domingo, 23 de julho de 2017

Análise: TOC Weekly Shonen Sunday #34 (Ano 2017).


Sossego


escrito por Diego Felipe

A revista não teve grandes agitos nessa edição, apesar de Gin no Saji estar prestes a voltar ao seu hiato. Mas fora isso só tivemos uma ou outra surpresa nas posições dos mangás ranqueados. Nada muito além disso. A edição é simples mas espero que a análise entretenha vocês, caros leitores. Sem mais delongas...

TOC Weekly Shonen Sunday #34 (2017):
Minami Hamabe (Capa)
Komi-san wa、Komyushou Desu。(Página Colorida de Abertura) (capítulo 89)
Shinobino (Pré-Rank, 32 pg.) (capítulo 02)
01. Gin no Saji (capítulo 123)
02. Major 2nd (capítulo 103)
03. Hatsukoi Zombie (capítulo 86)
04. K・O・I - King of Idol (capítulo 11)
Kyoukai no Rinne (Página Colorida) (capítulo 379)
05. Detective Conan (capítulo 998)
06. Magi ~ The Labyrinth of Magic (capítulo 358)
07. Maiko-san chi no Makanai-san (capítulo 28)
08. Amano Megumi wa Suki Darake (capítulo 83)
09. Daiku no Hatou (capítulo 13)
Senobi no Arisa-chan (One-shot)
150kg no Kanojo (One-shot)
Ami-chan wa Warawanai (One-shot)
10. Hoankan Evans no Uso 〜Dead or Love〜 (capítulo 15)
11. Saike Mata Shite mo (capítulo 85)
12. Dagashi Kashi (capítulo 151)
13. Souboutei Kowasu Beshi (capítulo 63)
14. Tenshi to Akuto!! (capítulo 125)
15. Tenshou no Quadrable (capítulo 15)
16. Maou-jou de Oyasumi (capítulo 61)
17. Inseki Shoujo -Meteorgirl- (capítulo 10)
18. Be Blues! ~ Ao ni Nare (capítulo 297)
19. Joujuu Senjin!! Mushibugyo (capítulo 308)
Youkai Giga (Nunca é Ranqueado) (capítuo 12)
Sunday Hikagaku Kenkyujo (Nunca é Ranqueado) (capítulo 62)
Aozakura - Bouei Daigakkou Monogatari (Ausente) (pausado no capítulo 53)
Hiiragi-sama wa Jibun o Sagashite Iru。(Ausente) (pausado no capítulo 65)
Arata Kangatari (Em hiato) (pausado no capítulo 232)
Ryoko (Em hiato) (pausado no capítulo 22)
Zettai Karen Children (Em hiato) (pausado no capítulo 476)

TOC Weekly Shonen Sunday #35 (2017):
- Capa, Páginas Coloridas de Abertura: Natsu no Rakugasa, por Mitsuro Adachi (One-shot, 30 pg.)
- Páginas Coloridas: Maou-jou de Oyasumi, Hatsukoi Zombie, Maiko-san chi no Makanai-san
- Páginas Extras: Shinobino
- Mangá Mensal: Birdmen
- Ausentes: K・O・I - King of Idol
- Em hiato: Arata Kangatari, Gin no Saji, Ryoko, Zettai Karen Children

TOC Weekly Shonen Sunday #36 (2017):
- Capa: Hori Miona
- Ausente: Detective Conan
- Em hiato: Arata Kangatari, Gin no Saji, Ryoko, Zettai Karen Children


A capa da edição foi estampada pela jovem atriz Minami Hamabe, de apenas 16 anos. Já a página colorida de abertura foi novamente para Komi-san wa、Komyushou Desu。, atualmente um dos mangás mais promissores da revista, senão o mais promissor, com vendas na média de no mínimo 100 mil cópias por volume. A outra página colorida foi para Kyoukai no Rinne, mangá veterano que volta a ganhar uma página colorida depois de um tempinho.

Tivemos também a publicação de três one-shots curtos: Senobi no Arisa-chan, 150kg no Kanojo e Ami-chan wa Warawanai. O novato Shinobino ainda está em seu segundo capítulo e só passará a ser ranqueado a partir do seu oitavo capítulo ou nono capítulo (caso a obra ganhe uma página colorida no lançamento do oitavo capítulo). Vale ressaltar que duas obras sempre ocupam a penúltima e a última posição na ordem de leitura: Youkai Giga (que tem apenas 12 capítulos lançados por ora) e Sunday Hikagaku Kenkyujo (lançado há mais de um ano). Esses dois mangás nunca são ranqueados, uma vez que sempre fecham as edições da revista e nunca variam suas posições.

Nessa edição Aozakura - Bouei Daigakkou Monogatari e Hiiragi-sama wa Jibun o Sagashite Iru。estiveram ausentes. Enquanto Aozakura se encontra em uma situação estável, apesar de seu rendimento modesto, Hiiragi-sama até tem apresentado um nível de vendas satisfatório mas não recebe muito destaque dos editores e parece não ter uma base de fãs forte o bastante dentro da revista. Os dois mangás ausentes retornarão na próxima edição. Em contrapartida, três mangás seguem em hiato: Arata Kangatari, Ryoko e Zettai Karen Children. Desses três apenas Zettai tem previsão de retorno: será na época do verão no Japão. Vale lembrar que antes de Zettai entrar em hiato houve o fim da primeira parte do arco final da obra. 

A primeira posição entre os mangás ranqueados ficou para Gin no Saji. Embora o mangá de Hiromu Arakawa continue sendo um dos mais rentáveis da editora Shogakukan atualmente, a obra têm ficado constantemente em hiato desde o fim de 2014. A princípio a autora alegou que um familiar estava doente e precisava se ausentar para cuidar dele. Porém o tempo passou e, se por um lado Gin no Saji raramente sai do hiato e quando sai é para ter apenas três capítulos lançados e depois voltar pro hiato novamente, por outro lado o mangá mensal Arslan Senki, lançado pela mesma autora, é publicado regularmente na Bessatsu Shonen Magazine, raramente se ausentando. Na próxima edição Gin no Saji voltará para seu hiato e, acredito eu, esses retornos de três capítulos seguidos de um novo hiato vão ocorrer enquanto o mangá não for finalizado (lembrando que a obra atualmente está em sua reta final).

A segunda posição ficou para Major 2nd, que trata-se da continuação do clássico mangá de beisebol Major, que foi publicado entre 1994 e 2010 na Weekly Shonen Sunday. Major 2nd estreou em 2015 e desde então tem apresentado um nível impressionante de vendas para os padrões atuais da revista: a média é de 250 mil cópias vendidas por volume. Major 2nd é uma das obras lançadas recentemente com mais potencial de se expandir comercialmente após uma possível adaptação em anime.

Na terceira colocação tivemos uma grata surpresa: Hatsukoi Zombie. O mangá raramente é alçado a posições tão altas na ordem de leitura, provavelmente os editores consideraram os capítulos mais empolgantes e agitados e por isso colocaram em posições mais altas na ordem de leitura. Embora a posição de Zombie seja muito bacana, tenho uma notícia ruim relacionada ao mangá, mas que não está relacionada à sua situação na revista (que é estável): a scan gringa Underdog Scans fechou e, por enquanto, Zombie está dropado nas traduções em inglês (por enquanto, nenhuma scan americana se manifestou para dar continuidade à obra). A Underdog também era responsável por traduzir Komi-san wa、Komyushou Desu。, mas esse projeto deu mais sorte: outra scan (cujo nome curiosamente é Komi-scan wa Komyushou Desu) já pegou a obra.

A quarta posição ficou para K・O・I - King of Idol, que trata-se da mais nova obra do autor de The World God Only Knows. Se por um lado o mangá ainda busca sua firmação, por outro um dado bacana de notar: dos dez capítulos lançados até agora (essa edição, que contém o capítulo 11, só passa a ser vendida no Japão na semana que vem), oito já foram traduzidos para o inglês. Nenhum capítulo, no entanto, foi traduzido para o português por ora.

Página Colorida: Komi-san wa、Komyushou Desu。

Em uma posição atipicamente "baixa" na ordem de leitura para seus padrões (ficou abaixo de sete obras), Detective Conan, o grande pilar da revista, ficou ranqueado no quinto lugar. O capítulo lançado nessa edição foi o de nº 998. Faltam apenas dois para o milésimo e Conan estará presente na próxima edição. Porém na edição #35, justamente quando poderia sair o seu milésimo capítulo, o mangá ficará de fora... Acredito que isso seja de caso pensado e que a edição do lançamento do milésimo capítulo de Conan será muito badalada. Curiosamente, parece que um certo leitor previu que isso poderia acontecer nos comentários da edição anterior da Shonen Sunday (risos).

Na sexta posição está Magi ~ The Labyrinth of Magic, pilar que ainda consegue vender muito bem para os padrões da revista, mesmo com a queda significativa nas vendas de volumes recentes. A obra está muito perto do fim e provavelmente será encerrada nas últimas edições do ano de 2017. Já no sétimo lugar ficou o novato Maiko-san chi no Makanai-san, novato que parece estar em uma situação relativamente segura na revista. A obra eventualmente recebe um pouco de destaque.

A oitava colocação ficou para Amano Megumi wa Suki Darake, que ainda se encontra em uma situação estável. Amano Megumi trata-se de um dos mangás promissores da Shonen Sunday atualmente, com chances reais de ganhar um anime mais para frente. A nona posição ficou para o novato Daiku no Hatou, que ainda busca por sua estabilização e tem variado bastante suas posições, ora aparecendo no Top 10, ora no bottom.

O mangá que fechou o Top 10 da vez foi o novato Hoankan Evans no Uso 〜Dead or Love〜 , atualmente em seu décimo quinto capítulo. Dos seis novatos que estrearam na leva anterior, é Hoankan Evans quem tem a melhor média de posições. No entanto, isso não significa necessariamente que a obra já se estabilizou ou que realmente tem mais chances de estabilização que os demais. É preciso aguardar as vendas dos primeiros volumes.

Na décima primeira colocação está Saike Mata Shite mo, que sai do bottom e consegue ficar mais perto do Top 10. O mangá, vale lembrar, tem vendas razoáveis e é lançado irregularmente. Mas sua recepção interna é elevada e o autor Tsubasa Fukuchi tem uma boa relação com os editores. Tais fatores ajudam a obra a se manter estável por mais um bom tempo na revista. Aliás, pode-se dizer que, ao menos por enquanto, Saike só deve ser finalizado por vontade do autor.

A décima segunda posição ficou para Dagashi Kashi, que na edição anterior superou a marca de cento e cinquenta capítulos lançados. Dagashi continua com um bom rendimento nas vendas de seus volumes e ainda é uma obra com apoio dos editores. No entanto o mangá ficou mais pra escanteio com o lançamento de muitos novatos promissores no plantel, como Komi-san e Souboutei Kowasu Beshi. O importante é que Dagashi está seguro e longe de riscos.

E parece que a sina recente de Souboutei Kowasu Beshi tem sido aparecer cada vez mais longe do Top 10... Nessa edição Souboutei ficou em décimo terceiro. O mangá de Kazuhiro Fujita ainda apresenta um rendimento muito bom para os padrões da revista, com média de vendas de 100 mil cópias por volume. Em contrapartida seu destaque recentemente passou a ser reduzido, com a obra ganhando páginas coloridas ou destaque dos editores em menor nível de frequência. Felizmente, ao que parece, isso não deve afetar a estabilidade da obra, pelo menos não por enquanto.

Página Colorida: Kyoukai no Rinne

Quem dá as caras na porta do bottom, na décima quarta colocação, é Tenshi no Akuto!!, que outra vez pegou uma posição medíocre, praticamente baixa, na ordem de leitura. O mangá até está em uma situação estável, mas pode-se dizer que os editores não acreditam tanto assim no potencial comercial da obra. Isso explica porque o mangá não vem ganhando páginas coloridas com frequência e costuma pegar posições medíocres.

Abrindo o bottom na décima quinta posição está Tenshou no Quadrable. Esse novato mais uma vez dá as caras no bottom, ficando entre os piores ranqueados. É bem verdade que os novatos ainda estão em busca de estabilização (embora talvez seja mais prudente considerar Youkai Giga como "aparentemente seguro"). Mas essas aparições no bottom não dão um panorama muito otimista, considerando que trata-se de uma obra lançada há pouquíssimo tempo.

Se na edição anterior Maou-jou de Oyasumi ficou no nono lugar entre os mangás ranqueados, nessa edição o mangá da princesa dorminhoca deu uma cochilada daquelas e foi dormir dentro do bottom, no décimo sexto lugar, algo que nunca aconteceu antes em mais de um ano de publicação. Mas a obra ainda está segura e sem risco algum de cancelamento, ainda mais considerando suas vendas satisfatórias na revista. Aliás, na próxima edição, Maou-jou receberá uma página colorida.

Em décimo sétimo está Inseki Shoujo -Meteorgirl-. Como já expliquei antes, os novatos ainda estão brigando por seu lugar ao sol nesse plantel lotado e cheio de obras com rendimento no mínimo satisfatório para os padrões atuais da Weekly Shonen Sunday. Mas também dá para notar que a vida de Inseki na revista não será fácil, pelo menos por enquanto. Só o tempo dirá se essas aparições no bottom significam uma ameaça ou se são apenas posições baixas de um mangá se estabilizando.

A décima oitava posição ficou para o mangá de futebol Be Blues! ~ Ao ni Nare, que embora tenha aparecido no fundo do bottom continua em segurança na revista. A obra ainda apresenta um nível de vendas perto das 100 mil cópias em média vendidas por volume, valor que mais que satisfatório para um mangá publicado na Shonen Sunday. De quebra, Be Blues! está perto de alcançar a marca de trezentos capítulos lançados.

Depois de ter ganho uma página colorida na edição anterior o veterano Joujuu Senjin!! Mushibugyo volta para o bottom, bem para o fundinho, no décimo nono lugar. O mangá, que tem mais de trezentos capítulos lançados, ainda conta com apoio dos editores mas suas vendas de volumes recentes foram razoáveis demais. O mangá dificilmente não será finalizado até 2018, embora provavelmente o autor ainda tenha tempo para encerrar a obra da forma que achar melhor.


SITUAÇÕES DOS MANGÁS

Grande Pilar: Detective Conan
Pilar: Major 2nd.
Muito Seguros: Dagashi Kashi, , Komi-san wa、Komyushou Desu。, Souboutei Kowasu Beshi
Seguros e Estáveis: Ad Astra Per Aspera (***)(****) , Amano Megumi wa Suki Darake!, Arata Kangatari (****), Aozakura - Bouei Daigakkou Monogatari, Be Blues! - Ao ni Nare, Birdmen (***), Hatsukoi Zombie, Joujuu Senjin!! Mushibugyo (**), Kyoukai no Rinne, Maou-jou de Oyasumi, Saike Mata Shite mo (**), Sunday Hikagaku Kenkyujou, Tenshi no Akuto!!, Zettai Karen Children (****).
Aparentemente Seguros: Hiiragi-sama wa Jibun o Sagashite Iru。, Maiko-san chi no Makanai-san (**), Youkai Giga
Em Busca de Estabilização: Daiku no Hatou, Hoankan Evans no Uso 〜Dead or Love〜, Inseki Shoujo -Meteorgirl-, K・O・I - King of Idol, Shinobino, Tenshou no Quadrable
Em Grande Risco de Cancelamento:  Ryoko (**) (****)
Em Reta Final: Gin no Saji (****), Magi ~ The Labyrinth of Magic (*)

Bem, pessoal, assim termino a análise da edição #34 da Weekly Shonen Sunday.
Até a próxima, galera!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

onload='emoticon()'