sexta-feira, 9 de junho de 2017

Análise: TOC Weekly Shonen Sunday #28 (Ano 2017).


Agitação de Acordo com os Padrões


escrito por Diego Felipe

A Weekly Shonen Sunday é uma revista que, apesar de um passado cheio de obras marcantes e bem-sucedidas, atualmente não está mais tão bem-posicionada no mercado. Mas isso não quer dizer que falte agitação na revista. Nessa edição mesmo tivemos o primeiro ranqueamento de dois mangás, um novato já aparecendo no bottom, cancelamento de Tokiwa Kitareri!!... bem, sem mais delongas, vamos à Table of Contents (TOC) e à análise.

TOC Weekly Shonen Sunday #28 (2017):
Hikaru Takahashi (Capa)
Souboutei Kowasu Beshi (Páginas Coloridas de Abertura) (capítulo 57)
K・O・I - King of Idol (Pré-Rank) (capítulo 05)
01. Detective Conan (capítulo 995)
02. Hoankan Evans no Uso 〜Dead or Love〜 (capítulo 08)
Hatsukoi Zombie (Página Colorida) (capítulo 80)
Daiku no Hatou (Pré-Rank) (capítulo 07)
03. Dagashi Kashi (capítulo 145)
04. Magi ~ The Labyrinth of Magic (capítulo 352)
05. Major 2nd (capítulo 98)
Inseki Shoujo -Meteorgirl- (Pré-Rank) (capítulo 04)
06. Komi-san wa、Komyushou Desu。 (capítulo 80)
07. Tenshou no Quadrable (capítulo 09)
08. Amano Megumi wa Suki Darake (capítulo 77)
09. Maou-jou de Oyasumi (capítulo 55)
10. Kyoukai no Rinne (capítulo 373)
11. Aozakura - Bouei Daigakkou Monogatari (capítulo 48)
12. Tenshi to Akuto!! (capítulo 119)
13. Maiko-san chi no Makanai-san (capítulo 22)
Yugami-kun ni wa Tomodachi ga Inai (Mangá Mensal, 31 pg.) (capítulo 59)
14. Be Blues! ~ Ao ni Nare (capítulo 292)
15. Joujuu Senjin!! Mushibugyo (capítulo 302)
16. Tokiwa Kitareri!! (Fim) (capítulo 120)
Youkai Giga (Não é Ranqueado) (capítulo 06)
Sunday Hikagaku Kenkyujo (Nunca é Ranqueado) (capítulo 56)
Hiiragi-sama wa Jibun o Sagashite Iru。 (Ausente) (pausado no capítulo 60)
Arata Kangatari (Em hiato) (pausado no capítulo 232)
Gin no Saji (Em hiato) (pausado no capítulo 120)
Ryoko (Em hiato) (pausado no capítulo 22)
Saike Mata Shite Mo (Em hiato) (pausado no capítulo 82)
Zettai Karen Children (Em hiato) (pausado no capítulo 476)

TOC Weekly Shonen Sunday #29 (2017):
Capa: AKB48
Página Colorida de Abertura: Aozakura - Bouei Daigakkou Monogatari
One-shots: Hitotsubana (Capítulo Especial da Sunday Webry), Bocchi Hakase to Robot Shoujo no Zetsubouteki Utopia (Capítulo Especial da Sunday Webry)
Ausente: Be Blues! ~ Ao ni Nare
Em hiato: Arata Kangatari, Gin no Saji, Ryoko, Saike Mata Shite Mo, Zettai Karen Children

A capa da edição foi estampada pela gravure idol Hikaru Takahashi. Já as páginas coloridas de abertura foram para Souboutei Kowasu Beshi, que continua em alta na revista, com média de 120 mil cópias vendidas por volume e com um bom nível de recepção da revista. Souboutei ganha páginas coloridas com uma boa frequência (algumas delas páginas coloridas de abertura) e já ganhou algumas capas em algumas oportunidades (embora isso não aconteça com muita frequência). 

A outra página colorida ficou para Hatsukoi Zombie, que embora não apresente um nível de vendas elevado (na verdade o mangá vende pouco) apresenta resultados satisfatórios na visão dos editores e continua agradando uma boa quantidade de leitores. Não a toa, vira e mexe Hatsukoi Zombie recebe páginas coloridas. A obra, que segue em desenvolvimento, está em uma situação confortável na revista.

O novato Daiku no Hatou está em seu sétimo capítulo e passará a ser ranqueado na próxima edição, uma vez que (pelo menos segundo a prévia) não estará ausente e não receberá páginas coloridas. Já K・O・I - King of Idol (em seu quinto capítulo) e Inseki Shoujo -Meteorgirl-  (em seu quarto capítulo) levarão mais tempo para passarem a ser ranqueados. Vale lembrar que, caso algum novato receba página colorida na edição em que for lançado seu oitavo capítulo, ele passará a ser ranqueado a partir do nono capítulo. Como já informado no início da matéria, Tenshou no Quadrable e Hoankan Evans no Uso 〜Dead or Love〜 passaram a ser ranqueados a partir desta edição.

Em contrapartida o também novato Youkai Giga (em seu sexto capítulo) tem sido alçado à penúltima posição da ordem de leitura desde o lançamento de seu segundo capítulo, ficando sempre acima apenas de Sunday Hikagaku Kenkyujo, gag mangá curto que já é lançado na revista há mais de um ano e desde sua estreia fica sempre na última posição da ordem de leitura. Tanto Youkai Giga quanto Sunday Hikagaku Kenkyujo não são ranqueados. Ainda tivemos a publicação do 59º capítulo de Yugami-kun ni wa Tomodachi ga Inai, mangá lançado em período mensal.

E, como já é de praxe, a turma do hiato permanece em hiato. A turma do hiato é composta por Arata Kangatari, Gin no Saji, Ryoko (que se bobear nem volta mais), Saike Mata Shite Mo e Zettai Karen Children. Dos cinco mangás citados, só Saike e Zettai tem probabilidades altíssimas de retornarem ainda em 2017. Aliás, pelo que consta, Zettai estará ausente até o início do verão. Já Saike costuma passasr por pausas de duração média mas volta a ter capítulos lançados pouco tempo depois. Além da turma do hiato, também esteve ausente Hiiragi-sama wa Jibun o Sagashite Iru。 , mangá que é publicado há mais de um ano na revista e que, mesmo sem receber muito destaque, tem uma boa média de rendimento para os padrões da revista (média de 40 mil cópias vendidas por volume). Se não tivermos nenhuma surpresa Hiiragi-sama voltará a ser publicado na próxima edição.

Na edição anterior, Detective Conan ganhou a capa e ficou em primeiro lugar entre os mangás ranqueados e na terceira posição na ordem de leitura (abaixo K・O・I - King of Idol) após ter voltado de uma pausa de quatro edições (o autor Gosho Aoyama estava se dedicando ao lançamento dos capítulos especiais de Magic Kaito). Nessa edição se mantém em primeiro lugar entre os ranqueados e na terceira posição na ordem de leitura (inclusive, novamente abaixo de K・O・I - King of Idol)... de certa forma, só faltou a capa pra "coincidência" ser maior. Conan segue com a sua força de sempre, sendo o grande pilar da decadente Weekly Shonen Sunday. Seu vigésimo primeiro filme (Meitantei Conan - Kara Kurenai no Love Letter) já alcançou uma bilheteria de 6,5 bilhões de yen (equivalente a quase $60 milhões de dólares), um recorde para a franquia de filmes. E, pra encerrar, faltam só cinco capítulos para Conan chegar à marca do milésimo capítulo lançado.

Página Colorida de Abertura: Souboutei Kowasu Beshi

E enfim chegamos ao primeiro ranqueamento de Hoankan Evans no Uso 〜Dead or Love〜, que ficou na segunda colocação, uma posição altíssima para a obra mas que não serve de parâmetro para dizer se a obra conseguirá fazer sucesso ou se estabilizar. Vale observar que a Shonen Sunday tentará dar oportunidade e destaque para os seis novatos que estrearam (ou cinco, caso Youkai Giga não receba nenhum destaque). Mas pelo menos pode-se dizer que Hoankan Evans começou com o pé direito.

Se na edição anterior Dagashi Kashi estava no bottom e acima de apenas seis mangás na ordem de leitura (dois deles, vale destacar, eram Youkai Giga e Sunday Hikagaku Kenkyujou e outro era o mensal Birdmen), nesta edição Dagashi dá o pulo do gato e fica na terceira posição. Ultimamente tem sido comum ver este gag mangá aparecer em posições baixas de vez em quando, mas seu nível de vendas permanece muito bom (média de pelo menos 200 mil cópias por volume) e a recepção ainda é positiva. Provavelmente os editores estão preferindo dar mais destaque aos novatos, para tentar emplacar obras de maior rentabilidade. Mesmo assim a situação de Dagashi é tranquila.

A quarta colocação ficou para um pilar muito perto do fim: Magi ~ The Labyrinth of Magic. Provavelmente a obra terá seu encerramento mais para as proximidades do fim do ano, assim prolongando pelo menos um pouco mais a duração de uma das obras mais rentáveis da editora Shogakukan atualmente (e olha que o nível de vendas de volumes vem decaindo...). Com a despedida de Magi (e como já falado por várias vezes em análises anteriores) a situação da Shonen Sunday ficará mais complicada.

Pode-se dizer que com o fim de Magi a Sunday precisará urgentemente encontrar um mangá com rendimento elevado... isto é, mais um mangá com rendimento elevado, eu diria, já que desde 2015 a revista conta com Major 2nd, mangá de beisebol com vendas de 250 mil cópias por volume em média e que nessa edição ficou com a quinta colocação. A continuação de Major segue atraindo leitores e mostrando que tem um bom potencial comercial.

Em sexto lugar está o promissor gag mangá Komi-san wa、Komyushou Desu。 , que vende em média até 70 mil cópias em média por volume (isso em um período de até dois meses). Komi-san segue em alta na revista e com a proximidade do lançamento de seu quarto volume é bastante provável que o mangá ganhe página colorida entre as edições #30 e #33. A recepção ao mangá segue muito boa e o mangá tem chão pela frente, podendo até ganhar anime mais para frente se seu rendimento continuar assim.

Ranqueado pela primeira vez, Tenshou no Quadrable ficou com a sétima posição entre os ranqueados. Não foi uma posição tão elevada assim considerando que Quadrable ficou abaixo de onze mangás na ordem de leitura e acima de doze outras obras (incluindo Youkai Giga e Sunday Hikagaku). Como já explicado, esse primeiro ranqueamento não é parâmetro para saber se a estabilidade do mangá está assegurada ou ameaçada. Isto é, vai ser necessário esperar muito mais edições e considerar as vendas do primeiro volume de Quadrable (tal avaliação se adequa a qualquer um dos seis novatos da última leva).

Página Colorida de Abertura: Souboutei Kowasu Beshi

O oitavo lugar ficou com outra obra promissora e com chances reais de ganhar anime em um período posterior: Amano Megumi wa Suki Darake, que vem conseguindo um rendimento razoável. A obra até consegue aparecer de vez em quando em algumas semanas do Ranking Oricon e vende em média 40 mil cópias em média por volume em um período pouco superior a um mês. Não é um nível espetacular de rendimento, vale lembrar, mas os editores parecem ver Amano Megumi com bons olhos.

Já falamos aqui de Komi-san e Amano Megumi, que são obras que vendem acima da casa de 40 mil cópias por volume (Komi-san até ultrapassa a marca com mais facilidade)... nossa nona colocação da vez, Maou-jou de Oyasumi, é de mais um novato que apresenta rendimento de pelo menos 40 mil cópias por volume em pouco mais de um mês e que até aparece no Ranking Oricon eventualmente. Maou-jou tem chances relativas de se expandir com um anime mais pra frente (mas não se empolguem tanto com essas possibilidades, já aviso...) . Quanto a sua estabilidade, a princesa dorminhoca tem sua caminha assegurada na line-up. Pelo menos por ora ela não vai despertar fora do plantel.

Fechando o Top 10 da edição #28, o veterano Kyoukai no Rinne (décima colocação) segue na mesma: vendendo pouco seus volumes mas se mantendo por boa recepção dos leitores e pelo sucesso do anime, que rende uma boa audiência e já está em sua terceira temporada. A obra continua em uma situação segura na revista. É claro, com a estreia de novatos promissores (pros padrões da revista, claro) e o longo tempo de publicação e a estabilidade nas vendas, era natural que aos poucos os editores não dessem tanto destaque para Rinne quanto davam no passado, mas isso não reduz a rentabilidade da obra atualmente e também não quer dizer que os editores não estão satisfeitos com a obra.

Fora do Top 10, fora do bottom, na porta do bottom... essas são as observações a serem feitas sobre esta décima primeira posição de Aozakura - Bouei Daigakkou Monogatari, que embora não tenha um nível de vendas de volumes fenomenal conseguiu obter uma boa recepção e se estabilizar por ora. Não é garantido que Aozakura durará por um tempo muito longo, mas por enquanto a obra está em segurança e os editores estão satisfeitos. Inclusive, na próxima edição, Aozakura ganhará a(s) página(s) colorida(s) de abertura.

Abrindo o bottom na décima segunda colocação, pode-se dizer que Tenshi no Akuto!! vive uma situação relativamente delicada: a obra tem um bom tempo de publicação mas parece que os editores não estão tão confiantes com o desempenho comercial da obra (assim como não estavam com Keijo!!!!!!!!, o que não impediu que esta obra ganhasse anime). É melhor que Tenshi no Akuto!! não veja uma quantidade enorme de novatos se estabilizando na revista, porque se faltarem poucas obras para serem canceladas Tenshi pode virar uma opção, embora por ora o risco de cancelamento não seja grande.

Durante muito tempo Maiko-san chi no Makanai-san foi o único estreante da Sunday no ano editorial de 2017. A revista andava relativamente parada até a chegada a leva de seis mangás, que agitou a revista (internamente, é claro... Externamente, algumas revistas como a grande concorrente Weekly Shonen Jump e a Young Magazine já estavam lançando seis mangás). Após as vendas do primeiro volume Maiko-san aparece no bottom pela primeira vez. Ainda é cedo para dizer se o mangá está ameaçado ou não pois foi só uma aparição no bottom... vale lembrar que Hatsukoi Zombie, por exemplo. em seus primeiros ranqueamentos aparecia frequentemente abaixo do Top 10 e algumas vezes no bottom. Por outro lado Maiko-san não vendeu muito bem em seu primeiro volume e isso pode complicar sua situação.

Página Colorida: Hatsukoi Zombie

Bem, agora falemos de Be Blues! ~ Ao ni Nare... aí vão duas informações pouco agradáveis: a primeira, e até que óbvia, é que o mangá de futebol ficou com o décimo quarto lugar dos ranqueados. A segunda é que Be Blues! estará ausente na próxima edição. Mas o que importa é a estabilidade. E quanto a isso, Be Blues! está bastante seguro, com vendas próximas da casa de 100 mil cópias em média por volume. Inclusive, ainda continuo acreditando que a obra mereça uma adaptação em anime. E vale lembrar que o mangá ainda está perto da marca de 300 gols capítulos lançados.

A décima quinta e penúltima posição entre os mangás ranqueados ficou para Joujuu Senjin!! Mushibugyo. O mangá, que já tem mais de trezentos capítulos lançados, está desgastado no plantel e não deve permanecer por muito mais tempo. Mushibugyo já teve seu potencial comercial explorado e atualmente não pode render mais do que vem rendendo ultimamente. As vendas estão caindo aos poucos, o que acaba impactando na situação da obra. Apesar do apoio editorial durante boa parte de sua publicação, acredito que o tempo restante de Mushibugyo na revista não será longo.

E por último temos o cancelamento de Tokiwa Kitareri!!, décimo sexto lugar entre os ranqueados e acima apenas de Youkai Giga e Sunday Hikagaku na ordem de leitura. Infelizmente não foi dessa vez que Syun Matsuena emplacou um grande sucesso por um prazo longo. Isto é, o autor de Kenichi até conseguiu ver a obra se manter por dois anos e meio mas nesse meio tempo sua popularidade e as vendas de seus volumes, que começaram razoáveis, passaram a decair. O mangá havia estreado no fim de 2014 com certa pompa, após a publicação de três one-shots que derivariam o mangá: Kanata, Haruka e DEM III. Foi o primeiro novato a estrear no ano editorial de 2015. Apesar do cancelamento, acredito que se o autor Syun Matsuena desejar ele poderá lançar um novo mangá na revista tranquilamente.


SITUAÇÕES DOS MANGÁS

Grande Pilar: Detective Conan
Pilares: Major 2nd.
Muito Seguros: Dagashi Kashi, Souboutei Kowasu Beshi
Seguros e Estáveis: Ad Astra Per Aspera (***)(****) , Amano Megumi wa Suki Darake!, Arata Kangatari (****), Aozakura - Bouei Daigakkou Monogatari, Be Blues! - Ao ni Nare, Birdmen (***), Hatsukoi Zombie, Hiiragi-sama wa Jibun o Sagashite Iru。, Komi-san wa、Komyushou Desu。, Kyoukai no Rinne, Maou-jou de Oyasumi, Zettai Karen Children (****).
Aparentemente Seguros: Saike Mata Shite mo (**), Sunday Hikagaku Kenkyujou, Tenshi to Akuto!!
Em Busca de Estabilização: Hoankan Evans no Uso 〜Dead or Love〜, Tenshou no Quadrable, Youkai Giga
Em Risco de Cancelamento: Maiko-san chi no Makanai-san (**), Joujuu Senjin!! Mushibugyo (**)
Em Grande Risco de Cancelamento:  Ryoko (**) (****)
Em Reta Final: Gin no Saji (****), Magi ~ The Labyrinth of Magic (*)
Cancelado: Dameterasu-sama。(*) , Tokiwa Kitareri!! (*) 

LEGENDA
(*) Devem ser encerrados em 2017.
(**) Podem ser encerrados em 2017.
(***) Mangá publicado mensalmente.
(****) Mangá em hiato

Bem, pessoal, assim termina a análise da edição #28 da Weekly Shonen Sunday.
Até a próxima!


Nenhum comentário:

Postar um comentário

onload='emoticon()'