quarta-feira, 20 de julho de 2016

Análise: TOC Weekly Shonen Jump #34 (Ano 2016).


MILAGRE!!!

Após meses sem nenhum lançamento, finalmente os editores nos entregaram uma leva que tem três mangás, e parece que todos os mangás serão promissores. Comentarei sobre as novas séries em um post separado, agora comentarei sobre o TOC, que trouxe várias informações interessantes para a revista. Inclusive, o nascimento de uma nova disputa, já que um dos novatos, pode se tornar um grande inimigo de uma série já bem estabelecida na revista. Vamos ao TOC: 

TOC Weekly Shonen Jump #34 (25/07)
ONE PIECE (Capa e Página Colorida de Abertura)
01 - Shokugeki no Souma
02 - Haikyuu!!
Boku no Hero Academia (Página Colorida)
03 - Yuragi-Sou no Yuuna-San
04 - Hinomaru Zumou
Black Clover (Página Colorida)
05 - World Trigger
06 - Kimetsu no Yaiba
Samon-Kun wa Summoner (Página Colorida)
07 - Sesuji wo Pin! to 
08 - Toriko
09 - Kochikame
10 - Takuan to Batsu no Nichijou Enma-Chan
11 - PSI Kusuo Saiki
12 - Nisekoi
13 - Gintama
14 - BLEACH
15 - Mononofu (FIM)

Prévia da Ediçao 35:
Capa e Pagina Colorida de Abertura: Yakusoku Neverland de Kaiu Shiroi (Roteiro) e Posuka Demizu (Arte)
Paginas Coloridas: Black Clover e PSI Kusuo Saiki

Weekly Shonen Jump 38:
Capa e Pagina Colorida de Abertura: Love Rush de Ryohei Yamamoto (Nova Série do Autor de E-Robot)

Weekly Shonen Jump 39:
Capa e Pagina Colorida de Abertura: Red Sprite de Tomohiro Yagi (Nova Série do Autor de Iron Knight)

Começando pelos mangas não ranqueados, ONE PIECE ganhou pela sua segunda semana consecutivas o direito de abrir a revista. Como já foi explicado nas analises anteriores, este mês foi lançado o mais novo filme da série, deste modo, os editores estão fazendo uma grandíssima publicidade sobre a série (grande e muito justa). Também tivemos nessa edição páginas coloridas para três séries: Boku no Hero Academia, Black Clover e Samon-Kun wa Summoner. Acredito que seja justa a publicidade sobre esses três mangas, contudo, também devo assumir que muitas vezes acho que os editores começaram a exagerar em relação a Samon-Kun wa Summoner. A série tem um grande potencial, mas acredito que tem outras séries com potencial maior, como por exemplo, Yuragi-Sou, que por mais que esteja ganhando boas colocaçoes, para mim merece receber mais páginas coloridas que Samon-Kun, o que por enquanto, não vem acontecendo.

Em primeiro lugar no TOC tivemos Shokugeki no Souma, que retornou a posição que lhe pertence. Percebo que muitos leitores estão gostando desse novo arco da série, e ainda por cima, a obra também está com um anime em exibição, por isso, os editores tem todos os motivos do mundo para classificar Shokugeki no Souma nas primeiras colocações, além de darem várias páginas coloridas, como já estão entregando. Ainda é cedo para sabermos se o anime e a boa recepção da saga irá resultar em uma melhora ou estabilidade em vendas. Lembrando que Toriko, começou a ter uma queda de vendas justamente no festival gourmet, que para muitos, é um dos melhores arcos da série. Deste modo, estar sendo bem recepcionado e ter um anime em exibição pode mesmo assim não parar as quedas de vendas da série, infelizmente.

Em segundo lugar tivemos Haikyuu!!, que por pouco não conseguiu conquistar a primeira colocação. Parece que a proxima leva não terá nenhum novato relacionado ao esporte, e com o cancelamento de Mononofu, podemos dizer que a revista começa a ter uma ausência de mangás do gênero. É lógico que os recentes fracassos podem estar deixando os editores desanimados (Hinomaru Zumou, Buddy Strike, Mononofu, Sesuji wo Pin, Best Blue, são exemplos dos mangás de esporte recentes. E nenhum deles conseguiu superar a marca de 50 mil cópias), contudo, também sabemos como este gênero é complicado. O autor deve ir muito além de partidas emocionantes, é preciso também entregar um conjunto enorme de personagens carismaticos, o que é bastante complicado. Além disso, conseguir entregar um bom equilibrio entre realidade e ficção em uma obra do gênero, é o maior desafio por parte dos escritores. Buddy Strike, por exemplo, não conseguiu fazer isto nos seus primeiros capítulos, e acabou fracassando.

Em terceiro lugar tivemos Yuragi-Sou no Yuuna-San que conquistou mais uma boa colocação esta semana. Talvez os editores darão um grande destaque a série para ver se as vendas do seu segundo volume irá aumentar ainda mais, é uma decisão sábia, levando em conta que o primeiro volume vendeu bem. De qualquer modo, percebi que muitas pessoas discordaram da escolha dos editores em serializar Love Rush, então, de modo algum a escolha foi errada. Primeiramente Love Rush não é um ecchi propriamente dito. A série se aproxima mais a um harém leve como Nisekoi, inclusive servindo muito melhor como um substítuto para a serie que conquistou o coração de vários japoneses. Além disso, Love Rush foi o one shot da NEXT mais bem avaliado em 2015, e se não me engano, o segundo mais bem avaliado na história da revista. O público japonês está realmente ansioso para ver Love Rush, deste modo, é uma escolha sábia por partes dos editores, lançar um dos one shots mais amados pelos leitores da revista. Acredito que Love Rush e Yuragi-Sou podem coexistir na revista. Outras revistas conseguem fazer três ou quatro mangas de ecchi e romance coexistirem, porque a Shonen Jump não conseguiria?

Em quarto lugar tivemos Hinomaru Zumou que os editores voltaram a dar um grandissimo destaque para série, espero que seja consequência de um arco emocionante, e não a volta da mentalidade de transformar o mangá em um sucesso, pois claramente, Zumou não irá melhorar muito as suas vendas, mesmo que o último volume teve um aumento INCRÍVEL de 3 mil cópias (e acredite, esse é o maior aumento de um volume pra outro que a série já teve). Em quinto lugar tivemos World Trigger que esta semana deu um grande pulo de gato. Ainda devemos esperar um pouco para dizer se essa posição foi momentânea, ou os editores estão a retornar a classificar a série em colocações mais altas. Espero que estejam voltando, pois, por mais que o manga não venda tantissimo, ainda sim é um dos mais lucrativos da revista, principalmente por termos vários mangas que vendem abaixo das 300 mil cópias. World Trigger com todos esses encerramentos, se tornou um mangá ainda mais importante para a revista.

Em sexto lugar tivemos Kimetsu no Yaiba que continua sendo bem classificado, mas tenho certeza que após o lançamento do seu segundo volume, caso não tenha nenhum aumento, os editores irão decidir cancelar a serie. Alias, com essas três novas estreias, praticamente confirmamos que HUNTER X HUNTER não sera substituído, o que leva crer que acreditam que o autor pode estar retornando a revista em pouco tempo, quem sabe, daqui a 4 a 6 meses. Logicamente, é somente uma suposição baseada no fato dos editores estarem estreando três ao invés de quatro séries. A outra opção é o não cancelamento de Takuan to Batsu, os editores podem ter decidido manter a série viva, ao invés de cancelar precocemente. Em sétimo lugar tivemos Sesuji wo Pin! to, que vem tendo posições melhores ultimamente, mas não acredito que sobreviverá por muito tempo. A serie tem sorte de ter poucos mangás estreando ultimamente, mas assim que os editores forem encontrando novos sucessos, mais series com baixas vendas serão canceladas. Sesuji wo Pin! to parece uma das primeiras da lista, infelizmente.

Em oitavo lugar tivemos Toriko que parece que ganhará ainda mais tempo para terminar o seu mangá naturalmente. Com a possível sobrevivência de Takuan to Batsu, tem grandes chances da próxima leva de cancelamentos já ter dois membros decididos: Takuan to Batsu e Kimetsu no Yaiba, por isso, os editores podem simplesmente preferir estrear dois mangas, ao invés de obrigarem Toriko a ser cancelado ou transferido. Em nono lugar, ficando em uma colocação um pouco mais alta que o normal tivemos KochiKame, que deve ganhar em breve o seu anime. Eu fico me perguntando qual será a tiragem do volume número 200 da série. Lembrando o volume 100 foi um milhão, mas isto foi á muito anos atrás, atualmente a série vende bem menos, e dúvido que terá uma tiragem tão grande. Eu aposto em 300 mil.

Em décimo lugar tivemos Takuan to Batsuo, que talvez seja salvo pelos editores, o que seria uma decisão justíssima, pois como repeti constantemente, a série não teve um rendimento ruim o suficiente para merecer ser cancelado precocemente. De qualquer modo, dúvido que o manga tenha boas vendas no final das contas, e deve ser cancelado na leva seguinte. Logo após, em décimo primeiro lugar tivemos PSI Kusuo Saiki que eu ví o primeiro episódio do anime, e por mais que algumas piadas tenham funcionado melhor no mangá, outras ficaram melhor no anime, sendo assim, acredito que tenha sido uma boa adaptação (Nada de fantástico, somente boa). Os editores darão a série uma página colorida próxima semana justamente para aproveitar o anime, que pelo vi, também esta tendo uma boa recepção entre o público japonês. Não acredito que PSI se tornará um grande sucesso, mas terá um bom aumento em vendas, o que já é mais que suficiente. Em décimo segundo lugar tivemos Nisekoi que está seguro na revista.

Em décimo terceiro lugar tivemos BLEACH que deve ser encerrado entre a edição 38 e 39, pois é quando as próximas séries irão estrear, e por incrível que parece o mangá será encerrado sem receber a sua merecida capa de aniversário. Acredito que no final das contas, o mangá deixará muita saudades, principalmente na TOC. Em último lugar tivemos o cancelado Mononofu, que os editores mantiveram por mais tempo que o devido. Não sabemos se o autor haverá uma terceira chance, mas eu tenho certeza absoluta que os editores irão dar-lo a possibilidade de lançar algum One Shot na Jump GIGA ou na própria Shonen Jump, não irão simplesmente abandoná-lo. Lembrando que os próximos dois volumes de Mononofu serão lançado em agosto e setembro deste ano, para quem quiser importar os volumes da série.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

onload='emoticon()'