sábado, 10 de dezembro de 2016

Análise: TOC Weekly Shonen Sunday #02 (Ano 2017).


Um Ano pra Despedidas?

Escrito por Diego Felipe.

A Shonen Sunday tentará em 2017 encontrar novatos mais rentáveis e que consigam reduzir o impacto da crise que a revista vem atravessando nos últimos anos. Mas é fato que 2017 será um ano onde é grande a possibilidade de muitos mangás veteranos se despedirem. Magi - The Labyrinth of Magic e Hayate no Gotoku! já estão praticamente confirmados pra serem encerrados esse ano, mas há outras obras estáveis com boas chances de serem finalizadas. Enquanto isso alguns sucessos tentam alcançar seu espaço na line-up e se firmarem.

TOC Weekly Shonen Sunday #02 (2017):
Fumika Baba (Capa)
Maou-jou de Oyasumi (Página Colorida de Abertura) (capítulo 31)
01. Aozakura - Bouei Daigakkou Monogatari (capítulo 28)
02. Amano Megumi wa Suki Darake! (capítulo 54)
03. Major 2nd (capítulo 78)
04. Komi-san wa、Komyushou Desu。(capítulo 50)
05. Detective Conan (capítulo 981)
Kyoukai no Rinne (Página Colorida) (capítulo 554)
06. Dagashi Kashi (capítulo 123)
07. Souboutei Kowasubeshi (capítulo 34)
08. Hiiragi-sama wa Jibun o Sagashite Iru。(capítulo 40)
Keijo!!!!!!!! (Página Colorida) (capítulo 160)
Dameterasu-sama。(Pré-Rank) (capítulo 07)
09. Ryoko (capítulo 08)
10. Hatsukoi Zombie (capítulo 57)
11. Joujuu Senjin!! Mushibugyo (capítulo 279)
12. Tenshi to Akuto!! (capítulo 96)
13. Tokiwa Kitareri!! (capítulo 97)
14. Be Blues! - Ao ni Nare (capítulo 271)
15. Saike Mata Shite mo (capítulo 66)
16. Zettai Karen Children (capítulo 465)
17. Denpa Kyoushi (capítulo 233)
18. Hayate no Gotoku! (capítulo 552)
19. Oni wo Tadorite Ikuseisou (capítulo 26)
Sunday Hikagaku Kenkyujo (Nunca é Ranqueado) (capítulo 33)
Magi - Labyrinth of Magic (Ausente) (pausado no capítulo 330)
Gin no Saji (Em hiato) (pausado no capítulo 120)
Arata Kangatari (Em hiato) (pausado no capítulo 232)

Weekly Shonen Sunday #03/04 (2017):
Capa: Nogizaka46
Página Colorida de Abertura: Ryoko (23 pg.)
Página Colorida: Komi-san wa、Komyushou Desu。

A capa dessa segunda edição da Sunday de 2017 foi estampada pela atriz e modelo Fumiko Baba. Seu currículo como atriz ainda é curto mas se destacou por ter interpretado a vilã Medic na série de TV Kamen Rider Drive e em dois filmes da franquia Kamen Rider lançados em 2015. A página colorida de abertura foi para o mangá de comédia curta Maou-jou de Oyasumi, novato que vai demonstrando um desempenho satisfatório na revista e que pode se manter estável a curto prazo, embora sua situação seja imprevisível a longo prazo. 

As demais páginas coloridas foram para obras mais veteranas: Kyoukai no Rinne e Keijo!!!!!!!!. Kyoukai segue com uma boa popularidade através de seu anime (que vai ganhar terceira temporada), ainda que o mangá, por sua vez, não venda tanto. Já Keijo!!!!!!!! não alcança melhores resultados por meio do anime, o que faz com que a obra comece a ficar à beira do "limbo do esquecimento" da Shonen Sunday. Assim como na Shonen Jump, o limbo do esquecimento também é de deixar os mangás pra escanteio e raramente conceder privilégios ou posições altas (Denpa Kyoushi perdeu espaço caindo nesse limbo). A diferença é que a liberdade dos autores para finalizar a obra é maior.

Dois mangás não estão sendo ranqueados nessa edição: Dameterasu-sama。e Sunday Hikagaku Kenkyujo. Aliás, Sunday Hikagaku Kenkyujo nunca é ranqueado, pois é um mangá de comédia curta que sempre fecha a revista. Já Dameterasu-sama。está em seu sétimo capítulo e passará a ser ranqueado a partir da próxima edição, ou seja, da edição #03/04. Dameterasu-sama。 aliás ficou acima de Ryoko (que passou a ser ranqueado) na ordem de leitura dessa TOC. Magi - The Labyrinth of Magic esteve ausente essa edição mas deve retornar na próxima TOC. O mesmo não se podem dizer de Arata Kangatari e Gin no Saji, que seguem em hiato sem previsão de retorno.

Liderando os mangás ranqueados dessa edição está Aozakura - Bouei Daigakkou Monogatari. Infelizmente é complicado medir o sucesso de Aozakura, pois por um lado o mangá até agora não teve nenhum volume aparecendo no Ranking Oricon ou em rankings de vendas mais específicos, mas por outro a tiragem do primeiro volume (que ainda é bem pequena) chegou a se esgotar e precisar de reposição. Se valer pela recepção do mangá Aozakura conseguiu cair nas graças do público, pelo menos por ora. O mangá já ganhou duas capas, a primeira na época do lançamento de seu primeiro volume, a segunda na edição #52, a última do ano editorial de 2016. Aparentemente os editores estão satisfeitos com Aozakura, ao menos para mantê-lo a curto prazo e (se o desempenho não decair muito) até a longo prazo.

Página Colorida de Abertura: Maou-jou de Oyasumi

Na segunda posição está Amano Megumi wa Suki Darake!, gag mangá que tem feito barulho e tem grande apoio dos editores atualmente. É, meus caros, não será nenhuma surpresa se em não muito tempo vermos Amano Megumi receber um anime. Se os editores derem a Amano o mesmo tratamento recebido por Dagashi Kashi, é possível que Amano tenha uma adaptação em anime anunciada ainda em 2017 ou em 2018.

Em terceiro temos Major 2nd, que em 2017 pode chegar a marca de cem capítulos publicados caso não faça muitas pausas ou entre em hiato. A continuação de Major foi uma ótima forma que a Sunday encontrou para achar um mangá rentável e com potencial comercial em um momento tão delicado para a revista. Porém, uma andorinha só não faz verão e mesmo tendo achado muitos novatos promissores a Sunday está (ou deveria estar) correndo pra achar mais novatos que consigam vender muito bem.

No quarto lugar está o gag mangá Komi-san wa、Komyushou Desu。. Komi-san não é aquele tipo de gag mangá que vai ajudar a carregar a revista nas costas. Na verdade nunca se esperou isso dele. Para os editores já é satisfatório que o mangá venda uma média de 40 mil cópias por volume, que parece que é o que mangá vai conseguir por ora. A recepção de Komi-san é boa e o gag mangá chegou até a aparecer no Ranking Oricon (obviamente, numa semana que as vendas foram muito baixas pra maioria dos mangás). Pelo visto Komi-san deve se garantir na revista pelo menos a curto prazo. Aliás... Komi-san vai ganhar uma página colorida na próxima edição.

Em quinto está nada mais nada menos do que o rei da bagaça toda, Detective Conan, que continua com vendas muito boas e fazendo sucesso comercialmente, algo fascinante pra um mangá com vinte e dois anos de publicação. E se o mangá não entrar em hiato ou fizer pausas demais é possível que Conan consiga chegar à marca do milésimo capítulo publicado ainda em 2017, feito marcante demais para a obra. Na sexta posição está o gag mangá bem-sucedido Dagashi Kashi, que continua numa situação bastante confortável. Por ora não há muito o que dizer além do básico: Dagashi vende muito bem (pelo menos pros padrões de um gag mangá) e rendendo bem pra editora Shogakukan.

Página Colorida de Abertura: Maou-jou de Oyasumi
Em sétimo quem dá as caras é Souboutei Kowasubeshi, justamente o novato mais promissor lançado em 2016. Souboutei estreou no mês de março, mas já era anunciado com pompa desde o início de dezembro (mesmo que incialmente seu nome não tivesse sido definido ou exposto). O mangá consegue vender em um mês perto de 100 mil cópias por volume, feito que ultimamente está sendo difícil de ser alcançado por mangás novatos não só da Shonen Sunday, mas também da Shonen Magazine e até (ou principalmente) da Shonen Jump.

Na oitava posição está Hiiragi-sama wa Jibun o Sagashite Iru。, que também foi um dos novatos que conseguiu se estabilizar em 2016. O mangá tem vendas por volta de 60-70 mil cópias por volume, bom número pela situação que a revista está atualmente. Hiiragi-sama antes mesmo de ser ranqueado, a partir do oitavo capítulo, chegou a ganhar duas capas, uma com a protagonista com cabelos morenos na edição #10 e outra com ela de cabelos brancos na edição #15.. Infelizmente esse mangá também não foi traduzido ainda pelos gringos, então não é possível ter acesso à história.

Em nono, sendo ranqueado pela primeira vez, está Ryoko. A recepção inicial de Ryoko se mostrou promissora e os editores darão a obra mais uma página colorida na próxima edição. O mangá ficou bem na parte do meio da ordem de leitura (13º de 24 mangás). As expectativas para esse novato são positivas, embora ainda seja cedo demais pra que Ryoko seja considerado um sucesso. É preciso esperar como serão as vendas dos primeiros volumes e se o autor continuará desenvolvendo a obra de forma que satisfaça o público. Mas pelo menos inicialmente Ryoko parece ter começado com o pé direito.

Quem fecha o Top 10 da edição, na décima posição, é Hatsukoi Zombie, que volta a ser ranqueado após ter ganho página colorida na edição passada. A obra terá seu próximo quinto volume lançado no dia 16 de dezembro. Com relação às vendas de volumes, o desempenho de Zombie não é alto mas é razoável, o bastante pra ser mantido na revista. Acredito que os editores vejam potencial na obra e podem até considerar fazer com que ela ganhe um anime... mas isso dependerá da capacidade do mangá em manter-se em situação confortável a longo prazo (por enquanto parece que não terá problemas para se manter em um período um pouco mais longo).

Página Colorida: Kyoukai no Rinne
Joujuu Senjin!! Mushibugyo ocupa o décimo primeiro lugar, dando uma pequena subida com relação a sua média de posições recentes. O mangá perdeu espaço nos últimos tempos e passou a ficar mais pra escanteio pelos editores, embora os mesmos ainda demonstrem apoio razoável à Mushibugyo. A obra tem chances de ser finalizada entre 2017 e 2018, considerando que já não tem apelo comercial tão elevado quanto antes (quando chegou a receber um anime, três OVAs e um jogo de RPG da Namco Bandai Games, pela plataforma Nintendo) e seu rendimento também não é mais tão elevado.

Na décima segunda posição, Tenshi to Akuto!!, que está quase prestes a alcançar a marcar de cem capítulos lançados. Tenshi pode não ser uma das obras com melhores vendas de volume da revista, porém seu desempenho é considerado satisfatório na visão dos editores e sua recepção com o público segue positiva. Em décimo terceiro está Tokiwa Kitareri!!, que também está muito perto da marca de cem capítulos publicados. O mangá de Shun Matsuena (autor de Shijo Saikyo no Deshi Kenichi) passou a pegar muitas posições no meio da ordem de leitura ou no bottom em 2016. Porém a situação de Tokiwa é estável, ainda mais que suas vendas são consideradas satisfatórias para os padrões da revista (média por volta de 60 mil cópias por volume, no mínimo)

No décimo quarto lugar vemos o mangá de futebol. Be Blues! - Ao ni Nare. Se o mangá não entrar em hiato ou não tiver muitas pausas Be Blues! conseguirá chegar à marca de 300 capítulos publicados, feito impressionante que muitos mangás de sucesso não chegam a alcançar. Inclusive, Be Blues! consegue apresentar um nível muito bom de vendas pros padrões da revista mesmo sem anime. Aliás... mais pra frente uma adaptação em anime viria a calhar para tentar alavancar a popularidade do mangá e ajudar a conter um pouco mais a crise que a revista vem atravessando.

E abrindo bottom eis que vemos Saike Mata Shite mo na décima quinta posição. É a quarta vez seguida que o mangá aparece no bottom. É possível que Saike esteja perto de ser finalizado. O mangá é publicado irregularmente (o autor Tsubasa Fukuchi lança Saike em partes). A situação do mangá é estável a curto prazo, embora provavelmente Tsubasa Fukuchi não pretenda seguir adiante com Saike por um longo período, ou seja, possivelmente Saike pode ser finalizado entre 2017 e 2018, sendo considerável a probabilidade de ser em 2017 mesmo.

Página Colorida: Keijo!!!!!!!!
Em décimo sexto está Zettai Karen Children, que ainda consegue apresentar vendas razoáveis e tem um bom apoio editorial, mas é notório como Zettai não tem mais um espaço de destaque na line-up. O autor, Takashi Shiina (o mesmo de Ghost Sweeper Mikami) já não consegue mais publicar a obra regularmente. Nos últimos anos não foi raro ver Zettai em hiato ou em pausas frequentes. Felizmente Zettai tem respaldo editorial o suficiente para que possa ser encerrado pelo autor como ele achar melhor. Mas, vendo que o mangá já não tem forças pra permanecer a longo prazo, é possível que Zettai seja outro mangá com chances de acabar entre 2017 e 2018.

Na décima sétima posição aparece Denpa Kyoushi, que está ficando cada vez mais pra escanteio por parte dos editores. O mangá não deve ser cancelado por enquanto mas é bem provável que o autor não estenda a obra por muito tempo caso queira dar um fim mais apropriado a seu ver. Já na décima oitava e penúltima colocação está Hayate no Gotoku!, cuja reta final já foi anunciada recentemente. Como também já fora explanado na análise da edição anterior, é enorme a probabilidade de Hayate ser encerrado (naturalmente) ainda em 2017. E, diferente de Denpa, dessa vez a probabilidade não é especulativa e sim muito real, já que o autor declarou ter pretensão de fechar o mangá ainda esse ano.

Em último lugar ficou Oni wo Tadorite Ikuseisou, novato que já está praticamente cancelado e à espera da edição em que finalmente será lançado seu último capítulo. A julgar pela experiência que o autor já tinha antes de lançar Oni wo Tadorite, é possível que ele receba mais uma oportunidade de lançar uma obra na Shonen Sunday.

Bem, assim se encerra a análise da segunda edição da Shonen Sunday de 2017.
Até a próxima.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

onload='emoticon()'