sábado, 13 de maio de 2017

Análise: TOC Weekly Shonen Jump #24 (Ano 2017).


Ave Marie. 

Os milagres começaram a acontecer no ano passado, e pouco a pouco a revista vai encontrar o seu caminho correto; o aniversário de Kimetsu no Yaiba, e as sequências de páginas coloridas para Yakusoku no Neverland comprovam isso. Outro milagre que atingiu unicamente os mangás, foi a sobrevivência de Samon-kun wa Summoner, após uma última colocação nos seus primeiros capítulos, e a sobrevivência de Spring. Agora, quem precisa de um milagre é Harapeko no Marie, será que o mangá tem chances de ser salvo? Bem, vamos analisar a TOC, e ver a situação de cada mangá.

TOC Weekly Shonen Jump #24 (15/05/2017)
Kimetsu no Yaiba c61 (Capa, Página Colorida de Abertura e Aniversário de 1 Ano)
01 - Haikyuu!! c253
02 - One Piece c865
Yakusoku no Neverland c38 (Página Colorida)
03 - Dr. Stone c10
Spring Weapon No. 1 c28 (Página Colorida)
04 - Boku no Hero Academia c137
05 - Hinomaru Zumou c144
06 - Black Clover c109
Robot×Laserbeam c08 (Página Colorida)
07 - Yuragi-sou no Yuuna-san c62
08 - Shokugeki no Souma c214
09 - Gintama c634
10 - Saiki Kusuo no Sainan c243
11 - Boku-tachi wa Benkyou ga Dekinai c14
12 - Samon-kun wa Summoner c80
13 - Harapeko no Marie c11
14 - Poro no Ryuugaku-ki c12
15 - U19 c13
Isobe Isobee Monogatari ~Ukiyo wa Tsurai yo~ c236
Ausentes: Boruto: Naruto Next Generations c13, World Trigger c165 (Hiatos) e Hunter x Hunter c361 (Hiatos)

Prévia da Próxima Edição #25:
Capa e Página Colorida de Abertura: PSI Kusuo Saiki
Página Colorida: Haikyuu!!, Yuragi-sou no Yuuna-san, Watashi no Cherry☆Boyfriend (One Shot de Tsukazawa Sanzoo)



Começando pelos mangás não ranqueados, tivemos capa e página colorida de abertura para Kimetsu no Yaiba, que comemorou seu aniversário de um ano (o que não faz sentido nenhum, pois sua última capa foi lançado, praticamente na data correta do seu aniversário). A série vem ganhando um grande apoio editorial e está se firmando cada vez mais na revista. Também tivemos nessa edição mais uma página colorida para Yakusoku no Neverland (que está virando a série preferida dos editores, e está melhorando suas vendas), Spring Weapon (que continua rindo dos "haters") e Robot x Laserbeam, que foi colocado em uma colocação relativamente baixa, o que pode significar algo não tão bom, mas ainda é cedo para tirarmos conclusões.

Como prometido, também comentarei um pouco sobre a situação de Isobe Isobee Monogatari, que nunca é classificado, por isso praticamente não comentamos sobre a série: Isobe está vendendo muito pouco, contudo, ao mesmo tempo teve sua segunda temporada confirmada, e contém realmente poucas páginas por edição. Por isso, o risco de cancelamento para a série existe, tem alguns fatores que mostram o contrário, mas o principal, que é as vendas, demonstra que a popularidade da série não parece tão alta quanto a dois ou três anos atrás, mas mesmo assim, não temos outros dados que podem nos levar a crer que a série será cancelada, justamente pelo fato que a série está sempre na última colocação, fechando a revista.

Chegando a TOC, em primeiro lugar tivemos uma grande surpresa: Haikyuu!!, que esporadicamente mostra também na TOC que é um dos pilares da revista (lembrando que na semana passada, a série teve uma colocação bem baixa para o seu habitual). Próxima semana o mangá também receberá uma página colorida, sem motivo aparente (mas sejamos sinceros, Haikyuu!! não precisa de motivos para receber capa ou página colorida, é um dos pilares). Por isso, é inegável que a série continua muito bem na revista, e seu "status" continua estável (e ótimo). Logo após, na segunda colocação tivemos ONE PIECE, que é outro mangá que também está a muitos anos com um "status" muito estável, e que para os próximos anos não se tem nenhuma previsão de que esse "status" mude, a série continuará o rei soberano da revista.

Em terceiro lugar tivemos uma grata surpresa, o décimo capítulo de Dr.Stone (que pelo que descobrimos da 2ch, deve ser referente a recepção da série nos oito primeiros capítulos). Os editores estão percebendo o potencial da série, e o público parece que realmente está gostando da narrativa da série e do público. Ainda é muito cedo para sabermos se a série será um grande sucesso de vendas; já vimos séries sendo muito bem classificadas nos primeiros capítulos, mas quando é o momento de mostrar a sua popularidade nas vendas, acaba estando um pouco abaixo do esperado. De qualquer modo é uma boa notícia essa colocação da série, e levando em conta os comentários na 2ch, parece que por enquanto, a série tenderá a se manter em boas colocações, não riscando de nenhum modo de acabar sendo cancelado na próxima leva (que deve chegar no começo de Junho, como eu havia previsto algumas semanas atrás).

Em quarto lugar tivemos Boku no Hero Academia, que novamente não conseguiu ficar entre os dez primeiros animes de melhor audiência no Japão, mas mesmo assim conseguiu se manter acima dos 3 pontos de audiência - acredito que enquanto se manter nessa "faixa" a chance da série ser "renovada", existirá, mesmo a audiência claramente sendo muito abaixo do esperado. A situação começará a se tornar "preta" se a série cair abaixo dos 3 pontos de audiência. Em quinto lugar tivemos Hinomaru Zumou, que pode nos entregar, dependendo do ritmo que o autor encerrará a série, uma leva de quatro novos mangás. O que estou dizendo? Caso os editores decidam cancelar Marie, Poro e U19, e ainda por cima, tivemos Hinomaru Zumou terminando, vamos ter quatro novas séries, o que deixaria novamente a revista bem embaralhada. Lembrando que a série ainda deve comemorar o seu aniversário de quatro anos, e por isso, receberá uma capa muito bem em breve, provavelmente entre a edição #26 e #28 (se as novas séries não estrearem nesse período).

Em sexto lugar tivemos Black Clover que podemos dizer que está escondido nas sombras, pois além de não termos quase nenhum notícia sobre o seu já anunciado anime, vem recebendo muito menos destaque que as novas séries, que sinceramente, precisam de muito destaque, por isso não é uma decisão errada por parte dos editores. Contudo, é estranho ver um mangá, no qual comentávamos sobre ser um novo pilar, sendo deixado de lado (temporariamente) pelos editores. De qualquer modo, como comentei nas semanas anteriores, Black Clover voltará a receber um grande destaque quando o seu anime estrear. Em sétimo lugar tivemos Yuragi-Sou no Yuuna-San, que receberá uma página colorida na próxima semana, que servirá para concluir esse arco, que por mais que pareça muito importante, durou relativamente pouco (a maioria dos leitores esperavam ao menos um volume inteiro sobre esse arco). Mesmo assim, tenho certeza que os leitores da obra vão gostar de ver mais uma página colorida com muitas tetas e bundas.

Em oitavo lugar tivemos Shokugeki no Souma, que se encontra em uma situação tranquila, mesmo que delicada. Como já comentei nas semanas passadas, as chances do mangá ganhar uma terceira temporada são bem baixas, mesmo que não sejam nulas, e suas vendas não tem previsão de aumento, muito pelo contrário. Por isso é mais do que óbvio que a série está com os meses contados na revista, só poderá se salvar com uma milagrosa estabilização em vendas, que vamos esperar que aconteça. Em nono lugar tivemos um pulo do gato de Gintama, que essa semana conseguiu ficar na zona intermediária da revista, mesmo que sejamos sinceros, isso não muda nada para a série, que está no seu último arco e já tem praticamente sua quinta temporada confirmada (devem estar só esperando o mangá ser encerrado para lançá-la).

Em décimo lugar tivemos PSI Kusuo Saiki que próxima semana receberá capa e página colorida do seu quinto aniversário. É incrível como a série está cinco anos na revista, e continua com vendas incrivelmente estáveis (e ainda por cima ganhará uma segunda temporada em breve). Ainda é cedo dizer quanto tempo ainda a série continuará sobreviver na revista, mas uma coisa é muito óbvia, o autor conseguiu conquistar o seu público, e mesmo após todos esses anos, consegue fazê-los rir, o que é uma habilidade que poucos autores conseguiram (a maioria tende a apresentar arcos mais voltados para a ação, para assim conseguir apresentar uma comédia mais "variável", já que não conseguem mais produzir capítulos casuais tão engraçados, estratégia utilizada por Samon-Kun wa Summoner para ganhar votos - algumas séries já desde o início apostavam na ação, por isso, como é o caso de Gintama, por isso não podemos dizer que é uma "camuflamento"), mas PSI Kusuo Saiki, está a cinco anos produzindo uma sequência de capítulos causais bem engraçados.

Em décimo primeiro lugar tivemos Boku-tachi que terá o seu primeiro volume lançado nesse mês de Junho, e por isso poderemos ver quais serão as chances de dar certo. Por enquanto suas posições demonstram que os editores estão meio inseguros em relação a série, e devem estar discutindo quase todos os dias sobre a possibilidade de cancelar o mangá, mas ainda não é nada decidido. O que decidirá o rumo da série são dois elementos: a venda do primeiro volume e a recepção dos capítulos atuais. Temos que torcer para os dois serem bons. Em décimo segundo lugar tivemos Samon-Kun wa Summoner que está cada vez mais caminhando para o cancelamento, e será quase impossível que consiga superar esse ano, e mesmo que não seja cancelado na próxima leva (o que pode acontecer, caso Hinomaru Zumou não termine), deve ser cancelado daqui a duas ou três levas no máximo. A série só ainda não foi cancelado justamente por terem outros mangás em situações piores.

E quando falo desses mangás, um deles é Harapeko no Marie, que infelizmente acabou sendo muito mal recepcionado, e corre o risco de ser cancelado justamente com U19 e Poro, que estão preste a alcançar os capítulos suficiente para caso sejam cancelado, não podemos considerar "cancelados precocemente". Como Harapeko no Marie é de um autor veterano e é uma comédia, ainda tem chances de acabar se recuperando, e acontecer uma "milagre", mas cada vez mais que a leva vai se aproximando, e a série fica entre os três últimos colocados, essas chances vão se aproximando a zero. É simples, Harapeko no Marie deve se recuperar de qualquer jeito nas próximas edições, se não os editores acabarão cancelando a série. E por fim, nas últimas duas colocações tivemos dois mangás de sempre: Poro e U19, que tem 99,99% chances de serem cancelados. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

onload='emoticon()'