quarta-feira, 4 de junho de 2014

Análise: TOC Weekly Shonen Jump #28 (Ano 2014).


A dominação mundial de World Trigger

Com este TOC vou percebendo como a Jump atual é diversificadas e talvez, nenhum destes mangás merecessem ser cancelados - Mas tradição é tradição, e pelo menos dois terão, infelizmente, suas cabeças cortadas.

TOC Issue 28 (09/06)
World Trigger (Cover/Lead Color)
01 - Ansatsu Kyoushitsu
02 - Kuroko no Basket
Naruto (Color Page)
03 - Shokugeki no Soma
Hinomaru Zumou
Shikigami Twilight Days (One-Shot, Author of Psyren)
04 - PSI Kusuo Saiki
05 - Haikyuu!!
06 - Toriko
07 - Illegal Rare
Nisekoi (Color Page)
08 - Isobe Isobee Monogatari
09 - Gintama
Kochikame
10 - Hunter x Hunter
11 - Soul Catcher(S)
12 - Bleach
13 - Stealth Symphony
14 - iShoujo

#Issue 29
Cover/Lead Color - PSI Kusuo Saiki
Color Page - Soul Catcher(S), Kuroko no Basket, Okazaki Shinji History ~Isshou Diving Head!!~ (Oneshot, Murase Katsutoshi/Andou Takahito)


World Trigger, Color Page (Ranking de Popularidade).

Como sempre, primeiramente falarei dos mangás não ranqueados: Tivemos uma capa para World Trigger, é o projeto da Jump para aumentar o hype sobre o anime - Tudo é válido para fazer WT ser um sucesso, até fazer o editor sair correndo pelado no meio de Tókio, gritando "É o ataque dos Neighboors".

Outros dois mangás tiveram páginas coloridas, Naruto - Ao meu ver o mangá merece mais capas, porém como a Jump esta focada, corretamente, na nova geração, ela dá mais covers para: Nisekoi, Haikyuu, Souma e World Trigger. O outro mangá é o NEXT GENERATION, Nisekoi... Sinceramente não suporto mais páginas coloridas ao mangá, mas dá para entender que a Jump quer manter as vendas do mangá de comédia acima de 300 mil cópias, assim esta fazendo uma continua publicidade.

E para encerrar o comentário dos mangás não ranqueados temos, Hinomaru Zumou... Acho bem interessante o fato da produção esta dando boas posições aos mangá, isto prova que eles querem fazer Zumou um sucesso e não só uma almofada. Pelo que venho lendo dos fórums japoneses e enquetes, a aceitação do mangá foi boa, mas não sei se foi o suficiente para ter ganho votos!

Agora vamos ao ranqueados, em primeiro tivemos Ansatsu Kyoushitsu, o mangá continua soberano na revista - Com a ausência de One Piece se tornou ainda mais fácil para ele conquistar as primeiras posições... Fico feliz em ver o sucesso do mangá e espero que tenha o anuncio do anime em breve. Só acho estranho AK esta recebendo tão poucas páginas coloridas, é claro que o mangá já é um sucesso consumado, mas a Jump deve continuar mantendo uma minima publicidade sobre ele.

Em segundo temos Kuroko no Basket, eu sinceramente não estou gostando do jogo e pelo que vejo a maioria do público ocidental também não - Mas os japoneses são pirados por um bom protagonismo, vide as vendas de Fairy Tail. Deste modo, pelo que percebo pelos TOCs, o jogo esta sendo muito bem aceito e se continuar assim a abertura do "segundo portão" poderá lhe dar até o primeiro lugar (Retiro aquele meu elogio aos fãs japoneses de Kuroko, dizendo que eles eram coerentes e não votavam no mangá quando os capítulos eram ruins).

Shokugeki no Souma, subiu três posições e agora ficou em terceiro - Levando em conta o arco atual, que é a competição épica culinária, achei a posição relativamente ruim se levarmos em consideração a qualidade do capítulo (Merecia o segundo lugar ou até mesmo o primeiro). Porém, se levarmos em conta tudo em geral (Seu público, os demais mangás ranqueados e etc) logo perceberemos que Souma pegou uma ótima posição. Espero vê-lo de volta em primeiro lugar na próxima semana.

Em quarto temos a comédia PSI Kusuo Saiki que vai ganhar, merecidamente capa na próxima semana - Se não me engano sua cover é em comemoração ao aniversário de 2 anos do mangá. Sua posição foi ótima, o autor de PSI é MUITO competente, e tem capacidade de trazer bons capítulos constantemente por mais outros vários anos... Não esperem PSI sendo cancelado tão cedo (Ao menos que surja neste tempo um mangá HUGE mangá de comédia, alá Gintama que roube tanto os votos de PSI quanto os de Isobe).

Em quinto temos Haikyuu!!, este é o seu primeiro ranking após anime: O anime estreou dia 07 de Abril, e esta issue foi lançada no dia 13 de Abril (A Shonen Jump é lançada toda segunda, mas vaza anteriormente para nós na quarta-feira vários capítulos e o TOC. Mesmo que a Raw completa normalmente saia do Sábado ou Domingo). Isto comprova que de fato o anime deu um bom fruto a Haikyuu!!.

Porém, devo também dizer que o mangá a algumas semanas atrás já havia conquistando posições parecidas, não deixando tão surpreendente a sua colocação - Acredito que somente quando o episódio 04 ou 05 for ranqueado que podemos ver Haikyuu!! pegar um TOP 03. Será uma grande decepção, o anime não conseguir nem ficar nas três primeiras colocações após o anime.

Abrindo as posições intermediaras temos Toriko, sinceramente não consigo mais ver o mangá conquistando vários primeiros lugares em um ano, a publicidade da Jump sobre ele diminuiu bastante e o público japonês aos poucos vai esquecendo da existência do mangá - Quem sabe, quando o anime voltar (Tinha boa audiência, principalmente por vim logo após de One Piece, deve retornar) o mangá volte a não ter um minimo destaque.

Nisekoi Color Page.

Em sétimo temos uma grande surpresa, Illegal Rare consegue dar uma boa subida... Olha, não fico tão esperançoso que o mangá faça um grande sucesso, ao meu ver será cancelado cedo ou tarde, mas dele mostrar que tem uma minima capacidade de sobrevivência, não ficando sempre nas últimas 4 posições. Também tenho que dizer que é bom ver um mangá dark conseguindo um destaque da revista, mas, acredito que se lançassem um de melhor qualidade, poderia aí sim termos um novo B-Shounen de sucesso.

Isobe conquista a oitava colocação, a posição não é boa levando em conta os últimos rankings do mangá, mas é natural, deve ter sido somente um episódio de comédia que não conquistou tanto assim os japinhas, provavelmente entre duas issues volta ao TOP 5. E fechando as posições intermediárias temos Gintama, conseguindo ficar novamente fora do bottom.

Abrindo o bottom 5 temos Hunter x Hunter - O mangá não é ranqueado por voto, podemos dizer que ele é comparável a Kochikame, mas irei sempre ranqueado por um simples motivos: Diferente de Kochikame, quando os editores acham que HxH tem um capítulo chocante e que de fato merece atenção, irão joga-lo no TOP 5. Caso eles acreditem que o capítulo não merece tanto destaque, o deixarão lá no fundinho, pois de qualquer modo os fãs irão ler.

Em décimo primeiro temos Soul Catcher (S), o mangá conquistou uma posição ruim e perigosa. A melhora de Illegal Rare é MUITO perigosa para o mangá, pois caso sejam cancelados três mangás na próxima leva, a briga ficará entre Soul Catcher (S) e Illegal Rare... E o mangá "novato" tem a vantagem de ter um autor veterano e com boa convivência com os editores, assim SC pode terminar INJUSTAMENTE sendo cancelado. Mas também devo declarar que a página colorida para o mangá é uma boa notícia, significa que os editores mesmo preferindo IR, não querem que Soul Catcher (S) seja um fracasso, querem que ele seja um sucesso, assim estão começando a dar um bom destaque ao mangá (Nessa edição teve páginas extras e na próxima terá página colorida. A duas edições atrás teve página colorida)

Na décima segunda posição temos Bleach, na última vez que o mangá esteve fora do Bottom foi na edição número 12! No começo de Fevereiro, ainda havia Hachi, Koi no Cupid e Beelzebub sendo ranqueados na época. Deste lá já se passaram 16 TOCs e Bleach continua no Bottom, isso é uma situação vergonhosa para qualquer mangá, mas não podemos esquecer ele não será cancelado, pois tem ótimas vendas ainda.

Steatlh Symphony conquistou, bravamente a penúltima colocação, jogando iShoujo para o último lugar - Este dois mangás podem ficar trocando de posição quanto quiserem, de nenhum modo serão salvos... O cancelamento é praticamente certo para os dois. E sinceramente, para já está mais do que na hora de cancela-los, a revista está precisando de uma nova leva de verdade para dar uma mexida, está tudo tão sem graça.

A Jump esta atrasando a estreia desta nova leva por um simples motivo, por mais que Stealth Symphony e iShoujo estejam mal ranqueados, os editores se simpatizaram pelos dois mangá (iShoujo teve até app no celular por causa disso) e estou fazendo que os dois mangás tenham quanto mais capítulos possíveis... Mas no final serão cancelados. Atualmente são 20 séries publicadas na Jump, a revista tem capacidade de publicar 21 séries + One-Shot de 20 páginas (A prova é que publicam sempre One-Shot de 50 páginas, totalizando o equivalente a 22 séries)... Bem que a Weekly Shonen Jump poderia abrir mais um slot de série, assim termos mais mangás para ler não? Acredito que em algum momento os editores farão isso, são muitas séries boas que estão sendo cancelado por causa da revista MUITO fechada (Vide iShoujo)

Naruto Color Page.

Chances de Cancelamento:

99% - Stealh Symphony (Só não é 100% porque pode acontecer um milagre chamado Narita)
99% - iShoujo (Só é salvo se o App para celular ser baixado por uns 100 milhões de pessoas)
40% - Illegal Rare (Após essa boa posição diminui as chances de ser cancelado)
30% - Soul Catcher S (A melhor de desempenho de Illegal Rare representa um grande perigo ao mangá)
05% - World Trigger (Muita publicidade sobre o mangá, dificilmente é cancelado)
01% - Bleach (Vende muito bem)

Issue Passada, número 27, página colorida de Hinomaru Zumou.


PRÓXIMA ISSUE.

Na próxima issue teremos página colorida para Soul Catcher (S), é os editores tentando fazer que o mangá consiga mais votos. Também teremos página colorida para Kuroko no Basket... O mangá vem recebendo uma boa quantidade de página colorida por causa desse jogo ser super importante, os editores querem manter o hype.

Teremos um One-Shot de um escritor novato, mas desenhista já conhecido - Murase Katsutoshi já lançou dois FRACASSOS na Weekly Shonen Jump, todos os dois mangás de esporte. O primeiro é Dois Sol (Futebol) e o outro é K.O.SEN (Boxe). Também lançou a pouco tempo um mangá na Weekly Young Jump, de boxes de novo, chamado Mongrel, até começou bem, mas fracassou logo em seguida.

Desta vez vem só como desenhista, olhando o histórico do autor, tudo indica ser outro mangá de esporte, mas o nome do One-Shot me deixa em dúvida se é mesmo. De qualquer modo, a Jump esta colocando fé neste One-Shot pelo que tudo indica e tem grandes chances dele depois se serializado.

É isso aí pessoal e até a próxima semana. Lembrando que vou atualizando o post com as páginas coloridas. Fiquem com a prévia da próxima issue:


Nenhum comentário:

Postar um comentário

onload='emoticon()'