domingo, 9 de abril de 2017

Análise: TOC Weekly Shonen Sunday #19 (Ano 2017).


Um Estreante e Muitas Páginas Coloridas

escrito por Diego Felipe

Finalmente começou a estreia da nova leva de seis mangás da Weekly Shonen Sunday. Após algumas edições sem muito agito (e olha que falo de edições depois do anúncio dessa nova leva) enfim vamos começar a ter um pouco mais de agito. Porém, o que mais vou destacar nessa introdução é que tivemos SETE páginas coloridas. Surpreendente em se tratando da Sunday, que costuma ser econômica nesse quesito.


TOC Weekly Shonen Sunday #19 (2017):
Rikako Yagi (Capa)
Tenshou no Quadrable (Página Colorida de Abertura, Novo Mangá, 54 pg.) (capítulo 01)
01. Komi-san wa、Komyushou Desu。 (capítulos 69 e 70)
02. Aozakura - Bouei Daigakkou Monogatari (capítulo 41)
03. Dagashi Kashi (capítulo 137)
Maou-jou de Oyasumi (Página Colorida) (capítulo 48)
04. Magi ~ The Labyrinth of Magic (capítulo 344)
05. Amano Megumi wa Suki Darake! (capítulo 69)
06. Souboutei Kowasu Beshi (capítulo 49)
Yugami-kun ni wa Tomodachi ga Inai (Página Colorida, Mangá Mensal, 29 pg.) (capítulo 57)
07. Be Blues! - Ao ni Nare (capítulo 285)
08. Hayate no Gotoku! (capítulo 566)
09. Maiko-san chi no Makanai-san (capítulo 14)
10. Kyoukai no Rinne (capítulo 365)
11. Hiiragi-sama wa Jibun o Sagashite Iru。 (capítulo 53)
12. Zettai Karen Children (capítulo 475)
13. Hatsukoi Zombie (capítulo 72)
14. Tokiwa Kitareri!! (capítulo 112)
15. Tenshi to Akuto!! (capítulo 111)
16. Joujuu Senjin!! Mushibugyo (capítulo 294)
17. Saike Mata Shite mo (capítulo 76)
18. Keijo!!!!!!!! (capítulo 174)
Sunday Hikagaku Kenkyujo (Nunca é Ranqueado) (capítulo 48)
Dameterasu-sama。(Ausente) (pausado no capítulo 21)
Detective Conan (Ausente) (pausado no capítulo 991)
Major 2nd (Ausente até a TOC #20) (pausado no capítulo 90)
Arata Kangatari (Em hiato) (pausado no capítulo 232)
Gin no Saji (Em hiato) (pausado no capítulo 120)
Ryoko (Em hiato) (pausado no capítulo 22)

TOC Weekly Shonen Sunday #20 (2017):
- Capa: Detective Conan
- Páginas Coloridas de Abertura: Hoankan Evans no Uso 〜Dead or Love〜 , por Kuriyama Mizuki (Novo Mangá)
- Páginas Coloridas: Hayate no Gotoku! (Último Capítulo, 29 pg.), Joujuu Senjin!! Mushibugyo
- Ausente: Be Blues! - Ao ni Nare, Ryoko
- Em hiato: Arata Kangatari e Gin no Saji

TOC Weekly Shonen Sunday #20 (2017):
Novo Mangá: Hoankan Evans no Uso 〜Dead or Love〜 , por Kuriyama Mizuki (autor novato)
Fim: Hayate no Gotoku!

TOC Weekly Shonen Sunday #21 (2017):
Novo Mangá: Daiku no Hatou, por Kusaba Michiteru (autor de FantasistaFantasista Stella e Lost Man)

TOC Weekly Shonen Sunday #22/23 (2017):
Novo Mangá: Youkai Giga (Título Provisório), por Satsuki Satou (autor novato)

TOC Weekly Shonen Sunday #24 (2017):
Novo Mangá: Koi (Título Provisório), por Tamiki Wakaki (Autor de Kami nomi zo Shiru Sekai* e Nanoha Yougashiten no Ii Shigoto)
Também conhecido como The World God Only Knows.

TOC Weekly Shonen Sunday #25 (2017):
Novo Mangá: Inseki Shoujo - Meteorgirl, por Riichi Ishiyama (autor novato)

A capa da edição foi estampada pela jovem Rikako Yagi, de apenas 15 anos. Ela é atriz e modelo e ano passado integrou o elenco do drama televisivo "Toki o Kakeru Shojo" (A Garota que Conquistou o Tempo), inspirado em um livro de 1967 e que recebeu um bem-sucedido filme animado em 2006. Já as páginas coloridas de abertura foram para o novato Tenshou no Quadrable, obra de autor novato e que em seu primeiro capítulo recebeu 54 páginas.

O novato bem-sucedido Maou-jou de Oyasumi recebeu uma página colorida, ou seja, mais uma vez os editores deram destaque a Maou-jou, que está estabilizado e firme no plantel. Outro que também ganhou página colorida foi o mensal Yugami-kun ni wa Tomodachi ga Inai, que teve seu 57º capítulo publicado nessa edição. A obra tem sido publicada mensalmente nessa revista semanal, assim como Birdmen e, ano passado, Ad Astra Per Aspera (em hiato) e Imawa no Kuni no Alice (finalizado).

Página Colorida de Abertura: Tenshou no Quadrable

Dois pilares estiveram ausentes nessa edição: Detective Conan e Major 2nd. Ambos retornarão já na próxima edição. Conan, inclusive, ganhará a capa da edição para divulgação do lançamento de seu 21º filme animado nos cinemas. Major 2nd não ganhará nenhuma regalia mas provavelmente pegará mais uma posição alta na ordem de leitura. O novato Dameterasu-sama。também ficou ausente nessa edição, mas com previsão de retorno já na próxima TOC. Mas a situação será oposta à de Major 2nd: com o cancelamento iminente, o mangá, que só teve 21 capítulos lançados até agora, provavelmente pegará uma posição no bottom, talvez até fique em último entre os mangás ranqueados e acima apenas de Sunday Hikagaku Kenkyujo na ordem de leitura... Aliás, sobre Sunday Hikagaku, vale lembrar que esse mangá de comédia curta, que já é publicado há um ano, sempre fecha a revista e nunca é ranqueado.

E, como é de praxe, Arata Kangatari e Gin no Saji seguem em hiato e não tem previsão alguma de retorno. Na verdade... surpresa vai ser um retorno de algum deles, principalmente de Arata, que há mais de dois praticamente, não tem mais notícia alguma relacionada a obra. Quem também pode estar entrando em hiato é Ryoko, que esteve ausente nessa edição e, pelas informações prévias que recebi, também estará ausente nas edições #20 e #21. Não se sabe ainda o que pode ter acontecido com o autor, mas é bem provável que ele não demore tanto a voltar.

Se Arata e Gin no Saji não voltam nunca e se Ryoko também ficará pelo menos três edições sem ter capítulos lançados, tem um mangá queridinho do público que não só é publicado regularmente (raramente fica ausente) como muitas vezes tem dois capítulos lançados por edição. Sim, estou falando de Komi-san wa、Komyushou Desu。, que mais uma vez ficou em primeiro lugar entre os mangás ranqueados e numa posição muito alta na ordem de leitura. E não é só nas posições altas na ordem de leitura que o mangá se destaca: nas vendas Komi-san alcança um ótimo rendimento para os padrões da revista: o terceiro volume deve chegar a pelo menos 80 mil cópias vendidas. Com as vendas aumentando ao lançamento de cada volume o mangá da diva escolar com problemas de comunicação ganhou o coração dos leitores da Sunday e deve render bons louros à editora Shogakukan.

Página Colorida de Abertura: Tenshou no Quadrable

No segundo lugar está Aozakura - Bouei Daigakkou Monogatari, que muitos acreditavam (eu, inclusive) que seria a obra mais promissora ou com melhor rendimento de sua leva, que contava com Komi-san e Maou-jou. Os dois citados, no entanto, se mostraram mais rentáveis que Aozakura, mesmo a curto prazo. No entanto os editores demonstram que por enquanto apoiarão Aozakura, o que pode significar que a curto ou médio prazo a obra está nos planos da revista.

A terceira posição ficou para Dagashi Kashi, que ainda apresenta um bom rendimento para os padrões da revista, com vendas próximas a 200 mil cópias em média vendidas por volume. É bem verdade que Dagashi passou a receber menos foco dos editores com a estreia de vários novatos, mas o importante é que esse mangá de comédia curta continua seguro e sendo uma das obras mais rentáveis da revista atualmente (embora não tenha um rendimento tão alto se comparado ao que vende Detective Conan e Magi ~ The Labyrinth of Magic, por exemplo. Falando em Magi, o mangá ficou em quarto lugar. A obra está cada vez mais perto de seu fim, o que será um sinal ruim para a Shonen Sunday, que ainda não encontrou muitos novatos com um rendimento elevado o bastante para substituir Magi no nível de vendas ou diminuir o impacto de seu fim.

Em quinto lugar Amano Megumi wa Suki Darake! dá as caras, mantendo um rendimento médio de 50 mil cópias vendidas por volume, bom para os padrões da Weekly Shonen Sunday. A revista até deu uma maneirada no destauqe do mangá, reduzindo um pouco a quantidade de páginas coloridas recebidas ultimamente para focar em novatos em busca de mais rentabilidade. Isso, no entanto, não significa que Amano Megumi está para escanteio, apenas significa que a obra, por já ter uma boa quantidade boa de leitores e vendas de volumes (com nível já estabilizado, inclusive), já não vai expandir muito seu rendimento por ora ou enquanto não houver melhor exploração comercial a longo prazo.

Página Colorida de Abertura: Tenshou no Quadrable

Souboutei Kowasu Beshi ficou na sexta colocação e ainda está em alta na revista, com um rendimento bom e estável, acima das 100 mil cópias em média vendidas por volume. Já não é tão raro assim ver o mangá de Kazuhiro Fujita ganhar capas, muito menos páginas coloridas. Com isso, Souboutei segue em segurança. O sétimo lugar é de Be Blues! - Ao ni Nare, que está perto da marca de 300 capítulos publicados. Aparentemente as vendas de seus volumes parecem estar sofrendo uma pequena queda, algo que não prejudica a estabilidade do mangá de futebol a curto prazo mas que pode tornar ele menos rentável a longo prazo. O fato é que Be Blues! é um mangá que pode ser melhor explorado comercialmente, algo que acredito que embora leve um bom tempo a Shonen Sunday fará (ou deveria fazer).

Na oitava posição, em seu último ranqueamento possível, Hayate no Gotoku! não pega uma posição muito elevada mas consegue ficar no Top 10 dos mangás ranqueados. Corria o boato de que Hayate, assim como aconteceu com Denpa Kyoushi, não ganharia páginas coloridas na edição em que seu último capítulo seria publicado. Mas, pelo que consta a prévia, Hayate recebeu sim uma página colorida em seu último capítulo. Vale lembrar que Hayate foi um dos maiores sucessos recentes da Weekly Shonen Sunday e teve uma boa durabilidade. O autor Kenjiro Hata, no entanto, já parece estar pensando em seus próximos projetos, inclusive é provável que ele retome o mensal Ad Astra Per Aspera. Para todos os efeitos, fica o desejo ao autor para ser bem-sucedido em seus próximos projetos.

Entre dezembro e o fim de março Maiko-san chi no Makanai-san foi o único novato lançado nesse ano editorial de 2017. Agora chega uma leva com seis novatos, sendo que Tenshou no Quadrable estreou nessa edição. Se pararmos pra pensar, a grande maioria dos mangás do plantel atual da Weekly Shonen Sunday foram lançados depois de 2010, sinal claro de como a line-up da revista é de obras relativamente recentes. E com o fim do veterano Hayate (de 2004) a tendência é que o plantel fica ainda mais renovado. Quanto à Maiko-san, a obra ainda está em busca de estabilização. O mangá não está estável mas tem chances consideráveis de estabilização.

Página Colorida: Maou-jou de Oyasumi

Depois de ter ficado ausente por duas edições seguidas devido ao foco da Rumiko Takahashi na publicação do one-shot de duas partes Sennen no Mushin (comemoração à enorme quantidade de tiragens publicadas de suas obras), Kyoukai no Rinne está de volta fechando o Top 10 dos mangás ranqueados dessa TOC, de quebra bem na época da estreia da terceira temporada do anime. Enfim, por ora Rinne continua seguro na revista, com um bom rendimento através do anime e sem correr riscos de cancelamento.

Sem muito destaque mas com um bom rendimento, Hiiragi-sama wa Jibun o Sagashite Iru。, que ficou coma décima primeira posição, se encontra em situação bem estável na revista, com vendas boas para os padrões da line-up (média de pelo menos 50 mil cópias por volume). E gostaria de lembrar que os primeiros três capítulos do mangá foram traduzidos recentemente para a língua inglesa. Depois de ver Be Blues - Ao ni Nare sendo traduzido fico feliz em ver mais um projeto da Sunday sendo traduzido.

Em décimo segundo lugar está Zettai Karen Children. E aí vem uma notícia não muito agradável: Zettai entrará em hiato em breve. Recentemente o autor Takashi Shiina revelou, através de sua conta no Twitter, que após finalizar a primeira metade de seu arco final (iniciado em agosto de 2014) ele irá parar com a obra por tempo indeterminado, só a retomando mais tarde. O último capítulo antes do hiato será publicado na próxima edição (TOC #20).

Página Colorida: Maou-jou de Oyasumi

Na porta do bottom, na décima terceira colocação, quem apareceu foi Hatsukoi Zombie, que há tempos já se mostrou um autêntico mangá do meio de tabela: na maioria das vezes não fica nem no Top 10 e nem no bottom, mas sim entre eles. Zombie só chega a receber posições altas na ordem de leitura quando ganha páginas coloridas, o que ocorre com frequência. As vendas dos volumes não são espetaculares, são razoáveis. Mas suficientes para Zombie se manter em segurança por, pelo menos, mais um tempinho. O autor Ryo Minenami por enquanto demonstra ter liberdade para conduzir a obra como preferir.

E dessa vez não deu pra Tokiwa Kitareri!!: a obra, após algumas edições no meio de tabela e até mesmo no Top 10, voltou ao bottom, estando em décimo quarto nessa edição. Mas isso não é preocupante para a situação do mangá, ao menos não por enquanto. O nível de vendas de volumes de Tokiwa não é dos mais elevados mas é próximo ao que vende, por exemplo, Kyoukai no Rinne, que não vende muito mas vai conseguindo se manter por 8 anos de publicação.

Quem ficou com a décima quinta posição foi Tenshi no Akuto!!, que é mais uma obra da revista que não vende muito mas se mantém em uma situação estável e segura, ao menos por ora. Inclusive, pode-se dizer que é muito comum Tenshi no Akuto!! ter uma grande variação de posições, principalmente entre o Top 10 e o bottom. Ainda que não receba com alta frequência, de vez em quando Tenshi ganha páginas coloridas.

Página Colorida: Yugami-kun ni wa Tomodachi ga Inai

Na décima sexta colocação, Joujuu Senjin!! Mushibugyo é aquele tipo de mangá que não tem mais um rendimento elevado mas que ainda mantém apoio dos editores, a ponto de ganhar páginas coloridas de vez em quando. Inclusive, Mushibugyo vai ganhar página colorida na próxima edição. A obra pode não estar mais em seu melhor rendimento, mas o autor ainda poderá finalizar o mangá como melhor considerar.

E no décimo sétimo lugar ficou Saike Mata Shite mo, que para um mangá lançado regularmente apresenta um nível razoável de vendas (pelo menos 30 mil cópias em média vendidas por volume) e mantém um bom nível de aprovação da crítica e dos leitores. Com isso, os editores podem até não alçar o mangá a boas posições na ordem de leitura nos últimos tempos, mas o mais provável é que se a obra for finalizada em breve, será por vontade do autor Tsubasa Fukuchi, que mantém uma boa relação com o grupo editorial da Shogakukan.

A última posição entre os mangás ranqueados (décimo oitavo lugar) ficou para Keijo!!!!!!!!, que foi só entrar no limbo do esquecimento e já foi largado pra escanteio. A situação de Keijo!!!!!!!! não chega a ser preocupante, o mangá não será cancelado por ora. Mesmo assim dificilmente essa obra passará de 2018 (já não é pequena a probabilidade de ser encerrada ainda em 2017, aliás). Em suma, Keijo!!!!!!!! está em baixa... e assim deve ficar até seu encerramento. Fica a dúvida se ao menos terá mais sorte que Denpa Kyoushi e receberá uma página colorida no lançamento de seu último capítulo, bem lá na frente.

Página Colorida: Yugami-kun ni wa Tomodachi ga Inai


SITUAÇÕES DOS MANGÁS

Grande Pilar: Detective Conan
Pilares: Gin no Saji (**)(****), Magi ~ The Labyrinth of Magic (*), Major 2nd.
Muito Seguros: Dagashi Kashi, Souboutei Kowasu Beshi
Seguros e Estáveis: Ad Astra Per Aspera (***)(****) , Amano Megumi wa Suki Darake!, Arata Kangatari (****), Be Blues! - Ao ni Nare, Birdmen (***), Hatsukoi Zombie, Hiiragi-sama wa Jibun o Sagashite Iru。, Joujuu Senjin!! Mushibugyo (**), Keijo!!!!!!!!, Komi-san wa、Komyushou Desu。, Kyoukai no Rinne, Maou-jou de Oyasumi, Saike Mata Shite mo (**), Tenshi no Akuto!!, Tokiwa Kitareri!!, Zettai Karen Children.
Aparentemente Seguro: Aozakura - Bouei Daigakkou Monogatari, Ryoko, Sunday Hikagaku Kenkyujou
Em Busca de Estabilização: Maiko-san chi no Makanai-san, Tenshou no Quadrable
Em Risco de Cancelamento:  Dameterasu-sama。
Em Reta Final: Hayate no Gotoku

É, pessoal, e assim se encerra mais uma análise de uma edição da Weekly Shonen Sunday, no caso a edição #19. Até a próxima! E mais uma vez agradeço pelas informações, críticas, sugestões e opiniões trazidas nos comentários.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

onload='emoticon()'