sábado, 22 de julho de 2017

Análise: TOC Weekly Shonen Jump #34 (Ano 2017).


Nostalgia Pura.

Em uma capa muito nostálgica, tivemos uma TOC vanguardista, que prioriza principalmente os mangás que poderão entregar um futuro promissor para a WSJ. Como já comentei nas semanas passadas, a revista está voltando a lançar vários sucessos, e provavelmente chamar a atenção das empresas em busca de publicidade e de novos leitores. A partir do próximo ano podemos começar a ver o fruto dessa nova era.

TOC Weekly Shonen Jump #34 (24/07/2017)
Capa: Otoko Ippiki Gaki Daishou, Captain Tsubasa, Saint Seiya, One Piece
Boku no Hero Academia c146 (Página Colorida de Abertura, Terceiro Aniversário)
01 - Yakusoku no Neverland c48
02 - One Piece c873
Kimetsu no Yaiba c71 (Página Colorida)
03 - Dr. Stone c20
04 - Robot×Laserbeam c18
Shuudan! c07 (Página Colorida)
05 - Hunter×Hunter c365
06 - Saiki Kusuo no Sainan c253
Black Clover c118 (Página Colorida, Resultado da Pesquisa de Popularidade)
07 - Shokugeki no Soma c224
08 - Yuragi-sou no Yuuna-san c72
09 - Boku-tachi wa Benkyou ga Dekinai c24
10 - Haikyuu!! c263
11 - Hinomaru Zumou c154
Cross Account (Capítulo 06)
12 - Spring Weapon Number One c37
13 - Gintama c642
14 - Harapeko no Marie c21
Isobe Isobee Monogatari c246

Prévia da Weekly Shonen Jump #35 (31/07/2017)
Capa: Principais Personagens da WSJ
Páginas Colorida de Abertura: Haikyuu!!
Página Colorida: Hinomaru Zumou, Shokugeki no Soma

Começando pelos mangás não ranqueados, tivemos o aniversário de três anos de Boku no Hero Academia; sinceramente eu esperava que a série também recebesse uma capa, mas como recebeu poucas semanas atrás e os editores decidiram começar um projeto novo, no qual mostram vários mangás antigos junto com os heróis atuais. Acredito que na próxima semana talvez vejamos Deku ou Hinata junto com os mangás mais velhos, ao invés de colocaram somente ONE PIECE (tenho quase certeza que não colocarão somente a série de piratas. Mostrar que a revista tem novos grandes sucesso é importantíssimo. Acredito que objetivo dessa sequência de capas é unir o antigo e o novo, trazendo uma sensação de nostalgia e ao mesmo tempo realçando as séries novas).

Também tivemos nessa edição páginas coloridas para três séries: Kimetsu no Yaiba, que a VIZ anunciou que irá começar a lançar nos EUA os seus volumes, Black Clover que teve o resultado da sua pesquisa de popularidade, que logicamente trouxe Asta em primeiro lugar, mas algumas posições acabaram surpreendendo a maioria dos leitores do mangá. A nova série Shuudan! também recebeu página colorida, e como comentei na semana passada, isso pode significar ótimas notícias. Não podemos dizer o mesmo para Cross Account, que já no seu sexto capítulo parece estar conquistando posições terríveis, teve uma péssima recepção nos fóruns e tem chances reais de acabar sendo cancelado. Uma pena, pois sabemos como em termo de "desenho" o autor é talentoso. Espero estar errado e a série tenha tido uma recepção boa. 

Em primeiro lugar tivemos Yakusoku no Neverland, que conquistou pela segunda vez a primeira colocação na TOC. Provavelmente veremos nas próximas semanas a série alcançando tal colocação várias vezes, pois Yakusoku no Neverland está vendendo MUITO, e podemos comparar o seu sucesso inicial a aquele que vimos com Boku no Hero Academia e Shokugeki no Souma, duas séries  relativamente novas que tivemos um início explosivo. Esse sucesso gigantesco devem estar estimulando vários estúdios a lutarem pela adaptação da série, o que pode resultar em uma anúncio precoce do anime (antes dos dois anos de vida). Em segundo lugar tivemos ONE PIECE, que logicamente não poderia estar em uma colocação mais baixa. Sabe porque isso acontece tão raramente? Pois cada vez que um editor colocar a série abaixo da segunda colocação, ele acaba sendo demitido. 

Em terceiro lugar tivemos Dr.Stone que está recebendo posições tão altas por dois motivos: o primeiro é logicamente sua ótima recepção, a série está merecendo tal colocações, e o segundo motivo é obviamente o lançamento do seu primeiro volume, essas colocações servem para destacar a série e atrair mais compradores (ou fazer que os compradores do volume, que por algum motivo não liam a série, decidam começar a ler). É importante deixar claro que a série atualmente não deve ter muitas cópias em circulação, pois quase todas foram vendida, e a Shueisha está tendo que imprimir mais cópias, porém, levando em conta quando essa TOC foi montada (entre 15 a 25 dias atrás), os editores não podiam previr isso. O motivo pelo qual Robot x Laserbeam está na quarta colocação, é o mesmo de Dr.Stone. Acho bem irônico como a Shueisha sabia que a série venderia muito bem, por isso enviou as lojas 200 mil cópias, mas mesmo assim antes do lançamento desse primeiro volume, continuava a classificar mal. 

Em quinto lugar tivemos Hunter x Hunter, que após algumas semanas em colocações baixas, foi classificado em uma colocação altíssima; o motivo podem ser dois (que podem conviver tranquilamente), o primeiro é que os editores consideraram o capítulo dessa semana extremamente importante, e que merecia destaque. O segundo, que é o mais provável, é que como a temática da revista nessa semana tem muitos elementos nostálgicos (como a capa demonstra), por isso realçar um dos mangás mais antigos que agrada principalmente o público antigo, que não é mais o público alvo, é importantíssimo. Se por algum motivo um dos amantes de Saint Seiya ou Captain Tsubasa, que leia a revista nos anos 90, decida comprar essa edição, os dois mangás que essas pessoas tem chance de conhecer são justamente: ONE PIECE e Hunter x Hunter. O resto, tem chances, mas são menores. Em sexto lugar tivemos PSI Kusuo Saiki, que deu seu pequeno pulo do gato, mas continua na zona intermediária. 

Em sétimo lugar tivemos Shokugeki no Souma, que na próxima semana receberá uma página colorida, que deve servir para publicizar a sua nova temporada, e "adiar" uma possível capa. Existe uma possibilidade real da série só vir receber uma outra capa no seu aniversário, que acontece na edição #51. Faltam ainda muitas edições até lá, o que deixa isso improvável, principalmente levando em conta que as suas vendas e popularidade ainda são altas, mas lembrando que já vimos a WSJ dando esse tratamento para séries que estavam em uma situação parecida de Souma (vendas caindo, mas mesmo assim ainda vendendo bem, e com um anime em "exibição"), como foi o caso do nosso querido Toriko. Em oitavo lugar tivemos Yuragi-Sou no Yuuna-San que se encontra em uma situação confortável, e mesmo não tendo um tratamento de uma série de gigantesco sucesso (já que realmente, a série não é um Yakusoku no Neverland), está muito seguro na revista, e deve só estar esperando o anúncio do seu anime, que deve acontecer entre o segundo e terceiro aniversário (por isso, entre fevereiro de 2018 e 2019).

Em nono lugar tivemos Boku-tachi, que FINALMENTE, os editores classificaram em uma colocação melhor, e digna da sua popularidade. E espero que pelas próximas semanas, a série continue nessas colocações, pois de nenhum modo merece estar em uma zona de risco. O mangá realmente teve um sucesso menor que Dr.Stone e Robot x Laserbeam, contudo, em três dias vendeu o que Harapeko no Marie vendeu em SEIS, e já conseguiu superar as vendas de Hinomaru Zumou (e logicamente Spring Weapon Number One, que é um caso a parte). Em décimo lugar tivemos Haikyuu!!, que recebeu uma posição muito baixa, para o seu padrão - o seu tratamento está realmente se tornando igual ao de Kuroko no Basket, como eu havia previsto algumas edições atrás - Por isso, eu não me surpreendo, mesmo não gostando de ver uma série de tamanho sucesso em uma colocação tão medíocre. Devemos nos acostumar os editores dando o tratamento que sempre dão a mangás de esporte (que superaram os três anos de vida). Haikyuu!! não vai deixar de ser pilar por causa dessas posições, como Kuroko no Basket não deixou de ser um pilar. 

Em décimo primeiro lugar tivemos Hinomaru Zumou que anunciou que terá um arco após esse campeonato, o que para mim é um ato de loucura do autor, que está vendo várias séries novas dando certo, e mais nenhuma antiga terminando (a única antiga que está para terminar é Gintama, que pode salvar a série do cancelamento de Setembro, nada mais). As vendas de Zumou não estão aumentando mais, e as chances que vejamos sendo cancelada ou transferida para uma outra revista (que no caso pode ser só a Jump Plus), aumentam cada vez mais. A verdade é que o autor estar brincando com o fogo, e ao invés de encerrar sua série de maneira satisfatória, está expandido a história - Sabemos que o mangá tem apoio dos editores, e provavelmente eles querem que a série continue, mas se estrear muitos novos sucessos, eles serão obrigados a cancelar Zumou. Em décimo segundo lugar tivemos Spring Weapon Number One, que pode acabar sendo cancelado na próxima leva que deve estrear no fim de Agosto ou início de Setembro, ou caso Gintama não seja encerrado, pode conseguir se salvar, e completar um ano de vida.

A próxima leva deve ter entre três à quatro mangás, e Gintama pode ser um dos mangás a ser encerrado nesse período (logicamente, encerrado naturalmente), série que inclusive ficou na décima terceira colocação. A suspeita que a série termine nesse período é por causa de dois sinais: o primeiro é o já anunciado encerramento da série (o autor deixou claro que esse é o último arco), e o segundo é que nesse mês será lançado o último concurso de popularidade, que pode ser divulgado, por exemplo, no penúltimo capítulo da série, através uma bela página colorida - como aconteceu nessa edição com Black Clover -. Para mim a série NÃO será encerrada em Setembro, e sim na leva de Novembro / Dezembro, e veremos sendo cancelado em Setembro três séries Spring Weapon Number One, Cross Account e Harapeko no Marie, que novamente ficou na última colocação da TOC. Logicamente, em Setembro podemos ver quatro séries estreando, por isso existe a possibilidade desses três mangás acabarem sendo cancelados e também vermos Gintama sendo encerrado naturalmente. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

onload='emoticon()'