terça-feira, 28 de fevereiro de 2017

Análise: TOC Weekly Shonen Sunday #13 (Ano 2017).


Dois Novatos em Apuros


Escrito por Diego Felipe

É, pessoal, outra vez lancei a análise da Weekly Shonen Sunday em um período tardio, devido a contratempos. Mas pelo menos tive uma vantagem: consegui desmentir um boato lançado recentemente sobre um dos mangás veteranos da revista e, de quebra, pude analisar com maior rigor a situação dos novatos Dameterasu-sama e Ryoko. Boa leitura a vocês, pois a TOC está logo abaixo.


TOC Weekly Shonen Sunday #13 (2017):
01. Detective Conan (Capa) (capítulo 988)
Hatsukoi Zombie (Páginas Coloridas de Abertura) (capítulo 66)
02. Kyoukai no Rinne (capítulo 362)
03. Maou-jou de Oyasumi (capítulo 42)
04. Major 2nd (capítulo 86)
05. Hayate no Gotoku! (capítulo 560)
06. Tokiwa Kitareri!! (capítulo 106)
07. Maiko-san chi no Makanai-san (Primeiro Ranqueamento) (capítulo 08)
08. Souboutei Kowasu Beshi (capítulo 43)
09. Magi ~ The Labyrinth of Magic (capítulo 339)
10. Amano Megumi wa Suki Darake! (capítulo 63)
11. Hiiragi-sama wa Jibun o Sagashite Iru。 (capítulo 48)
Checkmate! ~Maou-san、Teban desuyo!~ (Capítulo Especial da Sunday Webry)
Sakuraba-senpai wa Hatsukoi (Capítulo Especial da Sunday Webry)
12. Be Blues! ~ Ao ni Nare (capítulo 279)
13. Tenshi to Akuto!! (capítulo 105)
14. Dagashi Kashi (capítulo 132)
15. Zettai Karen Children (capítulo 470)
16. Aozakura - Bouei Daigakkou Monogatari (capítulo 36)
Yugami-kun ni wa Tomodachi ga Inai (Mangá Mensal, 28 pg.) (capítulo 56)
17. Ryoko (capítulo 17)
18. Joujuu Senjin!! Mushibugyo (capítulo 288)
19. Keijo!!!!!!!! (capítulo 169)
20. Dameterasu-sama。 (capítulo 16)
21. Denpa Kyoushi (capítulo 242)
22. Oni wo Tadorite Ikuseisou (capítulo 35)
Sunday Hikagaku Kenkyujo (capítulo 42) (Nunca é Ranqueado)
Komi-san wa、Komyushou Desu。(Ausente) (pausado no capítulo 60)
Arata Kangatari (Em hiato) (pausado no capítulo 232)
Gin no Saji (Em hiato) (pausado no capítulo 120)

TOC Weekly Shonen Sunday #14:
- Capa: Nana Asakawa
- Página Colorida de Abertura: Aozakura - Bouei Daigakkou Monogatari
- Mangá Mensal: Birdmen
- Ausente: Magi ~ The Labyrinth of Magic
- Em hiato: Arata Kangatari e Gin no Saji


A capa da edição foi para Detective Conan, mas como o mangá só recebeu uma capa e não páginas coloridas, ele está sendo ranqueado nessa edição. Ou seja, vocês lerão sobre a situação do grande pilar da Sunday somente mais abaixo mesmo (risos). Já as páginas coloridas de abertura ficaram para Hatsukoi Zombie, que embora não tenha um bom nível de vendas, é querido por uma boa parcela dos leitores e editores.

Dois mangás não estão sendo ranqueados nessa edição: Yugami-kun ni wa Tomodachi ga Inai, mangá publicado semanalmente, e Sunday Hikagaku Kenkyujo, gag mangá curto e com traço simplório que sempre encerra as edições na Shonen Sunday. Por outro lado o novato Maiko-san chi no Makanai-san chegou ao seu oitavo capítulo publicado e, portanto, passa a ser ranqueado. Vale lembrar também dos dois capítulos especiais de dois mangás da Sunday Webry (plataforma digital da editora Shogakukan): Checkmate! ~Maou-san、Teban desuyo!~ e Sakuraba-senpai wa Hatsukoi.

Entre os mangás ausentes, destaque para Komi-san wa、Komyushou Desu。. Komi-san, um dos novatos com melhor desempenho comercial da revista, continua em alta entre o público leitor, mas nessa edição o autor precisou fazer uma pausa. O mangá provavelmente volta na próxima edição e provavelmente com uma posição na ordem de leitura. Se a ausência de Komi-san não surpreendeu, as de Arata Kangatari e Gin no Saji, que seguem em hiato tampouco. Surpresa mesmo será o retorno desses mangás, principalmente o de Arata.

Como já explicado acima, Detective Conan, apesar de ter ganho a capa, está sendo ranqueado. E, de quebra, ficou em primeiro lugar na ordem de leitura dessa TOC. Alguma novidade quanto a isso? Quase nenhuma (risos). Mas é importante lembrar que o lançamento do vigésimo primeiro filme de Conan está cada vez mais próximo e o mangá está muito perto de chegar à marca de mil capítulos publicados, façanha que deve alcançar ainda esse ano se não tivermos nenhuma surpresa desagradável. É, meus caros, vinte e três anos se passaram e Conan segue em alta, pelo menos à sua maneira.

Em segundo lugar ficou Kyoukai no Rinne, mangá que continua em uma situação muito tranquila no plantel e cuja terceira temporada do anime será lançada em abril. Rinne pode não ter vendas espetaculares mas ainda assim apresenta um desempenho bom o suficiente para se manter mais rentável que muitas obras da revista mesmo já tendo oito anos de publicação.

Na terceira posição está o gag mangá da princesa dorminhoca: Maou-jou de Oyasumi. O novato já recebeu as páginas coloridas de abertura em algumas oportunidades e já foi capa da revista pelo menos uma vez. Além disso as vendas de Maou-jou subiram em comparação ao lançamento do primeiro volume pro segundo volume. A julgar pelo potencial apresentado por Maou-jou, acredito que mais pra frente esse novato receberá uma adaptação em anime.

Em quarto lugar quem aparece é o pilar Major 2nd, que segue numa situação bem tranquila na revista e de quebra deve chegar ao centésimo capítulo publicado antes mesmo da reta final do ano editorial do ano editorial de 2017. Embora não surjam muitas novidades sobre o mangá, sua situação continua muito tranquila. Mas é bem provável que mais pra frente os editores já planejem uma adaptação em anime do mangá de beisebol, visando uma boa expansão comercial da continuação de Major.

Página Colorida de Abertura: Hatsukoi Zombie


Eis que Hayate no Gotoku!, nessa edição, nos brindou com uma bela surpresa e ficou no quinto lugar. Há tempos Hayate não pegava uma posição tão alta na ordem de leitura. Isso provavelmente pode estar relacionado a algum acontecimento emocionante ou importante nesse capítulo de número 560 lançado na edição. Vale lembrar que Hayate está em reta final e pode ser finalizado ainda esse ano. Na sexta posição tivemos outra grata surpresa: Tokiwa Kitareri!!, que há tempos não pegava uma posição tão alta na ordem de leitura. Pode-se dizer que Tokiwa é um dos mangás que os editores mais torcem para que consiga se expandir comercialmente após uma adaptação em anime.

A partir dessa TOC, Maiko-san chi no Makanai-san passa a ser ranqueado, uma vez que chegou ao seu oitavo capítulo. De quebra foi ranqueado a uma posição elevada: o sétimo lugar entre os mangás ranqueados (oitavo na ordem de leitura). Ainda não é garantido se Maiko-san conseguirá fazer sucesso ou não na revista. Aliás, é cedo até demais pra fazer quaisquer tipos de considerações embasadas. Mas pelo menos pode-se dizer que Maiko-san começou com o pé direito sua luta pela estabilidade. É ver se consegue se manter assim a médio e longo prazo.

A oitava colocação ficou para Souboutei Kowasu Beshi, que em breve completará um ano de publicação na revista. A obra de Kazuhiro Fujita (mesmo autor de Ushio to Tora e Karakuri Circus) vai se mostrando mais um sucesso de sua ilustre carreira e é um dos poucos mangás recentes da Shonen Sunday a superar a marca de 100 mil cópias vendidas por volume em média. Na nona posição quem aparece é Magi ~ The Labyrinth of Magic, um dos pilares da revista (mesmo com a queda nas vendas de volumes e de popularidade) que deve se despedir da revista ainda nesse ano editorial. Vale lembrar que o mangá (que está em seu arco final) não estará presente na próxima edição da Shonen Sunday.

Fechando o Top 10 quem marca presença é Amano Megumi wa Suki Darake!, que segue numa situação tranquila para os padrões da revista. O mangá vende em média pelo menos 60 mil cópias por volume, nível que se não for muito elevado em aspectos gerais, ao menos é superior à média de vendas de volumes de boa parte dos mangás atualmente presentes da line-up da Weekly Shonen Sunday. Aliás, considerando o bom nível do sucesso de Amano Megumi, não descarto a probabilidade de uma adaptação em anime para o mangá, pelo menos mais pra frente.

Na décima primeira posição está Hiiragi-sama wa Jibun o Sagashite Iru。 , que continua mantendo um rendimento considerado estável para os padrões da Weekly Shonen Sunday e, de quebra, consegue atrair uma boa quantidade de leitores para consumir seus volumes. Devido à idade avançada do autor, no entanto, é possível notar que o mangá tem pausas frequentes e nunca ganha páginas coloridas, provavelmente devido à exigência que isso deve fazer para o autor. Em suma, Hiiragi-sama está seguro.

Após ter ganho página colorida na edição passada, o mangá de futebol Be Blues! ~ Ao ni Nare ficou no décimo segundo lugar, numa posição mediana na ordem de leitura. O mangá apresenta um ótimo nível de vendas para os padrões da revista, porém até agora não recebeu uma adaptação em anime, mesmo tendo uma enorme frente de capítulos. Além disso, aos poucos o mangá fica cada vez mais perto de chegar à marca de 300 capítulos publicados, algo que pode acontecer em pelo menos 25 edições (considerando eventuais pausas do mangá). No décimo terceiro lugar está Tenshi to Akuto!!, mangá que costuma dar uma relativa variada em suas posições na ordem de leitura mas que na maioria das vezes pega posições medianas. O mangá, como já explicado muitas vezes, está longe de ter um nível de vendas elevado mas o nível é, pelo menos na visão editorial, razoável o bastante para ser mantido em função de sua boa recepção com o público leitor. 

Mais uma vez Dagashi Kashi pega uma posição relativamente baixa na ordem de leitura, ficando em décimo quarto lugar entre os mangás ranqueados. Dagashi ainda mantém resultados positivos para os padrões da Weekly Shonen Sunday, mas provavelmente com o surgimento de mais novatos de destaque e uma certa saturação na popularidade de Dagashi, foi natural que aos poucos esse gag mangá passasse a pegar posições mais baixas na ordem de leitura. A situação de Dagashi ainda é bastante tranquila e o mangá não corre risco algum de cancelamento.

Em décimo quinto lugar quem apareceu foi Zettai Karen Children, que desde a TOC #10 não tem aparecido no bottom ou entre as seis últimas posições da ordem de leitura. Essa leve subida de posições na ordem de leitura é curiosa, mas de todo modo Zettai apresenta um bom nível de vendas para os padrões da Weekly Shonen Sunday, então mesmo com o cansaço do autor (que faz pausas frequentemente) e com o desgaste do longo tempo de publicação, o mangá ainda apresenta um bom nível de bem rendimento.

Página Colorida de Abertura: Hatsukoi Zombie


Já no décima sexta colocação ficou Aozakura - Bouei Daigakkou Monogatari. Foi a posição mais baixa que Aozakura já ficou na ordem de leitura desde a época de seu lançamento. O mangá não apresenta vendas muito altas, inclusive é um dos mangás que menos vende por enquanto de todo o plantel da Shonen Sunday. Porém os editores ainda apoiam a obra e acreditam que as vendas podem aumentar, ainda que relativamente. Aozakura receberá a página colorida de abertura da próxima edição, com certeza pegando uma posição alta na ordem de leitura. Pelo menos a médio prazo o mangá conseguirá se manter.

Decepcionando bastante quem estava empolgado com a obra, Ryoko ficou na décima sétima posição, na porta do bottom. A obra não teve boas vendas no lançamento de seu primeiro volume e sua recepção inicial, que começou muito boa, parece estar decaindo cada vez mais. Esses fatores tornam mais complicadas as chances de Ryoko conseguir se estabilizar na revista, pelo menos por um prazo muito longo. Uma pena, pois a obra parecia muito promissora. Bem, teoricamente falando ainda há chances da situação se reverter, mas não estou muito otimista.

Quem abre o bottom dessa edição, na décima oitava colocação (até rimou!) é Joujuu Joujuu Senjin!! Mushibugyo, que atualmente pode até não estar em sua melhor fase mas ao menos consegue se manter numa situação estável o bastante para que o autor encerre a obra da melhor forma que desejar, no tempo em que achar melhor. Porém, é bem possível que o mangá seja finalizado em breve, pois mesmo com apoio dos editores, Mushibugyo está no limbo do esquecimento e não tem mais um bom apelo comercial como tinha antes e durante a época do anime. Um dado interessante é que o mangá está a doze capítulos de alcançar a marca de 300 capítulos publicados, feito importante e difícil de ser alcançado por muitos mangás.

No décimo nono lugar aparece Keijo!!!!!!!!, mais uma vez no bottom. O mangá realmente não conseguiu se expandir muito comercialmente mesmo após a adaptação em anime, o que faz com que a obra passe a ficar no limbo do esquecimento até seu término. Aliás, apesar de ter um nível de vendas superior ao de obras como Aozakura, Hatsukoi Zombie e Tenshi no Akuto!!, não vejo Keijo!!!!!!!! durando por um prazo demasiado longo no plantel. Em pelo menos dois anos é possível que a obra tenha sido encerrado ou, no mínimo, esteja em reta final.

No vigésimo lugar outro novato decepcionando: Dameterasu-sama。. O mangá está começando a aparecer com frequência em posições baixas na ordem de leitura, o que começa a se mostrar um sinal de que o mangá pode não ter vida longa na revista. Considerando que Ryoko também parece que não vai chegar ao sucesso e que Oni wo Tadorite já é um fracasso, mais o fim de Denpa Kyoushi... bem, vamos ter vagas o suficiente para novas estreias em breve, pelo menos quatro considerando esses dados. Agora se essas quatro novas estreias serão numa leva só aí já é difícil de supor por ora, embora não seja uma probabilidade tão remota, vide que em 2016 tivemos uma leva de quatro mangás, com Maou-jou, Komi-san, Aozakura e Oni wo Tadorite.

Na vigésima primeira, ou seja, penúltima posição está Denpa Kyoushi, e eis que somos surpreendidos com uma notícia, digamos, triste sobre o mangá otaku ruivo: ele supostamente será encerrado já na próxima edição, provavelmente sem direito a ao menos uma página colorida e que seria encerrado no 26º volume, que será lançado em abril. A parte de ser finalizado no 26º volume pode até ser verdade (essa informação não foi desmentida)... Mas Denpa não será finalizado na próxima edição. É bem verdade que Denpa está em sua reta final e deve acabar ainda em 2017. Mas não será na 14ª edição.

Na vigésima segunda (leia-se "última") colocação está Oni wo Tadorite Ikuseisou, que vai sobrevivendo por enquanto mas dificilmente se manterá por um período muito longo. É bem provável que com o fim de Denpa Kyoushi e a proximidade do fim de outros mangás do plantel, como Magi e Hayate no Gotoku!, os editores já tenham planejado os próximos novatos a serem lançados na revista. Com as péssimas vendas de Oni wo Tadorite, dificilmente a obra será mantida. Aliás, aposto que em menos de três edições finalmente esse mangá será encerrado.


SITUAÇÕES DOS MANGÁS

Grande Pilar: Detective Conan
Pilares: Gin no Saji (**)(****), Magi ~ The Labyrinth of Magic (*), Major 2nd.
Muito Seguros: Be Blues! - Ao ni Nare, Dagashi Kashi, Souboutei Kowasu Beshi
Seguros e Estáveis: Ad Astra Per Aspera (***)(****) , Amano Megumi wa Suki Darake!, Arata Kangatari (****), Aozakura - Bouei Daigakkou Monogatari, Birdmen (***), Hatsukoi Zombie, Hayate no Gotoku! (*), Hiiragi-sama wa Jibun o Sagashite Iru。, Joujuu Senjin!! Mushibugyo (**), Keijo!!!!!!!!, Komi-san wa、Komyushou Desu。, Kyoukai no Rinne, Maou-jou de Oyasumi, Saike Mata Shite mo (**), Tenshi no Akuto!!, Tokiwa Kitareri!!, Zettai Karen Children.
Aparentemente Seguro: Sunday Hikagaku Kenkyujou
Em Busca de Estabilização: Maiko-san chi no Makanai-san
Em Risco de Cancelamento:  Dameterasu-sama。, Oni wo Tadorite Ikuseisou, Ryoko
Em Reta Final: Denpa Kyoushi


LEGENDA
(*) Devem ser encerrados em 2017.
(**) Podem ser encerrados em 2017.
(***) Mangá publicado mensalmente.
(****) Mangá em hiato


Bem, caros leitores, assim se encerra a análise da TOC #13 da Weekly Shonen Sunday.
Novamente deixo meus agradecimentos aos leitores que constantemente nos brindam com informações, opiniões e novidades sobre os mangás nos comentários.
Até a próxima!


Nenhum comentário:

Postar um comentário

onload='emoticon()'