segunda-feira, 27 de fevereiro de 2017

Análise: TOC Weekly Shonen Magazine #12 (Ano 2017).


Encerramentos

Escrito por Diego Felipe

Bem, pessoal, eu sei que essa matéria deveria sair bem antes e que demorei muito a fazê-la. Acabei por atrasá-la devido a contratempos. A lamentação pela demora está maior que o erro da premiação de Melhor Filme na última cerimônia do Oscar. Espero que ao menos possam desfrutar de uma boa leitura.

E essa edição foi cheia, caros leitores. Encerramento de Yamada-kun to 7-nin no Majo, primeiro ranqueamento de um dos novatos, anúncio do final de dois veteranos e preparação para a próxima leva de mangás a estrear. Bem, sem mais delongas, a TOC está abaixo.


TOC Weekly Shonen Magazine #12 (2017):
Nanase Nishino (Capa Física)
Fairy Tail (Capa Digital, Páginas Coloridas de Abertura, Capítulo Duplo, 46 pg.) (capítulos 522 e 523)
01. DAYS (capítulo 188)
Rankers High (Pré-Rank, 34 pg.) (capítulo 03)
Yamada-kun to 7-nin no Majo (Página Colorida, Fim, 30 pg.) (capítulo 243)
02. Fumetsu no Anata e (capítulo 14)
03. Hajime no Ippo (capítulo 1173)
04. 8-gatsu Outlaw (23 pg.) (capítulo 09)
05. Domestic na Kanojo (capítulo 130)
06. En En no Shouboutai (capítulo 68)
07. Area no Kishi (capítulo 493)
08. Senryuu Shoujo (capítulo 20)
09. Real Account (capítulo 104)
10. Baby Steps (capítulo 494)
11. Nanatsu no Taizai (capítulo 207)
12. Daiya no Ace - Act II (capítulo 69)
13. Hoshino、Me o Tsubutte。 (capítulo 44)
14. Seitokai Yakuindomo (capítulo 412)
15. 6cm no Kizuna (Primeiro Ranqueamento) (capítulo 08)
16. Vector Ball (capítulo 40)
17. Acma:Game (capítulo 193)
18. Tsurezure Children (*)
19. Fuuka (capítulo 144)
20. Kindaichi Shounen no Jikenbo R (*)
Ahiru no Sora (Ausente) (pausado no capítulo 545)


LEGENDA
(*) - Numeração do capítulo não identificada

TOC Weekly Shonen Magazine #13 (2017):
- Capa Física: Kanna Hashimoto
- Capa Digital, Páginas Coloridas de Abertura: Tokyo卍Revengers, por Ken Wakui (Novo Mangá, 63 pg.)
- Página Colorida: Rankers High
- One-shot: Koi to Uso (Capítulo Especial da Manga Box)
- Ausentes: Fumetsu no Anata e, Hajime no Ippo

TOC Weekly Shonen Magazine #15 (2017):
- Fim: Acma:Game

TOC Weekly Shonen Magazine #17 (2017):
- Fim: Area no Kishi

A capa física da edição foi estampada pela idol Nanase Nishino, do grupo Stage48. Já não é a primeira vez que ela é capa física da Shonen Magazine e com certeza não será a última (risos). Assim como não será a última vez que Fairy Tail receberá a capa digital, a página colorida de abertura de uma edição da Shonen Magazine. Recentemente foi confirmado que o mangá está em seu arco final, o que presume que o mangá talvez não permaneça na revista por um prazo muito longo caso o autor Hiro Mashima opte por não extender ao máximo a obra... se bem que não seria surpreendente caso isso acontecesse. Vale lembrar também do próximo filme animado de Fairy Tail (o segundo do franquia), que será lançado em maio nas telonas japoneses.

E o grande marco da TOC #12 envolve o fim de Yamada-kun to 7-nin no Majo. Obra tão acostumada a ganhar capas digitais, dessa vez ficou só com uma página colorida simples. Pelo menos ganhou atenção e foi alçado a uma posição elevada na ordem de leitura. Yamada-kun trata-se do segundo êxito da autora Miki Yoshikawa, que antes havia conseguido emplacar Yankee-kun to Megane-chan. Apesar das críticas à forma como a autora enrolava o desenvolvimento do mangá e da queda nas vendas dos volumes em tempos mais recentes, Yamada-kun ao menos se encerra com mais destaque do que a obra antecessora de Yoshikawa (sim, novamente me refiro à Yankee-kun). Boa sorte à autora em sua próxima empreitada.

O novato Rankers High está em seu terceiro capítulo e não está sendo ranqueado (só passará a ser ranqueado a partir do oitavo capítulo). Já outro novato, 6cm no Kizuna, está sendo ranqueado pela primeira vez... e o resultado não é bonito. Bem, pelo menos passou a ser ranqueado, não é mesmo? Além disso, só tivemos uma ausência nessa edição: o veterano mangá de basquete Ahiru no Sora. Ahiru deve retornar na próxima edição.

Depois de ter ficado na porta do bottom e acima de seis mangás na ordem de leitura da TOC #11, eis que DAYS dá um pulo do gato e aparece na primeira posição dos mangás ranqueados (segundo lugar na ordem de leitura) da TOC #12. Graças ao anime, o mangá passou a vender melhor que o mangá de tênis Baby Steps. Apesar do aumento de vendas de volumes não ter sido fenomenal, foi suficiente para o anúncio de uma continuação do anime. Vale lembrar que DAYS está a apenas doze capítulos de alcançar a marca de 200 capítulos publicados, feito difícil de ser alcançado por muitos mangás semanais.

Página Colorida de Abertura: Fairy Tail


Outro mangá que deu um grande pulo do gato foi Fumetsu no Anata e, que ficou em segundo lugar entre os mangás ranqueados (e em quinto lugar na ordem de leitura). Fumetsu tinha ficado no último lugar da ordem de leitura na edição passada. Por enquanto as vendas do primeiro volume de Fumetsu chegaram a pelo menos 60 mil cópias vendidas. Embora os editores esperassem um rendimento melhor por causa da fama da autora (que é a mesma de Koe no Katachi) devem estar satisfeitos com os resultados satisfatórios apresentados. Isso sem falar na probabilidade de ocorrer um aumento de vendas no lançamento do segundo volume. Em suma, por enquanto a situação de Fumetsu (que estará ausente na próxima edição) é estável e pode melhorar.

E em terceiro lugar tivemos mais um pulo do gato, dessa vez de Hajime no Ippo, que voltou a ser alçado a uma posição elevada na ordem de leitura. Apesar do desgaste em popularidade da relativa queda nas vendas dos volumes recentes, Hajime continua sendo apoiado por alguns leitores e editores e o mangá consegue mostrar certa resistência no mercado de mangás mesmo não sendo lançado em plataforma digital, como a grande maioria dos mangás da Weekly Shonen Magazine. Hajime já tem quase três décadas de publicação mas parece apresentar um rendimento bom o bastante pra se manter por um bom tempo ainda.

Após ter pego uma posição relativamente baixa na edição passada (embora tenha ficado acima de sete mangás na ordem de leitura) 8-gatsu Outlaw dá um belo pulo do gato e aparece em quarto lugar. Ainda é bem cedo pra dizer se esse novato conseguirá se estabilizar na revista, mas é fato que 8-gatsu corre menos riscos do que seu companheiro de leva, 6cm no Kizuna. Supondo que os editores optem por manter 8-gatsu e esperar pelas vendas do primeiro volume, significa que essas vendas serão determinantes para que o mangá permaneça ou não no plantel.

Após ter ficado em primeiro lugar entre os mangás ranqueáveis da edição anterior, Domestic na Kanojo pega mais uma posição elevada na ordem de leitura, ficando no quinto lugar entre os mangás ranqueados. O mangá continua em situação tranquila na revista e não corre riscos de cancelamento. DomeKano tem vendas de 70 mil cópias por volumes em média, quantidade que está longe de ser impressionante, mas que é suficiente para que a obra se mantenha na revista pelo tempo que a autora Kei Sasuga desejar.

Página Colorida de Abertura: Fairy Tail


No sexto lugar está En En no Shouboutai, que volta a ser ranqueado após ter ganho página colorida na edição anterior. O volume mais recente de En En chegou a 120 mil cópias vendidas. As vendas do mangá se estabilizaram. O ponto negativo é que com isso o mangá não vai ter um grande aumento de vendas antes de receber um possível anime. Por outro lado essa estagnação ocorreu em uma média superior a 100 mil cópias por volume. A maioria dos novatos que surgiram após En En não alcançou essa marca, o que torna o mangá de Atsushi Ohkubo mais seguro do que se esperava.

Na sétima posição aparece o veterano mangá de futebol Area no Kishi, que, após tanto tempo no limbo do esquecimento, surge com uma notícia importante: o mangá será finalizado em cinco capítulos. Apesar da queda de desempenho recente da obra o mais plausível a se considerar é que o fim de Area no Kishi seja natural, uma vez que os editores mantiveram o apoio ao mangá por um longo tempo mesmo após o fracasso do anime em 2012.

O gag mangá novato Senryuu Shoujo ficou no oitavo lugar dos mangás ranqueados da TOC. Mais uma vez o mangá pega uma posição alta ou acima da média na ordem de leitura. Porém essas boas posições não garantem que Senryuu fará sucesso na revista, apesar do mangá contar com um relativo apoio do grupo editorial. O que determinará se Senryuu Shoujo deve permanecer na Weekly Shonen Magazine ou ser cancelado (ou ainda transferido) será o nível das vendas do primeiro volume de Senryuu.

Após doze edições sem aparecer no Top 10 (pelo menos dos mangás ranqueados), Real Account finalmente fica em uma posição mais elevada do que as que vinha pegando na ordem de leitura. No entanto o mangá ainda está sem ganhar páginas coloridas há quatorze edições. E, se não tivermos nenhuma surpresa, Real Account não ganhará página colorida na próxima edição. Por enquanto o mangá continua em situação estável, considerando as vendas de seus volumes. Mas essa diminuição de atenção por parte dos editores não parece muito animadora. Fechando o Top 10 está Baby Steps, que prossegue numa situação confortável na revista, com média de vendas de 150 mil cópias por volume, média essa que ainda mantém o mangá na revista até mesmo a longo prazo e dá maiores liberdade e possibilidade para que o autor encerre sua obra quando acreditar ser o melhor momento.

Página Colorida: Yamada-kun to 7-nin no Majo

Em décimo primeiro lugar quem dá as caras é o pilar Nanatsu no Taizai, que volta a aparecer em uma posição mediana na ordem de leitura depois de ter ganho a capa digital e a página colorida de abertura da edição passada. O mangá de Nakaba Suzuki é atualmente o que se encontra em melhor situação comercial de todo o plantel, considerando que Daiya no Ace - Act II vende menos que Nanatsu e ainda deve demorar a ter seu potencial comercial melhor explorado e também que Fairy Tail está tendo uma queda de desempenho nas vendas de volumes e em popularidade. Nanatsu, que atualmente está em seu arco final, continua em uma ótima situação.

Falando em Daiya no Ace - Act II, este por sua vez apareceu na décima segunda colocação. Trata-se de um dos três únicos mangás que ainda conseguem vender acima de 300 mil cópias em média por volume: os outros dois são os também pilares Fairy Tail e Nanatsu. Contando com um grande apoio de editores e leitores, Daiya se encontra em uma situação muito tranquila, algo que deve permanecer mesmo a longo prazo.

Em décimo terceiro lugar na ordem de leitura está Hoshino、Me o Tsubutte。 . Honestamente não estou muito otimista quanto à estabilidade desse mangá por um período muito longo. A obra é divertida e conseguiu agradar à maior parte dos leitores, porém suas vendas são muito baixas e praticamente não crescem. Pela boa recepção é possível que Hoshino (caso não permaneça pelo menos a médio prazo) seja transferido caso o autor ainda tenha aval para continuar a obra. Mas, com o fim de duas obras estáveis e maior investimento em novatos, Hoshino terá que contar com a sorte para se manter.

O gag mangá veterano Seitokai Yakuindomo, décima quarta posição dessa TOC, segue em ótima fase, com uma média de vendas de no mínimo 100 mil cópias por volume, filme animado anunciado e OVAs continuando a ser lançados em edições limitadas dos volumes. Com quase dez anos de publicação pode-se dizer que Seitokai, pelo menos por enquanto, não sofreu com o desgaste do tempo. De quebra o mangá ainda mantém a atenção dos leitores e o apoio do grupo editorial.

Em décimo quinto lugar está o novato 6cm no Kizuna, que, com a publicação de seu oitavo capítulo, está sendo ranqueado pela primeira vez... e bem mal ranqueado: ficou na porta do bottom. O mangá corre risco de cancelamento. O mangá já vinha pegando posições muito baixas na ordem de leitura durante a fase do pré-ranqueamento. E a julgar por essas baixas posições, é grande a chance do 6cm no Kizuna ser cancelado caso não aconteça nenhuma surpresa; talvez até sendo finalizado entre os encerramentos naturais de Acma:Game e Area no Kishi.

Página Colorida: Yamada-kun to 7-nin no Majo


Na décima sexta colocação está Vector Ball, que aparece novamente no bottom. Apesar das posições medianas na ordem de leitura o mangá apresenta resultados no mínimo satisfatórios para os padrões da revista e deve se manter assim por um bom tempo ainda. No décimo sétimo lugar quem aparece é Acma:Game, que recentemente teve um anúncio importante: o mangá será encerrado na edição #15 da Shonen Magazine, ou seja, Acma:Game será finalizado daqui a três edições. Apesar de ser um dos mangás do plantel com menor nível de vendas de volumes, o fim de Acma:Game aparentemente é considerado natural e os editores apoiaram a obra durante muito tempo, sendo que ela será encerrada após quase quatro anos de publicação. Com o fim de Acma:Game, fica o desejo de boa sorte ao autor (Mebu) e ao desenhista (Megumi Kouji) em suas próximas empreitadas.

Se na edição #11 Tsurezure Children ganhou uma página colorida e um anúncio de anime, nessa edição #12 Tsurezure ficou apenas na penúltima/décima oitava posição entre os mangás ranqueados dessa TOC. Mas isso não é nem um pouco preocupante para a estabilidade desse gag mangá, que embora não tenha vendas muito elevadas (a maioria dos gag mangás não tem) elas são boas para seu respectivo gênero e podem até vir a se expandir caso o anime consiga fazer sucesso e alavanque as vendas dos volumes.

Em décimo nono e penúltimo lugar da ordem de leitura está Fuuka, que praticamente deu um imenso pulo do gato reverso. Do terceiro lugar (quinto lugar na ordem de leitura) pra penúltima posição... bem, a variação de posições em si não chama a atenção, afinal são normais nas TOCs da Weekly Shonen Magazine. O complicado é que parece que Fuuka ainda não está recebendo um aumento no nível de vendas de seus volumes, o que pode ser um mal sinal. Bem, é torcer para que a situação se reverta, mas está complicado.

Na vigésima e última posição, não só dos mangás ranqueados mas de toda a ordem de leitura, está Kindaichi Shounen no Jikenbo R, uma das bem-sucedidas continuações da franquia Kindaichi Shounen no Jikenbo. Por um lado Kindaichi já está a cinco edições sem pegar posições baixas na ordem de leitura e já é a segunda vez seguinda que o mangá aparece no bottom. Porém, esses baixos posicionamentos, pelo menos por ora, não significam que o mangá esteja sofrendo riscos com relação à sua permanência. Isto é, o mangá apresenta um bom nível de vendas para os padrões da Shonen Magazine e está em situação estável. Pelo menos já aviso de antemão: se anunciarem de repente o fim do mangá será um fim natural, assim como os fins de Area no Kishi e Acma:Game.



SITUAÇÕES DOS MANGÁS

PilaresDaiya no Ace - Act II, Fairy Tail, Nanatsu no Taizai
Seguros e Estáveis: Ahiru no Sora, Baby Steps, DAYS, Domestic na Kanojo, Enen no Shouboutai, Fuuka, Fumetsu no Anata e, Hajime no Ippo, Kindaichi Shounen no Jikenbo R, Real Account, Seitokai Yakuindomo, Tsurezure Children, Vector Ball
Aparentemente Seguro: Senryuu Shoujo
Em Busca de Estabilização: 8-gatsu Outlaw, Rankers High
- A Serem Encerrados (Fim Natural): Acma:Game e Area no Kishi
Em Risco de Cancelamento: 6cm no Kizuna, Hoshino、Me o Tsubutte
- Finalizado: Yamada-kun to 7-nin no Majo


Bem, com isso está finalizada a análise da TOC #12 da Weekly Shonen Magazine.
Deixo meus agradecimentos aos leitores que trazem constantemente informações, opiniões e novidades sobre os mangás nos comentários.
Até a próxima!


Nenhum comentário:

Postar um comentário

onload='emoticon()'