segunda-feira, 15 de maio de 2017

Análise: TOC Weekly Shonen Sunday #24 (Ano 2017).


Estreia Pomposa

escrito por Diego Felipe

Embora Tenshou no Quadrable e Hoankan Evans estejam ganhando muitas página coloridas nos primeiros capítulos, nenhum dos quatro novatos que estrearam anteriormente recebeu tanto privilégio e pompa quanto K・O・I - King of Idol. No entanto, a briga pela estabilidade dos novatos segue acirrada, ainda mais considerando que os editores pretendem mantê-los na parte de cima da ordem de leitura para continuar atraindo o público leitor. Bem, sem mais delongas, eis a Table of Contents da vez.

TOC Weekly Shonen Sunday #24 (2017):
K・O・I - King of Idol (Capa, Páginas Coloridas de Aberturas, Novo Mangá, 61 pg., por Tamiki Wakaki) (capítulo 01)
Magic Kaito (Capítulo Especial, Parte II)
Hoankan Evans no Uso 〜Dead or Love〜 (Pré-Rank) (capítulo 04)
01. Maiko-san chi no Makanai-san (capítulo 18)
Tenshou no Quadrable (Página Colorida, Pré-Rank) (capítulo 05)
02. Amano Megumi wa Suki Darake! (capítulo 73)
Hatsukoi Zombie (Página Colorida) (capítulo 76)
Daiku no Hatou (Pré-Rank) (capítulo 03)
03. Komi-san wa、Komyushou Desu。 (capítulo 75)
04. Dagashi Kashi (capítulo 141)
Be Blues! - Ao ni Nare (Página Colorida) (capítulo 288)
05. Magi ~ The Labyrinth of Magic (capítulo 348)
06. Major 2nd (capítulo 94)
07. Maou-jou de Oyasumi (capítulo 51)
08. Kyoukai no Rinne (capítulo 369)
09. Hiiragi-sama wa Jibun o Sagashite Iru。 (capítulo 57)
Yugami-kun ni wa Tomodachi ga Inai (Mangá Mensal) (capítulo 58)
10. Souboutei Kowasu Beshi (capítulo 53)
11. Aozakura - Bouei Daigakkou Monogatari (capítulo 45)
12. Tenshi to Akuto!! (capítulo 115)
13. Saike Mata Shite mo (capítulo 80)
14. Joujuu Senjin!! Mushibugyo (capítulo 298)
15. Tokiwa Kitareri!! (capítulo 116)
16. Dameterasu-sama。 (capítulo 25)
Youkai Giga (Não é Ranqueado) (capítulo 02)
Sunday Hikagaku Kenkyujo (Nunca é Ranqueado) (capítulo 52)
Detective Conan (Ausente) (pausado no capítulo 993)
Arata Kangatari (Em hiato) (pausado no capítulo 232)
Gin no Saji (Em hiato) (pausado no capítulo 120)
Ryoko (Em hiato) (pausado no capítulo 22)
Zettai Karen Children (Em hiato) (pausado no capítulo 476)

TOC Weekly Shonen Sunday #25 (2017):
- Capa: Manatsu Akimoto
- Página Colorida de Abertura: Inseki Shoujo -Meteorgirl- , por Ishiyama Riichi (Novo Mangá)
- Página Colorida: Hoankan Evans no Uso 〜Dead or Love〜
- Páginas Extras: K・O・I - King of Idol (34 pg.)

Página Colorida de Abertura: K・O・I - King of Idol

A grande estreia da edição foi K・O・I - King of Idol, de autoria de The World God Only Knows. O mangá estreou cheio de pompa: 61 páginas no primeiro capítulo, capa e várias páginas colorias de abertura. Fica o desejo para que consiga fazer sucesso e apresente um bom nível de vendas (pelo menos para os padrões da revista).

As demais páginas coloridas foram para: o novato Tenshou no Quadrable, que ainda está em seu quinto capítulo; a comédia romântica Hatsukoi Zombie, que vai conseguindo se manter seguramente; além do relativamente veterano mangá de futebol Be Blues! - Ao ni Nare, que está cada vez mais perto da marca de 300 capítulos publicados.

Também foi lançada nessa edição a segunda parte do capítulo especial de Magic Kaito, em comemoração ao alto nível de tiragens de obras publicadas por Gosho Aoyama.  Com a publicação desse capítulo especial, Detective Conan novamente ficou ausente nesta edição e não deve retornar na próxima edição, visto que teremos a terceira parte do capítulo especial de Magic Kaito.

Página Colorida de Abertura: K・O・I - King of Idol

Das obras publicadas regularmente que não ganharam página colorida, não estão sendo ranqueados nessa edição: os novatos Hoankan Evans no Uso 〜Dead or Love〜 (que está em seu quarto capítulo) e Daiku no Hatou (em seu terceiro capítulo), além de Yugami-kun ni wa Tomodachi ga Inai, que é publicado em um período mensal e já teve 58 capítulos lançados. É interessante observar, a propósito, que três dos quatro novatos com mais de dois capítulos lançados até aqui estão sendo colocados em posições elevadas na ordem de leitura.

Não dá para esquecer também de Youkai Giga, que ficou em penúltimo lugar na ordem de leitura logo em seu segundo capítulo. Pelo que se pode compreender é real a hipótese de que os editores estão apostando na obra como um mangá para encerrar a revista, junto a Sunday Hikagaku Kenkyujo, obra de comédia curta e traço simples (simplório?) que há mais de um ano fica em último lugar na ordem de leitura a cada nova edição. Se o caso for mesmo esse Youkai Giga, diferente dos demais novatos, não será ranqueado nem mesmo a partir de seu oitavo capítulo.

E o quarteto do hiato segue sem retornar à revista. Sim, estou falando de Arata Kangatari, Gin no Saji, Ryoko e Zettai Karen Children. Zettai, no entanto, já tem previsão de retorno: a obra deve retornar na época do verão japonês. Já os demais seguem sem previsão de retorno. O retorno de Ryoko, no entanto, é surpreendente, uma vez que trata-se de um novato que ainda não conseguiu estabelecer-se na line-up e que corre riscos de cancelamento. Arata Kangatari e Gin no Saji já estão em hiato há um bom tempo e seguem sem previsão de retorno.

Página Colorida de Abertura: K・O・I - King of Idol

Na primeira posição está Maiko-san chi no Makani-san, cujas vendas do primeiro volume pelo que se pode perceber não foram das mais impressioantes. Mas ainda assim, sem maiores dados apurados, não dá pra dizer se a obra está em risco de cancelamento ou está se estabilizando. O que facilita a vida de Maiko-san é que mesmo em revistas em melhor situação as obras curtas não costumam vender muito. Mesmo assim, só mais pra frente será possível ter melhor ciência se Maiko-san permancerá ou será cancelado.

Em segundo está Amano Megumi wa Suki Darake!, cuja média de vendas é de pelo menos 45 mil cópias por volume. Amano Megumi continua numa situação tranquila e é visto com potencial por parte dos editores, podendo até se expandir comercialmente caso ganhe um anime no futuro. Enfim, não chega a ser um mangá com um nível impressionante de vendas, mas também está longe de ser um elo fraco da revista, pois mantém uma boa recepção e atenção dos leitores.

Mais uma vez vemos Komi-san wa、Komyushou Desu。(terceiro lugar) pegar uma ótima posição na ordem de leitura (ficou entre os dez primeiros lugares). Os editores, pelo menos por ora, parecem bastante entusiasmados com o rendimento que Komi-san vem apresentando: são pelo menos 60 mil cópias em média vendidas por volume. A tendência é que esse desempenho se mantenha em crescente ou ao menos se estabilize. O importante é que a situação da obra é muito confortável e promissora.

Página Colorida de Abertura: K・O・I - King of Idol

Na quarta colocação está Dagashi Kashi, que ainda consegue apresentar um ótimo desempenho para os padrões da Weekly Shonen Sunday. O mangá mantém um bom nível de vendas e uma recepção favorável. No entanto, ultimamente o mangá passou a receber menor foco por parte dos editores, o que, no entanto, não prejudicou a situação da obra, pelo menos por enquanto. Em suma, a situação de Dagashi é uma das mais confortáveis da revista, embora o mangá já tenha se destacado mais em 2015 e no primeiro semestre de 2016.

Em quinto está o ainda pilar Magi ~ The Labyrinth of Magic, que como já foi explicado por diversas vezes anteriormente, será finalizado em pouco tempo, ainda esse ano. O fim de Magi significará um problemão para a revista, que após dois anos ainda não conseguiu encontrar novatos com um rendimento arrasador ou elevado além de Major 2nd.

Mas se Magi está perto de acabar, Major 2nd (sexto lugar) que já é praticamente um dos pilares atuais da revista, ainda não chegou à marca de cem capítulos publicados, embora esteja muito perto da façanha. A média de vendas é de pelo menos 250 mil cópias por volume. A continuação do clássico mangá de beisebol Major prossegue com força na revista e é uma das esperanças da revista para reduzir os impactos da crise, ainda mais com o fim de Magi.

Página Colorida: Tenshou no Quadrable

O sétimo lugar ficou para o mangá da princesa dorminhoca, ou seja, Maou-jou de Oyasumi. A obra continua a apresentar um rendimento satisfatório para os padrões da Weekly Shonen Sunday, no entanto é mais um exemplo de mangá cujo nível atual de vendas não ajudaria a garantir sua permanência em concorrentes como Shonen Jump e Shonen Magazine. Já para a Shonen Sunday o mangá está seguro e tem um apelo comercial relativo que pode ser expandido futuramente.

Quem já teve seu potencial comercial explorado e ainda apresenta resultados satisfatórios mesmo com oito anos de publicação é Kyoukai no Rinne, que ficou na oitava colocação. A obra da consagrada veterana Rumiko Takahashi está em uma situação bastante cômoda. As vendas dos volumes estão muito longe de ser altas, mas são estáveis e satisfatórias. O anime também apresenta uma audiência satisfatória, não a toa está em sua terceira temporada.

Na nona posição está Hiiragi-sama wa Jibun o Sagashite Iru。 , que embora não receba muito destaque por parte dos editores e não receba páginas coloridas, apresenta uma média satisfatória nas vendas de volumes (45 mil cópias por volume). Em outras palavras, Hiiragi-sama apresenta um rendimento bom para os padrões da revista (ênfase no "padrões da revista) mas mesmo assim está deixado para escanteio em comparação a outros novatos, que vem recebendo mais destaque, ou mesmo obras publicadas há mais tempo que apresentam melhor rendimento e/ou aprovação.

Página Colorida: Tenshou no Quadrable


Em décimo lugar, fechando o Top 10, está Souboutei Kowasu Beshi, que segue como um novato com um nível de rendimento alto e estável para os padrões da revista: vende em média 120 mil cópias por volume. A obra, que teve uma grande divulgação alguns meses antes da época de seu lançamento conseguiu cair nas graças do público e apresentar um bom nível de desempenho comercial e crítico, o que garante uma situação bastante confortável para Souboutei no plantel.

Aparecendo entre o Top 10 e o bottom, na décima primeira posição, está Aozakura - Bouei Daigakkou Monogatari. Bem, Aozakura até conseguiu alcançar certa estabilidade, mas comercialmente falando não se mostra um mangá de grande apelo ou capaz de gerar um elevado nível de rentabilidade. Por outro lado a recepção ainda é positiva por parte dos leitores e os editores parecem estar satisfeitos com o desempenho de Aozakura, que mantém-se em situação estável.

Quem abre o bottom desta vez é Tenshi no Akuto!!, na décima segunda colocação. Se há alguns meses Tenshi variava demais suas posições, nas edições mais recentes o mangá começou a aparecer em posições mais baixas na ordem de leitura e ultimamente tem recebido cada vez menos destaque por parte dos editores. A obra, pra deixar sua situação menos fácil, não apresenta um nível elevado de vendas. A situação de Tenshi por ora não chega a ser tão ameaçadora, mas também não é confortável.

Página Colorida: Hatsukoi Zombie

Isso já virou rotina: Saike Mata Shite mo mais uma vez aparece no bottom, na décima terceira colocação. O mangá de Tsubasa Fukuchi tem ficado nas últimas posições da ordem de leitura desde que retornou de sua última pausa longa. Aparentemente o autor ainda mantém uma boa relação com o grupo editorial, o que abre a possibilidade de que ele encerre a obra no momento em que considerar melhor. Por outro lado Saike não é um êxito comercial e dificilmente irá se manter por muito tempo, ainda mais considerando que Fukuchi nunca chegou a lançar obras muito longas. 

Em décimo quarto está Joujuu Senjin!! Mushibugyo, que não tem mais a força que demonstrava outrora e se encontra em uma situação de grande desgaste em aspectos comerciais: seus volumes estão vendendo pouco e não há expectativas para maiores expansões comerciais para o mangá, que já ganhou um anime e um jogo de RPG. Olhando pelo lado meio cheio, a obra ainda tem respaldo do grupo editorial, o que dá certa liberdade para o autor refletir como finalizará Mushibugyo. De quebra, Mushibugyo está muito perto de chegar à marca de trezentos capítulos lançados.

No décimo quinto lugar está Tokiwa Kitareri!!, que mesmo apresentando um nível de vendas satisfatório acaba por não ganhar muito destaque por parte dos editores. Raramente a obra ganha páginas coloridas e sua divulgação é muito efêmera. Se em 2015 e no início de 2016 Tokiwa recebia um pouco mais de destaque pelos editores, atualmente sua permanência é assegurada mas sem grandes expectativas por ora.

Na antepenúltima posição na ordem de leitura mas em último entre os mangás ranqueados (no décimo sexto lugar) está Dameterasu-sama。. A situação de Dameterasu-sama。não é nada confortável e o cancelamento da obra é iminente. Apesar da experiência do autor e de ter sido lançada a partir de um one-shot, o desenvolvimento de Dameterasu-sama não convenceu os leitores e o mangá está se mostrando um fracasso. Bem, só nos resta esperar para ver por quanto tempo a obra irá durar. Será que 37 capítulos como aconteceu com Oni wo Tadorite Ikuseisou? Só o tempo dirá.

Página Colorida: Be Blues! - Ao ni Nare


SITUAÇÕES DOS MANGÁS

Grande Pilar: Detective Conan
Pilares: Major 2nd.
Muito Seguros: Dagashi Kashi, Souboutei Kowasu Beshi
Seguros e Estáveis: Ad Astra Per Aspera (***)(****) , Amano Megumi wa Suki Darake!, Arata Kangatari (****), Aozakura - Bouei Daigakkou Monogatari, Be Blues! - Ao ni Nare, Birdmen (***), Hatsukoi Zombie, Hiiragi-sama wa Jibun o Sagashite Iru。, Joujuu Senjin!! Mushibugyo (**), Keijo!!!!!!!!, Komi-san wa、Komyushou Desu。, Kyoukai no Rinne, Maou-jou de Oyasumi, Tokiwa Kitareri!!, Zettai Karen Children (****).
Aparentemente Seguros: Saike Mata Shite mo (**), Sunday Hikagaku Kenkyujou, Tenshi no Akuto!!
Em Busca de Estabilização: Hoankan Evans no Uso 〜Dead or Love〜, Maiko-san chi no Makanai-san, Tenshou no Quadrable, Youkai Giga
Em Grande Risco de Cancelamento:  Dameterasu-sama。(*) , Ryoko (**) (****)
Em Reta Final: Gin no Saji (****), Magi ~ The Labyrinth of Magic (*)

LEGENDA
(*) Devem ser encerrados em 2017.
(**) Podem ser encerrados em 2017.
(***) Mangá publicado mensalmente.
(****) Mangá em hiato

Bem, pessoal, assim termina a análise da edição #24 da Weekly Shonen Sunday.
Até a próxima!


Nenhum comentário:

Postar um comentário

onload='emoticon()'