sexta-feira, 3 de março de 2017

Análise: TOC Weekly Shonen Jump #14 (Ano 2017).


A Idade da Pedra.

Escrito por: Leonardo Nicolin. 

Quando o céu se tornar vermelho, e todos se tornarem pedra, retornaremos ao passado, quando éramos homo-erectus. E como todos os seres humanos voltarão a sua origem, os editores também os editores retornarão a sua forma ancestral, no qual não sabiam nem ler e nem escrever: e isso explica completamente essa TOC dessa semana. O grupo editorial da revista não foi transformada em pedra, como acontece em Dr.Stone, mas se tornaram um bando de Neandertais ou Homo-eructus e começaram a jogar todos os papeis para cima, bater nos próprios peitos, gritar versos sem sentido. A única pessoa sã, desesperada recolheu os capítulos e lançou de qualquer modo no mercado, sem pensar na ordem. Vamos à TOC:

TOC Weekly Shonen Jump #14 (06/03/2017)
Dr. Stone (Capa, Página Colorida de Abertura, Nova Série de Riichirou Inagaki e Boichi)
01 - ONE PIECE c857
02 - Gintama c626
Harapeko no Marie (Página Colorida, Capítulo 02)
03 - Kimetsu no Yaiba c52
Samon-kun wa Summoner c71 (Página Colorida)
04 - Haikyuu!! c244
Poro no Ryuugaku-ki (Capítulo 03)
05 - Black Clover c100
06 - Saiki Kusuo no PSI-nan c234
07 - Yakusou no Neverland c29
Boku-tachi wa Benkyou ga Dekinai (Capítulo 05)
08 - Hinomaru Zumou c135
U19 (Capítulo 04)
09 - Spring Weapon No. 1 c19
10 - Yuragi-sou no Yuuna-san c53
Isobe Isobee Monogatari ~Ukiyo wa Tsurai yo~ c227 (Página Colorida)
11 - Shokugeki no Souma c204
Boku no Hero Academia (Ausente)
BORUTO (Ausente, Mensal)
World Trigger (Hiatos)
HUNTER X HUNTER (Hiatos)


Prévia da Edição #15:
Capa e Página Colorida de Abertura: ONE PIECE
Página Colorida: Hinomaru Zumou, Kimetsu no Yaiba, Dr. Stone, Gekkou no Arcadia (One Shot de Yagi Norihiro (Autor de Angel Densetsu e Claymore))

Prévia da Edição #16:
Capa e Página Colorida de Abertura: Robot x Laserbeam (Nova Série).


Começando pelos mangás não ranqueados, tivemos a estréia de Dr.Stone. a nova série de "Boichi" (todo mundo está ignorando o roteirista da série, que é Inagaki Riichiro). Ainda devemos ver como a série vai ser recepcionada pelo público japonês, que é o que realmente importa, mas pelo menos aqui no ocidental muitas pessoas gostaram da série. Hoje mesmo eu publiquei a análise do primeiro capítulo, por isso recomendo vocês darem uma olhada, para ver se acabam concordando com as minhas opiniões, e se tu discorda, sinta-se livre de comentar a sua. Caso tu ainda não tenha lido o primeiro capítulo da nova série de Dr.Stone, recomendo ir ao Central de Mangás dar uma lida, pois, mesmo tendo seus defeitos, na minha opinião, a dupla conseguiu entregar um primeiro capítulo muito interessante e diferente.

Também tivemos nessa edição páginas coloridas para duas séries que ganharão um novo volume no mês de março: Samon-kun wa Summoner e Isobe Isobee Monogatari ~Ukiyo wa Tsurai yo~, além da página colorida tradicional para o segundo capítulo das novas séries, nessa semana tivemos o segundo capítulo de Harapeko no Marie. Sobre a recepção de Poro no Ryuugaku-ki, sendo sincero eu não li muitos comentários dos japoneses, por isso na próxima semana eu irei comentar mais sobre as suas chances de sucesso, contudo, pelo pouco que li, devo dizer que a recepção acabou sendo bem morna, e mesmo tendo mais chances de sucesso que U19 (que simplesmente foi massacrado pelos leitores no seu segundo capítulo, e tem tudo para acabar sendo cancelado precocemente), tudo indica que não superou a recepção de Boku-tachi, que por enquanto, continua sendo a série mais bem aceita pelos leitores da revista. Contudo, eu também não diria que Boku-tachi é um sucesso garantido, pois não vejo mais ninguém exaltando a série, como vi no primeiro capítulo, parece que os comentários em relação ao mangá também se tornaram bem mornos - o que em si, não é uma ruim ou nem boa notícia, sendo que a série está no seu quarto capítulo (ainda está no quarto capítulo no Japão).

Em primeiro lugar tivemos ONE PIECE, que após ficar tanto tempo ao lado de Boku no Hero Academia, acabou contaminando-o com a doença das "ausências" - Boku no Hero Academia por motivos de saúde do autor não pode participar da revista essa semana, e provavelmente também não poderá participar na próxima semana, mas não parece ser nada de grave, talvez seja mesmo somente um forte gripe. Sobre a primeira colocação de ONE PIECE, a série quase levou uma rasteira de Gintama, mas mesmo assim conseguiu mostrar quem manda na revista, e ficou na posição mais alta possível na tabela. Para melhorar, os editores decidiram dar mais uma capa para a série na próxima edição, o motivo dessa capa é muito simples; a série se chama ONE PIECE, e coloca-lo como capa sempre atrai muito compradores. É muito simples pessoal, não tem motivo mais válido que o nome da marca para se colocar um mangá como capa. Atualmente temos somente duas séries com uma capacidade enorme de atrair leitores quando estão na "Cover" da revista; Haikyuu!! e ONE PIECE.

Em segundo lugar tivemos Gintama que deu um verdadeiro pulo do gato e surpreendeu todo mundo com essa incrível colocação - existia um tempo, não muito distante, que era muito comum vermos a série dando esses pulos do gato e em algumas semanas conquistando inclusive a primeira colocação. Ainda espero ver o mangá retornando ao primeiro lugar antes do seu encerramento, mas acredito que isso seja bem complicado, pois os editores realmente não se importa em colocar uma série em primeiro lugar só para "chocar" o público - por um motivo muito simples, o público japonês que realmente se importa com a TOC (deste modo, a segue constantemente e procura interpreta-la), considera a primeira colocação o mangá que ganhou a página colorida de abertura, por isso exatamente o primeiro mangá em ordem de leitura. Acredite a maioria das pessoas que leem a revista tendem a não se importar em ficar analisando a TOC, muitos nem chegam a votar, já que consideram de certo modo gastos inúteis. Deste modo, podemos ver Gintama retornando em primeiro lugar? Sim, mas os editores acham bem mais importante simplesmente deixar a série ocasionalmente antes da segunda página colorida (por isso, entre os dois ou três primeiros colocados) ou entregar a série uma capa.

Em terceiro lugar tivemos uma outra grande surpresa, Kimetsu no Yaiba - o motivo dessa alta colocação deve ser o lançamento do seu mais novo volume, por isso os editores decidiram fazer com que a série ficasse entre os primeiros colocados e ao mesmo tempo, na próxima semana darão uma página colorida para a série, para assim dar ainda mais destaque para o mangá. Como suas vendas estão aumentando, os editores precisam dar um destaque a série, mais do que qualquer outro mangá da revista nesse exato momento. É muito simples, a revista deve ter atualmente entre 1.5 à 1.8 milhões de leitores, a grande maioria lê somente alguns mangás, alguns deles somente ONE PIECE. O objetivo dos leitores é atrair esses leitores que por algum motivo não estão lendo Kimetsu no Yaiba - Esses leitores, podem se interessar pela página colorida, ler o capítulo, e deste modo comprar os volumes para colocar a série em dia, aumentando assim as vendas da série. Por isso, para mim a decisão é acertada; se a série tivesse se estabilizado em vendas, e a publicidade não estivesse resolvendo, como acontece com Hinomaru Zumou, eu seria contra uma propaganda excessiva, mas como as vendas ainda estão aumentando, mesmo que lentamente, sou completamente a favor da estratégia dos editores.

Em quarto lugar tivemos Haikyuu!!, que também lançará o seu novo volume nessa semana (teoricamente hoje), Os editores deram destaque para todas as séries que lançaram um volume nessa semana, TODAS, menos Shokugeki no Souma, que por incrível que pareça ficou na última colocação (tem a opção de ser um modo estranho de destacarem o mangá, já que teoricamente foi colocado após um mangá com página colorida, mas não acredito que deixar o mangá tão escondido, entre os últimos colocados, o ajude nas vendas do novo volume). Haikyuu!! chegou ao seu vigésimo quinto volume e parece estar muito estável na revista, não correndo nenhum risco de acabar sendo cancelado pelos próximos dois anos. Acredito que após a estréia de Robot x Lasebeam, o mangá que os editores devem dar alguma capa é justamente Haikyuu!!, por causa do seu aniversário e também por um motivo bem óbvio: os editores tendem a dar o destaque maior da série com quase a mesma frequência que dão para ONE PIECE, e pelo que tudo indica, esse ano devem manter a frequência, totalizando ao longo das #52 edições cerca de quatro capas para a série de vôlei. Talvez o grande sucesso de séries novatas podem diminuir para três capas, mas acredito que seja muito improvável, os editores devem retirar as possíveis capas reservadas à séries que vendem menos que ONE PIECE e Haikyuu!!.

Em quinto lugar tivemos Black Clover que chegou ao seu capítulo número 100, mas não receberá nenhum presente por parte dos editores, por enquanto. Talvez os editores estejam reservando tudo para quando a série completar o seu aniversário, que pelo andar da carruagem, será comemorado muito perto da estréia do anime. Para mim, poderiam dar uma página colorida para a série, já que a mesma está lançando o seu mais novo volume. sim a publicidade nessa altura do campeonato não deve aumentar quase nada as vendas da série, mas levando em conta que Black Clover tem um bom número de seguidores fieis, pode servir para lembrar esses seguidores de comprar o volume (lembrando que as vendas dos volumes de uma série é dividida entre dois públicos principais: aqueles que leem a Weekly Shonen Jump, mas compram os volumes para colecionar. E aqueles que não leem a revista, por isso compram para poder ler os capítulos da série. Tem aquele pequeno público que compra simplesmente por achou legal a capa, aqueles que estão tentando colocar a série em dia, e outros grupos pequenos que resultam em quantidade bem pequena nas vendas nos volumes apenas lançados). Mesmo, para mim, ser um erro não entregar uma página colorida para o mangá, não considero um erro grave, por isso não é motivo para crucificar os editores por isso.

Em sexto lugar tivemos nosso querido PSI Kusuo Saiki, que anunciou nessa semana a data para o lançamento do seu Live-Action (SERÁ FINALMENTE LANÇADO EM OUTUBRO!!!). Esse Live-Action foi anunciado à praticamente dois anos atrás, e quase não tivemos nenhuma notícia sobre o seu desenvolvimento; ano passado o autor da série inclusive comentou que achava que tinha sido cancelado, já que nem ele tinha notícias sobre o seu desenvolvimento, mas parece que após o sucesso da primeira temporada do anime, os produtores criaram coragem e finalmente começaram a gravação do filme, que para a nossa alegria, será lançado no cinema. Eu estou torcendo para que o filme consiga fazer jus ao humor da série, e entregue várias cenas hilárias, sem sentido e com muitas, mas muitas piadas engraçadas. O anime pode não ter aumentando as vendas do mangá, mas, se tudo der certo, podemos ver o Live-Action dando o boost que a série merece ganhar. Em sétimo lugar tivemos Yakusoku no Neverland, que essa semana ficou em uma colocação intermediária, mas nada que deva deixar os leitores preocupados, a série parece estar muito segura na revista.

Em oitavo lugar tivemos Hinomaru Zumou que é traduzido pela nossa companheira de longa data, a Kyodai Mangás (a melhor Scan da atualidade). Ainda estou curioso para saber se a série realmente será encerrada nas próximas semanas, mesmo que de certo modo eu esteja torcendo para que isso não aconteça; a possibilidade do mangá receber um anime ainda são bem baixas, mas seria interessante ver a obra recebendo tal regalia. É quase certo, caso o mangá seja adaptado para a televisão, o seu anime seja um fracasso de público, mas aquela pequena possibilidade que pode fazê-lo se tornar um sucesso seria ótimo tanto para a Weekly Shonen Jump quanto para o próprio Sumô que é um esporte tradicional japonês, que infelizmente, vem sendo esquecido pelos jovens. Para os novos seguidores da TOC, quando Hinomaru Zumou foi lançado, os editores realmente colocavam uma grande fé na série. A maioria das pessoas do ocidente inclusive esperavam vendas gigantescas no seu primeiro volume, e todos nós ficamos perplexos ao perceber que o mangá vendeu menos de 30 mil cópias na primeira semana (na época, eu ainda acreditava que a TOC era resultado da votação, por isso foi ainda mais inexplicável a sua posição). Criamos muitas teorias, mas após vários meses, vendo tantos mangás na mesma situação de Hinomaru Zumou, conseguimos entender que os editores começaram a dar suporte a essas séries que agradam os leitores, mas não atraem compradores (que no caso devem integrar um daqueles dois grupos citados anteriormente nessa análise). Eu ainda espero que Hinomaru Zumou se torne um sucesso, mas as possibilidades são quase zero. Racionalmente, o melhor é tanto o autor quanto a revista tentarem começar uma nova empreitada.

Em nono lugar tivemos Spring Weapon Number One que vai sambando na cara das inimigas, enquanto consegue sobreviver por mais algumas semanas na revista. Sejamos sinceros, ninguém esperava por sua sobrevivência, aliás, ninguém consegue entender o motivo pelo qual os editores decidiram salvar o mangá, talvez nem mesmo o editor. Os motivos pelo qual os editores decidiram salvar a série podem ser vários, mas acredito que mesmo para nós a situação parecer inexplicável, os editores devem ter suas razões para a série continuar na revista - Nós somos simples seguidores, não temos os dados sobre a série que o grupo editorial tem. De qualquer modo a possibilidade do mangá conseguir superar a marca de cinco volumes é muito baixa, já que na próxima leva os editores devem cancela-lo. Em décimo lugar tivemos Yuragi-Sou no Yuuna-San que continua sendo classificado em posições bem ruins, mas podemos dizer que é previsível essa ação dos editores, já que tendem a não dar muito destaque para obras do gênero, pois causam muita polêmica (inclusive os editores estão SE NEGANDO entregar a capa de aniversário da série). Não pensem que Yuragi-Sou no Yuuna-San corra risco de acabar sendo cancelado, as chances são realmente bem baixas, eu diria quase zero, mas também não pensem que os editores começarão a ranquear a série na posição que merece, somente em algumas semanas lhe entregarão uma posição alta, mas na maioria das semanas, veremos Yuragi-Sou no Yuuna-San entre os últimos colocados.

Falando em últimos colocados, tivemos na última colocação Shokugeki no Souma, que por causa da página colorida de Isobe Isobee Monogatari, a série de culinária ficou responsável pela "conclusão" da edição. Olha, já vimos muitos mangás passarem pela mesma situação de Souma (Toriko, Bleach, Beelzebub, Katekyou Hitman Reborn, e muitos outros), contudo, devo assumir que nenhum desses tinha uma situação tão instável como Shokugeki no Souma - o que quero dizer com uma situação "instável", em termos de vendas, a série parece estar em uma situação bem mais estável que séries como Toriko e Beelzebub, que quando os editores decidiram começar a classificar a série nas últimas colocações, as suas vendas já estavam em um declínio realmente absurdo e assustador, principalmente Toriko. A instabilidade que comento sobre Souma, é justamente aquela causada pelos editores: Tudo bem que atualmente a série já começa a receber muito menos publicidade, e cada vez mais vai se estabilizando nas últimas colocações, mas algumas ações dos editores vão totalmente contra as ações de rebaixar a série; dão páginas coloridas comemorativas, fazem o mangá ficar em posições boas por uma sequência de semanas (ao invés de ser por somente uma semana). Talvez isto esteja acontecendo, pois enquanto as quatro séries citadas anteriormente demoraram muito MESES na zona intermediária, antes de começarem a ser classificadas nas últimas, Shokugeki no Souma simplesmente deu um grandíssimo pulo entre o topo da revista para o "bottom", o seu rebaixamento foi muito repentino. De qualquer modo a série não parece estar correndo risco de cancelamento, mesmo que, como comentei nas semanas anteriores, em longo prazo, a sua situação não esteja nem um pouco boa. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

onload='emoticon()'