo assim, sabemos que atualmente os editores estão mais "bons", e tendem a dar mais tempo para cada mangá, justamente por isso pode ser que a série sobreviva até o lançamento do seu primeiro volume. Logicamente essas são minhas previsões de acordo com o que vi nos fóruns japoneses e de acordo com as posições que a série está conquistando atualmente.

Em primeiro lugar tivemos Black Clover, que conquistou mais uma vez o topo da tabela. Após o encerramento de Ansatsu Kyoushitsu, a série foi realçada a "terceira força no TOC", mesmo que não seja um dos pilares da revista. O mangá vem ficando constantemente entre os quatro primeiros colocados, e por mais que esta seja somente a terceira vez no ano que a série ficou com a medalha de ouro, em sua estante, a obra guarda várias medalhas de prata e bronze. Mesmo que a série não se torne um pilar futuramente, eu acredito que ela tem popularidade e capacidade de sobreviver por no minimo cinco anos, se depois começará a sentir a "idade" é algo que não posso prever. Séries que pareciam seguras como Shokugeki no Souma e Toriko sofrem deste mal, enquanto mangás que tinham tudo para estarem vulneráveis a este terrível efeito, estão conseguindo passar pela meia-idade sem algum problema, como é o caso de World Trigger e, foi o caso de Sket Dance.

Logo após em segundo lugar tivemos Boku no Hero Academia. Nas últimas duas semanas eu trouxe notícias realmente negativas relativa ao futuro da série, e devo ser sincero, os dados pareciam realmente muito ruins, contudo ainda há esperança para a série. As suas vendas estão abaixo do "nosso" esperado? Sim, mas se analisarmos bem, Haikyuu!! havia vendido a mesma quantidade de volumes no mesmo período, e foi somente com os volumes seguintes que a série começou a alcançar as vendas atuais. Isto acontece pois tem muitas pessoas que mesmo ouvindo falar bem de certos animes, só começam a assistir após meses de sua estréia. É verdade que o anime de Boku no Hero Academia foi um fracasso, e venderá entre 2 mil à 3 mil unidades de DVD e Blu-Ray, muito abaixo do esperado, mas ainda existe uma esperança da série alcançar 700 ou 800 mil cópias vendidas por volume do MANGÁ. Deste modo, chego a conclusão que Boku no Hero Academia ainda tem chances de se tornar um pilar estável da revista (ao invés de um pilar temporário, como foi Toriko), mas para isso devemos ver se as vendas dos próximos volumes ainda continuaram a crescer, o que pode não acontece, levando em conta que o anime deve já estar em seu fim. Podemos dizer que no meio das trevas, realmente nasceu uma aurora boreal para guiar Boku no Hero Academia. A esperança é a última que morre!

Samon-Kun wa Summoner, Página Colorida.

Em terceiro lugar tivemos Shokugeki no Souma que terá sua segunda temporada sendo lançada em breve. Justamente por este motivo os editores deram para a série capa e página colorida de abertura da próxima edição.  Esta segunda temporada provavelmente será a última da série, já que a primeira temporada não foi lucrativa, e esta segunda provavelmente será menos ainda. Como eu gostei do que vi na primeira temporada, estou alegre que poderei acompanhar pelo menos mais 24 episódios. Logo após, na quarta colocação, tivemos Haikyuu!! que também deve ganhar sua terceira temporada muito em breve. O mangá desde o encerramento de Ansatsu Kyoushitsu virou o "segundo pilar" da revista, e tem uma importância enorme dentro da revista, principalmente por conseguir atrair um grande número de leitores femininos, que por mais que não sejam as compradoras principais da revista, ocupam cerca de 30% à 40% das vendas revista, o que é realmente um número altíssimo. Atualmente a Shonen Jump deixou de ser uma revista que é só para agradar os adolescente homens, a revista já foca em lançar mangás que possam atrair ambos os sexos igualmente. Haikyuu!! é um desses grandes exemplos. 

Em quinto lugar tivemos o nosso querido Hinomaru Zumou que está, como sempre, tranquilo na revista, sendo amado pelos editores e por um bom número de leitores na revista. Como eu disse, por um tempo, o número de pessoas que odiavam a série estava aumentando, pois os editores estavam dando muita publicidade para Hinomaru Zumou, mesmo o mangá vendendo tão pouco. Atualmente, esse "ódio" está desaparecendo, pois editores deixaram de dar aquela publicidade absurda para o mangá, e simplesmente o estão deixando na revista, o que para mim é a decisão justa a se tomada, pois claramente o mangá não aumentará mais de vendas - 30 mil cópias por volume, é realmente o máximo que o mangá consegue chegar sem ter um anime -. Talvez o ódio esteja preste a ser transferido a Kimetsu no Yaiba, que ficou na sexta colocação, os japoneses que não tanta simpatia pelo mangá estão prontos para jogar pedra no mangá, caso os editores estejam dispostos a mantê-lo na revista, mesmo tendo vendido tão pouco. Lembrando que somente na próxima semana poderemos começar a ver se os editores realmente vão querer cancelar Kimetsu no Yaiba, por causa das vendas baixas ou não. Sinceramente, a decisão justa se tomada é cancelar-lo e estrear um novo mangá que talvez seja mais promissor, quem sabe Garden que, por exemplo, agradou muitos leitores na época que foi lançado, e ao mesmo tempo combina bastante com a essa moda mundial de obras pós-apocalípticas.

Em sétimo lugar tivemos Sesuji wo Pin! to, que após algumas semanas nas últimas colocações, voltou a ser classificado em posições mais altas, nada de espetacular, mas pelo menos demonstra que os editores não tem planos de cancelar a séries nas próximas semanas, mesmo que, continuo com a ideia que a situação em longo prazo da série não está muito segura. Logo após na oitava colocação tivemos HUNTER X HUNTER, que alcançou 939 mil cópias em apenas 10, o que praticamente comprova a minha precisão de 1 milhão de cópias em 12 dias. O mangá continua vendendo absurdos, e dependendo de alguns pontos, podemos começar a considera-lo um pilar. Primeiramente o mangá precisa ser comprovadamente estável na revista, e o segundo ponto, que para mim é mais complicado, não estar terminando nos próximos dois ou três anos. A volta de seu anime também ajudaria a série a se estabelecer como um verdadeiro pilar. Por enquanto que esses pontos não sejam recuperados, a obra deverá ficar entre naquela zona de mangás "extremamente importantes" para a revista, contudo que não são considerados pilares. Os demais mangás que ocupam esta vaga são justamente BLEACH, Shokugeki no Souma, World Trigger e Gintama.

Nisekoi, Página Colorida.

Em nono lugar tivemos PSI Kusuo Saiki que também ganhará capa na próxima edição para comemorar o lançamento da primeira temporada do seu anime - Os editores além disso, também darão a série na edição #31, uma bela página colorida - Vejo que muitas pessoas estão esperançosas em relação ao anime de PSI Kusuo Saiki, e provavelmente os primeiros episódios terão um bom número de espectadores. Agora é só esperarmos que este "hype" seja transformado em uma popularidade real, e os espectadores realmente gostem do produto apresentado. Seria muito interessante ver a Shonen Jump lançando mais uma comédia de sucesso, deste modo encontrando a substituta perfeita para Gintama, e também para o já finado, Sket Dance. Falando no grandioso Gintama, o mangá ficou na décima colocação, e a grande surpresa em relação a série é que em 2018 será lançado um live-action. Provavelmente o mangá já deve ter sido encerrado quando isto acontecer, de qualquer modo, tem grandes chances das bilheterias do live-action serem altas, pois o seu filme também conseguiu atrair muitos espectadores. Gintama, mesmo vendendo não tantos volumes, não deixa de ser uma grande máquina de fazer dinheiro. 

Em décimo primeiro lugar tivemos Yuragi-Sou no Yuuna-San que pode até ter sido classificado em uma posição baixa, mas não deve estar correndo risco algum de cancelamento. Primeiramente, por ser um ecchi, é bem previsível que o mangá seja classificado na parte inferior da tabela, por exemplo o clássico, To LOVE-Ru sempre era classificada nessas colocações, provavelmente os editores estão adotando as mesma estratégia adotada com To LOVE-Ru. E também tem um segundo ponto, esta classificação deve ser sem o resultado das vendas do primeiro volume, eu duvido que os editores continuaram a classificar Yuragi-Sou abaixo de Kimetsu no Yaiba, após ver que a série de ecchi vende bem mais. Em décimo segundo lugar tivemos Kochikame que está renascendo das cinzas com o anúncio de uma nova temporada. A Shonen Jump reservou para 2016 várias surpresas para a série, além do anime, a série também recebeu uma peça teatral, o direito de contar uma história na lateral da revista e vários outros pequenos presentes. O motivo disto? Muito simples, o mangá está completando incríveis quarenta anos de vida e está alcançando a espetacular marca de 200 volumes lançados. Kochikame é realmente um idoso popular. 

Em décimo terceiro lugar tivemos World Trigger que está retornando a ser classificado em posições mais baixas, porém está longe de estar correndo risco de cancelamento. O mangá simplesmente está retornando as suas origens. Em décimo quarto lugar tivemos o nosso querido Mononofu que deve estar a beira do cancelamento, os editores simplesmente começaram a classificar o mangá em posições baixíssimas, o que significa que estão realmente planejando dar adeus a obra. Pelo menos o autor tem ainda algumas semanas para ir encerrando o seu mangá, já que provavelmente a nova leva deve chegar em meados para fim de Julho. Logo após, na décima quinta colocação tivemos Toriko que um leitor me enviou um rumor dizendo que a série poderia ser cancelada no volume #34 (ou pelo menos transferido) da Shonen Jump, eu realmente não acreditei nesse rumor, porém, após uma pequena pesquisada percebi que também cercas pessoas no Japão estão acreditando que a série será encerrada ou cancelada nesse mesmo período. Com o anúncio da "salvação" de Nisekoi, podemos dizer que as chances de Toriko acabar dando adeus a revista já na próxima leva, aumentaram bastante. Se semana passada eu não acreditava nessa possibilidade, atualmente a levo como realista. Por fim, na última colocação tivemos BLEACH, nada a comentar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

onload='emoticon()'