sábado, 27 de maio de 2017

Análise: TOC Weekly Shonen Jump #26 (Ano 2017).


Afiando a Guilhotina.

Quebrando a tradição, pois os termos de sumô já usei todos, essa TOC não seguirá o ritmo de Hinomaru Zumou, além disso, acredito que esse seja o momento de entregar uma análise profunda e clara sobre a situação da revista, principalmente porque a nova leva ainda estar para chegar, e mesmo que os editores já tenham decidido quais mangás serão cancelados, nós, seguidores da revista, ainda não sabemos. Por isso, sem mais delongas, é hora da TOC: 

Weekly Shonen Jump #26 (29/05/2017)
Hinomaru Zumou c146 (Capa, Página Colorida, Aniversário de 3 anos)
01 - Boku no Hero Academia c139
02 - One Piece c867
Kimetsu no Yaiba c63 (Página Colorida)
03 - Robot×Laserbeam c10
04 - Yuragi-sou no Yuuna-san c64
Alice to Taiyou (Página Colorida, One Shot)
05 - Black Clover c111
Shokugeki no Souma c216 (Página Colorida)
06 - Yakusoku no Neverland c40
07 - Saiki Kusuo no Sainan c245
08 - Haikyuu!! c255
09 - Boku-tachi wa Benkyou ga Dekinai c16
10 - Gintama c636
11 - Dr. Stone c12
12 - Samon-kun wa Summoner c82
13 - Spring Weapon No. 1 c30
14 - Poro no Ryuugaku-ki c14
15 - Harapeko no Marie c13
16 - U19 c15
Isobe Isobee Monogatari ~Ukiyo wa Tsurai yo~ c238
Ausentes: Boruto: Naruto Next Generations c13 (Mensal), World Trigger c165 (Hiatos) e Hunter x Hunter c361 (Hiatos)


Prévia Edição #27
Capa e Página Colorida de Abertura: Black Clover
Página Coloirda: Boruto (Mensal), Boku-tachi wa Benkyou ga Dekinai, Dr. Stone


Começando pelos não ranqueados, nessa edição tivemos capa e página colorida de abertura para Hinomaru Zumou, que está comemorando 3 anos de vida, e infelizmente esse pode ser o seu último aniversário, depende se o autor estar realmente encerrando mangá (vamos ser sinceros, é quase certo que está terminando). O substituto da série deve ser Hunter x Hunter que está retornando a revista - e espero que dessa vez, reste ao menos por uns 25 capítulos. Também tivemos nessa edição páginas coloridas para Kimetsu no Yaiba, Shokugeki no Souma e para o One Shot "Alice no Taiyou", que parece ser bem interessante. 

Essa semana tivemos também a "quase" confirmação do retorno de Hunter x Hunter, marcado para o dia 26 de Junho. Piadas à parte, sabemos muito bem que o autor vem passando por grandes problemas de saúde e constantes internações. Inclusive, no espaço dos comentários dos autores, Togashi (o autor) relatou os momentos mais complicados do seu tratamento. Esperamos que dessa vez ele já tenha se recuperado, ao menos o suficiente para conseguir lançar irregularmente (com uma pausa de uma semana ao mês) a série, mesmo porque não é que falta muito para terminar o mangá. Um ano ou dois anos de lançamentos irregulares podemos ver Hunter x Hunter sendo encerrado naturalmente.

Em primeiro lugar tivemos Boku no Hero Academia que vem variando muito em audiência, mas por enquanto está em uma zona que nós dá esperanças reais de ver-lo sendo renovado para uma terceira temporada. Enquanto isso, o desenvolvimento do mangá continua muito interessante, o autor está priorizando o continuo desenvolvimento dos personagens secundários, ao mesmo que vai desenvolvimento o protagonista, evitando, de certo modo, o erro de "Naruto", que apresentou vários personagens secundários interessantes, mas a partir do Shippuden, colocou a grande maioria na geladeira. Sim, isso ainda pode acontecer com Hero, mas por enquanto, o autor não vem mostrando sinais que vai simplesmente esquecer os demais alunos da "Academia". 

Em segundo lugar tivemos ONE PIECE, que após estar ausente na semana passada, retornou nessa para dar "alegria" aos compradores da WSJ, aliás, o mangá se encontra em um momento interessante, apresentando o passado de um dos personagens mais fortes da franquia, e mesmo que muitos estavam esperando que a "pancadaria" chegasse logo, não podemos esquecer que não existe arco de ONE PIECE, sem um flashback, e mesmo não agradando muitos essa decisão, não podemos esquecer que a obra pode ser um dos principais motivos pelo qual a revista ainda vende muito bem (provavelmente a revista ainda vende cerca de 2.3 a 2.5 milhões de unidades, levando em conta a grandíssima popularização da mídia digital), mas com o retorno de Hunter x Hunter podemos dizer que os seguidores da revista terão um motivo a mais para comprar as edições, principalmente nas edições que não tiver One Piece. 

Em terceiro lugar tivemos Robot x Laserbeam que após uma colocação baixa na semana passada, deixando os leitores preocupados sobre o futuro da série, nessa semana conseguiu ficar em uma colocação altíssima. Ainda é cedo para tirarmos alguma conclusão sobre a popularidade da série, mas se nas próximas semanas ficar em colocações altas ou na zona intermediária, podemos dizer que a série teve uma boa recepção - e com o encerramento de Zumou, um novo mangá de esporte sempre é muito bem vindo -. Em quarto lugar tivemos Yuragi-Sou no Yuuna-San, que deu aquele famoso pulo do gato, e essa semana conseguiu ficar em uma colocação bem alta. Provavelmente os editores decidiram dar um pequeno destaque para a série, por causa da qualidade do capítulo, mas sejamos realistas, por causa do seu gênero, em no máximo duas semanas retornará as zonas intermediárias baixas.

Em quinto lugar tivemos Black Clover, que na próxima semana receberá mais uma página colorida, a segunda em menos de dez edições. Acredito que nessa capa teremos mais notícias sobre o anime da série, que parece que foi esquecido pelos editores e até mesmo pela própria Pierrot, estúdio responsável pela sua produção. E mesmo que não tenhamos uma notícia, a série estar recebendo uma outra capa em um espaço de tempo tão curto, é uma ótima notícia para os seguidores do mangá, que estavam preocupados com a ausência da série nas posições altas da TOC. Em sexto lugar tivemos Yakusoku no Neverland que essa semana ficou na zona intermediária, mas sejamos sinceros, isso não é realmente um grande problema, pois nas últimas edições a série só fez receber colocações altíssimas ou páginas coloridas. Uma sexta colocação após todos esses privilégios, é mais do que "natural". Os editores também precisam dar destaque a outras séries. 

Em sétimo lugar tivemos PSI Kusuo Saiki - a série recebeu uma capa e página colorida de abertura na semana passada. que talvez não seja a única do ano, pois se a sua segunda temporada estrear esse ano, podemos ver PSI ganhando uma outra capa, para alegria geral da nação. Essa semana o mangá ficou em uma zona intermediária, que para mim foi uma grande surpresa, pois se levarmos em consideração que semana passada a série recebeu o maior destaque possível, os editores poderiam compensar colocando a série entre os últimos, mas talvez, pelo número grande de mangás de comédias entre as últimas colocações, decidiram deixar a série na zona intermediária. Em oitavo lugar tivemos Haikyuu!!, que por mais que tenha ficado em uma colocação bem baixa para o seu padrão, em breve deve voltar as primeiras colocações. Talvez a série começa a receber o tratamento de Kuroko no Basket (pilar bem instável). 

Em nono lugar tivemos Boku-tachi wa Benkyou ga Dekinai, que próxima semana receberá página colorida. Ainda é cedo para dizermos quanto tempo a série irá conseguir sobreviver, pois, por mais que seja certo que a série não será cancelada na próxima leva, devemos ver quanto o seu primeiro volume venderá e como serão recepcionados os próximos capítulos, para assim, dizermos quanto segura a série se encontra. A única coisa certa, é que a série pelo menos foi mais bem recepcionada que Harapeko no Marie, U19 e Poro. Em décimo lugar tivemos Gintama que, como Hinomaru Zumou, está em seu último arco, e acredito que tenha possibilidades reais de ser encerrado na leva que deve estrear em setembro ou outubro. Ainda devemos ver como será o ritmo do mangá nos próximos 8 meses, mas podemos sim ver Gintama acabando naturalmente esse ano. 

Em décimo primeiro lugar tivemos Dr.Stone, que após uma sequência de semanas em uma ótima colocação, essa semana, mesmo tendo um capítulo relativamente importante, restou na parte inferior da zona intermediária, quase entrando entre os últimos cinco colocados. Acredito que Dr.Stone não esteja correndo risco de cancelamento, mas ainda está procurando se estabilizar. Somente, com o lançamento do primeiro volume, que acontecerá em Julho, poderemos saber a real situação da série (no sentido, saberemos se é um grande sucesso, um bom sucesso ou simplesmente um mangá com recepção mediana que tem apoio editorial). Em décimo segundo lugar tivemos Samon-Kun wa Summoner, que pode estar escapando do cancelamento, mas não deve sobreviver por muito tempo na revista, tem grandes chances de ser cancelado ainda esse ano.

Em décimo terceiro lugar tivemos Spring Weapon Number One, que após várias semanas recebendo posições altas, retornou, talvez, a zona que seja equivalente a sua popularidade. Isso não significa que a série será cancelada na próxima leva (mesmo que existe uma possibilidade disso acontecer), somente que os editores essa edição (e talvez também nas próximas) decidiram dar um grande destaque a outras obras, como por exemplo, Yuragi-Sou e Robot x Laserbeam. Em décimo quarto lugar tivemos Poro no Ryuuugaku-ki, que conseguiu ficar, pela primeira vez, a frente de Harapeko no Marie. Isso na verdade é mais uma péssima notícia para Marie, do que realmente uma boa notícia para Poro, que já deve ter sido avisado sobre o seu cancelamento (levando em conta que os autores são avisados quatro à oito semanas antes, assim tendo ao menos quatro semanas para encerrar o seu mangá de modo "satisfatório").

Em décimo quinto lugar tivemos Harapeko no Marie, que mesmo levando o nome de um autor famoso e de certo modo amado pelo público japonês, não conseguiu convencer, e está correndo um pequeno risco de acabar sendo cancelado na próxima leva, antes mesmo de ser lançado o seu primeiro volume (que deve chegar em julho, juntamente com o de Robot x Laserbeam e Dr.Stone, as outras duas séries dos autores veteranos). O fracasso de Harapeko no Marie é mais uma prova que "nome" não garante o sucesso. Em último lugar, tivemos U19, e com o aviso que o seu segundo e terceiro volume serão lançado simultaneamente, confirmou a todos nós que será cancelado (o que antes já era bem óbvio, já que o mangá sempre se encontrou na última colocação). Só falta terminarem de afiar a guilhotina para cortarem a cabeça de U19 e Poro. 

Ranking da Situação dos mangás (Em ordem de seguranças, do mais seguro ao menos seguro)
Pilares: ONE PIECE, Haikyuu!! e Boku no Hero Academia
Seguros em longo prazo (+1.5 anos)Hunter x Hunter (Hiato). Black Clover, Yakusoku no Neverland, Kimetsu no Yaiba Yuragi-Sou no Yuuna-San
Seguros em médio prazo (6 meses à 1.5 anos): Shokugeki no Souma, PSI Kusuo Saiki. Isobe Isobee Monogatari*, World Trigger (Hiato)
Em Estabilização: Dr.Stone, Robot x Laserbeam, Boku-tachi wa Benkyou ga Dekinai, 
Em Risco de Cancelamento (Pode ser cancelado nos próximos 6 meses): Spring Weapon Number One, Samon-Kun wa Summoner e Harapeko no Marie
Cancelados na próxima leva: Poro no Ryuugaku-ki e U19
Reta Final: Gintama e Hinomaru Zumou. 
*Isobe Isobee Monogatari, dependendo da visão, também pode estar em risco de cancelamento. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário

onload='emoticon()'